domingo, 15 de janeiro de 2012

USO DE TABLET NAS ESCOLAS.


Livros digitais, listas de exercícios, laboratórios virtuais, apostilas, calendários, simuladores, animações, filmes e jogos educativos. Tudo isso em um só lugar. No tablet.
O uso do tablet nas escolas vem sendo vagarosamente adotado, porém já se reconhece seus benefícios. A tecnologia é vista com bons olhos por  profissionais da educação, que acreditam nessa fórmula.
“Não há por que temer o uso do tablet no ensino dos jovens”,defende o professor de Tecnologia da Universidade de Harvard, Christopher Dede.” Graças a dispositivos como esse, é possível, pela primeira vez, unir de maneira integrada o mundo dentro e fora da escola. Esses equipamentos são portáteis, permitem consumir, produzir e compartilhar conteúdos como textos, fotos e vídeos, possibilitam interatividade e conexão à internet. Tudo isso pode significar uma transformação para as escolas” afirma o professor americano.

E o dispositivo digital chegou no Brasil. No retorno à escola após as férias de julho, estudantes do nono ano do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, cercaram a professora de ciências Sandra Gruenwald Peres com única pergunta: quando começariam as aulas sobre tabela periódica.
Tanta ansiedade porque o conteúdo de química, tradicionalmente abordado com um cartaz na parede, passaria a ser apresentado com ajuda de um novo aliado: o tablet.  Com o dispositivo em mãos, alunos de 14 anos interagem com representações dos elementos químicos, exibidos em movimento e até em terceira dimensão. “Conseguimos despertar o interesse dos alunos por um assunto considerado desinteressante pela maioria.”diz Sandra
Não é novidade que com a ajuda de um computador, estudantes desenvolvem análise crítica, capacidade de pesquisa e conhecimento tecnológico mais apurados.
Uma pesquisa realizada pela Abilene Christian University – ACU, no Texas, Estados Unidos, mostrou que o rendimento dos alunos que usam o dispositivo móvel aumentou 25% com relação aos alunos que usaram o método tradicional de lápis e papel nas anotações.
O uso do tablet traz várias vantagens, como por exemplo: o uso de menos material impresso, intimidade com tecnologia, mais mobilidade para os estudos e maior satisfação e desenvoltura no aprendizado.


Fonte:http://www.colegioatual.com.br

Um comentário:

  1. para treinar os professores e corporações em geral no uso dos tablets, o Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, www.ibdin já lançou além do curso para tablets imagens 3d além das pós graduação em design instrucional e mais 15 cursos todos de tecnologia, além é claro dos projetos para empresas que se interessarem por aplicativos para a nova tecnologia.

    ResponderExcluir