segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gênero e Cidadania

O que é gênero, afinal?
Manifestação feminista por igualdade de
direitos do trabalho na década de 70.
A expressão "gênero" começou a ser utilizada justamente para marcar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física, biológica. Como não existe natureza humana fora da cultura, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada do "caldo de cultura" no qual sempre está imersa. Ou seja, falar de relações de gênero é falar das características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua cultura. A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. Sexo é atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.
É importante enfatizar esta distinção de conceitos (biológico X cultural), porque, como não se trata de fenômeno puramente biológico, podemos constatar que ocorrem mudanças na definição do que é ser homem ou mulher ao longo da história e em diferentes regiões e culturas. Desse modo, se as relações homem X mulher são um fenômeno de ordem cultural, podem ser transformadas. E a educação desempenha importante papel nesse sentido.
A compreensão do conceito de gênero possibilita identificar os valores atribuídos a homens e mulheres bem como as regras de comportamento decorrentes desses valores. Com isso, ficam mais evidentes:
a interferência desses valores e regras no funcionamento das instituições sociais, como a escola; a influência de todas essas questões na nossa vida cotidiana;
a possibilidade de se ter maior clareza dos processos a que estão submetidas as relações individuais e coletivas entre homens e mulheres.
A perspectiva de gênero precisa, portanto, ser encarada como um dos eixos que constituem as relações sociais como um todo.
O conceito de gênero também permite pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam ponto de partida para a discriminação. O fato de poder gerar um filho, por exemplo, não é razão para que as mulheres sejam consideradas superiores ou inferiores aos homens, apenas diferentes.

:: Mudanças nas relações de gênero
Hoje em dia os homens curtem mais os filhos.
Um exemplo concreto das mudanças ocorridas nas relações de gênero diz respeito à responsabilidade de homens e mulheres na reprodução. É claro que a gestação, parto e amamentação no seio são capacidades exclusivamente femininas. Porém, o cuidado das crianças não é exclusivo de mulheres. Essa mudança pode ser notada no cotidiano urbano com o aumento do número de pais (homens) que cuidam das crianças, ie, aliás, está representada num aspecto legal: no Brasil, além da "licença-maternidade", já existe também a "licença-paternidade". que garante uma semana para o pai cuidar dos filhos. Em alguns países europeus a legislação é mais avançada e a licença para cuidar do filho recém-nascido pode ser exercida tanto pela mãe como pelo pai da criança, ficando a cargo do casal decidir qual dos dois cuidará do bebê.

:: Gênero e cidadania
Outro aspecto importante relacionado ao gênero é o da cidadania. Como sabemos, as mulheres foram por muito tempo excluídas de direitos como, por exemplo, freqüentar a escola, votar, ter propriedades, trabalhar sem autorização do marido ou pai. Isso ocorria por uma série de razões. A estrutura familiar contribuía para barrar a participação feminina na vida pública porque necessitava das mulheres na esfera privada, cuidando dos filhos e da casa. Utilizavam-se as diferenças biológicas entre homens e mulheres, sobretudo quanto à reprodução, para afirmar que elas eram inferiores ou, pelos menos, incapazes, como as crianças. Portanto, não tinham condições de exercer funções públicas de responsabilidade.
Nas últimas décadas, muita coisa já mudou; no entanto, embora até o aspecto legal já tenha sido alterado, a realidade ainda apresenta muitas discriminações ligadas ao gênero. Isto vem sendo objeto de reflexão, estudos e debates, pois não há cidadania plena sem o exercício do direito à diversidade. E cidadania também se reflete no relacionamento familiar, nas relações de poder da vida a dois, nos aspectos afetivos.
Atualmente, reivindica-se a inclusão da categoria gênero, assim como etnia, na análise dos fenômenos sociais, com o objetivo de tornar visíveis as diferenças existentes entre os seres humanos que, por vezes, encobrem discriminações. Por exemplo, um dado estatístico, como "nível de escolaridade médio atingido pelo alunado brasileiro" não expõe as diferenças entre o nível de escolaridade de meninos e de meninas, assim como a diferença da escolaridade atingida por crianças brancas e crianças negras. Entretanto, incluindo-se essas variáveis (meninos e meninas; brancos e negros), o mesmo dado estatístico revelará diferenças que podem ser analisadas como discriminações. Trata-se, portanto, de desvendar e explicitar as discriminações e preconceitos associados ao gênero, no sentido de garantir o pleno exercício da cidadania.

:: Gênero e sexualidade
As mulheres conquistaram espaço em todas as áreas.
A perspectiva de gênero também está presente nas questões mais diretamente ligadas à sexualidade humana. Essa presença se manifesta nas relações cotidianas e na vivência da sexualidade. Sua explicitação pode contribuir para a busca de formas mais criativas nos relacionamentos sexuais e amorosos.
Existe grande expectativa familiar e social quanto ao comportamento da criança em função de seu sexo. Essas expectativas orientam o caminho que a criança percorrerá até tornar-se adulta e são um ponto de referência fundamental para a constituição psíquica e social do indivíduo. Tome-se como exemplo a discussão do tema da homossexualidade. Muitas vezes se atribui conotação homossexual a um comportamento ou atitude que é a expressão menos convencional de uma forma de ser homem ou mulher. Ela escapa aos estereótipos de gênero, tal como um menino mais delicado ou sensível ser chamado de "bicha" ou uma menina mais agressiva ser vista como "sapatona", atitudes essas discriminatórias.
Em cada período histórico e em cada cultura, algumas expressões do masculino e do feminino são dominantes e servem como referência ou modelo, mas isto não significa que devem ser tomadas como paradigmas. Podemos pensar que há tantas maneiras de ser homem ou mulher quantas são as pessoas. Cada um, apesar dos estereótipos de gênero, tem o seu jeito próprio de viver e expressar sua sexualidade. Isso precisa ser entendido e respeitado pelos jovens.
A discussão sobre as relações de gênero pode contribuir para que as pessoas se tornem mais conscientes das discriminações que sofrem e possam buscar caminhos novos e próprios neste sentido.
Texto original: Yara Sayão e Silvio Duarte Bock

61 comentários:

  1. 3*Ano-J Prof:Isabel Aguiar Aluno: Allison da Silva Pereira Renê Descartes era considerado o autor da filosofia moderna, foi um incansável procurador de histórias, pois viajava bastante e criou várias teorias importantes para nós.

