segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MELHORES COMENTÁRIOS SOBRE O TEMA: INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. PARABÉNS JOSÉ GUILHERME - 8º ANO MANHÃ - E MARÍLIA ABREU - 7º ANO MANHÃ - IFJPS

A Verdadeira História da Independência do Brasil: Versões que tentam contar como ocorreu o Processo de Independência

1º Versão: Segundo alguns historiadores, Dom Pedro I jamais proferiu a famosa frase: “Independência ou Morte!”. Ela foi criada posteriormente pelo próprio Dom Pedro que estava criando uma reputação e a frase talvez fosse proveniente da fértil imaginação do pintor Pedro Américo. Outros historiadores dizem que há divergências em relação ao dia da Independência. Outras datas consideradas historiograficamente para a Independência, embora menos populares, são: a data da coroação do Imperador (1 de Dezembro de 1822) ou mesmo a do reconhecimento da Independência por Portugal e pela Grã-Bretanha (29 de agosto de 1825).
2º Versão: Alguns historiadores dizem que o retrato da Independência de Pedro Américo (O Grito do Ipiranga), é na verdade controverso. Alguns estudiosos afirmam que a Independência não aconteceu como retratada. Segundo eles, Dom Pedro I no Dia 7 de Setembro sofria de fortes dores intestinais ou mesmo de disenteria, e voltava de uma viagem montado, não em um belo corcel, mas em uma mula. Segundo alguns, Dom Pedro ao receber a Carta da Coroa Portuguesa, jogou-a no chão e a pisoteou. E a famosa frase: “Independência ou Morte!”, nunca foi dita, segundo uma testemunha ocular Belchior. O grito do Ipiranga foi uma construção do próprio Imperador.

Minha visão crítica sobre o assunto:

Pudemos perceber que a Independência do Brasil, como escrita nos livros didáticos, pode ter tido divergências, e pode ter sido contada de forma incorreta. Em minha opinião, Belchior (a testemunha ocular), realmente relatou a “verdadeira história da Independência do Brasil”, já que muitos historiadores acreditam nessa versão. Porém certamente, ninguém poderá afirmar realmente como ocorreu a Independência, já que muito, ainda deve ser aprofundado em relação a esse assunto, e relatos devem ser revistos. Quem sabe uma ou duas dessas versões estejam corretas. E quem sabe Dom Pedro I, realmente elaborou a história da Independência brasileira, que foi ainda mais enfatizada pela pintura feita por Pedro Américo: O Grito do Ipiranga.
Eu acho que a Independência é um assunto complexo de se abordar, e merece receber a máxima atenção por parte dos historiadores, já que todas as pessoas, que vivem no Brasil, precisam realmente saber a história do país de forma correta, para que a nação possa fazer um futuro melhor. As pessoas que sabem a história são as mais preparadas para “criar” um futuro para a nação.
Então, devemos sempre teorizar sobre a Independência, desde que façamos isso analisando os fatos históricos. Só uma análise, mais bem aprofundada poderá realmente revelar como foi a Independência brasileira.
Por enquanto devemos nos basear em tudo que já foi comprovado para podermos realmente afirmar que acreditamos em uma ou outra versão.

Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
Nome: José Guilherme Costa Gonçalves
Série: 8º Ano
Nº: 15



COMENTÁRIO DEMARÍLIA ABREU
A independência do Brasil foi um fato importante para nosso país,que garantiu sua separação e independência do Reino de Portugal.Este fato se deu na data de 07 de Setembro de 1822,às margens do Rio Ipiranga,situado na cidade de São Paulo.Porém,sobre este mesmo fato,há muitas versões,e devido a isso,muitas dúvidas.Por exemplo,alguns acreditam que Dom Pedro I só proclamou a “Independência ou Morte “ brasileira porque o Sistema Colonial estava em crise,e não apenas por querer ser independente,livre de Portugal,além de o mesmo não querer voltar para Portugal,como ordenava certa carta enviada por seu pai. Alguns fatos não conhecidos por nós – 1º A independência não modificou em nada nossa estrutura colonial,apenas nos separou de Portugal; 2º Custou muito caro para o Brasil separar-se de Portugal.Enfim,para compreendermos bem um certo fato,é necessário buscar informações sobre ele,procurando cada vez mais juntar conhecimento.Uma simples observação: Importa sim a versão correta,deste fato que foi e é tão importante para nossa história;Mas o que mais importa mesmo é o carinho e o respeito que sentimos por esta pátria tão querida e amada,que embora desgastada as vezes,tende a caminhar para a frente,evoluindo cada vez mais,assim como seus habitantes.

Nome: Marília Abreu de Lima,nº 28
Série : 7º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário