quarta-feira, 6 de abril de 2011

REVOLUÇÃO RUSSA - 1917






Acontecimentos ocorridos na Rússia imperial, que culminaram com a proclamação em 1917 de um Estado soviético, denominado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

A expressão Revolução Russa é relativa às duas revoluções vitoriosas de 1917: a primeira, denominada Revolução de Fevereiro (março, pelo calendário juliano, então usado na Rússia), levou à queda da autocrática monarquia imperial. A segunda, denominada Revolução Bolchevique ou Revolução de Outubro, foi organizada pelo partido bolchevique contra o governo provisório instalado na primeira fase. 

Antecedentes
No domingo, 22 de janeiro de 1905, fato considerado um dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, cerca de 200 mil cidadãos, sobretudo trabalhadores, estavam reunidos em frente ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para manifestar pacificamente a necessidade de melhoria da sua situação política e econômica. O tio do czar Nicolau II permitiu que as tropas czaristas atirassem na multidão. Centenas de manifestantes foram mortos e feridos. O massacre dos manifestantes provocou greves e manifestações por todo o país, o que por sua vez, conduziu à Primeira Revolução Russa. 

As reformas empreendidas, pelo czar Alexandre II, criaram uma corrente a favor de uma mudança constitucional. Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), que em seu segundo Congresso (1903) já contava com duas facções divergentes: os mencheviques e bolcheviques

A Revolução de Março
Nicolau II, o último czar da Rússia, não se destacou como governante, porém acreditava firmemente que seu dever era preservar a monarquia absoluta. Finalmente, viu-se obrigado a abdicar diante da grande reivindicação popular por reformas democráticas. Nicolau e sua família foram executados pelos bolcheviques em 1918. 


Em março de 1917, foi realizada em Petrogrado (atual São Petersburgo) uma manifestação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, que acabaria transformada em protesto contra a escassez de alimentos. As tropas amotinadas uniram-se à manifestação. A incapacidade do governo em restabelecer a ordem, levou o poder às mãos de um Governo Provisório, formado pelos membros mais destacados da Duma estatal. A falta de apoio ao czar Nicolau II obrigou-o à abdicação. 

O Governo Provisório e o Soviete de Petrogrado 

O Governo Provisório iniciou de imediato diversas reformas liberalizantes, inclusive a abolição da corporação policial e sua substituição por uma milícia popular. Mas os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lenin, formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo o que a historiografia, posteriormente, registraria como ‘duplo poder’: o Governo Provisório e os Sovietes. 

Lenin foi o primeiro dirigente da URRS. Liderou os bolcheviques quando estes tomaram o poder do governo provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917 (esta sublevação ocorreu em 6 e 7 de novembro, segundo o calendário adotado em 1918; em conformidade com o calendário juliano, adotado na Rússia naquela época, a revolução eclodiu em outubro). Lenin acreditava que a revolução provocaria rebeliões socialistas em outros países do Ocidente. 

Ao expor as chamadas Teses de abril, Lenin declarou que os bolcheviques não apoiariam o Governo Provisório, e pediu a união dos soldados numa frente que viesse pôr fim à guerra imperialista (I Guerra Mundial) e iniciasse a revolução proletária, em escala internacional, idéia que seria fortalecida com a propaganda de Leon Trotski. Enquanto isso, Alexandr Kerenski buscava fortalecer a moral das tropas.

No Congresso de Sovietes de toda a Rússia, realizado em 16 de junho, foi criado um órgão central para a organização dos Sovietes: o Comitê Executivo Central dos Sovietes que organizou, em Petrogrado, uma enorme manifestação, como demonstração de força. 

O aumento do poder dos Bolcheviques 

Avisado que seria acusado pelo Governo de ser um agente a serviço da Alemanha, Lenin fugiu para a Finlândia. Em Petrogrado, os bolcheviques enfrentavam uma imprensa hostil e a opinião pública, que os acusava de traição ao exército e de organização de um golpe de Estado. A 20 de julho, o general Lavr Kornilov tentou implantar uma ditadura militar, através de um fracassado golpe de Estado. 

Da Finlândia, Lenin começou a preparar uma rebelião armada. Havia chegado o momento em que o Soviete enfrentaria o poder. Foi Trotski, então presidente do Soviete de Petrogrado, quem encontrou a solução: depois de formar um Comitê Militar Revolucionário, convenceu Lenin de que a rebelião deveria coincidir com o II Congresso dos Sovietes, convocado para 7 de novembro, ocasião em que seria declarado que o poder estava sob o domínio dos Sovietes. 

Na noite de 6 de novembro a Guarda Vermelha ocupou as principais praças da capital, invadiu o Palácio de Inverno, prendendo os ministros do Governo Provisório, mas Kerenski conseguiu escapar. No dia seguinte, Teotski anunciou, conforme o previsto, a transferência do poder aos Sovietes. 

O novo governo 

O poder supremo, na nova estrutura governamental, ficou reservado ao Congresso dos Sovietes de toda a Rússia. O cumprimento das decisões aprovadas no Congresso ficou a cargo do Soviete dos Comissários do Povo, primeiro Governo Operário e Camponês, que teria caráter temporário, até a convocação de uma Assembléia Constituinte. Lenin foi eleito presidente do Soviete, onde Trotski era comissário do povo e ministro das Relações Exteriores e, Stalin, das Nacionalidades.
Josef Stalin foi o dirigente máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) de 1929 a 1953. Governou por meio do terror, embora também tenha convertido a URSS em uma das principais potências mundiais. 

A 15 de novembro, o Soviete ou Conselho dos Comissários do Povo estabeleceu o direito de autodeterminação dos povos da Rússia. Os bancos foram nacionalizados e o controle da produção entregue aos trabalhadores. A Assembléia Constituinte foi dissolvida pelo novo governo por representar a fase burguesa da revolução, já que fora convocada pelo Governo Provisório. Em seu lugar foi reunido o III Congresso de Sovietes de toda a Rússia. O Congresso aprovou a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado como introdução à Constituição, pela qual era criada a República Soviética Federativa Socialista da Rússia (RSFSR). 
A guerra civil 
O novo governo pôs fim à participação da Rússia na I Guerra Mundial, através do acordo de Paz de Brest-Litovsk assinado em 3 de março de 1918. O acordo provocou novas rebeliões internas que terminariam em 1920, quando o Exército Vermelho derrotou o desorganizado e impopular Exército Branco antibolchevique. 

Lenin e o Partido Comunista Russo (nome dado, em 1918, à formação política integrada pelos bolcheviques do antigo POSDR) assumiram o controle do país. A 30 de dezembro de 1922, foi oficialmente constituída a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A ela se uniriam os territórios étnicos do antigo Império russo.

Responda:
1- Como estava a situação da Rússia antes da Revolução de 1917?
2- Quem eram os Mencheviques? E os Bolcheviques?
3- Quais as causas da Revolta Social de 1905? Qual o resultado dessa revolta?
4- Quais as fases da Revolução Russa? Comente sobre cada uma.
5- Comente sobre a ditadura de Stalin.
6- O que foi a NEP?
7- Como se formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS)?

14 comentários:

  1. 1-Era um país com maioria da população camponesa, cerca de 80 porcento, que viviam como servos da burguesia e eram os mais atingidos pelas doenças e crises de fome que asslavam o pais com frequência.Era um país relativamente atrasado. 2-Menchevique era o grupo liderado por Martov que tinha como objetivo conseguir o poder aliando-se a burguesia e obtendoa maioria no Parlamento.Bolchevique era o grupo liderado por Lenin que tinha o objetivo de conquistar o poder por meio da revolução socialista. 3-As causas foram a guerra em que o país entrou contra o Japão e saiu derrotado ,que causou grande tensão social e a crítica ao czarismo.Causou um grande fato com mais de 5mil manifestantes mortos conhecido como DOMINGO SANGRENTO. 4-Governo provisorio:essa fase se caracterizou pela volta dos exilados políticos.A guerra civil: essa fase se caracterizou pelos atritos sangrentos. 5-Essa ditadura se caracterizou pelo sistema de um partido único,pela opressâo ás nacionalidades,pela burocratização do Estado,pela proibição da liberdade de imprensa e de pensamento e pelos julgamentos forjados. 6-Foi a NOVA POLÍTICA ECONÔMICA,que tinha como principal objetivo ativar a econômia,adotando medidas capitalistas ao lado das socialistas. 7-Se formou porque a ditadura do partido comunista estava implatada na Rússia ,assim em em grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam a Rússia se formou a UNIÂO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS. REBECA MAGALHÃES DE LIMA 9°ANO TARDE CEG

    ResponderExcluir
  2. Resumo
    Acontecimentos ocorridos na Rússia imperial, que culminaram com a proclamação em 1917 de um Estado soviético, denominado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista.A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, dona da maioria das terras cultiváveis. Das famílias dessa nobreza saíam os oficiais do exército e os principais dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa.

