segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BRASIL COLONIAL













AGORA RESPONDA: ( responda de maneira crítica)
1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
5- Quem eram os Bandeirantes.
6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?

31 comentários:

  1. 1-Se deveu a procura dos colonizadores em riquezas que o tornassem ricos, como metais preciosos, especiarias, etc. Porque ouve guerras entre os índios e os brancos, assim muitos índios morreram pois as armas dos brancos eram mais avançadas.
    2-Porque seu sistema de navegação era o mais avançado daquela época, graças à certos instrumentos especializados.
    3-Vieram atrás de matais preciosos como o ouro e a prata, também atrás de especiarias como pimenta do reino, noz-moscada, canela, cravo-da-índia, etc.
    4-Litoral, pois era o lugar onde poderia estabelecer suas embarcações e poderia facilitar atividades comerciais.
    5-Eram pessoas que estavam atrás de penetrar nos sertões brasileiros, em busca de riquezas minerais, como a prata.
    6-Pois muitos indígenas se revoltava e onde muitos deles morriam assim o número de índios ficou pequeno e foram atrás da mão-de-obra africana, pois eles eram vendidos como mercadoria. Eles eram trazidos através de navios, onde se passou a chamar-se de navio negreiro e muitos deles não aguentavam a viagem e acabavam morrendo.
    7-Trouxeram principalmente novas culturas tradições que são vivenciadas até hoje e muitas melhoras para o Brasil, como construções e fundações.

    José Victor /8º Ano /Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  2. Davy da Silva Honorato 8°ANO/Instituto Frei João Pedro de Sexto
    N°7

    1°PORQUE OS PORTUGUESES USAVAM OS INDIGENAS COMO ESCRAVOS, E USANDO MUITA VIOLENCIA, ASSIM MUITOS INDIGENAS MORERAM.
    2° PORQUE ELES TIAM EMBARCAÇOES,E MAPAS MAS AVANÇADOS
    3°VIERAM ATRAS DE METAIS PRECIOSOS COMO OURO, PRATA E PEDRAS PRECIPSAS.
    4°LITORAL PORQUE ERA AONDE ELES COLOCAVAM SUAS EMBARCAÇOES ASSIM ELES PRATICAVAM MELHOR O COMEÇIO.
    5°ERAM PESSOAS CONTRTADAS PARA PENETRA NOS SERTÕES BRASILEIROS.
    6°PORQUE ERAM POUCOS ESCRAVOS INDIGENAS, POR ISSO ELES TRAZIAM ESCRAVOS AFRICANOS.
    7°MUNDANÇAS DO COMPORTAMENTO DOS INDIGENAS, NOVAS, CULTURAS E TRADIÇOES

    ResponderExcluir
  3. 1°Se deveu ,pois os portugueses em suas chegadas aos ambientes dos indígenas exploraram e povoaram em busca de bens materiais e riquesas, tirando a cultura e os costumes desses povos que eram escravisados e violentados até a morte. 2°Porque eles possuim alta tecnologia de sua época, fazendo suas embarcações mais favoráveis a eles. 3°Vinheram em busca da ambição de acumular metais preciosos e fama,além de especiarias,sedas,ouro,marfim e artigos de luxo. 4°Litoral,porque eles vinheram em embarcações marítimas. 5°Eram homens que penetravam sertões brasileiros em busca de riquezas como a prata,indígenas para a escravização ou extermínio de quilombos. 6°Porque o número de escravos americanos eram pequenos pela mortalidade constante e os portugueses foram em busca de mais indígenas na África que eram vendidos como mercadorias aos comercialistas. 7°Trouxeram nossas culturas,religiões,costumes,tradições e melhoras para o nosso país,mas tambem trouxe muitos danos. Gabriel Costa/8º ano/Nº:09/IFJPS[...]

    ResponderExcluir
  4. 1-Bom,isso deveu a grande cobica dos portugueses,que procuravam ouro e outros materias preciosos, e com a violencia fizeram com que muitos indios morresem assim a causa da diminuicao do povo indigena.
    2-Pois tinham embarcacoes que eram de avansadas tecnologias e a ajuda de instrumentos como astrolabio , as caravelas e mapas tambem com alta tecnologia, que era favoravel na localizacao na Penisula iberica.
    3-Os europeus vieram buscar varias preciosidades como o ouro e a prata, alem disso tambem utilizaram a producao de cana de acucar para obter lucros.
    4-Litoral,pois era favoravel para a chegada dos europeus ja que eles se transportavam pelas caravelas que tinham maior facilidade de chegar pelo mar,e alem disso era ponto tambem favoravel para a atiyividade do comercio.
    5-Os bandeirantes sertanistas que ,a parti do inicio do seculo XVI,penetraraam no sertoes brasileiros,em busca de riquezas minerios sobretudo a prata,abundante na America espanhola indigenas para a escravizacao ou exterminio de quilombos
    6-O trafico de africanos trazidos para o Brasil,que substituio a mao-de-obra indigena,enriquecia a coroa portuguesa e empresas particulares da metropole.So para se ter ideia entre 1550 e 1855,cerca de 4 milhoes de escravos foram trazidos do continente africano.
    7-A vinda da familia trouxe muitas mudancas como na infra- estrutura e com as inauguracoes de fundacoes e construcoes.

    Rosely Souza Felix
    8* ano
    Instituto Frei Joao Pedr de Sexto.

    ResponderExcluir
  5. 1- Deveu que os portugueses pegaram tudo dos povos indigenas.porque os indigenas nao tinha conhecimento a questao de comercio e os portugueses roubaram as coisas deles.
    2- porque os portugueses tinham muitas n
    navegaçoes,tecnologia na epoca,e os mapas.
    3-vieram buscar ouros preciosos,metais e pratas e pedras preciosas.4- No litoral, pois ficava mais facil para os europeus se tranportarem nas caravelas.
    5-Os bandeirantes eram homens exploradores que visavam nos sertoes em busca de riquezas e coisa preciosas.
    6-porque a mao de obra na africa era muito pouca e eles quiseram vir de la pra ca.com a vinda de alguns colonizadores para o brasil e trouxeram os escravos africanos para trabalhar aqui.
    7-as novas culturas que eles trouxeram de la e o jeito de viver no dia a dia que seria um pouco de mordomia a menos do que no pais dele de culuras exoticas.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo disse...
    1- Deveu que os portugueses pegaram tudo dos povos indigenas.porque os indigenas nao tinha conhecimento a questao de comercio e os portugueses roubaram as coisas deles.
    2- porque os portugueses tinham muitas n
    navegaçoes,tecnologia na epoca,e os mapas.
    3-vieram buscar ouros preciosos,metais e pratas e pedras preciosas.4- No litoral, pois ficava mais facil para os europeus se tranportarem nas caravelas.
    5-Os bandeirantes eram homens exploradores que visavam nos sertoes em busca de riquezas e coisa preciosas.
    6-porque a mao de obra na africa era muito pouca e eles quiseram vir de la pra ca.com a vinda de alguns colonizadores para o brasil e trouxeram os escravos africanos para trabalhar aqui.
    7-as novas culturas que eles trouxeram de la e o jeito de viver no dia a dia que seria um pouco de mordomia a menos do que no pais dele de culuras exoticas.

    Antonio Everson da Silva Franklin
    8ªano
    Instituto Frei Joao Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  7. 1_Se deveu a VONTADE deles de achar riquesas.Os indigenas estão desaparesendo porque a cultura dos colonizadores prevaleceu. 2_Porque eles tinham a vamtagem no mapa e também tinham instrumentos. 3_Ouro e prata. 4_Litoral. 5_Pessoas que "limpavam" o caminho pela mata. 6_Porque eles não conheciam o territorio.Isso aconteceu em 300 anos de escravidão 7_Troseram infra estrutura e dinheiro. João Vitor Pinheiro Nascimento.8ª ano. Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  8. Elissandra 3º EM Serafico.11 de agosto de 2012 às 13:46

    1- Pela procura dos colonizadores em riquezas que o tornassem ricos, como metais preciosos e etc e pela violencia dos brancos contra os negros.

    2-Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal.

    3-os europeus encontraram e documentaram povos e ... impérios coloniais, com o contacto entre o Velho e o Novo Mundo a produzir o azeite (valorizado também como fonte de energia) e na busca de prata e ouro.

    4- no litoral o qual usavam embarcaçoes para o avanço comercial.

    5-Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos.

    6-muitos indigenas chegavam a morrer e eles buscavam escravos africanos.

    7-A chegada da familia real trouxe inúmeras e significativas mu-
    danças para o Brasil. Não esqueçamos que o Brasil era uma
    simples colônia lizitana, e que com a chegada, os habitantes
    do Rio de Janeiro, passaram a conviver com a Corte, e as-
    sim tiveram um aculturamento maior, ficaram mais asseados e
    aprenderam a utilizar modos e costumes, utilizando talheres
    e copos. Foram implantadas escolas, bibliotecas, teatro,a cida
    de do Rio de Janeiro foi urbanizada, abriram ruas e calça-
    mento, o comércio doméstico floresceu.

    ResponderExcluir
  9. 1° Os colonizadores procuravam riqueza como metais preciosos, ouro... As suas armas eram muito avançadas, houve várias guerras entre índios e brancos, muitos índios morreram sendo assim diminuindo a população indígena.
    2° Grande experiência, tinham instrumentos especializados, seu sistema de navegação era muito avançado.
    3° Vinheram em busca de metais preciosos e a produção de azeite.
    4° No litoral, pois era o lugar onde poderia estabelecer suas embarcações e poderia facilitar atividades comerciais
    5° Entravam no sertões brasileiros a procura de ouro e prata, eram usados pelos portugueses.
    6° os indígenas não se adaptaram ao trabalho escravo, conheciam o território: se escondiam, armavam armadilhas muitos morreram em viagens
    então os portugueses foram em busca de escravos africanos
    7°trouxe inúmeras mudanças para o Brasil, principalmente novas culturas tradições que são vivenciadas até hoje e muitas melhoras,como construções e fundações: escolas, bibliotecas, abriram ruas etc...

    ResponderExcluir
  10. Josilany 3º ano E.M. Seráfico12 de agosto de 2012 às 12:39

    1.Os índios foram menosprezados porque os portugueses viram que a cultura deles era simples, e porque eles já tinham em mente as riquezas do Brasil, alguns índios não aceitavam essa invasão e acabaram fazendo guerras e morrendo, pois suas armas não eram tão modernas quanto dos portugueses.
    2.Porque eles já tinham equipamentos avançados para iniciar as navegações como a bússola, o astrolábio, e já possuíam conhecimentos sobre o assunto.
    3.Vieram atrás de explorar todas as riquezas existentes e a expansão de território.
    4.Litoral, pois facilitava a navegação e o comércio.
    5.Eram os responsáveis pela captura dos índios,fugitivos,e buscavam pedras preciosas.
    6.Os índios não gostavam de trabalhar para os portugueses, porque eles só trabalhavam quando precisavam, então, fugiam e se escondiam já que eles já conheciam bem o território em que viviam.
    7.Trouxeram para nossa sociedade, novas tradições, melhoria na nossa cultura...

    ResponderExcluir
  11. 1- Devido ao etnocentrismo que habitava dentro da cabeça dos europeus colonizadores e o fato dos índios terem se recusado a ser escravizados pela metrópole, o que causou o massacre do povo indígena e menosprezo a sua rica cultura.

    2- Porque tinham uma localização geográfica favorável, uma próspera economia e a escola de Sagres.

    3- A procura de novas terras e locais com matérias-primas.

    4- Litoral brasileiro.

    5- Homens que faziam "entradas" no território brasileiro em busca de índios para serem escravizados e procura de metais preciosos.

    6- Depois do fracasso da escravização de índios que conheciam bem o território e se recusaram a trabalhar dessa forma exaustiva, os portugueses começaram a utilizar a mão-de-obra africada, técnica que já havia sido utilizada em algumas colônias. O principal grupo Africano que veio para cá foram os Bantos.

    7- Não muitas, sendo a principal delas um aumento na autonomia do país com a criação do Reino de Brasil e Algarves , mas as mudanças em infra-estrutura se limitaram as proximidades do Rio de Janeiro, capital da colônia e para onde a corte se instalou.

    Nome: Claudio Erlon
    Série: 3º EM
    Seráfico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Devido ao etnocentrismo dos europeus colonizadores que se achavam melhores que o povo nativo, menosprezando a sua rica cultura. e o fato dos índios terem se recusado a ser escravizados pela metrópole, o que causou o massacre do povo indígena.

      2- Porque tinham uma localização geográfica favorável,e a escola de Sagres que formava grandes navegadores.

      3- A procura de novas terras, locais com ouro e metais preciosos além de matérias-primas.

      4- Litoral.

      5- Homens que entravam no território brasileiro em busca de metais preciosos, especiarias e índios para serem escravizados.

      6- Apos o fracasso de tentarem escravizar os índios que se recusaram a trabalhar daquela forma, os portugueses começaram a utilizar a mão-de-obra africada,que eram trazidos do continente africano para a colônia em navios.

      7-Houve mudanças culturais como a criação de escolas a fundação do Museu Nacional, o Observatório Astronômico e a Biblioteca Real,houve também mudanças econômicas com a abertura dos portos e a permissão de montar indústrias,as mudanças em infra-estrutura se limitaram as proximidades do Rio de Janeiro, capital da colônia e para onde a corte se instalou.

      Excluir
  12. Anônimo12 de agosto de 2012 15:42
    1- Devido ao etnocentrismo dos europeus colonizadores que se achavam melhores que o povo nativo, menosprezando a sua rica cultura. e o fato dos índios terem se recusado a ser escravizados pela metrópole, o que causou o massacre do povo indígena.

    2- Porque tinham uma localização geográfica favorável,e a escola de Sagres que formava grandes navegadores.

    3- A procura de novas terras, locais com ouro e metais preciosos além de matérias-primas.

    4- Litoral.

    5- Homens que entravam no território brasileiro em busca de metais preciosos, especiarias e índios para serem escravizados.

    6- Apos o fracasso de tentarem escravizar os índios que se recusaram a trabalhar daquela forma, os portugueses começaram a utilizar a mão-de-obra africada,que eram trazidos do continente africano para a colônia em navios.

    7-Houve mudanças culturais como a criação de escolas a fundação do Museu Nacional, o Observatório Astronômico e a Biblioteca Real,houve também mudanças econômicas com a abertura dos portos e a permissão de montar indústrias,as mudanças em infra-estrutura se limitaram as proximidades do Rio de Janeiro, capital da colônia e para onde a corte se instalou.

    Nome: Denis Monteiro Alcantara
    Série: 3ºEM Seráfico

    ResponderExcluir
  13. 1-por causa do seu etnocentrismo onde eles se colocavam superiores aos índios,assim menosprezando sua cultura.E também eles recusavam trabalho escravo fazendo com que causa-se o massacre deles
    2-devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações.E quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.
    3- a procura de novas terras,matéria-prima e metais preciosos.
    4- litoral ,pois era o local adequado para as atividades comerciais e estabelecer suas embarcações
    5-os sertanistas do Brasil Colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola,indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.
    6- Depois do fracasso da escravização de índios que conheciam bem o território e se recusaram a trabalhar dessa forma CANSATIVA, os portugueses começaram a utilizar a mão-de-obra africada, técnica que já havia sido utilizada em algumas colônias. Um ex:os Bantos.
    7- Cultura a chegada da família real ao Brasil também causou um reboliço cultural e educacional. Nessa época, foram criadas escolas ,Política Com a instalação da corte no Brasil, o Rio de Janeiro tornou-se a sede do império português e Dom João teve de organizar toda a administração brasileira.Economia Depois da chegada da família real duas medidas de Dom João deram rápido impulso à economia brasileira: a abertura dos portos e a permissão de montar indústrias que haviam sido proibidas por Portugal anteriormente.

    Marcos Antonio 3ano E.M. (COL. SERAFICO)

    ResponderExcluir
  14. 1 – O fato de a cultura indígena ter sido menosprezada pelo colonizador foi causado em grande parte pela Igreja. Visto que o índio não era praticante de uma religião católica os europeus decidiram “educa-los” com sua cultura, o que os levou ao etnocentrismo. Quando o índio não adaptado à cultura dos brancos se revelou, passaram a ocorrer centenas de conflitos que ocasionaram a matança de milhões de índios.
    2 - As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo um centro de estudos: A Escola de Sagres.
    3 – Os europeus que sempre se focaram no comercio lançaram-se ao mar em buscas de novas especiarias que lhes rendessem bons lucros no comercio, assim, ocasionalmente se especializaram na extração de matéria prima e das riquezas minerais de outros territórios.
    4 - Fixavam-se ao longo do litoral.
    5 – Eram considerados bandeirantes os homens que eram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar contra indígenas rebeldes e escravos fugitivos.
    6 – Devido a grande falta de mão de obra decorrente das constantes mortes de índios em batalha contra os colonizadores, ou mesmo, causada pelo fato do índio não ter se adaptado ao trabalho escravo.
    7 - Com a vinda da família real para o Brasil, o Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Isso causou mudanças serias e repentinas tanto na cultura, pelas inúmeras inaugurações de escolas e teatros, como na econômica, pois o Brasil passará a ser, desde então, o centro econômico de Portugal.

    ResponderExcluir
  15. 1-O índio era retratado como um selvagem, um "quase-animal" que deveria ser domesticado ou derrotado, pois os nativos resistiram a idéia de ser escravizados, causando uma disputa entre índios e brancos.

    2-Devido a uma serie de condições encontrada neste pais, como o meio de transporte marítimo e comercial com qualidades superior a de outras nações, significativa quantidade de investimentos de capitais, estudos náuticos, dentre outros motivos.

    3-A busca por metais preciosos ouro e prata foi a prioridade dos europeus alem das especiarias como ervas, pimenta dentre outras.

    4-Se fixaram ao longo do Litoral

    5-Eram sertanistas do Brasil colonial que penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata.

    6-Com a inaptidão do nativo brasileiro ao trabalho agrícola e sua resistência ao escravismo colonial, foi preciso exportar uma Mao de obra que suprisse essa falta.A partir da produção de açúcar na primeira metade do século XVI, os negros começaram a ser trazidos a colônia através do tráfico negreiro.

    7-Sua vinda trousse muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. Interferiu também na educação com a criação de escolas, na cultura na fundação de museus dentre outros aspectos.
    NOME:Maria Viviane-3°E.M.

    ResponderExcluir
  16. 1-Sim,isso se dá pela matança de vários indígenas, isso se deu pela ganância dos portugueses por metais preciosos e tinham que exterminar o índios que estavam no seu

    caminho. Por isso a popuação indígena diminuiu drasticamente.

    2-Pois eles eram mais "evoluídos" do que os outros países pois eles já tinham uma tecnologia naval mais avançada por causa das guerras que ocorreram na região.

    3- Eles vieram em busca de riquezas, como ouro e metais preciosos.

    4- No litoral, pois foram nessas áreas que eles chegaram no brasil ,através de embarcações e caravelas.

    5- Os Bandeirantes eram portugueses que se adentravam pelo interior do Brasil em busca de riquezas e metais preciosos, asim como novas terras para colonizar, eles foram responsáveis pela interiorização de Portugal no Brasil.

    6- Pois os indígenas se revoltavam contra os portugueses (constatimente) e como os portugueses tinham mais poder de fogo muitos indígenas morriam, isso fazia com que a mão de obra inígena fosse escassa, por isso, foi necesária a mão-de-obra africana.

    7- Eles trouxeram novas culturas, tradições e etc., por isso, muitos costumes foram trazidos da família real para o Brasil.

    Nomes: João Batista de Freitas Filho
    Luciano Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. 1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    Resposta: Pois os portugueses matavam a população indígena,com isso a poluação indígena foi diminuindo.
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    RESPOSTA:devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações.
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    RESPOSTA:Prata, metais preciosos, etc.
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    RESPOSTA: Litoral
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    RESPOSTA:Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    RESPOSTA:Pois os africanos tinham o dom de fazer algo que os portugueses poderiam dá lucros ao POrtugues.
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    RESPOSTA:A cultura espanhola e portuguesa.

    ResponderExcluir
  18. Escola: Inst. Frei João Pedro de Sexto.
    Nome: Anthony Kairo Silva
    Prof: Isabel Aguiar. N°:2

    Perguntas

    1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?

    Respostas
    1° Os colonizadores, chegaram se fingindo de Deuses, e assim os índios receberam os com muita dedicação, depois de muito tempo os índios se tocaram que eles tava ali só para explorar suas terras,e assim os colonizadores foram destruindo os índios ( TORTURAS, MORTES E ETC...)
    2° Portugal teve a vantagem na colonização em principio de não estar em guerra, teve a posição geográfica favorável, a escola de sagres,revolução de Avis ,cultura herança(bússola/astrolábio,caminho para as índias e etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3° Eles vinheram em busca de terras principalmente, de tesouros, valiosos de mão de obra ( ou seja explorar) e de uma madeira não tanta conhecida por eles antigamente que era o pau-Brasil...
      4° Litoral suas navegações não havia uma maneira em que ela se encostasse no interior, por isso os luso-brasileiros se fixaram no litoral.
      5°Era os colonizadores que tinham uma função de explorar mas do que os outros, ele entrava nos interiores a busca de objetos preciosos.
      6° Através das embarcações a mão-de-obra africana chegou no Brasil. Eles foram utilizados para procurar ouro para os exploradores.
      7° A vinda da família real para o Brasil causou uma vida ruim para o índios que perderam suas principais riquezas e também suas terras.

      Excluir
  19. Nome:Henrique,Italo Nº:11,12
    Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Série:8º ano
    1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    R-Porque, com a chegada dos portugueses, eles começaram a explorar o "novo mundo" e tomar todos os bens dos nativos em busca de ouro e metais preciosos, até os Índios entrarem em confronto com os portugueses e serem escravizados´além de não conhecerem uma tecnologia mais avançada.
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    R-Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico.
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    R-
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?

    ResponderExcluir
  20. Claudio,Igor 8° ano14 de agosto de 2012 às 08:52

    Nome:Luiz Claudio de Oliveira Junior
    Francisco Igor de Souza Lopes
    Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    8° Ano

    1-Se deveu a procura dos colonizadores em riquezas que o tornassem ricos, como metais preciosos, especiarias, etc. Porque ouve guerras entre os índios e os brancos, assim muitos índios morreram, pois as armas dos brancos eram mais avançadas.
    2-Pois os Portugueses tinham mais instrumentos de navegações mais avançados daquela época e eles tinham instrumentos que eles mesmos criaram para ajudar na sua navegação.
    3-Os Europeus vieram buscar metais preciosos, como ouro, prata, também atrás de especiarias como pimenta do reino, noz-moscada, canela, cravo-da-índia, etc.
    4-Litoral, Pois era lugar que eles podiam parar suas embarcações, ou seja, onde eles podiam estacionar suas embarcações.
    5-Eram Pessoas que adentravam nos sertões Brasileiros, em busca de riquezas minerais, como a prata.
    6-Pois alguns indígenas não sobreviviam e se revoltavam assim o numero de índios baixou conforme o tempo e depois disso eles foram atrás da mão-de-obra africana, pois eles eram vendidos como mercadoria. Eles eram trazidos através de navios.
    7-Trouxeram principalmente novas culturas tradições que são vivenciadas até hoje e muitas melhoras para o Brasil, como construções e fundações.

    ResponderExcluir
  21. 1-Eles mataram,exploraram e os indios fusiram por causa disso reduzio o número.2-por quer eles não estavam em guerra e seus modos de navegão eram avançados comparado com os outros.3-vieram atras de esperciarias,metais preciosos,e terras.4-no litoral mais depois eles foram para o interior.5-eram os debravadores que procurava novas terras.6-eles foram usados pois eram mais resistentes ao sol foram usados na plantação de café.7-varias mais eram para melhor outras eram pra pior. Luis Gustavo Andrade Carvalho 8ano IFJPS

    ResponderExcluir
  22. 1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    Se deveu a procura dos colonizadores em riquezas para torna-los ricos,fizeram os povos que já habitavam (indígenas), trabalharem sem recompensa, ou seja, eram escravizados, e o fato dos índios terem se recusado a ser escravizados pela metrópole, foi o que causou o massacre do povo indígena
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    Porque eles possuiam avançadas tecnologias, o que os fazia mais avançado do que as outras navegações!
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    vieram em buscar de acumular metais preciosos, além de especiarias, artigos de luxo e fama.
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)? Litoral, porque eles vieram pelos mares, por navegações ,maritimas.
    5- Quem eram os Bandeirantes?
    Eram homens que desbravavam o mundo em busca de escravizar indígenas, destruir quilombos e em busca de riquezas com a prata.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    Porque o numero de escravos americanos caiu devido as constantes mortes, os negros eram trazidos as colonias através do trafico negreiro nas embarcações.
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    trouxeram culturas,religiões,costumes,tradições,ou seja, melhoras para o pais, mas também trouxeram varios danos.

    ResponderExcluir
  23. 1-Eles mataram,exploraram e os indios fusiram por causa disso reduzio o número.
    2-por quer eles não estavam em guerra e seus modos de navegão eram avançados comparado com os outros.
    3-vieram atras de esperciarias,metais preciosos,e terras.
    4-no litoral mais depois eles foram para o interior.
    5-eram os debravadores que procurava novas terras.
    6-eles foram usados pois eram mais resistentes ao sol foram usados na plantação de café.
    7-varias mais eram para melhor outras eram pra pior. Luis Gustavo Andrade Carvalho 8ano IFJPS

    ResponderExcluir
  24. Nome: Amanda Peixoto 01, Carlos Candido 06, Rebeca de Lima 22
    Escola: IFJPS

    1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    Resposta: Isso se deveu ao fato de que os colonizadores não tratarem os índios como "gente", mas como mercadorias ou animais. Os colonizadores mataram tanto culturalmente quanto fisicamente, não deixando "marcas" dos índios na história.

    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    Respostas: Pois tinham um avanço naval muito maior que outros países e, ao contrários de outros países, não estavam em guerra.

    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    Resposta: Especiarias, metais preciosos, ouro, prata entre outras mercadorias.

    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    Respostas: Litoral, pois era um ponto de atividades comerciais.

    5- Quem eram os Bandeirantes?
    Resposta: Eram índios, escravos, mestiços e alguns brancos que desbravaram o Brasil em busca de riquezas, como a prata, e pedaços de terra.

    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    Resposta: Pois os africanos eram acostumados com o duro trabalho, eram mais fortes e resistentes. Eles foram trazidos em caravelas, amontoados, onde a maioria não sobreviviam as más condições.

    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    Resposta: Foram construída escolas, museus, cortes. Também trouxeram novas culturas e uma nova política. O Rio de Janeiro tornou-se sede portuguesa. Também afetou muito a economia, pois o Brasil passou a ser o centro econômico de Portugal.

    ResponderExcluir
  25. 1- Isto ocorreu por varios motivos, o principal dele é o etnocentrismo dos colonizadores,
    que acabavam impondo sua cultura para os índios.
    Além disso, os europeus almejavam as riquezas que os índios possuíam, e acabaram
    escravizando os nativos que acabavam lutando contra eles, pois não aceitavam esta
    situação, mas sempre acabavam derrotados, pois possuiam poucas armas em comparação com os
    europeus.
    2-)Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série
    de condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações,
    principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal
    meio de transporte marítimo e comercial do período, eram desenvolvidas com qualidade
    superior à de outras nações. Portugal contou com uma quantidade significativa de
    investimentos de capital vindos da burguesia e também da nobreza, interessadas nos
    lucros que este negócio poderia gerar. Neste país também houve a preocupação com os
    estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos:
    A Escola de Sagres.
    3-)Os portugueses vieram buscar metais preciosos, além de utilizarem recursos naturais(pau-brasil,
    cana de açucar) para obterem lucro.
    4-) Litoral, pois poderiam estabelecer embarcações e a facilidade no comércio.
    5-) Os bandeirantes eram uma tropa, formada por paulistas, que penetraram nos sertões brasileiros
    em busca de riquezas.
    6-) Com a revolta dos índios, e sem mão-de-obra, os colonizadores começaram a buscar escravos na África.
    Eles eram trazidosem navios negreiros, onde a situação era precária.
    7-) Houve algumas mudanças de cultura, como escolas, museis, além de melhor infraestrutura para a colonia.

    Amanda Spiller 3° EM

    ResponderExcluir
  26. Emilly,Wictória,Kamila,Leonardo 8°ano16 de agosto de 2012 às 15:48

    1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    R- deveu-se ao fato de que os colonizadores não tratavam bem os indígenas, os tratavam como,por exemplo,mercadoria. Essa população foi justamente diminuindo por eles não o tratarem bem, e os matarem.
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    R- Porque eles tinham vários tipo de tecnologia, e isso facilitava muito as navegações.
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    R-Metais preciosos, ouro, especiarias, prata ,dentre outros.
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    R- primeiramente no litoral, pois era um ponte de comercio, mas depois passaram para o interior.
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    R- foram homens valentes, que no inicio da colonização foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com os índios e os escravos.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    R- Pois já eram bem acostumados com o trabalho duro, e já era bem resistente, e havia ficado baixo o numero de indígenas, então adotaram essa mão-de-obra. Eles foram trazidos em caravelas, uns nem conseguiram aguentar,de más condições, pois eram vários africanos , amontoados.
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    R- Eles trouxeram coisas novas, como as escolas, uma nova politica e cultura, trouxeram museus , dentre outros.
    -------------------------------------------------------------------
    Alunos: Emilly n°:08,
    Wictória n°:24,
    Kamila n°:15,
    Leonardo n°:16.

    Escola: IFJPS, 8° ano.

    ResponderExcluir
  27. Aluno(a):Catarina Maria da Silva Lima
    Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nº:7º

    1- A cultura indígena foi menosprezada pelo colonizador. A que isso se deveu? Por que com o passar dos tempos a população indígena foi diminuindo?
    R:porque os portugueses tratavam os índios como mercadoria,foi devido as lutas que ocorreram entre os índios e os portugueses.
    2- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
    R:Porque eles tinham um sistema de navegação mais avançado que os outros países.
    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    R:Metais,ouros,prata,pedras preciosas,recursos naturais entre outros
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?
    R:Litoral
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    R:os sertanistas que,penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    R:Por causa do baixo numero de indígenas os colonizadores foram buscar os escravos africanos
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    R:Foi construído,escolas, museus,nova cultura e politica,costumes,tradições e etc.

    ResponderExcluir
  28. Nome:Italo Nº:12
    Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Série:8º ano

    3- O que os europeus vieram buscar no "Novo Mundo"?
    R-Eles vinheran buscar metasis prasiosos e recursos naturais.
    4- No início, os luso-brasileiros se fixaram em que região ( interior ou litoral)?No litoral.
    5- Quem eram os Bandeirantes.
    R-Os bandeirantes foram os exploradores que, em nome da Coroa, adentravam os sertões em busca de riquezas e escravos, na época do Brasil colônia.
    6- Por que a mão-de-obra africana foi utilizada no Brasil? De que forma isso aconteceu?
    R-Por dois mutivos porque avia polcos indijenas e nao eram acustumados a trabalhar forsado por isso os colonos foram atrais dos africanos pois eram mais fortes e ja estavam acostumado a trbalhar pesado.
    7- Quais as mudanças que a vinda da família real trouxe para o Brasil?
    R-Eles contruiram escolas, cidades, novas culturas,novas leis, costumis e etc.

    ResponderExcluir
  29. 1 - Por conta do etnocentrismo os colonizadores se acham superiores. E o fato do índio, ou melhor, do nativo não ter se adaptado a cultura que era totalmente diferente ocorreram vários conflitos onde foram mortos vários nativos, pois suas “armas” não tinham tanta tecnologia quanto à dos europeus.
    2 - Devido às condições do país como a localização geográfica favorável e a escola de Sagres.
    3 - A busca de metais preciosos.
    4 – No litoral, pois eles chegaram aqui através de caravelas.
    5 – Eram pessoas usadas pelos portugueses para irem busca de ouro e prata nos sertões brasileiros.
    6 – Os nativos não se adaptavam ao trabalho escravo e fugiam, pois conheciam o território.
    7 – Trouxeram muitas mudanças ao Brasil, novas tradições, uma cultura diferente, mudanças na infra-estrutura.

    ResponderExcluir