domingo, 20 de novembro de 2011

EXPANSÃO MARÍTIMA



CURIOSIDADES

Chamamos de Grandes Navegações  a empreitada marítima dos europeus, a partir do século XV, em busca de aventuras, novas terras, metais preciosos (ouro e prata), fiéis para Igreja, especiarias, não necessariamente nesta ordem... foi nessa que o Brasil foi descoberto... Descoberto? Não, na verdade não foi descoberto.




A busca de especiarias - pimenta, cravo, gengibre, noz-moscada, etc. - talvez tenha sido um dos principais motivos econômicos, considerando a necessidade que os europeus tinham de conservar a carne durante um tempo, uma vez que não havia geladeira na época. Mas como explicar sobre isso? 


Isto não é propaganda da Bretzke.

 Quais os temperos utilizados para fritar um bife, ou uma feijoada?


Hoje custa R$ 1,00. No século XVI chegou a custar 700g de ouro!

Pega-se o exemplo do cravo-da-Índia. Apesar do nome, tem origem nas Ilhas Molucas, na Indonésia. Como a Índia fazia parte do imaginário dos navegadores em sua busca por especiarias, houve confusão até no nome, ainda que o termo "Índias" era mais amplo do que a região geográfica que hoje conhecemos como país. No entanto, o erro não foi consertado, da mesma forma que os nossos habitantes ancestrais ainda são chamados de índios.


Responda: ( de maneira crítica e com suas palavras)
1- O Renascimento influenciou as Grandes Navegações? Justifique.
2- Qual o interesse dos reis absolutistas na expansão marítima?
3- Qual a relação entre expansão maritima e comércio?
4- Por que Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações?
5- Explique o Tratado de Tordesilhas.

2 comentários:

  1. Lara Vitorino 7º ano-IFJPS21 de agosto de 2013 às 14:34

    Tarefa de casa 20/08/2013

    Martinho Lutero
    Precursor da Reforma Protestante na Europa, Lutero nasceu na Alemanha no ano de 1483 e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas idéias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado.
    Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado. Contudo, esta foi plenamente espalhada, e suas inúmeras formas de divulgação não caíram no esquecimento, ao contrário, suas idéias foram levadas adiante e a partir do século XVI, foram criadas as primeiras igrejas luteranas.
    Apesar do resultado, inicialmente o reformador não teve a pretensão de dividir o povo cristão, mas devido à proporção que suas 95 teses adquiriram, este fato foi inevitável. Para que todos tivessem acesso as escrituras que, até então, encontravam-se somente em latim, ele traduziu a Bíblia para o idioma alemão, permitindo a todos um conhecimento que durante muito tempo foi guardado somente pela igreja.
    Com um número maior de leitores do livro sagrado, a quantidade de protestantes aumentou consideravelmente e entre eles, encontravam-se muitos radicais. Precisou ser protegido durante 25 anos. Para sua proteção, ele contava com o apoio do Sábio Frederico, da Saxônia.
    Foi responsável pela organização de muitas comunidades evangélicas e, durante este período, percebeu que seus ensinamentos conduziam a divisão. Casou-se com a monja Katharina Von Bora, no ano de 1525, e teve seis filhos.

    Henrique VIII de Inglaterra (nascido: Henry Tudor; 28 de junho de 1491 — 28 de janeirode 1547) foi rei de Inglaterra a partir de 21 de abril de 1509 (coroado a 24 de junho de1509) até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandêsem 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lorde da Irlanda. Foi o segundo monarca da dinastia Tudor, sucedendo a seu pai, Henrique VII, e pretendente ao trono francês.
    Henrique VIII foi uma figura marcante na História, ficando famoso por se ter casado seis vezes e por ter exercido o poder mais absoluto de entre todos os monarcas ingleses. Entre os fatos mais relevantes de seu reinado se inclui a ruptura com a Igreja Católica Romana e seu estabelecimento como líder da Igreja da Inglaterra (ou Igreja Anglicana), a dissolução dos monastérios, e a união da Inglaterra com Gales.

    ResponderExcluir
  2. CARACOLES JOVEM... ESSA PROVA DE AMANHÃ VAI TÁ MUITO DIFÍCIL! ><

    ResponderExcluir