quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Copa do Mundo de 2010 será na África. Você sabe que lugar é esse?


A História da África é conhecida no Ocidente por escritos que datam da Antiguidade Clássica. No entanto, vários povos deixaram testemunhos ainda mais antigos das suas civilizações. Para além disso, os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África com cerca de cinco milhões de anos. O profissional que estuda a história da África é conhecido como africanista
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estados se foram sucedendo neste continente, ao longo dos séculos. Para além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outros continentes, que buscavam as suas riquezas, por vezes ocupando partes do "Continente Negro" por largos períodos. A estrutura atual de África, no entanto, é muito recente – meados do século XX – e resultou da colonização européia.
De acordo com as descobertas mais recentes de fósseis de hominídeos, a África parece ter sido o "berço da humanidade", não só onde, pela primeira vez, apareceu a espécie Homo sapiens, mas também grande parte dos seus antepassados, os Australopithecus (que significa "macacos do sul"), os Pithecanthropus (que significa "macaco-homem") e, finalmente, o gênero Homo (ver Swartkrans, por exemplo).
Pré-história

Norte de África
No deserto da Líbia encontraram-se gravações em rochas (ou "petroglifos") do período Neolítico, e megalitos, que atestam da existência duma cultura de caçadores-recoletores nas savanas secas desta região, durante a última glaciação. O atual deserto do Saara foi um dos primeiros locais onde se praticou a agricultura na África (cultura da cerâmica de linhas onduladas). Outros achados arqueológicos demonstram que, depois da desertificação do Saara, as populações do Norte de África passaram a concentrar-se no vale do rio Nilo: os "nomas", cuja cultura ainda não conhecia a escrita, e que, por volta de 6000 a.C., já tinha uma agricultura organizada.

Antiguidade
Pode dizer-se que a história recente ou "moderna" da África, no sentido do seu registro escrito, começou quando povos de outros continentes começaram a registrar o seu conhecimento sobre os povos africanos – com exceção do Egito e provavelmente dos antigos reinos de Axum e Meroe, que tiveram fortes relações com o Egito.
Assim, aparentemente, a história da África oriental começa a ser conhecida a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi, descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" ou negros africanos. No entanto, outras partes do continente já tinham tido início a islamização, que trouxe a estes povos a língua árabe e a sua escrita, a partir do século VII.
As línguas bantu só começaram a ter a sua escrita própria, quando os missionários europeus decidiram publicar a Bíblia e outros documentos religiosos naquelas línguas, ou seja, durante a colonização do continente, pelo menos, da sua parte subsaariana.
As primeiras civilizações surgiram na África na Antigüidade:
Pode dizer-se que a história recente ou "moderna" de África, no sentido do seu registro escrito, começou quando povos de outros continentes começaram a registrar o seu conhecimento sobre os povos africanos – com exceção do Egito e dos antigos reinos de Axum e Meroe, que tiveram fortes relações com o Egito e já tinham a sua escrita própria.
Assim, aparentemente, a história da África oriental começa a ser conhecida a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi, descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os "Zanj" ou negros africanos. No entanto, noutras partes do continente já tinha tido início a islamização, que trouxe a estes povos a língua árabe e a sua escrita, a partir do século VII.
As línguas bantu só começaram a ter a sua escrita própria, quando os missionários europeus decidiram publicar a Bíblia e outros documentos religiosos naquelas línguas, ou seja, durante a colonização do continente, pelo menos, da sua parte subsaariana.