    ResponderExcluir
  2. tiago moreira 3F

    Genero é o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas,econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada de acordo com o sexo.
    O texto relata que as Mulheres têm sido agentes ativos na história da humanidade, Buscam as origens da hierarquia e das desigualdades nas relações que as Mulheres estabelecem entre si e com os homens..

    ResponderExcluir
  3. RAQUEL QUEIROZ 3º F14 de maio de 2010 às 14:04

    Bem entendi que genero é uma opção que a sociedade criou para criar diferenças nas formas biológicas dos seres humanos,antigamente a sociedade excluia muito as mulheres da sociedade,nao podiam fazer quase nada relacionado as coisas públicas.Mas com o tempo isso mudou e a mulher hoje é mais valorizada.
    conceito de gênero também permite pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades.Antes os homens nao ajudavam as mulheres nos deveres de casa e nem a cuidar dos filhos,mas hoje tudo isso ja evoluiu e o homem cumpre um belo papel em casa.No lado biológicos nós nascemos ou homens ou mulhers,mas no lado gênero é formado quando crescemos em cada determinada sociedade,nascemos e nos formemos numa sociedade e temos que seguir as regras de convívio.Na nossa sociedade nao existe que o homem é superior a mulher ou vice versa,cada um cumpre o seu papel na sociedade.Hoje em dia há grande fator de discriminação com as crianças ou joves do sexo masculino por serem mais delicados já serem chamados de homossexuais e mulheres serem mais agressivas de lésbicas,isso, foi imposto pela sociedade que o indivíduo tem que ser "aquele tipo de perfil" e assim fazendo com que essas pessoas sejam mal vistas.Esse texto nos ajuda a enxergar a evolução da sociedade, é muito interessante pois mostrar a diferença de biológico pra gênero.Gostei muito , pois é um dos assuntos que nunca envelhece apenas se renova a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Ana Régila Nascimento Dos Santos 3º ano turma:F14 de maio de 2010 às 14:04

    3ºano turma:F prof:Isabel, aluna:Ana Régila nascimento dos santos
    bem, esse texto fala sobre gênero que quer dizer diferenca sexual e suas diferencas de cultura e cidadania, tambem das suas dimensoes nas relações sexuais,e as suas diferencas na sociedade como por exemplo: a mulher tem suas experiências e se adapta em todas as áreas, busca mais conhecimento sobre tudo, sobre assuntos sexuais, amorosos, profisionalmente... e tem muita dedicação e criatividades.
    E o homem em nossa sociedade representa um símbolo importante,onde podemos sempre contar com o que nos precisar, em nossa sociedade de hoje temos ate liçenca-paternidade, que o pai fica com o filho durante uma semana, para tambem cuidar de seus filhos..
    bem isso profesora é o meu conceito.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo Silva Oliveira - N°: 30 - 3 ° Ano F - J.A14 de maio de 2010 às 14:11

    No texto Gereno e Cidadania consegui compreender que Gerenro é como uma caracteristica que define cada ser humano, tanto nos aspectos físicos quanto biológicos, que tambem cabe a cada indiviuo segundo a sua sociedade e cultura, e as influências que obtemos no nosso cotidiano. Mudanças também em relação aos pais em terem mais interesses na criação dos filhos, coisa que não era tão grande antigamente. Tambem ah o gereno em execução da cidadania, como por exemplo: antigamente o direito da mulher para frequentar a escola, votar, ter propriedades, trabalhar sem autorização do marido ou pai; isso mudou nos dias de hoje, a mulher ja conquistou muito direito de votar, trabalhar nas mais diversas funções, coisas que até mesmo antigamente eram vistas somente como trabalhos de homens, e hoje elas fazem tais funções sem sofrer nenhum tipo de preconceito. Enfim com a presença do genero certas coisas vem mudando com o passar do tempo. O gereno com essa presença se manifesta nas relações cotidianas e na vivência da sexualidade. Sua explicitação pode contribuir para a busca de formas mais criativas nos relacionamentos sexuais e amorosos.

    ResponderExcluir
  6. João Paulo Loiola - nº 16 - 3º ano F - J.A.14 de maio de 2010 às 14:13

    As expressões gênero e cidadania fo muito bem retrata nessa parte do que explica e sala sobre os temas, é muito bom saber que esses temas estão sendo muito bem no seu blog.
    hoje em dia as mulheres encontraram o seu lugar no sol e os homens estam cada vez mas enteressados em ficar em casa passar mas tempo com sua família, e ter mais tempo para ficar com seu filhos isso é muito bom.As Mulheres estam saindo para trabalha cada vez mais cedo para ajudar em casa e conseguir as suas coisas sem precisar do homem.
    Nessa ultima parte do texto fala um pouquinho de bullying e também estar muito bem retrata como preconceito de homosexuais.

    ResponderExcluir
  7. Quézia Moraes 3º F tarde José de alencar.14 de maio de 2010 às 14:14

    A sociedade que vivemos jogam várias "culturas" que na maioria das vezes aceitamos por influência da mídia,a discriminação contra a mulher era uma delas;Antigamente o papel da mulher na sociedade era apenas de reprodutora,pois não timos vez e nem voto...os homens por ter a força era considerados seres "superiores" a nós!só que a força não supera a inteligência,a partir do desenvolvimento de cada década a mulher foi ganhando espaço na sociedade e invadindo o território que antes só predominavam homens!Hoje as atividades trabalhistas são executadas tanto pra mulheres como pra homens,hoje é o homem que fica em casa cuidando dos filhos e a mulher que sai pra trabalhar ou seja os posições foram trocadas!mais ainda existem preconceitos contra isso,mas fazer o que?! O mundo está em constante mudança,mas há sempre aqueles atrasados.
    por: Quézia Moraes.

    ResponderExcluir
  8. Margleyck; N° 24; 3°F; Tarde14 de maio de 2010 às 14:14

    Todos que nacem decidem o que vão ser ou fazer durante o decorrer da vida.
    Hoje em dia a mulher vem cada vez mais presente na sociedade. diferente do passando que as mulheres não tinham total liberdade em relação a sua familia, não podiam mostrar algumas partes do seu corpo , tinham que usar roupas cumpridas.
    Existe tambem o lado do que as outrar pessoas disem sobre a jente, dizendo que agimos de forma diferente do que a sociedade nos põe.
    Um grande exemplo seria os homens sexuais que são bruscamente desmoralizados pela sociedade, pois agem como mulheres.
    No mundo existe varias culturas diferentes algumas proibem ate que outrar pessoa escolha o seu proprio marido ou esposa.
    Cidadania e outro fator muito importante numa sociedade pois nela esta contida a o futuro do nosso pais, e que cada pessoa fazera o futuro do seu pais.
    Comportamento de crianças são estudados pelos cientistas.
    mas no mundo de hoje devemos procurar nossos direitos e fazelos cumprir para que podemos viver melhor nesse mundo tão detonado pela violencia e preconceito.

    ResponderExcluir
  9. Leide Laura Sousa da Silva 3º F14 de maio de 2010 às 14:15

    Quando a expressão gênero começou a ser utilizada, foi muito importante para demarcar as diferenças tanto fisicas como as diferenças evidentes que existem entre homem e mulher.
    Ainda é muito comum em nossa sociedade uma certa descriminação para com os seres do sexo feminino pelo fato das mulheres serem tachadas como domésticas e que elas tem de ficar cuidado do lar e da casa, sendo que que isso é um pensamento totalmente errado das maioria das pessoas por acharem que as mulheres não podem se envolver em certas atividades como na política, no mercado de trabalho ou até mesmo nas áreas de lazer como por exemplo no futebol (um caso a parte). Antigamente as mulheres ficaram tão excluídas, que ainda hoje existem muitas delas que pensam que são inferiores aos homens e não são! Isso tudo acontece porque a mulher tenta ainda conquistar sua própria independência, e está conseguindo aos poucos, mas ainda é uma barreira que que ainda tem de ser derrubada. Não existe nem melhor e nem pior entre homem e mulher todos dois são seres humanos com pespectiva de uma vida melhor para si.

    ResponderExcluir
  10. Luiz Henrique nº 22 3º ano F José de Alencar14 de maio de 2010 às 14:15

    O texto muito interessante por tratar sobre as desigualdades entre homens e mulheres problema que embora esteja se modificando um exemplo disso é que hoje em dia homens fazem atividades que antes eram exclusivamentes feitas por mulheres,e mulheres que fazem atividades que eram somente feita por homens,ainda está muito presente em nossa sociedade que de certa forma é preconceituosa ao definir o que e normal ou não,mostrando que isso é um problema cultural.

    ResponderExcluir
  11. thays viana nº 35 3ºF14 de maio de 2010 às 14:16

    o texto se refere há mudança abito causado pela evolução de genero do homem e da mulher hoje em dia, com os precoceito contra as mulheres hoje podemos presenciar varias mulheres ocupando os trabalhos que antigamente era feitos apenas por homens, sempre ou a batalha de homem&mulheres.

    ResponderExcluir
  12. kessiana sousa 3º F nº 17 tarde14 de maio de 2010 às 14:17

    bom,o texto me passou uma forma como é vista as diferenças entre o homem e a mulher,essas historias que o homem é para mandar e a mulher para obedecer é antigo,o texto me passou que a mulher não é para ficar em casa cuidando dos filhos e da casa e o homem sair para trabalhar,com o tempo isso mudou,hoje em dia mulheres e homens saem para trabalhar ter filhos agora só um ou dois e ainda deixa com a baba,a mulher virou independente saem para trabalhar e alguns homens ficam em casa cuidando dos filhos,hoje mulheres e homens trabalham em todas as areá de trabalho com igualdade social,muitas empresas pedem mais mulheres do que homens ,a mulher ganhou sua independência,não dependem mais do pai ou do marido para sobreviver.

    ResponderExcluir
  13. vanessa viana mourao 3ºf14 de maio de 2010 às 14:18

    o que eu conseguir entender e que antigamente os homens e que queria mandar nas mulheres e agora nao os direitos dos dois sao iguais, e que antigamente quando a mulher tinha filhos ela tinhar que fica com o fiho e homen que iria trabalhar e agora e diferente o homen e que ficar com o filho e a muler que vai traabalhar. genero e cidadania eu ja entendir que antigamente existiar o preconceito de cor que os brancos nao gostavam dos negros e nem os negros se davam bem com os brancos e agora isso ja mudou muito.

    ResponderExcluir
  14. Eduado Cavalcante. N°10 3°Ano F .Colégio José de Alencar14 de maio de 2010 às 14:18

    Nos dias de hoje a mulher já está exercendo as mesmas atividades dos homens,do mesmos jeito os homens estão fazendo os trabalhos de casa com a mulher. Por exemplo,as mulheres já trabalham sem pedir a autorização do marido e os homens estão cuidando da casa,dos filhos.Mas antigamente a mulher não trabalhava tinha que cuidar de casa. Também tem crianças que nascem homem ou mulher e quando ficam maiores decidem trocar de sexo,e tem pessoas que não aceitão,e isso causa preconceito.Mas cada um tem que seguir o que lhe faz bem.

    ResponderExcluir
  15. O texto aborda o espaço que a mulher ganhou na sociedade, que hoje em dia é bastante diferente de antigamente, como por exemplo; anos atrás as mulheres não tinham direito de voto, não podiam trabalhar para ficar em casa cuidando dos filhos e da casa, enquanto os homens passava o dia trabalhando para garantir o sustento da família, e hoje em dia o homem curte mais os filhos e existem casos também de pais que ficam em casa cuidando dos filhos enquanto as mulheres tarbalham, ou seja, as coisas mudaram, e na minha concepção mudou para melhor, pois as mulheres eram excluídas de muitas atividades na qual elas poderiam exercer sem problema e dificuldade alguma. Esse foi meu comentário!
    Bárbara Bezerra de Negreiros. Nº06.
    3ºano F. Professora: Isabel Aguiar.

    ResponderExcluir
  16. leonardo de oliveira silva filho n°20 3°ano f14 de maio de 2010 às 14:19

    Nos dias de hoje,as mulheres ja esta exercendo quase todas as atividades dos homens,coisa que antes elas nao poderia fazer,pois seu companheiro nao deixaria. Mesma coisa è do homem, eles nao cuidava dos seus filhos e nem de sua casa,pois achava que essas coisas era para mulher.Mas as esta sendo totalmete ao contrario,quase todos os homens esta ficando em casa,enquanto as mulheras esta trabalhando. achei esse texto muito interessante para nòs alunos.

    ResponderExcluir
  17. Talita Xavier n° 32 3°F14 de maio de 2010 às 14:22

    O texto é bastante interessante pois trata de um assunto que envolve o nosso cotidiano, as nossas relações socias.O termo gênero esta diretamente ligado aos valores dado ao homem e a mulher, assim como a maneira de comportamento distinto que ambos possuem .O homem sempre é o "machão",o forte o que não tem medo.E a mulher sempre é a mais sensível, a cuidadosa, aquela que passa mais tempo em casa.Crescesmo muma sociedade racista e que todos os dias formula "moldes" pra que nós nos encaixemos, se nos comportarmos diferentes somos discrimidados,mas não significa que não estamos exercendo a nossa cidadania. Pois possuimos direitos e eles devem ser respeitados por todos.

    ResponderExcluir
  18. Ana Cícera Da Costa Guedes Nº 03-3º F14 de maio de 2010 às 14:24

    As questões de gênero está inteiramente ligada a cultura, assim em cada lugar na sociedade há sua própria maneira de se compotar e de se integrar a esse universo.
    A nossa sociedade brasileira já mudou muito, apesar de provimos de ainda existir o marchismo mulher vem buscado econquitanto o cada dia sua indepêndecia.
    Os homen buscam tambèm sua liberdade sexual,afim de se libertarem dos parametros sociasis que lhes são impostos. Ainda Há muito preconceito, mas isso é só questão de tempo.
    Há muitas sociedades em que não houve essa integração de mulher os homens ainda vivem como se estivessem na idade das trevas. Fazendo com que elas fiquem totalmente fora das decissões sociais e até privado do dereito de interferir na sua própria vida

    ResponderExcluir
  19. vera lucia silva - 37 3° f14 de maio de 2010 às 14:24

    emtemdie que amtes as mulheres nao tinha o direito de trabalha,elas sotinha odireito de cuida dos filhos.genero é umcojuto formado por cuturas,politicas,econÔmia..

    antigamente havia muito indiferença dos sexos, os homens apenas trabalhavam fora para mande a familia, a mulher so podia trabalhar dentro de casa e tinha que cuidar dos filhos

    ResponderExcluir
  20. O que é gênero, afinal? manifestação feminista por igualdade de direitos do trabalho.
    hoje em dia homens e mulheres ja são tratados com igualdade cada dia mais as mulheres conquistam seu lugar no mercado de trabalho e são mais independentes,homens curtem mais os filhos e tem mais tempo para sua familia, a questão de homossexualidade ja esta mais aceita, no mundo em que vivemos niguem é perfeito mais temos que aprender a viver com as diferenças eu não sou perfeita e você tambem não é vamos aprender a lidar com as diferenças.

    ResponderExcluir
  21. O que é gênero, afinal? manifestação feminista por igualdade de direitos do trabalho.
    hoje em dia homens e mulheres ja são tratados com igualdade cada dia mais as mulheres conquistam seu lugar no mercado de trabalho e são mais independentes,homens curtem mais os filhos e tem mais tempo para sua familia, a questão de homossexualidade ja esta mais aceita, no mundo em que vivemos niguem é perfeito mais temos que aprender a viver com as diferenças eu não sou perfeita e você tambem não é vamos aprender a lidar com as diferenças.

    ResponderExcluir
  22. Larissa Lima N-18
    3 Ano "F"

    O texto mostra que nada mais é como antes.
    Antes a mulher tinha o dever de casar, ter filhos e cuidar da casa; hoje não, a mulher agora escolhe a hora que quer ter filhos, o dia que quer casar, tem o direito de votar e muito mais. O homem tinha que trabalhar muito, sustentar a casa, hoje tem suas próprias vontades, tem mais tempo para ficar com os filhos.
    Tanto a vida do homem como a da mulher mudou, antes os homens não podiam ter a opção de ser homossexual,
    nem mesmo as mulheres, o preconceito era enorme ninguém aceitava, para a familia era um desgosto. Hoje ainda existe preconceito mas não tanto com antigamente.
    Gênero possibilita sabermos os valores dos homens e das mulheres, cada um com seu direito.

    ResponderExcluir
  23. irismar do nascimento lira nº39 3º f14 de maio de 2010 às 14:34

    o gênero entre homens e mulheres e como uma sociedade que e como o modelo que cada pessoa
    tem sua própria sexualidade.
    mudanças nas relaçoes de gênero ou seja o homem ésta ficando mais moderno o e capaz de cuidar de sua própria família.
    gênero e cidadania e direitos e deveres como antiguamente a mulher não tinha o direito de votar mais hoje em dia ela já conquistou sua cidadania e seus próprios espaços.
    gênero e sexualidade hoje em dia ainda existe o preconceito de gays e sapatonas hoje ele sjá conseguiram quebra algumas barreiras e conquistar seus espaços na sociedade.

    nome: irismar do nascimento lira 3ºf tarde nº39

    ResponderExcluir
  24. Aline Cristina 3ªF Nª0114 de maio de 2010 às 14:41

    Aline 3ªAno-F Nª01

    O texto explica que o conceito de gênero é dado pela diferença de sexo e cultura. As mulheres de antigamente, por exemplo, eram aprisionadas pela cultura machista da época. Hoje em dia é diferente,na maioria dos países pelo menos, as mulheres já são vistas de maneira igual, podem ir atrás dos seus direitos, amar quem quiser amar, e usurfruir da sua cidadania tendo o direito de votar e principalmente, tendo o direito de sonhar.
    Pois é, o jeito de pensar da humanidade está mudando para melhor. As pessoas já estão aceitando as diferenças do próximo,afinal ninguém é do mesmo jeito ou pensa do mesmo jeito. Somos diferentes, únicos.O preconceito contra a opção sexual ou a cor estão quase extintos, infelizmente ainda tem gente que alimenta esse pensamento infeliz,perseguem e humilham pessoas que nunca lhe fizeram mal.O mundo já mudou muito,mas pode mudar muito mais!Eu acredito e espero que isso aconteça!!!

    ResponderExcluir
  25. Maria Dirlane Martins Garcia. nº:25 3º F14 de maio de 2010 às 14:41

    Esse texto é muito interessante,pois ele retrata o
    gênero feminino na sociedade.Que desde quando nasce-
    mos, dependendo da cultura em que estamos envolvidos,
    vamos agir de acordo com ele. A mulher brasileira tem conquistado cada vez mais seu espaço na socieda-
    de. Isso é a prova viva de que a sociedade constrói
    seus padrões e não que eles já foram designados mui-
    tos tempos atrás. Um caso em que isso é muito nítido, é a questão da homossexualidade, em que o homem ou mulher que passa por isso, tenta fugir desses padrões impostos pela sociedade, uma vez que eles reprimem esse tipo de convivência.O homem foi feito para a mulher,logo "homem com homem" seria contraditório em relação a esse padrão. Nesse sentido podemos perceber também que antigamente as mulheres eram tratadas como inferior ao homem,hoje é diferente. Além desse gênero cultural, também tem o biológico que vai depender do sexo.Mas para mim o que importa é que a sociedade está mudando para melhor, no sentido de tanto homens como mulheres, como crianças, idosos, negros, independentemente quem seja,estão aos poucos conquistando seus direitos e realizando seus deveres. "O mundo é um belo livro, mas pouco útil para quem não o sabe ler".

    ResponderExcluir
  26. Fábio Rodriguez - N° 13 - 3º F14 de maio de 2010 às 14:43

    Existem pessoas q por terem uma mentalidade retrocessa, penssam que o sexo masculino é o mais forte. Mas está totalmente errado. Nos tempos atuais, a mulher está obtendo um mais espaço na sociedade com melhor condições do que há 30, 40 anos atrás. Novas profissões, estão colocando o sinbolo da mulher como destaque, uma coisa que à muito tempo, nem se penssava. Um exemplo é que no inicio do século xx, a mulher tinha apenas que ficar em casa cuidanbdo dos filhos e pérparando um bel,o jantar para o marido que chegra cansado.
    Muitos autores, também ajudaram para que a figura feminina tivesse um destaque à mais na sociedade marchista do início do século xx, como o simbolismo, que elevava a figura feminina como se fossemos reverencia-la.
    A diferença que colocamos entre gêneros (Masculino e feminino) pode se ter desde os tempos antigos.
    De certo modo, a diferenciação entre o masculino e o feminino, vem se colocando como uma fronmteira para que os filhos decidão sobre sua sexualidade, mas nessa sociedade atual, ainda é constatado muita discriminação por parte de pesoas com mentes fechadas para um algo novo. Se os filhos optam por seguir um sexo diferente, pode se ter certeza que a costrução familiar ajudou e muito para que o indivíduo possa ter escolhido um sexo determinado.
    Cidadania está totalmente ligado a respeito entre os sexos, as diferenças que cada vez se tornam futeis para dividir o homem da mulher no termo profissional, para mim, cidadania e genero caminham juntos para que o planeta em que vivemos possa se tornar algo melhor á cada dia.

    ResponderExcluir
  27. Douglas Benevides n°8 -3°F14 de maio de 2010 às 14:45

    O q se diz basicamente no texto é:q hoje tanto o homem como a mulher conquistaram espaço para criar um histórico cultural se tratando de genero,que cria uma relação entre homem e mulher de forma que não se olha somente para o sexo mas passa a dar um maior valor para o papel exercido por ambos os lados.A mulher hoje vem alterando seu histórico cultural pois vemos até hoje mas de forma considerávelmente menor o preconceito de tornar a mulher inferior por parte do homem ou da sociedade mas que aos poucos elas estão conquistando alem do "dever" seus "direitos"na sociedade.O homem hoje também tem seu espaço conquistado pois a imagem que tinhamos do mesmo era de algo machista e superior mas vemos um grande exemplo de homens que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de seus filhos,e muitos podem desfrutar de um benefício criado para que os pais estejam com os filhos em suas primeiras semanas de vida.
    O que entendi sobre o homossexualismo é que devemos ter um certo cuidado com o fato de que cada pessoa tem o direito de agir sem se deparar com o preconceito da sociedade.Existe homens que gostam de ter o cabelo grande,mas q são chamados de "bicha" ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  28. 3F Rayane ferrreira cunha prof:Isabel As mulheres são um fenomeno de ordem e cultura,podem ser transformados em educação desempenho importante para identificar os valores atribuídos as possibbilidade de ser e ter a clareza dos processos a que estão submetidas.As perspectivas de genero preciso, portanto, ser encarada com um dos eixos que comstituem as relaões sociais como todo conceito de genero tambem permite pensar nas difirenças nas desigualdades, discriminação e ter muita razão.As mudanças nas relações de generos essas mudança pode ser notada no cotidiano urbano é na sociedade na família etc.

    ResponderExcluir
  29. O QUE É GêNERO ?

    Eu entendi que gÊnero são dois, um é biológico que e sexo feminino e masculino, eo outro é cultural cada lugar tem sua cultura diferente.

    MUDANÇAS NAS RELAÇÕES DO GêNERO

    Hoje em dia o gÊnero entre as pessoas estão mudando rapidamente,de modo que as pessoas visualizam essas mudanças como por exemplo , os homens ficam em casa cuidando dos filhos enquanto as mulheres vão trabalhar.

    GêNERO E SIDADANIA

    O maior exemplo é as mulheres, assim antes elas não tinham o direito de trabalhar,de estudar,de votar etc..,mas hoje asitação mudou,tudo está diferente.

    GêNERO E SEXUALIDADE

    As pessoas convivem com vários tipos de sexualidade,mas as pessoas são bem dificeis de entender que as pessoas tem o direito de optar sua sexualidade.

    ResponderExcluir
  30. Douglas fabricio n°9 3°ano F14 de maio de 2010 às 14:47

    Gênero serve para explicar que a diferença entre homem e mulher, não é apenas no aspecto fisico e biologico; Mas nas características atribuídas pela sociedade através da cultura.
    Através da nossa educação temos um ponto de vista para cada sexo.
    Hoje a mulher é tratada como parte da sociedade, nem sempre foi assim, pois antes elas não tinham direito as mesmas coisas que os homens; O exemplo disso era o direito de ir a escola, de votar e de várias outras coisas ligadas a sociedade.
    O homem sempre foi dito como o "mandão" por causa do ponto de vista da sociedade através do nosso aspecto cultural. É como se a nossa cultura nos dissesse como deve ser o homem e a mulher. O homem o que manda, o que trabalha, o que sustenta. E a mulher a que obedece e faz os deveres de casa.
    Depois de anos as mulheres estão conquistando o seu espaço na sociedade, mas da mesma forma que vai mudando o ponto de vista da sociedade, a cultura também muda, com isso cresceu muito o preconceito porque as mulheres foram ganhando os mesmos direitos que os homens em várias áreas, como: trabalho, esporte e etc. Por isso ao ver da sociedade mulheres que trabalham...

