quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Império BIZANTINO







RESPONDA:


1-      Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, as quais muito se deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV.

                 a) Quais foram essas civilizações?

                 b) Indique suas principais características

2-      Quais as origens do Cisma do Oriente?
3-      Caracterize o governo do Império Bizantino.
4-      Segundo a crença dos cristãos de Bizâncio, os ícones (imagens pintadas ou esculpidas de Cristo, da Virgem e dos Santos) constituíam a “revelação da eternidade no tempo, a comprovação da própria encarnação, a lembrança de que Deus tinha se revelado ao homem e por isso era possível representá-lo de forma visível” (Franco Jr., H. e Andrade F., R. O. O império bizantino. São Paulo: Brasiliense, 1994, p.27).
Apesar da extrema difusão da adoração dos ícones no Império Bizantino, o imperador Leão III, em 726, condenou tal prática por idolatria, desencadeando assim a chamada “crise iconoclasta”. Quais  os fatores que motivaram a ação de Leão III? Comente.

2 comentários:

  1. Olá! No momento estou apenas te seguindo, mas prometo voltar e comentar em breve suas postagens!Agradeceria se seguisse o meu blog, assim criamos um vínculo que facilite a divulgação de ambos os blogs! passa lá?
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Professora, gostei muito de sua idéia, e penso como você, tambem tenho um Blog e gostaria muito de linkar com o seu, você aceita? Um grande abraço.

    http://www.oficinadohistoriador.blogspot.com/

    ResponderExcluir