Colonização europeia
No período da expansão marítima européia, no século XV, os portugueses tentavam contornar a costa africana para chegar nas Índias em busca de especiarias. Muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi estendido para essas áreas.
Na África existiam muitas tribos primitivas (segundo a visão etnocentrista européia) que viviam em contato com a natureza e não tinham tecnologia avançada. Havia guerras entre tribos diferentes, a tribo derrotada na guerra se tornava escrava da tribo vencedora.
No período de Colonização da América, ocorria o tráfico negreiro, em que eram buscados negros da África para trabalhar como escravos nas colônias como mão-de-obra, principalmente nas plantações. Os escravos eram conseguidos pelos europeus por negociações com as tribos vencedoras, trocando os escravos por mercadorias de pouco valor na Europa, como tabaco e aguardente, e levados para América como peças (mercadorias valiosas).
Após a Revolução Industrial e a independência das colônias do continente americano, no século XVIII, as potências européias começaram a dominar administrativamente várias áreas da África e da Ásia para expandir o comércio, buscar matérias-primas e mercado consumidor, e deslocar a mão-de-obra desempregada da Europa.
Na colonização, a África foi dividida de acordo com os interesses europeus, que culminou com a partilha do continente pelos estados europeus na Conferência de Berlim, em 1885. Tribos aliadas foram separadas e tribos inimigas unidas. Após a Segunda Guerra Mundial, as colônias na África começaram a conquistar a independência, formando os atuais países africanos.

Apartheid
A questão racial assumiu uma forma radical na África do Sul: embora os negros, mestiços e descendentes de indianos constituíssem 86% da população, eram os brancos que detinham todo o poder político, e somente eles gozavam de direitos civis.
A origem desse sistema, denominado apartheid, data de 1911, quando os africânderes (descendentes de agricultores holandeses e franceses que emigraram para a África do Sul) e os britânicos estabeleceram uma série de leis para consolidar seu domínio sobre os negros. Em 1948, a política de segregação racial foi oficializada, criando direitos e zonas residenciais para brancos, negros, asiáticos e mestiços.
Na década de 1950, foi fundado o Congresso Nacional Africano (CNA), partido político contrário ao apartheid na África do Sul. Em 1960, o CNA foi declarado ilegal e seu líder Nelson Mandela, condenado à prisão perpétua. De 1958 a 1976, a política do apartheid se fortaleceu com a criação dos bantustões, apesar dos protestos da maioria negra (vide Massacre de Soweto).
Diante de tal situação, cresceram o descontentamento e a revolta da maioria subjugada pelos brancos; os choques tornaram-se frequentes e violentos; e as manifestações de protesto eram decorrência natural desse quadro injusto. A comunidade internacional usou algumas formas de pressão contra o governo sul-africano, especialmente no âmbito diplomático e econômico, no sentido de fazê-lo abolir a instituição do apartheid.
Finalmente, em 1992, Frederik de Klerk aboliu as leis discriminatórias e libertou Mandela. Em 1994, tiveram lugar as primeiras eleições multirraciais na África do Sul, em que o CNA ganhou a maioria, embora dando o lugar de Vice-presidente a De Klerk; o CNA continuou a ganhar as eleições até 2009, continuando a governar.

Descolonização da África
As duas grandes guerras que fustigaram a Europa durante a primeira metade do século XX deixaram aqueles países sem condições para manterem um domínio econômico e militar nas suas colônias. Estes problemas, associados a um movimento de independência que tomou uma forma mais organizada na Conferência de Bandung, levou as antigas potências coloniais a negociarem a independência das colônias, iniciando-se a descolonização.
Este processo foi geralmente antecedido por um conflito entre as "forças vivas" da colônia e a administração colonial, que pode tomar a forma duma guerra de libertação (como foi o caso de algumas colônias portuguesas e da Argélia). No entanto, houve casos em que a potência colonial, quer por pressões internas ou internacionais, quer por verificar que a manutenção de colônias lhe traz mais prejuízos que benefícios, decide por sua iniciativa conceder a independência às suas colônias, como aconteceu com várias das ex-colônias francesas e britânicas. Nestes casos, foi frequente o estabelecimento de acordos em que a potência colonial tem privilégios no comércio e noutros aspectos da economia e política.

12 comentários:

  1. Francisco Filipe Amaral Faustino nº:15 2ºk Noite28 de maio de 2010 às 19:23

    A Africa é muito precareia,porque ainda tem muita pobreza principalmente em permos de alimentação e doença.A muitas lugares da Africa que tem varios idiomas como inglês,português e etc. Como o acontecimento da copa do mundo em 2010 na Africa do Sul trouxe muito inovações para o continente como O transportes,os hoteis, os estadios. tambem diminuiu o indice de mortaledade.Muitos africanos ficaram muito felizes com a copa do mundo ser na Africa eles promete receber muitos bens os turistas e principalmente as seleções que iram participar do torneio. Na Africa do sul e 5 horas a mais que o Horario de Brasilia. e o presidente da historia da Africa e chamado de Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  2. francisca hélia de oliveira andrade nº:14 2ºK noite28 de maio de 2010 às 19:28

    entendo que a africa é país que precisa melhorar em termo da destribuicao economica acho que tem suas riquezas naturais mas é um povo que sofre muito pela fome e pela doença a mar informaçao coloca um povo a mercer de situaçoes precária acho que a áfrica será vista com outros olhos agora os maiores ,os homes do poder vai se preocupar em fazer o melhor por esse país mas com o objetivo de demontrar o melhor mas em seu próprio beneficil

    ResponderExcluir
  3. leidiane N 23 2ANO K28 de maio de 2010 às 19:32

    A africa e conhercida no ocidente, o egito foi

    ResponderExcluir
  4. Vera Lúcia nº38 2º K Noite28 de maio de 2010 às 19:32

    Muito importante é um conhecimento que poucos conhece mesmo assim ainda muita gente ainda não sabe que é descendente de africano no desertop da Líbia encontram-se gravações me rochas do nosso antepassado. No deserto foi um dos primeiros locais onde se fez a agricultura.

    ResponderExcluir
  5. JOELIO n°19 noite 2°K28 de maio de 2010 às 19:34

    Temos muito que aprender com estes povos,como devemos viver e como devemos contribui de maneira positiva.em relação a esse país. Existe muito sofrimento e dor,mais existe uma esperança para este país.

    ResponderExcluir
  6. é uma pena q uma cidade tão bonica como a africa tenha uma precariedade tão grande como a fone a falta de dinheiro etre muitos . a divisão de bens q é feita entre pouco lá tem muitos ricos mais a marioria é de pobres .esperamos q com a copa isso venham a melhorar adoro a africa tenho muitos amigos africanos angolanos são pessoas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  7. os povos de antigamente so queria a riquesas do africanos foi frequente o estabelecimento de acordos em que teve privilégios no comécio.

    ResponderExcluir
  8. Jean Pereira 2°k noite n° 1728 de maio de 2010 às 19:39

    A historia africana é conhecida no ocudente por escrito deixaram testemunhas mais antigos das suas civilizacoes .

    ResponderExcluir
  9. Otaciano Soares 2ºK noite nº2711 de junho de 2010 às 19:32

    A Africa do Sul é um País com muitas riquezas,Apesar de existir também muitas pessoas pobres como existe em todos os países,A Africa tem suas riquezas naturais a história africana é conhecida no ocidente por escritas deixada as testemunhas mais antigas das suas civilizações.A África é um país que tem vários idiomas como a língua portuguesa,Hispanhol etc.

    ResponderExcluir
  10. KLERES D AGUIAR 2ºK NOITE Nº2211 de junho de 2010 às 19:36

    Vários povos deixaram testemunhos ainda mais antigos das suas civilizações,A História da África é conhecida no Ocidente por escritos que datam da Antiguidade Clássica,Na África com cerca de cinco milhões de anos foram encontrado os mais antigos fósseis de hominídeos,África parece ter sido o "berço da humanidade",ETC.

    ResponderExcluir
  11. Gleiciane Aline 2°K noite n°4111 de junho de 2010 às 19:38

    Na época da colonização ,os europeus dominarão as terras africanas em busca de expandir o comercio de matéria-prima e consumidor.
    Com tudo isso além da maioria da população ser de origen africana , os brancos e quem dominavão a áfrica do sul e abusavam dos direitos civis.

    ResponderExcluir
  12. ALDAIANE FERNANDES N°1 2ºK NOITE11 de junho de 2010 às 19:46

    A história da África é conhecida no Ocidente,no entanto os povos deixaram testemunhos,os antigos fosseis de hominiferios foram encontrados na África na cerca de cinco milhões de anos.E o nome do conhecido da história e africanista,a África ela foi procurada em outros continentes que buscavam suas riquesas,foi descorbertas mais recentes de fósseis,etc.

    ResponderExcluir