sábado, 1 de maio de 2010


ELEIÇÕES

"El País" fala sobre a importância do voto feminino no Brasil

O voto feminino, que ultrapassa em cinco milhões o masculino, vai decidir quem será o sucessor do presidente Lula. É o que diz a matéria publicada hoje na edição online do jornal espanhol "El País", que traça um perfil desse eleitorado, explicando que ele cresceu porque a expectativa de vida é maior entre elas.
- Em 1998, as mulheres que votavam somavam 37 milhões. Neste ano, são 70 milhões - diz a reportagem.
Para as eleições deste ano, o diário destaca que há duas mulheres - Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) - mas, "curiosamente, o único candidato homem, José Serra, ex-governador de São Paulo, capitaliza os votos femininos mais que as adversárias, segundo as pesquisas". O "El País" informa que 35% das mulheres estão dispostas a votar no tucano, enquanto 25% preferem Dilma.
De acordo com o jornal, os analistas dizem que elas votam mais em homens, porque a mulher no Brasil teve pouco protagonismo na política, enquanto é maior em outros setores, como na indústria, no jornalismo e no comércio.
- Comparado com outros países da América Latina, o Brasil estava em 2009 no antepenúltimo lugar no índice de participação parlamentar feminina - diz o diário, destacando que Lula também sempre teve mais eleitores homens e a falta de três milhões de votos femininos o levou a disputar o segundo turno em 2002 e 2006.
O jornal informa ainda que as brasileiras aparecem nas pesquisas como as mais indecisas na hora de escolher seu candidato. Por serem mais pragmáticas que os homens e menos ideológicas, o diário diz que elas costumam esperar até o último momento para conhecer as propostas de cada concorrente antes de decidir seu voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário