sexta-feira, 7 de maio de 2010

Novos cursos da UFC

Campus da UFC Fortaleza
Centro de Ciências
Biotecnologia (Bacharelado - Diurno)
  • A Biotecnologia estuda o conhecimento dos organismos para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis, por exemplo, na saúde e meio ambiente. 

  • Os profissionais da área podem atuar na Medicina, desenvolvendo métodos de tratamento e prevenção de doenças; na indústria farmacêutica, na produção de medicamentos e vacinas; no setor agrícola, na pesquisa do aumento da produtividade, e de fertilizantes, plantas e rebanhos mais resistentes; na indústria alimentícia, em pesquisas ambientais e com biocombustíveis.

  • Contato
    Coordenadora pro tempore: Profa. Dirce Fernandes de Melo
    Endereço: Av. Humberto Monte, s/n - Campus do PICI - Bloco 907 - Fortaleza - CE
    Página na Internet: www.biotecnologia.ufc.br 

Centro de Humanidades
Letras Espanhol (Licenciatura - Noturno)
 
Letras Inglês (Licenciatura - Noturno)

Centro de Tecnologia
Engenharia de Petróleo (Profissional - Diurno)
  • As atividades da Engenharia de Petróleo são o desenvolvimento de técnicas de descoberta e exploração de poços e jazidas para produção de petróleo e gás natural. 

  • Os profissionais da área podem atuar na comercialização, procura de reservatórios, transporte e distribuição de petróleo, na elaboração de equipamentos e na prestação de serviços de consultoria para empresas do setor. Podem ainda elaborar pesquisas científicas na área de refino.
 
Engenharia Ambiental (Profissional - Diurno)
  • A Engenharia Ambiental tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, ou seja, dentro dos limites dos recursos naturais.

  • Os profissionais da área estudam os problemas ambientais e atuam na proposição de melhorias, elaboração de sistemas de saneamento ou a recuperação de áreas degradadas, a promoção de estudos de impacto ambiental e gerenciamento de recursos, e a avaliação de fontes de energia.
 
Engenharia de Energias Renováveis (Profissional - Diurno)
  • Profissionais da área têm como foco de trabalho o planejamento e a elaboração de sistemas de geração, transporte e distribuição de energia, no caso, renováveis, como a eólica, solar, de biomassa, do hidrogênio e outras. Atuam ainda na concepção de equipamentos e no planejamento para implantação de usinas, com análise dos impactos ambientais.

  • Locais de trabalho para os egressos do curso de Engenharia de Energias Renováveis são empresas do setor industrial e agroindustrial, que atuam na geração e distribuição de energia, de consultoria e inovação científica e órgãos públicos.
 
 
Faculdade de Medicina
Fisioterapia (Profissional - Diurno)
  • No curso de Fisioterapia os alunos aprendem a promover a reabilitação física das pessoas com disfunções causadas por acidentes, más formações, vícios de postura, dentre outras origens.

  • Os profissionais da área podem atuar nas áreas de Cardiologia e Pneumologia, prescrevendo exercícios ligados ao aparelho respiratório; na Neurologia, auxiliando no tratamento de sequelas de AVC; na Fisioterapia Esportiva, na prevenção e tratamento de lesões; e na recuperação de lesões oriundas de doenças por esforço repetitivo. Ainda trabalham na promoção da qualidade da vida de idosos e pessoas com deficiência.

Instituto de Ciências do Mar (Labomar)
Ciências Ambientais (Bacharelado - Diurno)
  • Realizar diagnósticos ambientais e a propor medidas corretivas e ser capaz de desenvolver e implementar sistemas integrados de gestão e monitoramento ambiental são algumas das atribuições do egresso do curso de Ciências Ambientais.

  • Os profissionais da área estão habilitados a atuar em órgãos públicos, empresas privadas que trabalham com recursos renováveis, no terceiro setor, como profissionais liberais, e em universidades e institutos de pesquisa.

Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Artes Cênicas (Licenciatura - Noturno)
  • Ser ator é uma, mas não a única atividade que o graduado em Artes Cênicas pode exercer. Os profissionais da área podem trabalhar com direção teatral, na produção de espetáculos, na escrita de peças ou adaptação e na concepção de ambientes e elementos a serem utilizados em cena.

  • Os egressos do curso podem ainda atuar na elaboração de figurino e na dublagem, lecionar em escolas de ensino fundamental e médio e escrever críticas teatrais para jornais, revistas, sites e TV.
 
Cinema e Audiovisual (Bacharelado - Diurno)
  • Os profissionais da área podem atuar na direção de filmes, na edição e na fotografia. Realizam ainda a edição - selecionando as cenas a serem utilizadas - adaptam ou escrevem roteiros, efetuam a produção e criam elementos de animação a serem utilizados, como desenho, fotografia, papel e massa de modelar.

  • O profissional de Cinema e Audiovisual pode trabalhar em produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV ou empresas que desenvolvem sites para a internet.
 