    ResponderExcluir
  31. Thays Priscila de Araújo Sousa N:34 3 Ano F - JA14 de maio de 2010 às 14:47

    O texto "Gênero e Cidadania", explica que a diferença entre homens e mulheres não é só física ou biológica, mas também há as influências da sociedade.OU seja, gênero é um conjunto de características de cada pessoa, atribuídas pela sociedade e sua cultura.
    Uma das mudanças nas relações de gênero, é a nova responsabilidade do homem com a família. Não é só a mulher que tem que cuidar dos filhos, hoje os homens também fazem o papel de mãe. Enquanto as mulheres trabalham os pais podem optar por ficarem em casa cuidando do bebê, é a chamada "licença-paternidade".
    Gênero e cidadania estão relacionados, pois sabemos que antigamente a vida das mulheres era muito difícil, elas eram excluídas da sociedade, sofriam descriminação no trabalho, na escola,etc. Elas tinham que ficar em casa cuidando dos filhos, esse era seu único trabalho. Mas com os anos, isso mudou. Atualmente, a mulher já está não totalmente mas parcialmente inclusa na sociedade.
    O Gênero e sexualidade, explica que toda criança recebe expectativas familiar e social em relação ao seu comportamento em função de seu sexo. A criança vai sendo orientada a fazer coisas próprias ao seu sexo. Exemplo:meninas devem brincar de boneca, e meninos devem brincar com carrinhos. Algumas vezes acontece da criança não seguir o padrão do seu sexo, é aí que entra o tema "homossexualidade". Exemplo:o menino mais delicado e uma menina mais agressiva.

    ResponderExcluir
  32. Douglas Fabricio n°9 3°ano F15 de maio de 2010 às 14:18

    ...com empregos que antes eram ditos masculinos são chamadas de "sapatão", um apelido dado ao homosexualismo. O que não muda com os homens, que só por terem um jeito mais sensível ou um jeito mais feminino são chamados de gay.

    ResponderExcluir
  33. João Paulo Brito 3º H noite21 de maio de 2010 às 20:44

    Genero é o conjunto de características sociais,que envolve homem e mulher e são atribuídas às pessoas de forma diferenciada de acordo com o sexo.
    O texto relata que as Mulheres fizeram uma manifestação feminista na decada de 70 , Buscam as origens da hierarquia e das desigualdades nas relações que as Mulheres estabelecem entre si e com os homens..

    ResponderExcluir
  34. ALINE SILVA N-16 3H21 de maio de 2010 às 20:45

    Adorei seu texto pois é bem importante para nos aprendermos o que seria o gênero da sociedade.Saber identificar os valores humanos,sua importancia na familia e na sociedade, suas contribuições... A questão do modernismo, da qualificação profissional entre homens e mulheres na sociedade.Bem proativo estas informações!

    ResponderExcluir
  35. Roger Ruanyto 3º

    Esse texto é muito interessante,pois ele retrata o
    gênero feminino na sociedade
    O q se diz basicamente no texto é:q hoje tanto o homem como a mulher conquistaram espaço para criar um histórico cultural se tratando de genero
    Depois de anos as mulheres estão conquistando o seu espaço na sociedade, mas da mesma forma que vai mudando o ponto de vista da sociedade, a cultura também muda, com isso cresceu muito o preconceito porque as mulheres foram ganhando os mesmos direitos que os homens em várias áreas, como: trabalho, esporte e etc. Por isso ao ver da sociedade mulheres que trabalham...

    ResponderExcluir
  36. mOnNiZy fElIx Da cOsTA Nº34 3ºH21 de maio de 2010 às 20:47

    No texto Gereno e Cidadania eu consegui entender que Genero é como uma caracteristica que define cada ser humano, tanto nos aspectos físicos quanto biológicos, que tambem cabe a cada indiviuo segundo a sua sociedade e cultura, e as influências que obtemos no nosso cotidiano.
    Tambem ah o gereno em execução da cidadania de todos...
    e é um preconceito inorme que uns homens que estão sendos gay, a gente quando ver as pessoas agente fica com aquele pretexto inorme, as pessoas falam eca! que homens imundos...
    nós temos que respeitar uns aos outros...

    ResponderExcluir
  37. CRISTIANO-Nº 10-3º ANO "H"21 de maio de 2010 às 20:48

    Genero mostra que a diferencia entre homem e mulher é bem maior que só o sexo, tem também as questoes culturais,religioças e sociais, mais com o tempo as mulheres já conquistaram um grande espaço no meio sociedade machista como,fazer trabalhos que antes era só feito por homem, mas ainda existir muito preconceito com o ser humamo mulher.!!!

    ResponderExcluir
  38. MARIA PEREIRA 3H N-3221 de maio de 2010 às 20:54

    Gostei de suas informações expostas neste texto, mostrando dados verdadeiros sobre os generos da cidadania que nos acompanham ao longo da vida.Sem contar nas informações culturais... Resumidamente devo lhe dizer que adorei as informações que aqui obtive.

    ResponderExcluir
  39. wanderleyson n°21 3ªH noite21 de maio de 2010 às 20:54

    Esse texto retratasse que o homem de hoje junto com a mulhercoquistaram espaço para criar um historico cultural se tratando de genero.
    As mulheres estão conquistando seu espaço na sociedade.
    As muleres estão cada véz mais fazendo parte da
    sociedade tanto no trabalho como no esporte etc.

    ResponderExcluir
  40. Werick Chagas 3º H Noite Nº4121 de maio de 2010 às 20:55

    O texto é muito interessante,pois fala sobre a importância da mulher e do proprio homem,sobre o preconceito, que até hoje é bastante forte no nosso mundo,fala sobre a homosexualidade.
    No texto relata que as mulheres antigamente,elas eram muitas escravisadas,mulher nao podia trabalhar,nao podia vota e muito menos se envolver em assuntos politicos,só viviam para ser donas de casas e cuidar de seus filhos.
    Agora as coisas mudarão hoje em dia praticamente são as mulheres que dominão."Mulheres nao se acham",e só um complemento.

    ResponderExcluir
  41. Gênero é uma característica de cada ser humano. Hoje em dia a mulher pode andar com suas proprias pernas. Independente de qualquer trabalho que ela arrume ela consegue exercer a profissao, mesmo as que antigamente eram profissões exclusivas de homens. O homem hoje em dia não interfere mais na vida da mulher como antigamente.Hoje a mulher é independente, não precisa mais do homem.

    ResponderExcluir
  42. Rosilane Barbosa 3ºH Noite Nº3721 de maio de 2010 às 20:56

    O Texto quer dizer que genero é uma palavra que diferencia o sexo masculino e o sexo feminino em varios aspectos tanto fisico como biologicos
    A sociedade antigamente não aceitava muito a mulher ter sua propria independencia hoje isso não existe mais as mulheres superaram esse preconceito Isto é as mulheres devem ser consideradas superiores ou inferiores aos homens, apenas diferentes.

    ResponderExcluir
  43. Samara Kelly 3°H Noite21 de maio de 2010 às 20:58

    O texto relata muito a relação da descriminação com as pessoas que opitão por um relacionamento diferente.Tudo acaba sendo um grande raciscmo que a cada dia vai virando uma bola de neve e infelismente não temos previsão quando isso vai acabar.Bem um trabalho assim bem desenvolvido é a realidade de um professor que se enpenha para fazer uma nova Nação. De inicio é so isso

    ResponderExcluir
  44. Raquel Paixão N 04 3 ano H21 de maio de 2010 às 20:58

    Gênero è uma manifestação feminista por igualdade de
    direitos do trabalho na década de 70. Na Outro aspecto importante relacionado ao gênero é o da cidadania. Como sabemos, as mulheres foram por muito tempo excluídas de direitos como, por exemplo, freqüentar a escola, votar, ter propriedades, trabalhar sem autorização do marido ou pai.natureza humana fora da cultura, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada do "caldo de cultura" no qual sempre está imersa.

    ResponderExcluir
  45. ANT. WILSON 3H N-0621 de maio de 2010 às 21:00

    Um texto repleto de informações necessarias a nossa vida. bom saber sobre as mudanças entre homens e mulheres, os termos culturais, sobre o genero da sexualidade, as responsabilidades entre os homens e mulheres... isso é bom para que as pessoas se tornem mais concientes das discriminações que sobrem, podendo buscar informações...!

    ResponderExcluir
  46. Nathália Nascimento; nº 35; 3º H21 de maio de 2010 às 21:00

    Genero como pode ver serve para explicar basicamente a diferença entre homens e mulheres...O texto também mostrou as diferenças de como as mulheres eram tratadas no passado.
    Hoje o situação é bem diferente,os homens ja compartilhão as responsabilidades com as mulheres....Hoje a mulher é tratada como parte da sociedade;Elas tinham que ficar em casa cuidando dos filhos.O mundo antigamente era muito maxista por causa do ponto de vista da sociedade através do nosso aspecto cultural;Mas com o passar dos anos tudo estas diferte...

    ResponderExcluir
  47. depois de mulheres sofrem muito com as discriminaçoes da populaçao,elas finalmente conseguiram o direito de lutar pelos seus direitos,ainda sofrem pouco de descriminaçao,mais ja conquistaram bastante,hoje elas tem o direito de votar,trabalhar,e de inter firir na politica etc...elas sao tbm muito descrimidas quando resolvem escolher outro tipo de opçao sexual,sao chingadas nao so elas como os homens que resolvem os msmo a fazer,gostar do proprio sexo,desde a revoluçao que as mulheres fizeram na fabricas que elas trabalhavam e foram queimadas vivas,desde la elas vem ganhando seu espaço,isso e ser cidadao e respeitar a decisao do outro e juntos contruir uma bela naçao com seus direito e deveres sendo axecutados.

    ResponderExcluir
  48. Larissa Maria Rodrigues Barbosa 3º H n°2721 de maio de 2010 às 21:01

    entende que gênero e a diferença de sexo e cultura.Hoje não existe mais diferença entre o homem e a mulher pois cada dia que passa as mulheres estão ocupando seu lugar no mercado de trabalho ,e em outras árias.os homens estão fazendo as atividades das mulheres e ajudando com os filhos isso e a igualdade para todos .E esse papo q o homem manda e passado hoje os dois tem os mesmo direitos e deveres e assim se forma a sociedade unida .

    ResponderExcluir
  49. Solon N°: 8 3° H Noite21 de maio de 2010 às 21:02

    Desde a manisfestaçao de um grupo de mulheres na decáda de 70 as mulheres avançaram com uma velocidade incrivel para o mundo q elas não conheciam,a parti dai os homens conheceram as habilidades femininas,habilidades essas q privaram sertas tarefas só as mulheres como:cabeleleira e manicure, mais como a mordenização acontece de uma maneira geral os homens tambem passaram poriso e hoje competem com as mulheres nesse tipo de atividade profissional.
    Com a questão racial temos uma legislação rigida q pouco é cumprida,mais assim mesmo nada se compra com a escrevidão e o trafico de negros!
    Homosexualismo é um assunto q todos já deviam ser acostumados a tratar deste assunto.E cada vez mais comun homosexuais na sociedade contemporânea e um assinto aser tratado com nossos pais e filhos.
    Enfim vivemos numa sociedade cheia de diferenças e icognitas e concerteza com o passar do tempo haverão mais e mais.

    ResponderExcluir
  50. Gecileudo 3º H nº 521 de maio de 2010 às 21:02

    Generos sao as caracteristicas sosciais e culturais que dizem se um invididuo e homen ou mulher como ele deve se comportar e que podem variar de regiao, sosciedade de momento na historia

    ResponderExcluir
  51. Juliana Mesquita 3 H Noite n:2621 de maio de 2010 às 21:02

    Em primeira pauta o texto relata sobre o que é genero, ao meu ver e compreensão Genero é a diferença entre o homem e a mulher essa diferença é denominada como Sexo,que é um atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica.
    Ao longo do tempo a mulher vem ocupando um espaço de grande diferença e importancia na sociedade.
    Outro ponto do texto é a evoluçao do homem em relaçao ao filho,que tambem é uma melhoria a sociedade,isso envolve a cidadania que significa direitos e deveres a todas as pessoas exitentes na sociedade.
    Nos dias de hoje o assunto sexualidade não é mais polemico,ouvimos falar sobre isso normalmente como qualquer outro assunto diferentemente do passado que a mulher era privada até a isso! sendo vista apenas como reproduçaõ.

    Essa ideia de envolver estudo,tecnologia e jovem é perfeita,o blog estar muito bom!
    Isso pode ser muito util e pratico,afinal hoje em dia é o que prouramos e escolhemos.

    ResponderExcluir
  52. Tatiane ribeiro 3º ano H noite21 de maio de 2010 às 21:04

    genero quer diz masculino e femenino,Partir da decada de 70 a mulher passou a ter direito pra ser livre,
    principalmente para poder vota,por que antigamente as mulheres nao tinha direito de vota,agora nao apartir dos 18 asnos e obrigatorio vota ai e onde entra a cidadani:e ser livre e expressa suas ideias sem alguem lhe emparta de da sua opiniao,em fim somos todos iguais nao importar a raça,cor,ou ate mesmo a classe social,por isso,mulheres nao deixe de sonha pois dia um pode vira a realidade,
    porque nos podemos juntas venceremos.

    ResponderExcluir
  53. 3 ano H- noite.
    No século em que vivemos, as mulheres estão ganhando mais espaço, as mulheres estão cada vez mais ocupando o espaço do homem. As mulheres são empresarias, engenheiras, pedeiras e até Politica. E com isso a mulheres de hoje estão cada vez mais sendo a melhor a tudo.

    ResponderExcluir
  54. cristiane nº 31 3°H21 de maio de 2010 às 21:06

    a importacia do Genero é muito fundamental na sociedade,as pessoas teveriam pensa no seus direitos como cidadão sobre as desigualdade social.

    ResponderExcluir
  55. Nélida Nº28 3ºJ Noite disse...
    Bom o que eu entendi é que a sociedade hoje em
    dia está mais definida,antes só o homem traba-
    lhava e a mulher se sentia inutil, mais com o
    decorrer do tempo ela exercia um cargo de tra-
    balho com diplomacia e dedicação.
    Sabendo conciliar ser dona de casa e ser uma
    grande empresaria e chega até ser respeitada pela sociedade.

    ResponderExcluir
  56. Eudla Melo 3º ano F Tarde30 de maio de 2010 às 13:48

    Este texto aborda um tema muito interessante que é a diferança e até a de descriminação com relação ao gênero, ou seja, a diferença de sexos.Antigamente, principalmente a muljer era muito descriminada e declarada inferior ao homem, não tinham direitos socias, nem dentro da própria casa, mas os inteligentes sempre se dão bem e nós mulheres demos avolta por cima e conquistamos nossos direitos de ser cidadãs ativas,ou seja, ter direito a voto, e trabalhar, a ter opinião com relação as leis da sociedade, e dentro de casa também...
    Enfim, hoje somos parte da sociedade e não só um enfeite, somos mais valorizadas por sermos inteligentes e capazes do que simplismente por sermos lindas e... perdi as palavras para nos descrever...
    A sociedade de hoje esta cada dia mais avançada e a tendência é crescer mais ainda.

    ResponderExcluir
  57. Que bom esta havendo essa emancipação de pensamentos nas pessoas, no conceito de pensar nas diferenças,sem preconceitos de respeitar e aceitar os outros como eles são.

    ResponderExcluir
  58. Talita Sobreira Silva 3º ano F nº 3111 de junho de 2010 às 14:31

    RECUPERAÇÃO:*Gênero,está relacionado a manifestação feminista, a favor de direitos iguais no mercado de trabalho,que não só os homens mas também as mulheres podem exercer diversas funções.Hoje em dia,muitas mudanças ja ocorreram,a mulher ja ñ é mais aprisionada aos afazeres do lar,mas têm direito de escolher a função que deseja exercer.Os homens também estão mudando mais seus conceitos,e estão cada dia mais envolvidos com seus filhos e o lar.E cidadania também se reflete no relacionamento familiar, nas relações de poder da vida a dois, nos aspectos afetivos.Envolve os pais mais com os filhos,na educação,no modo de viver, de se comportar etc.

    ResponderExcluir
  59. (RECUPERAÇÃO)o texto mostra que antes a mulher era vista como um objeto que so servia pra cuidar da casa do marido e de filhos, e os homens tinha que trabalhar muito para sustentar a familia.
    mais na minha concepção no mundo em que vivemos, tanto o homem quanto a mulher conquistaram o seu espaço para poder criar o que quiser, com isso construindo um histórico cultural.

    ResponderExcluir
  60. Cleiton Maia;3º Ano F; Tarde.17 de junho de 2010 às 11:29

    "RECUPERAÇÃO"!
    "TEXTO GENERO E CIDADANIA"
    Bom,entende que genero é uma opção que a sociedade criou para passar diferentes formas biologicas dos seres humanos,antigamente a sociedade excluia muito as mulheresda sociedade,não podiam fazer quase nada relacionado as coisas públicas.Mas como tempo isso mudou e as mulhers hoje é muito mais valorizadas.Genero também permite pensar nas diferenças sem tarnsformá-las em desigualdaes. No texto Genero e Cidadania conseguimos conpreender que genero e como uma caracteristica que definecada ser humano,tanto nas aspectos fisicos quanto biologicos,que também cabe a cada individuo,segundo a sua sociedade e cultura,e as influencia que obtemos na nossa sociedade.
    "Bom essa e minha opnião"!

    ResponderExcluir
  61. Cleiton maia;3º Ano F; Tarde17 de junho de 2010 às 11:50

    "RECUPERAÇÃO"
    Bom,entende que genero é uma opção que a sociedade criou para passar diferentes formas biologicas dos seres humanos,antigamente a sociedade excluia muito as mulheres da sociedade elas não podiam fazer quase nada relacionado as coisas publicas.Mas com o pasar do tempo isso mudou e as mulheres hoje e muito mais valorizadas.Genero também permite pensar nas difernças sem transfomá-las em desegualdades.No texto genero e Sociedade coonseguimos conpreender que Genero é como uma caracteristica que define cada ser humano,tanto nos aspectos fisicos quanto biologicos,que também cabe a cada endividuo segundo a sua sociedade e cultura,e as enfluencias que obtemos na nossa sociedade.
    "Bom essa e minha opnião."

    ResponderExcluir