quinta-feira, 31 de março de 2011

Ciclo do ouro no Brasil - 8º ano








No final do século XVII, as exportações de açúcar brasileiro (produzido nos engenhos do nordeste) começaram a diminuir. Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade, o mercado consumidor europeu passou a dar preferência para o açúcar holandês.

Crise do açúcar e a descoberta das minas de ouro Esta crise no mercado de açúcar brasileiro, colocou Portugal numa situação de buscar novas fontes de renda, pois, como sabemos, os portugueses lucravam muito com taxas e impostos cobrados no Brasil. Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.

A descoberta de ouro no Brasil provocou uma verdadeira “corrida do ouro”, durante todo século XVIII (auge do ciclo do ouro). Brasileiros de todas as partes, e até mesmo portugueses, passaram a migrar para as regiões auríferas, buscando o enriquecimento rápido. Doce ilusão, pois a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra (escravos africanos), equipamentos e compra de terrenos. Somente os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes conseguiram investir neste lucrativo mercado.

Cobrança de impostos

 A coroa portuguesa lucrava com a cobrança de taxas e impostos. Quem encontrava ouro na colônia deveria pagar o quinto. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição (órgão do governo português), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal. Este era o procedimento legal e exigido pela coroa portuguesa, porém, muitos sonegavam mesmo correndo riscos de prisão ou outras punições mais sérias como, por exemplo, o degredo.

Além do quinto, Portugal cobrava de cada região aurífera uma certa quantidade de ouro (aproximadamente 1000 kg anuais). Quando esta taxa não era paga, havia a execução da derrama. Neste caso, soldados entravam nas residências e retiravam os bens dos moradores até completar o valor devido. Esta cobrança gerou muito revolta entre a população.

Mudança da capital

Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo pólo de desenvolvimento econômico.

Desenvolvimento das cidades

Nas regiões auríferas, várias cidades cresceram e muitas surgiram neste período. A vida nas cidades dinamizou-se, fazendo surgir novas profissões e aumentando as atividades comerciais, sociais e de trabalho. Teatros, escolas, igrejas e órgãos públicos foram criados nestas cidades. Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Tiradentes e São João Del Rei foram algumas das cidades que mais se desenvolveram nesta época.

Revoltas

As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população. Várias revoltas ocorreram neste período. Podemos citar a Revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das Casas de Fundição. 


A própria Inconfidência Mineira (1789) surgiu da insatisfação com as atitudes da metrópole. Liderados por Tiradentes, os inconfidentes planejavam tornar o Brasil independente de Portugal, livrando o país do controle metropolitano. Apesar de ter sido sufocada, a Inconfidência Mineira tornou-se o símbolo da resistência brasileira.


Diamantes do Brasil


As primeiras notícias da existência de diamantes chegaram-nos de Minas Gerais em 1729; no entanto, na Europa, já se sabia que o Brasil fornecia essas pedras preciosas. Imediatamente foi nomeado um superintendente para o distrito diamantino e foi estabelecido o tributo do quinto para cada pessoa que explorasse diamantes. Para além de Minas Gerais, também foram encontrados diamantes na Baía em 1732, mas não se chegaram a explorar porque se receava a concorrência com as outras minas. A abertura da Baía à exploração de diamantes só se verificou em 1822. Também na região de Mato Grosso se descobriram jazidas de diamantes. O ouro e os diamantes eram as riquezas que estas regiões tinham para oferecer, contribuindo para inaugurar uma época de expansão cujo declínio havia já iniciado na época pombalina. As minas de diamantes foram exploradas por contrato mediante um pagamento anual de um quinto sobre o minério. Apesar desta imposição, não era possível controlar quer a quantidade de diamantes extraídos quer a que entrava nos circuitos de contrabando. Empregava-se nestes trabalhos mão de obra escrava.

Os diamantes eram transacionados com sucesso tanto nos circuitos de comércio interno como externo. No entanto, os contratadores não cumpriam as ordens emanadas pela Coroa, provocando uma diminuição da quantidade de rendas provenientes na comercialização. Para minorar este estado de coisas e a subsequente crise na Fazenda, foi criada em Lisboa a Inspeção-Geral dos Diamantes sob a alçada do Erário Régio (1771), ficando a Coroa responsável pela extração e comercialização dos diamantes. Criou-se o Distrito Diamantino gerido por administradores portugueses, com direito de emissão de títulos - "bilhetes de extração" - que serviam de moeda de crédito e eram aceites para o pagamento dos quintos. Apesar disso não se verificaram melhorias, porque o volume do comércio não aumentou em relação à fase anterior.