Gastronomia (Bacharelado - Noturno)
  • O gastrônomo ou gastrólogo atua na seleção dos alimentos e bebidas, preparação e montagem dos pratos e organização dos cardápios e cartas de vinhos. É responsável ainda pelo gerenciamento e organização de cozinhas e restaurantes.

  • Os profissionais da área de Gastronomia podem trabalhar em restaurantes, buffês, empresas defast-food, hotéis e, até mesmo, hospitais. Há ainda como campo de trabalho a consultoria e crítica gastronômica. 

Instituto UFC Virtual
Sistemas e Mídias Digitais (Bacharelado - Diurno)
  • O aluno do curso de Sistemas e Mídias Digitais estuda a utilização eficaz e estética das linguagens sonora, imagética e multimidiatizada, de forma isolada ou integrada, em mídias interativas. O curso disponibilizará três habilitações: Produção de Mídias Digitais, Desenvolvimento de Sistemas Multimídia e Desenvolvimento de Jogos Digitais.

  • Os profissionais da área podem atuar em centros de produção multimídia, agências de comunicação e produtoras de vídeo, estúdios de animação, portais de conteúdo e provedores de internet, empresas de comunicação e centros de pesquisas e estudos.

  • Contato
    Endereço: Av. Humberto Monte, s/n - Bloco 901 (NPD) - Campus do Pici - Fortaleza - CE
    Fone: (85) 3366 9457
    Página na Intenet: www.virtual.ufc.br/smd 
 

Campus da UFC no Cariri
Comunicação Social - Jornalismo (Bacharelado - Noturno)
 
Design de Produtos (Tecnólogo - Noturno)
  • O tecnólogo em design de produto é o profissional com conhecimentos dos processos industriais relativos aos produtos (o curso da UFC direciona a formação para jóias e calçados), tanto em tecnologias, quanto em materiais, com domínio das linguagens visuais e culturais alinhadas às características locais/regionais. Tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico, com atuação de maneira ética, crítica e reflexiva em relação aos processos que materializam o produto ensejado, interagindo com o meio em que atua.

  •  Os profissionais egressos do curso devem somar a visão dos recursos humanos no processo criativo-produtivo e no processo industrial com uma condição básica e principal: a condição humana (o usuário), equilibrando funcionalidade e estética. O tecnólogo em design de produto poderá conduzir o seu próprio escritório, trabalhando em projeto do produto, objetos e gráfico, bem como trabalhar diretamente com manufaturas e indústrias, no projeto, modelagem, pesquisa de novos materiais e formas, minimização de custos, entre outros setores da produção.

  •  O Curso de Tecnologia em Design de Produto da Universidade Federal do Ceará apresenta cinco semestres no qual, após a conclusão de 1.952 horas de aula, o estudante obterá o grau de Tecnólogo em Design de Produto, com formação específica em Jóias ou Calçados. O Curso funcionará no período noturno, com aulas ministradas nas instalações do Campus da UFC no Cariri em Juazeiro do Norte.
 
Engenharia de Materiais (Profissional - Diurno)
  • O profissional de Engenharia de Materiais atua na pesquisa e elaboração de materiais para os mais diversos produtos presentes do nosso cotidiano. Automóveis, eletrodomésticos, caixas d´água, cerâmicas, latinhas de refrigerante são alguns dos resultados do seu trabalho. Além disso, atua na busca de novas formas de utilização de materiais já existentes. 

  • As atividades dos profissionais da área podem ser desenvolvidas em indústrias petroquímicas, metalúrgicas, químicas, siderúrgicas e na construção civil.
 
Educação Musical (Licenciatura - Diurno)
 
 
Campus da UFC em Sobral
Finanças (Bacharelado - Noturno)
  • O curso de Finanças formará profissionais aptos a desenvolver raciocínios críticos e propor soluções a partir de problemas de natureza financeira.

  • O profissional da área é capacitado para implantar planos de negócios e fazer a avaliação de retornos de invertimentos e elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área financeira. Pode ainda, dentre outras atividades, desenvolver consultoria empresarial e elaborar projetos financeiros e de investimentos.
 
 
Campus da UFC em Quixadá
Engenharia de Software (Bacharelado - Diurno)
  • O egresso do curso de Engenharia de Software está apto a atuar na indústria através da elaboração, construção e implantação de sotwares. Além disso, pode planejar e executar atividades pertinentes à qualidade e gerenciar pequenos projetos de software.

  • O profissional da área pode ainda trabalhar como analista e desenvolvedor de sistemas de software, gerente, consultor ou auditor de sistemas de software, analista de configuração - isso em empresas públicas e privadas - e também professor e pesquisador, em universidades e centros de pesquisa.
 
Redes de Computadores (Tecnólogo - Noturno)
  • O tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância.

  • O egresso do curso pode trabalhar como administrador de redes, analista de suporte, analista de desempenho de redes, analista de segurança da informação, gerente de projetos de redes de computadores, gerente de equipe de suporte, consultor de tecnologia na área de redes e empreendedor de informática.


Fonte: Pró-Reitoria de Graduação e Revista das Profissões da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário