quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HOMENAGEM AOS MEUS ALUNOS. Para mim os verdadeiros VENCEDORES. Estudo e dedicação não faltaram!! PARABÉNS A TODOS VOCÊS!!

É PRECISO SABER PERDER
Não dá pra gente ganhar sempre. Ninguém ganha sempre.
Uma das virtudes mais nobres que podemos ter é saber perder. A derrota, por mais estranha que pareça, não é sinônimo de fracasso. Pelo contrário, nos impulsiona a novas vitórias.
É mais feliz, e vive mais leve, quem aprende a lidar com as perdas. Quem aceita um não, explícito ou implícito. É preciso saber perder, levantar a cabeça e esperar as próximas oportunidades.
Quando o juiz apita e o jogo acaba, acabou. Não dá pra reiniciar a partida. Quando as luzes do placar se apagam e a torcida vai embora, acabou. É preciso saber perder, voltar a treinar e esperar o próximo jogo.
Quando a lista de aprovados é divulgada e o nome que a gente quer que esteja lá não está, acabou. Não dá pra refazer a prova. É preciso saber perder, voltar a estudar e esperar pela próxima.
De fato, perder não é fácil, em todos os casos. Somos apegados à nossa imagem, ao que os outros pensam de nós. Queremos ganhar sempre. A derrota machuca, incomoda. Mas vale, sim, a pena se esforçar para aceitá-la. Aliás, quando ela existe, não adianta fugir dela.
Desejo, de verdade, que eu e você aprendamos a perder. Só assim saberemos ganhar. E leremos a vida como ela é: com vitórias e derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário