domingo, 5 de fevereiro de 2012

HEBREUS , PERSAS E FENÍCIOS.

HEBREUS VEJA AQUI.







SOBRE OS HEBREUS

        O povo hebreu possui uma trajetória de vida particular e muitas vezes, ligada pela guerra. A Bíblia, principal fonte de informações sobre o povo hebreu, contém narrações heróicas sobre batalhas, grandes feitos de reis e líderes, derrotas ocasionadas pela desobediência de leis e vitórias que foram obtidas com o auxílio de seu Deus, Iahweh, o Senhor dos Exércitos. O Pentateuco, conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) , é onde se encontram os primeiros passos da trajetória do povo hebreu no mundo antigo. Nestes livros encontramos a história do começo dos povos, a eleição de um povo escolhido por Deus, o hebreu,  a promessa que Deus daria uma terra especial para este povo e as leis que o hebreu deveria seguir para prosperar.

        Os patriarcas, chefes de família, foram os personagens principais no começo da história hebraica.  É com eles e por intermédio deles que Deus fala com o povo, e é para eles que se dirigem as primeiras promessas. A promessa que dá sentido a história hebraica é feita para Abraão e seus descendentes: "Iahweh disse a Abrão: Sai da tua terra e da  tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei. Eu farei de ti um grande povo, eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; sê uma benção!" (Deuteronômio 12:1). É essa promessa que move grande parte da história dos hebreus. Para conquistar esta terra, o hebreu teria que lutar e para vencer as batalhas, ele deveria obedecer fielmente as leis que o Senhor lhe ordenará.
As leis de conduta do povo hebreu se encontram descritas no Livro de Levítico e são narradas novamente no Livro de Deuteronômio. As mais importantes utilizadas neste estudo, estão no Deuteronômio, no capítulo 20 e são as leis acerca da guerra. Nelas encontramos os passos da guerra, quem deveria guerrear e que postura deveria ser tomada com os diferentes povos envolvidos nas batalhas. Estas leis são importantes, pois o tema deste estudo é a guerra entre hebreus e cananeus pela conquista da Terra Prometida, Canaã, atual Palestina. Canaã começa a ser conquistada por Josué, um líder e general que sucedeu Moisés. Moisés é um personagem importante na história hebraica, pois foi  libertador e legislador  do povo hebreu. Foi na liderança de Moisés que os hebreus chegaram até as fronteiras da Terra Prometida, cabia a Josué fazer com que o povo entrasse nesta terra. O local já estava ocupado por outro povo, os cananeus, e para conquistar a terra, os hebreus teriam que lutar.



ATENÇÃO!
Antes de responder as questões propostas, fique ciente que:
• não serão aceitas respostas copiadas dos colegas e muito menos copiar e colar da internet;

• o aluno que de alguma forma se desviar da proposta do blog (o aprendizado, a troca de idéias, a exposição do pensamento) com piadinha ou desrespeito terá sua nota de atividade anulada.

• Toda e qualquer resposta aos questionamentos deverá, obrigatoriamente, ter um porque, uma justificativa clara e lógica.
* Não esqueça de se identificar ao enviar as respostas. 

AGORA RESPONDA

1)Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:
a. Êxodo
b. Cisma
c. Diáspora
d. Sionismo

2) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre os Hebreus responda:
2.1-Qual a origem dos Hebreus?
2.2-Quais as consequências das guerras para esse povo?
2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papel?
2.4-Comente sobre a religião hebraica.
2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?

3) Sobre o Império Persa , responda:
3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?
3.2-Comente sobre o território persa.
3.3-Quem eram os sátrapas??
3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?
3.5-Como o povo vivia?
3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas.?


4- Elabore um texto comentando sobre os Fenícios.


20 comentários:

  1. Olá. estou seguindo seu blog.
    Depois visite o meu?

    http://jollyroger80s.blogspot.com/

    Escrevo textos sobre História focando em política internacional e Indústria cultural principalmente. O espaço também engloba ilustrações, fotografia, montagens, humor e cultura pop em geral.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Freitas Sousa - 1º ano do Ensino Médio - Colégio Seráfico13 de fevereiro de 2012 17:49

    1) a. Foi a fuga dos hebreus do Egito, em função da dominação e da escravização imposta pelos egípcios. O líder desta empreitada foi Moisés. Segundo o relato do Antigo Testamento, as tribos hebraicas conseguiram atravessar o Mar Vermelho quando, por um milagre, ele se abriu.
    b. Foi a divisão das tribos de hebreus em dois reinos. O reino de Judá e o Reino de Israel.
    c. Foi quando o Império Romano tenta oprimir o povo de Jerusalém, os hebreus se revoltam e há um grande conflito entre romanos e hebreus/judeus. O templo de Jerusalém é destruído em 70 d.C. e os hebreus se dispersam, migrando para vários lugares.
    d. Foi o movimento dos judeus, surgido no século XIX e principalmente no século XX, que defende a idéia de que os judeus, então espalhados pelo mundo pela diáspora (dispersão) e pela Segunda Guerra Mundial, devem retornar à Terra prometida, a região da Palestina. Isso culminou na criação de um Estado Judaico em 1948: ISRAEL.
    2) 2.1- O povo mesmo originou em suas terras na Palestina, mas seu fundador Abraão, veio da Caldéia, em Ur na antiga Mesopotâmia.
    2.3- Eles são coisas do demônio. Profetizar.
    2.4-É o Judaísmo. Ela foi a primeira religião Monoteísta (que acreditava somente em um Deus.)
    2.5-Não eram diferente de outras nações nestes aspectos, tinham relações comerciais, diplomáticas e eram também dirigida por um rei. A diferença é que tinham Jeová como seu Verdadeiro Deus e não se misturavam religiosamente com outros povos, embora muitos desobedecessem.
    3) 3.1-Era o Zoroastrismo. O dualismo se fundamentava em dois princípios opostos: o bem e o mal, representados pelos deuses Aura-Mazda e Ahriman, respectivamente. O Bem significava o Céu e o Mal o inferno.
    3.2-A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, no extenso planalto do Irã. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. A partir do ano 2000 a.C., a região foi sendo ocupada por pastores e agricultores, vindos da Rússia, os quais se destacavam os medos, que se estabeleceram no norte, e os persas, no sul do planalto iraniano. Para garantir a unidade do território e de seu poder.
    3.3-São Governadores que tinha poder absoluto sobre seus territórios, mas prestavam contas aos fiscais do rei.
    3.4-A Agricultura.
    3.5-Viviam em comunidades e pagavam impostos ao imperador.
    3.6-Porque o império persa estava crescendo muito, dominando reinos vizinhos para aumentar sua área de influencia. Os transportes e a comunicação foram importantes fatores que ajudaram o império persa para não se desfragmentar. Ter um eficiente transporte foi fundamental para os persas, visto que o território estava crescendo.
    4- Os Fenícios contribuíram para a Escrita Alfabética. Os Fenícios eram povos de Marinheiros e de Comerciantes. A Fenícia fica situada no Mediterrâneo Oriental, num território que hoje é ocupado pelo Líbano, Síria e Israel. Constituído por pequenas planícies, apertadas entre os mares e os montes do Líbano, essa estreita faixa de terra era pobre. Cultivava a Vinha, a Oliveira e o Linho. Nas encostas do monte, abundavam florestas de cedros que forneciam madeiras para a construção de barcos. O litoral muito recortado, tinha bons portos. As características geográficas da Fenícia favoreceram a formação de cidades-estado. Independentes umas das outras. Entre essas cidades-estado destacam se: Ugarit, Biblos, Sídon e Tiro. Como os seus recursos naturais eram insuficientes, os Fenícios tiveram de dedicar ao artesanato e a atividade mercantil e marítima. Os artesãos fenícios utilizavam matérias primas locais: madeira, linho e barro. E importavam: algodão, marfim e metais. Entre os artigos produzidos, destacam – se: objetos de vidro e metal, peças de ourivesaria e tecidos de cor púrpura retirada de um molusco (Muréx). Estes produtos eram levados por marinheiros e comerciantes da Fenícia por todo o Mediterrâneo tendo chegado ao Atlântico, as Ilhas Britânicas e ao litoral do norte da África. Os Fenícios atuaram como intermediários (levavam os seus produtos e os de outros povos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima resposta Fernanda parabens

      Excluir
  3. 1.

    A) O êxodo foi nada mais do que a fuga do Egito. O motivo dessa fuga era por que o povo hebreu foi escravizado e não podiam seguir a sua religião que era o monoteísmo, cujo o Deus era e é jeová.

    b)Foi a divisão de um povo em Judá e Israel, e com isso ele ficarão muito fracos em termos de guerras e após isso se unirão novamente.

    c)Foi a dispersão(espalhar) dos judeu devido a invasão de seu território. Eles procurarão novamente a terra prometida durante seculos.

    d)Foi um movimento politico entre os judeus que defendia o povo judaico

    2.
    2.1- Eles não se originaram de nem um povo, e viviam nas terras da Palestina.

    2.3- Os profetas surgirão na época que Jesus viveu dando continuidade ao cristianismo. Um profeta é um porta-voz de Deus, e o seu papel foi e ainda é transmitir mensagens de Deus para nós.

    2.4- A religião hebraica era monoteísta(um só Deus) cuja a religião se chamava e se chama ainda hoje o judaísmo.

    2.5- A politica era comandada por um rei e não por um presidente, tinham comercio, e não se misturavam por causa de suas religiões.

    3.

    3.1- A religião persa era dualista, que significa acreditar na existência do bem e do mal e se chamava Masdeísmo ou Zoroastrismo, esses nomes seriam por causa do seu criador que se chamava Zoroastro.

    3.2- localizava-se no leste da mesopotâmia e a terra não era fértil.

    3.3- Os sátrapas eram os reis dos persas.

    3.4- O comercio a agricultura era a atividade econômica.

    3.5- Em comunidades e pagavam seus impostos que eram utilizados para formular grandes e belos edifícios onde muitas vezes so eram utilizados em grandes eventos.

    3.6- O transporte e a comunicação foi realmente importante para os persas devido a sua agrande área.

    4.
    Os fenícios localizavam-se ao norte da palestina. A atividade econômica era a agricultura, o artesanato e outras atividades por eles desenvolvidas. O mar foi um grande aliado para os fenícios para o seu comercio.
    Os fenícios se dividiam em cidades-estados para que a economia fosse controlada por mais governadores assim distribuindo melhor a sua economia e também a politica.
    Os fenicios tinham sua religião como politeísmo, e o seus Deuses se chamavam Baal, Aliyan e Astarteia. Esses Deuses eram elementos da natureza como a agua, terra, fogo, mar e o vento.

    ResponderExcluir
  4. 1)Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:
    a. Êxodo
    Foi a fuga dos hebreus do Egito,O motivo dessa fuga era por que o povo hebreu foi escravizado e não podiam seguir a sua religião que era o monoteísmo, cujo o Deus era e é jeova.

    b. Cisma
    Foi a divisão de um povo em Judá e Israel, e com isso ele ficarão muito fracos em termos de guerras e após isso se unirão novamente.

    c. Diáspora
    Foi quando o Império Romano tentou oprimir o povo de Jerusalém.
    d. Sionismo
    Foi o movimento dos judeus, surgido no século XIX e principalmente no século XX, que defende a idéia de que os judeus, então espalhados pelo mundo pela diáspora (dispersão) e pela Segunda Guerra Mundial, devem retornar à Terra prometida, a região da Palestina.