    No domingo, 22 de janeiro de 1905, fato considerado um dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, cerca de 200 mil cidadãos, sobretudo trabalhadores, estavam reunidos em frente ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para manifestar pacificamente a necessidade de melhoria da sua situação política e econômica. O tio do czar Nicolau II permitiu que as tropas czaristas atirassem na multidão. Centenas de manifestantes foram mortos e feridos. O massacre dos manifestantes provocou greves e manifestações por todo o país, o que por sua vez, conduziu à Primeira Revolução Russa.As reformas empreendidas, pelo czar Alexandre II, criaram uma corrente a favor de uma mudança constitucional. Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), que em seu segundo Congresso (1903) já contava com duas facções.
    Lenin foi o primeiro dirigente da URRS. Liderou os bolcheviques quando estes tomaram o poder do governo provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917 (esta sublevação ocorreu em 6 e 7 de novembro, segundo o calendário adotado em 1918; em conformidade com o calendário juliano, adotado na Rússia naquela época, a revolução eclodiu em outubro). Lenin acreditava que a revolução provocaria rebeliões socialistas em outros países do Ocidente.
    Lenin e o Partido Comunista Russo (nome dado, em 1918, à formação política integrada pelos bolcheviques do antigo POSDR) assumiram o controle do país. A 30 de dezembro de 1922, foi oficialmente constituída a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A ela se uniriam os territórios étnicos do antigo Império russo.

    Daniel Sousa n° 08 - 9° ano
    I.F.J.P.S

    ResponderExcluir
  3. Mariana Florêncio- IFJPS 9º ano3 de junho de 2011 11:24

    1- Como estava a situação da Rússia antes da Revolução de 1917?
    No domingo, 22 de janeiro de 1905, fato considerado um dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, cerca de 200 mil cidadãos, sobretudo trabalhadores, estavam reunidos em frente ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para manifestar pacificamente a necessidade de melhoria da sua situação política e econômica. O tio do czar Nicolau II permitiu que as tropas czaristas atirassem na multidão. Centenas de manifestantes foram mortos e feridos. O massacre dos manifestantes provocou greves e manifestações por todo o país, o que por sua vez, conduziu à Primeira Revolução Russa.
    2- Quem eram os Mencheviques? E os Bolcheviques?
    Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
    Bolchevique (russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.
    3- Quais as causas da Revolta Social de 1905? Qual o resultado dessa revolta?
    Foi o domingo Sangrento considerado uma das alavancas para a revolução russa.

    4- Quais as fases da Revolução Russa? Comente sobre cada uma.
    O czar Nicolau II era opressor e foi obrigado a abdicar do seu poder pelos sovietes. Os sovietes tomaram o poder, mas não mudaram muita coisa.
    5- Comente sobre a ditadura de Stalin.
    Josef Stalin foi o dirigente máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de 1929 a 1953. Governou por meio do terror, embora também tenha convertido a URSS em uma das principais potências mundiais.
    6- O que foi a NEP?
    Governo provisório: essa fase se caracterizou pela volta dos exilados políticos. A guerra civil: essa fase se caracterizou pelos atritos sangrentos.
    7- Como se formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)?
    Lenin e o Partido Comunista Russo (nome dado, em 1918, à formação política integrada pelos bolcheviques do antigo POSDR) assumiram o controle do país. A 30 de dezembro de 1922, foi oficialmente constituída a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A ela se uniriam os territórios étnicos do antigo Império russo.
    Mariana Florêncio Rubens- 20

    ResponderExcluir
  4. Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: Bruna G. n°:06

    01. Havia emprego e não havia fome, e a economia do país estava estabelecida

    02.Menchevique era o grupo liderado por Martov que tinha como objetivo conseguir o poder aliando-se a burguesia.Bolchevique era o grupo liderado por Lenin que tinha o objetivo de conquistar o poder por meio da revolução socialista.

    03. Estava tendo uma grande crise economica, os cidadãos do pais estavam passando fome, e havia muito desemprego. O fuzilamento dos manifestates em frente a praça publica.

    04. A Revolução de Fevereiro de 1917, que derrubou a autocracia do Czar. A Revolução de Outubro na qual o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    05. Ele havia dito que ia fazer tudo diferente de Czar, mais na verdade fez a mesma coisa, ele impos o socialismo e quem fosse contra ele era morto, ou preso.

    06. Era a Nova Politica Economica. Foi emposta após o abandono do comunismo de guerra.

    07. Eram paises sovieticos, que se uniram para criar a URSS.

    ResponderExcluir
  5. rodrigo abreu melo 9ano ifjps3 de junho de 2011 11:31

    1:o czar Nicolau mandava na Russia que na época era uma espécie de ditadura.

    2:mencheviques: liderava a república da duma que governou a Russia depois da deposição de Nicolau.
    boncheviques:liderados por Lênin e Trótiski que promoveu mudanças que abalaboraram as estruturas tradicionais.

    3:No domingo de 1905, fato considerado um dos antecedentes da Revolução Russa de 1917, cerca de 200 mil cidadãos, sobretudo trabalhadores, estavam reunidos em frente ao Palácio de Inverno em São Petersburgo para manifestar pacificamente a necessidade de melhoria da sua situação política e econômica.A revolução russa.

    4:"paz, terra, pão" ele prometeu paz a terra e pão para a população.

    5:Stalin foi um ditador que governou na Russia.

    6:A NEP foi a política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra

    7:Após a revolução ainda em 1918 foi implantada com uma constituição que originava a URSS.

    ResponderExcluir
  6. 1- a Russia passava por varios problemas devido a falta de dinheiro e a mudança de governo.
    2- eram grupos partidários diferentes onde cada um tinham ideais diferentes mais basicamente com os mesmos princípios um optava- pelo socialismo utópico e o outro o científico.
    3- em 1905 200 mil cidadãos estavam em frente o palácio do governo para reivindicar melhorias.
    o Qzar Nicolau II mandou os seus homens atirarem na população onde quase todos morreram.
    4- A primeira faze foi basicamente em fevereiro de 1917 e foi para derrubar o Qzar.
    a segunda parte foi onde o Partido Bolchevique liderado por Vladimir Lênin derrubou o governo provisório e tomou o poder da Russia implantando o socialismo.
    5- Ele foi muito radical inicialmente ele começou com boas promessas e depois começou uma "ditadura".
    6- nova política economia.
    7- com a necessidade de de expandir o socialismo e ganhar mais dinheiro.

    Guilherme Girão 8 ano IFJPS

    ResponderExcluir
  7. 1- Como estava a situação da Rússia antes da Revolução de 1917?
    2- Quem eram os Mencheviques? E os Bolcheviques?
    3- Quais as causas da Revolta Social de 1905? Qual o resultado dessa revolta?
    4- Quais as fases da Revolução Russa? Comente sobre cada uma.
    5- Comente sobre a ditadura de Stalin.
    6- O que foi a NEP?
    7- Como se formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS)?

    1-

    2-mencheviques: liderados por Martov, defendiam que os trabalhadores podiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas. Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária.
    bolcheviques: liderados por Lenin, defendiam que os trabalhadores somente chegariam ao poder pela luta revolucionária. Pregavam a formação de uma ditadura do proletariado, na qual também estivesse representada a classe camponesa.
    3-A Revolução Russa de 1905, mais conhecida como "Domingo Sangrento", tinha sido derrotada por Nicolau II, mas serviu de lição para que os líderes revolucionários avaliassem seus erros e suas fraquezas e aprendessem a superá-los. Foi, segundo Lenin, um ensaio geral para a Revolução Russa de 1917
    4-1° fase :A decadência da monarquia czarista
    2°- fase: O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)
    3°fase- A divisão do Partido: Mencheviques e Bolcheviques
    4°fase: A queda do Czar e o processo revolucionário
    5°fase: Criação da União Soviética
    6° fase:A ascensão de Stálin