História do Brasil - O tropeiro e os caminhos da colônia


Responda:
1- O que gerou a crise do açúcar?
2- Qual a solução encontrada para substituir o açúcar na economia brasileira?
3- O que era o quinto?
4- Comente sobre a mudança da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.

5- Por que aconteceram revoltas no período da mineração? Cite algumas mais importantes.

18 comentários:

  1. Francisco Igor 7ºano nº105 de abril de 2011 12:37

    1-Pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central.
    2-Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
    3-Era um imposto que era cobrado nas Casas de Fundição (órgão do governo português), que derretia o ouro, transformava-o em barras (com o selo da coroa portuguesa) e retirava 20% (um quinto) para ser enviado para Portugal.
    4-Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise.
    5- As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa provocaram reações na população.
    5-Revolta de Felipe de Santos, que era contrário ao funcionamento das Casas de Fundição. A própria Inconfidência Mineira (1789) surgiu da insatisfação com as atitudes da metrópole. Liderados por Tiradentes, os inconfidentes planejavam tornar o Brasil independente de Portugal, livrando o país do controle metropolitano.

    ResponderExcluir
  2. gabrielly cavalcante8 ano e leonardo bruno cavalcante8 ano CEG tarde7 de abril de 2011 01:43

    1-isto ocorreu pq a holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da America central.com o preço barato e de boa qualidade,os consumitores europeus passou a dar preferencia para açucar holandes. 2-os bandeirantes no final do seculo XVII,começaram a encontrar minas de ouro em minas gerais,goias e mato grosso. 3-o quinto era um imposto que era feito cobrado nas Casas de Fundiçao (e o orgao do governo português),retirava 20%(q era um quinto. 4-com a exploraçao do ouro a regiao sudeste desenvolveu-se enquando o nordeste teve crise. 5-as cobranças eram excessivas quando o assunto e impostos,as puniçoes e fiscalizaçao da coroa portuguesa provocou reaçoes na populaçao

    ResponderExcluir
  3. Respostas:1

    1- A expulsão dos holandeses do Brasil, que financiavam a montagem de engenhos de açúcar, mas que foram expulsados pelos colonos e então começaram a produzir Açúcar nas Antilhas, que era mais barato e de melhor qualidade e que superou o açúcar produzido no Brasil, e gerou a crise do açúcar.
    2- A mineração que tornou-se a nova forma de economia em Portugal. Os Bandeirantes foram enviados para o interior do Brasil para procurar ouro e acabaram encontrado esse metal precioso na Atual região do Centro-Oeste (Mato Grosso, Minas Gerais). A partir daí o ouro do Brasil despertou a atenção de todos em Portugal, no Brasil e até mesmo em outros países.
    3- O quinto era um imposto cobrado pela coroa portuguesa, em que(como já diz o nome), 1/5 ou 20% do ouro ,encontrado na região mineradora,era levado para as casas de fundição para serem transformados em barras de ouro e receberem o selo real para assim poderem ser levados para Portugal.
    4- A mudança da Capital do Brasil ocorreu pois, a região Sudeste começou a desenvolver-se bastante, o contrário da situação vivida pela região do Nordeste que enfrentava crises e onde se localizava a atual Capital, que era Salvador.
    Então foi decretada a mudança da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro, onde a economia crescia.
    5- As revoltas ocorriam por vários motivos, tanto devido a questão da exploração do cobiçado ouro, quanto pelas cobranças dos impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa que provocavam constantemente reações na população . Houve a Guerra dos Emboabas, entre colonos, paulistas, e forasteiros chamados de Emboabas, por que usavam botas grandes que lembravam a ave de mesmo nome com pernas emplumadas, que ocorreu devido a questão de quem deveria explorar o ouro. E também a Revolta de Felipe dos Santos, liderado pelo próprio Felipe dos Santos e que era uma revolta contra a implantação das Casas de Fundição. Ainda houve a Inconfidência Mineira que visava a independência do Brasil da Metrópole Portuguesa, e que era liderada por Tiradentes.

    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    Nome: José Guilherme Costa Gonçalves
    Série: 8º Ano
    Nº: 15

    ResponderExcluir
  4. 1- Porque os Holandeses se estabeleceram em Ilhas nas Antilhas (Ilhas da América Central), que produziam o açúcar, assim gerando a crise do açúcar. E se fortalecendo com europeus que preferiram esse açúcar, por ser de boa qualidade e mais barato.

    2- A solução foi os bandeirantes, que começaram a procurar minas de ouro, com isso começou a corrida do ouro, durante todo século XVIII, assim surgindo o ciclo do ouro.

    3- Era o imposto cobrado pela Coroa Portuguesa, que representava 20% do ouro extraído na colônia e esse ouro deveria ser levado para as Casas de Fundição onde era transformado em barras, recebendo um símbolo da Coroa.

    4- A mudança da capital do Brasil ocorreu pois, a região Sudeste se desenvolveu muito em relação ao ouro e a região Nordeste entro em crise, assim a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.

    5- Porque avia altas cobranças de impostos, além das punições e da fiscalização da coroa portuguesa. A Revolta de Felipe dos Santos ou Revolta de Vila Rica, que era contra as casas de fundição e a Inconfidência Mineira, que surgiu com a insatisfação com as atitudes da metrópole.

    José Victor Abreu Penha
    N°: 16
    Série: 8° ano
    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  5. 1-pois os holandeses se instalaram em Ilhas nas Antilhas que produziam um açucar melhor e mais barato que o produzido no Brasil.

    2-a solução encontrada foi os bandeirantes que foram mandados ao interior do Brasil para encontrar ouro e o encontraram na região de Minas Gerais.

    3-era um dos inumeros impostos cobrados pela Coroa Potuguesa.representava 20% de todo ouro conseguido pelos mineradores.

    4-deu-se devido ao desenvolvimento da região sudeste e,devido a volorização da região sudeste a região nordeste entrou em crise e,a partir daí a capital do Brasil foi mudada de Salvador para Rio de Janeiro.

    5-o povo se revoltou devido aos inumeros impostos cobrados pela Coroa Portuguesa aos mineradores.uma das revoltas mais importantes foi a Guerra dos Emboabas.

    Ana Carolina V. Mesquita n:2
    instituto frei joao pedro de sexto
    8 ano

    ResponderExcluir
  6. Andressa Araújo , nº 03.7 de abril de 2011 16:53

    1-Pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade.
    2- A solução foi os bandeirantes que começaram uma atividade de encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
    3-Representava 20% sobre o ouro extraído na colônia.
    4-Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo pólo de desenvolvimento econômico.
    5-As revoltas ocorreram por conta de cobranças excessivas de impostos, punições e a fiscalização da coroa portuguesa.Podemos citar a Revolta de Felipe dos Santos e a Inconfidência Mineira.
    - Instituto Frei João Pedro De Sexto.8º ano.

    ResponderExcluir
  7. 1-os holandeses foram expulsos da região Nordeste principal polo de fabricação do açúcar brasileiro indo investir nas Antilhas assim diminuindo a qualidade do açúcar brasileiro.
    2-A Coroa portuguesa para suprir o prejuízo causado pela crise do açúcar investiu nas expedições dos bandeirantes para a região centro-oeste do país a procura de ouro e pedras preciosas.
    3-Era a taxa cobrada pela Coroa portuguesa sobre a exploração de ouro no Brasil o qual custava 20% de todo ouro encontrado.
    4-Por conta da crise açucareira e a expansão das expedições bandeirantes a capital foi transferida da cidade nordestina de São Salvador para a cidade do Rio de Janeiro que seria uma das bases para as expedições.
    5-Ocorreram as guerras e conflitos por conta da oposição de ídeias entre os colonos e a Coroa portuguesa principalmente por conta dos altos impostos cobrados sobre a exploração de metais e pedras preciosas.


    Lara Fernanda Cavalcante Nery
    N°:17
    Série: 8° ano
    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  8. Breno Almeida , nº06.7 de abril de 2011 17:16

    1- Isto ocorreu, pois a Holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da América Central. Com preços mais baixos e boa qualidade.
    2-Foi neste contexto que os bandeirantes, no final do século XVII, começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Portugal viu nesta atividade uma nova fonte de renda.
    3-Representava 20% sobre o ouro extraído na colônia.
    4-Com a exploração do ouro, a região Sudeste desenvolveu-se muito, enquanto o Nordeste começou a entrar em crise. Neste contexto, a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro. Desta forma, pretendia deixar a capital próxima ao novo pólo de desenvolvimento econômico.
    5-As cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa.Revolta de Felipe de Santos;Inconfidência Mineira.
    Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  9. 1-porque o açucar alem de ser mais barato era melhor do que o do Brasil.
    2-começaram a produzir minas de ouros.
    3-era 20% do ouro encontrado deveria ser entrege para a coroa portuguesa.
    4-pois a regiao sudesta se densenvolveu muito e a sua valorizaçao.
    5-por contas de muitos impostos.a principal revolta foi a de Felipe dos Santos

    ana carolina rodrigues n°01
    instituto frei joão pedro de sexto

    ResponderExcluir
  10. 1-A crise acucareira foi basicamente producao de acucar mais barato e com boa qualidade que se iniciou a partir da vinda dos holadeses.Assim foi gerada a crise acucareira pois o acucar vendido antes era mais caro e com pouca qualidade e o acucar atual era mais barato e com mais qualidade entao ouvi um tipo de desputa em relacao a venda do produto.
    2-A solucao encontrada para a substituicao do acucar na economia,foram os bandeirantes mandados para as minas a procura de ouros e metais preciosos.
    3-O Quinto era um imposto cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição.
    4-A mudanca da capital de exploracao,foi principalmente o alto desenvolvimento do Rio de Janeiro.
    5-Foi a revolta dos mineradores que estavam cansados dos altos impostos cobrados pela coroa portuguesa.
    •Guerra dos emboabas e etc...

    Instituto Frei Joao Pedro de Sexto.
    8*ano
    n*28
    Rosely Souza Felix.

    ResponderExcluir
  11. 1- Pois a holanda havia começado a produzir este produto nas ilhas da America e, o açucar e
    estava com preços baixos e de boa qualidade.

    2- A soluçao foi os bandeirantes, no final do seculo dezessete começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso.

    3- O quinto o que representava 20% sobre o ouro extraìdo na colonia.Esse ouro deveria ser levado para as casas de fundiçao, transformando em barras, recebendo um simbolo da coroa.

    4- A mudança da capital ocorreu porque com a exploraçao do ouro a região sudeste desenvolveu-se muito, enquanto a região
    nordeste começou a entrar em crise.aì a coroa portuguesa resolveu mudar a capital da colonia de Salvador para o Rio de Janeiro.

    5- Por causa das cobranças ecessivas de impostos,as puniçoes e a fiscalizaçao da coroa portuguesa que provocaram reaçoes na populaçao .Varias revoltas ocorreram neste periodo, podemos citar : A revolta de filipe de santos, que era contrario ao funcionamento das casas de fundiçao.

    Instituto Frei Joao Pedro De Sexto.
    8 ano.
    n:05.
    Antonio Everson Da Silva.

    ResponderExcluir
  12. Com a expulsão dos holandeses do Brasil, que financiavam a montagem de engenhos de açúcar,
    mas que foram expulsos pelos colonos e então começaram a produzir Açúcar nas ilhas , porque era mais barato e de melhor qualidade e que superou o açúcar produzido no Brasil,que gerou a crise do açúcar.
    que tambem substituirao para as barras de ouros que eles tinham naquela epoca memos sendo enganados pelos seus trabalhadores
    solucao encontrada para a substituicao do acucar na economia,foram os bandeirantes mandados para as minas a procura de ouros e metais preciosos.Por causa das cobranças ecessivas de impostos,as puniçoes e a fiscalizaçao da coroa portuguesa que provocaram reaçoes na populaçao


    Debora do 8 ano Instituto frei joao pedro de sexto

    ResponderExcluir
  13. 1ºA expulsão dos holandeses do Brasil, que financiavam a montagem de engenhos de açúcar, mas que foram expulsados pelos colonos e então começaram a produzir Açúcar nas Antilhas, que era mais barato e de melhor qualidade e que superou o açúcar produzido no Brasil, e gerou a crise do açúcar.
    2ºA soluçao foi os bandeirantes, no final do seculo dezessete começaram a encontrar minas de ouro em Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso.
    3ºO Quinto era um imposto cobrado pela Coroa portuguesa sobre o ouro encontrado em suas colônias. Correspondia a 20% do metal extraído e era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição.
    4ºA mudanca da capital de exploracao,foi principalmente o alto desenvolvimento do Rio de Janeiro.
    5ºAs cobranças excessivas de impostos, as punições e a fiscalização da coroa portuguesa.Revolta de Felipe de Santos;Inconfidência Mineira.
    Vitória maria/Inst.Fr.João Pedro De Sexto/nº 30

    ResponderExcluir
  14. 01-ISTO COMECOL PORQUE OS HOLANDESES HEVIA COMECADO A PRODUZIR ESTA PRODUTO E O PREÇO DO AÇUCAR ESTA BAIXO E DE BOA QUALIDADE.

    02-OS BANDEIRANTE,NO FINAL DO SECULO DEZESSETE COMEÇARAM A ENCONTRAR MINAS.

    03-ESTE OURO DEVERIA SER LEVADO PARA CASAS DE FUNDIÇAO,EM BARRAS.

    04-A MUDANÇA DA CAPITAL OCORREU PORQUE COM A EXPLORAÇAO DO OURO A REGIAO SULDESTE DESENVOUVEL SE MUITO E REGIAO NORDESTE ESTAVA EM CRISE.

    05-FOIU A REVOLTA DOS MINERADORES QUE ESTAVAM CANÇADOS DOS IMPOSTOS COBRADOS PELA COROA PORTUGUESA.

    BEATRIZ DO 8 ANO COLEGIO ERNESTO GURGEL.

    ResponderExcluir
  15. Maria Thays(8ano,CEG,tarde)11 de abril de 2011 20:03

    01-A crise do açucar aconteceu quando a holanda começou a produzir açúcar de preço baixo e ótima qualidade.

    02-Nisso os bandeirantes começaram a achar ouro no interior do país nas minas e começaram a extai-lo.

    03-O quinto foi um imposto criado pela Intendencia ou seja elae retiravam 20%de todo ouro extraído e elaes quintavam e selado com o símbolo da coroa portuguesa

    04-A mudança da capital para o Rio de Jneiro foi porque este era o único porto pelo qual o governo permitia que ouro embarcasse.

    05-AS revoltas aconteceram porque as pessoas ficavam indignadas com os altos preços dos impostos e baixa qualidade dos alimentos e tambem a retirada de todo ouro.Uma das revoltas mais marcantes foi a revolta de .

    ResponderExcluir
  16. Marilia,Lucas e Amanda Alice 8 ano Tarde (CEG)11 de abril de 2011 20:16

    01-Isto ocorreu porque a holanda havia começado a
    produzir açucar na america central.
    02-Os bandeirantes no final do seculo XVII, começaram a encontrar as minas de ouro em Minas Gerais,Goias e Matom Grosso.
    03-O quinto era um imposto que era feito e cobrado nas Casas de Fundição, do ouro eles retiravam 20%.
    04-Com a exploração do ouro aregião sudeste desenvolve-se enguanto o nordeste teve uma crise.
    05-Ascobrancas eram excessiva quando o assunto era impostos era as funiçoese a fisicalização do couro os portugueses provocava reaçoes na populização.

    ResponderExcluir
  17. 01-A crise do açucar aconteceu quando a holanda começou a produzir açúcar de preço baixo e ótima qualidade.

    02-Os bandeirantes no final do seculo XVII, começaram a encontrar as minas de ouro em Minas Gerais,Goias e Matom Grosso.

    03-O quinto foi um imposto criado pela Intendencia ou seja elae retiravam 20%de todo ouro extraído e elaes quintavam e selado com o símbolo da coroa portuguesa02-Os bandeirantes no final do seculo XVII, começaram a encontrar as minas de ouro em Minas Gerais,Goias e Matom Grosso.

    04-A mudança da capital para o Rio de Jneiro foi porque este era o único porto pelo qual o governo permitia que ouro embarcasse.

    05-Ascobrancas eram excessiva quando o assunto era impostos era as funiçoese a fisicalização do couro os portugueses provocava reaçoes na populização.
    franisco italo 8 ano tarde(CEG)

    ResponderExcluir
  18. Respostas:
    1) A crise do açúcar ocorreu pelo fato da Holanda ter começado a produzir este produto com um menor preço e com uma melhor qualidade ( na América Central).
    2) Enviando BANDEIRANTES com o objetivo de explorar minas e metais preciosos foi uma solução encontrada pela Coroa Portuguesa.
    3) O quinto foi uma maneira na qual a Coroa Portuguesa recebia fins lucrativos. O quinto ocorria quando um habitante encontrava ouro, devia dar 20% do ouro encontrado para a Coroa Portuguesa mais muitos sonegavam esses impostos cobrados e só podia explorar minas pessoas com muitos escravos que teriam condições de investir na procura de metais preciosos.
    4) Inicialmente a capital localizava-se em Salvador mais a Coroa Portuguesa a mudou para o Rio de Janeiro pelo fato de estar tento mais fins lucrativos podendo assim ter uma capital perto de um novo ''centro de desenvolvimento''.
    5) Aconteceram muitas revoltas nesse período uma vez que os impostos eram excessivos (muitas vezes eram até sonegados) um exemplo dessas revoltas e como a de Felipe dos Santos que era contra a Coroa Portuguesa contra as casas de fundição.


    BANDEIRANTES: ''Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos'' FONTE EXPLICAÇÃO BANDEIRANTES: http://www.suapesquisa.com/historia/bandeirantes/

    Nome: Vitória Oliveira
    Série: 8 º ano
    ESCOLA: Colégio João XXIII

    ResponderExcluir