    5-A partir de dezembro de 1929, Stalin converteu-se no ditador absoluto da União Soviética. O método que utilizou para a total conquista do poder político teve como base a sua habilidade no controle da máquina burocrática do Partido e do Estado, bem como a montagem de um implacável sistema de repressão política de todos os opositores.
    DANIEL SAOUSA 08 9° ANO

    ResponderExcluir
  8. gabriela queiroz3 de junho de 2011 11:34

    01: o governo não conseguia estabelecer ordem perante a sociedade, por isso foram geradas varias revoltas, o que acabou tirando Nicolau do poder.
    02: foram as duas facções divergentes que colaboraram no segundo congresso do Partido operário social democrata russo.
    03: o povo estava protestando em busca de melhores condições políticas e economicas, que gerou um grande massacre pois nicolau II ordenou
    ao seu exercito que atirasse nos revoltosos. isso foi um dos motivos da Primeira revoluçã russa.
    04:primeira fase foi quando derrubaram czar e segunda fase foi quando implantaram o socialismo.
    05: o seu governo foi de terror.
    06: nova politica economica.
    07: foi quando Lenim e o Partido comunista russo
    tomaram conta do pais.

    ResponderExcluir
  9. 1-O poder era centralizado,governava despoticamente.Mesmo os trabalhadores urbanos,que disputavam os poucos empregos da incipiente industrial russa, estavam insatisfeito com o czarismo.O Czar Nicolau II demonstrava violência e a repressão,mandava matar milhares de pessoas.
    2- Os Mencheviques(Minoritários) defendiam o fortalecimento do capitalismo, para depois implantar o socialismo.
    Os Bolcheviques(majoritários) estabelecia a ditadura do Proletariado, por meio de uma aliança entre operários e camponeses.
    3- As causas:
    Domingo Sangrento
    A Revolta dos Marinheiros
    Os Resultados:
    Milhares de pessoas morreram por causa dessa revolta,principalmente os marinheiros.
    4- Domingo Sangrento,A revolução de 1917,Stálin no poder e comunismo em guerra.
    5-Stálin mandou instaurou uma perseguição a todas as pessoas contrárias ás sua propostas de governo.
    6- Nova política Econômica com obejetivo de fortalecer a economia.


    Mylena Alves da Silva

    ResponderExcluir
  10. 1.A incapacidade do governo em restabelecer a ordem, levou a um Governo Provisório formado por alguns membros da Duma estatal. 2.MENCHEVIQUES:marxistas ortodoxos;defendiam o fortalecimento do capitalismo,para depois implantar o socialismo.BOLCHEVIQUES:eram favoráveis a Revolução Socialista,ao estabelecimento da ditadura do proletariado,por meio de uma aliança. 3.o povo estava buscando melhores condições políticas e econômicas isso gerou o grande massacre pois Nicolau segundo ordenou seu exercito que atirasse nos revoltosos.Isso foi um dos motivos da Primeira revolução russa 4.1fase:derrubaram czar ;2fase;implantaram o socialismo 5.foi um governo de terror 6.nova política econômica;com o objetivo de fortalecer a economia

    ResponderExcluir
  11. 1ª-
    2ª-Os bolchevique era um grupo liderado por Lennin e defendia uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.Os mencheviques era outro grupo liderado por Martov e defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

    3ªFoi que cerca de 200 mil cidadãos que estavam em frente ao palacio de inverno para manifestar a necessidade de melhoria na politica e economia,foram mortos pelas tropas do tio do czar nicolau II que autorizou que matasem a multidão.As consequencias do massacre dos maninfestantres cousou greves e manifestações por todo o pais formando assima primeira revolução russa

    4ªHouve a proclamação do estado proclamado união das republicas socialistas sovieticas.Revolução russa tem esse nome devido as revoluçoes desse periodo:revolução de fevereiro, revolução dos bolcheviques.

    5ªStalin foi o dirigente maximo da URSS, governou por meio do terror. Essa ditadura se caracterizou pelo sistema de um partido único, pela opressão ás nacionalidades,pela burocratização do Estado,pela proibição da liberdade de imprensa e de pensamento e pelos julgamentos forjados.

    6ªFoi à NOVA POLÍTICA ECONÔMICA, que tinha como principal objetivo ativar a economia, adotando medidas capitalistas ao lado das socialistas.

    9ºANO IFJPS Nº:11
    geslanio sousa

    ResponderExcluir
  12. Como estava a situação da Rússia antes da Revolução de 1917?Cerca de 80% da população morarão com os burgueses ,sentiam fome e tinhão muitas doenças
    2- Quem eram os Mencheviques? E os Bolcheviques?Menchevique que tinha como objetivo conseguir o poder aliando-se a burguesia e obtendo maioria no Parlamento
    3- Quais as causas da Revolta Social de 1905? Qual o resultado dessa revolta? Foram as guerras e o domingo sangrento que causou varia s mortes
    4- Quais as fases da Revolução Russa? Comente sobre cada uma. Domingo Sangrento ,Revolução ,O movimento no campo, O movimento nas cidades, O soviéticos de São Petersburgo 5- Comente sobre a ditadura de Stalin.A ditadura stalinista prendia e torturava seus opositores, mandando-os para trabalhos forçados na Sibéria, internando-os em hospitais psiquiátricos ou fuzilando-os. Além disso, manteve rígida censura sobre os meios de comunicação. Em 1953, depois de governar o país por 29 anos, Stálin morreu e foi sucedido por Nikita Kruschev(1953-1964), Brejnev (1964-1982) e Gorbatchev (1985-1991).
    6- O que foi a NEP? foi a política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra (praticado durante a guerra civil), em 1921 e a coletivização e renacionalização forçada dos meios de produção com a ascensão ao poder de Estaline, em 1928 7- Como se formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS)? Se formou com a ditadura do partido comunista estava implatada na Rússia
    Alison Serpa dos Santos

    ResponderExcluir
  13. Thaynnah Ferreira 9° ano IFJPS *---*6 de junho de 2011 20:43

    1-Era governada pelos czares, num regime monárquico em que a miséria tomava conta do país.
    Em 1884, subiu ao trono russo o czar Nicolau II. Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente a terra. O governo absolutista imperava na Rússia, o poder era centralizado no czar, que governava despoliticamente. A Rússia vivia uma enorme crise interna, sobretudo em decorrência da escassez de alimentos, da alta taxa de desemprego, dos salários defasados, além da inexistência de uma efetiva participação política por parte da população.

    2. Os mencheviques (minoritários) eram os marxistas ortodoxos, defendiam o fortalecimento do capitalismo, para depois implantar o socialismo. Pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903. Os bolcheviques (majoritários) eram favoráveis à Revolução Socialista, ao estabelecimento da Ditadura do Proletariado, por meio de uma aliança entre operários e camponeses.Apoiavam-se nos soviets

    3-Cerca de 200 mil cidadãos que estavam em frente ao palácio de inverno para manifestar a necessidade de melhoria na política e economia, foram mortos pelas tropas do tio do czar Nicolau II que autorizou que matassem a multidão. A conseqüência do massacre dos mesmos causou greves e manifestações por todo o país formando a revolução russa.

    4-1°:/Derrubada à autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    2°:/ O Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    5-Após a morte de Lênin, o governo da Rússia passou a ser disputado por Leon Trótski(1879-1940), chefe do exercito, e Joseph Stálin(1878-1953),secretário-geral do Partido Comunista. Stálin preconizava um Estado revolucionário forte, através do socialismo num só país, para em seguida expandir a revolução para a Europa.

    6-Em 1921 foi criada a NEP (a Nova Política Econômica) que restabelecia as práticas capitalistas vigentes antes da Revolução. Os camponeses passariam a vender uma pequena parte da produção para o Estado a preço fixo, o restante podia ser lançado no mercado. Também se permitiu o florescimento de empreendimentos capitalistas na pequena indústria e no comércio. O estímulo pelo ganho pessoal foi reintroduzido e o igualitarismo teve que ceder passo à hierarquia e aos privilégios materiais.

    7-A História da União Soviética começa com a Revolução de 1917 numa tentativa de implementar o comunismo em larga escala por Vladimir Lênin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido. Formou-se como um grande país de dimensões continentais.

    ResponderExcluir
  14. legual bom para as prova

    ResponderExcluir