    2) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre os Hebreus responda:
    2.1-Qual a origem dos Hebreus?
    Eles não se originaram de nem um povo,o povo mesmo originou em suas terras na Palestina.
    2.2-Quais as consequências das guerras para esse povo?
    2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papeel?
    Os profetas surgirão na época que Jesus viveu dando continuidade ao cristianismo. Um profeta é um porta-voz de Deus, e o seu papel foi e ainda é transmitir mensagens de Deus para nós.

    2.4-Comente sobre a religião hebraica.
    É o Judaísmo. Ela foi a primeira religião Monoteísta (que acreditava somente em um Deus.)

    2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?
    Não eram diferente de outras nações nestes aspectos, tinham relações comerciais, diplomáticas e eram também dirigida por um rei.

    3) Sobre o Império Persa , responda:
    3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?
    A religião persa era dualista ,existência do bem e mal,e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo.
    3.2-Comente sobre o território persa.
    A Persia localizava-se no leste da mesopotâmia e a terra não era fértil.

    3.3-Quem eram os sátrapas?
    Os sátrapas eram os reis dos persas, mas prestavam contas aos fiscais do rei.

    3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?
    A Agricultura e comercio.
    3.5-Como o povo vivia?
    Viviam em comunidades,pagavam seus impostos que eram utilizados para formular grandes e belos edifícios.
    3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas.?
    Os transportes e a comunicação foram importantes fatores que ajudaram o império persa para não se desfragmentar.


    4- Elabore um texto comentando sobre os Fenícios.
    Os Fenícios foram os grandes navegadores da Antigüidade e os criadores do alfabeto.

    A Fenícia corresponde atualmente ao Líbano. Os fenícios, um povo de origem semita, estabeleceu-se em 3000 a.C., numa área estreita, com aproximadamente 40 km de largura, entre as montanhas do Líbano e o Mar Mediterrâneo.

    Dispunham de poucas terras férteis para o desenvolvimento das atividades agrícola ou pastoril, mas contavam com um extenso litoral. Devido a essas características geográficas, que facilitavam mais o contato com o exterior, os fenícios dedicaram-se às atividades marítimas, sendo considerados os maiores navegadores da Antigüidade. Segundo Heródoto, esse povo foi o primeiro a contornar o continente africano, a serviço do faraó Necao.

    ResponderExcluir
  5. Karolayne Landim Oliveira 1 ano do E.M Seráfico15 de fevereiro de 2012 18:05

    1. a. Foi o período onde tiveram crises econômicas, e os hebreus partiram para o Egito em busca de riquezas fértil do Rio Nilo. Depois eles foram escravizados pelo faraó, com a ideia na cabeça da terra prometida, fugiram ao comando de moisés e andaram durante 40 anos pelo deserto, ate chagar a Palestina(terra prometida) sob a liderança de Josué.

    b.A população não estava gostando dos altos impostos e do trabalho compulsório, e apos a morte de Salomão ocorreu a separação em dois reinos: Israel e Judá, mas isso não foi muito bom, pois separados ficaram enfraquecidos.

    c.Quando o povo hebreu de espalhou(dispersou) por todo mundo.

    d.É um movimento politico e filosófico, para desfazer a diáspora judaica, ou seja, os judeus voltarem para o Estado de Israel.

    2. 2.1- Eles não possuem origem de outros povos, Abrão que foi o primeiro hebreu, junto o seu povo e foi para a terre prometida, forma a sua civilização.

    2.2- Salomão não conseguia vencer as guerras, e com a sua morte o povo se separo, ficou fraco e ocorreu a primeira diáspora, o templo de Jerusalém foi queimado pela primeira vez.Os romanos tonaram Canaã, mesmo lutando, eles não conseguiram vencer, pois o exercito romano era forte e o templo de Jerusalém foi queimado pela segunda vez, e apos isso se separaram novamente.

    2.3- Os profetas apareceram no tempo que Jesus viveu, e tem como papel avisar aos outro as mensagem que Deus passa para ele sobre a sociedade.

    2.4- A sua religião era monoteísta, que acredita em um único Deus. Deus prometeu a Abrão a terra prometida, e a Moisés deu os mandamento que deveriam segui e é nisso que eles acreditam.

    2.5- Eles tinham um rei, tinham leis comerciais, mas não podiam mistura-se com outros povos por causa da sua religião, que acreditava em um único Deus.

    3. 3.1- Era chamada: dualismo, onde acreditava que tudo era do bem ou do mal não existia meio termo, se era do bem iria para o céu, se era do mal iria para o inferno. Também criaram a religião Masdeísmo que queria estabelecer a paz no mundo todo.

    3.2- Se encontravam no norte da mesopotâmia, eram governados pelos babilônios, mas |Ciro mudo isso, derrotando eles, e tomando a cidade. Com o religião do Masdeísmo, eles queria conquista todos ops povos para estabelecer a paz, e desse forma conquistaram todo o norte da África, e queriam estender do Egito a Índia.

    3.3- Eram províncias enormes, que dividia todo o império Persa.

    3.4- Eles tinham como principal atividade econômica a agricultura, que permitia a realização do comercio.

    3.5- Eles viviam em comunidades, que pagavam impostos deixando o império Persa cada vez mais rico, e permitindo a criação de grades lugares.

    3.6- Eles tinham a necessidade desse fatores, pois possuíam um território enorme, e com essa ajuda poderiam alcançar mais territórios e riquezas.

    4- Os Fenícios ocuparam a região que hoje é conhecida com Líbano ás margem do Mediterrânico, e por essa localização possuía um fácil desenvolvimento no comercio, nas técnicas de navegação e no artesanato. As viagens que eles faziam ajudaram a juntarem diversas culturas e desenvolverem técnicas que envolveram o manejo de matais, a matemática e a astronomia. Se organizavam em cidade-estado, e para a construção delas procuravam locais estratégicos. Eles que elaboraram o alfabeto consonântico de 22 letras, que deu origem ao alfabeto ocidental moderno.

    ResponderExcluir
  6. Francisco Emerson 1 E.M. Seráfico15 de fevereiro de 2012 18:43

    1)Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:

    a. Êxodo
    R: é a história da saída dos israelitas do Antigo Egito, tal como descrita na Bíblia hebraica. Stricto sensu, refere-se apenas à fuga dos israelitas do Egito tal como descrita no Livro do Êxodo; lato sensu, pode abranger também as posteriores legislações e andanças pelos desertos que separam o Egito de Canaã, descritas nos livros do Levítico, Números e o Deuteronômio.
    b. Cisma
    R: foi a divisão entre os povos de Israel e Judá.E eles ficaran muito fraco por causa das guerras mas depois eles se uniram novalmente.

    c. Diáspora
    R: foi à dispersão do povo hebreu no mundo antigo, a partir do exílio na Babilônia no século VI a.C. e, especialmente, depois da destruição de Jerusalém em 135 d.C.
    d. Sionismo
    R: é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.

    2) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura
    da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma
    continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre os Hebreus responda:
    2.1-Qual a origem dos Hebreus?
    R: eles tiveram origem nas terras Palestina
    2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papel?
    R: os profetas surgirão na época de Jesus no tempo do cristianismo.Um dos seus profetas foi Moises que tinha o papel de transmitir as informações de Deus para seu povo.
    2.4-Comente sobre a religião hebraica.
    R: A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a idéia messiânica. A maioria dos povos da antigüidade era politeísta (acreditavam na existência de vários deuses), enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditavam em um único Deus, criador do universo.
    A idéia messiânica foi divulgada pelos profetas. Acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna. Para os cristãos esse messias é Jesus Cristo, o que os judeus não aceitam. Assim, continuam aguardando a vinda do messias.
    Hoje essa religião se chama Judaísmo.

    2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?
    R:Foram dois tipos de organização política:
    1- Teocracia: através dos juízes: eles controlavam as questões militares e religiosas do povo hebreu .Geralmente eram profetas ou grandes líderes guerreiros. Ex: Gideão, Sansão e Samuel.

    2-Monarquia: foi instituida a contragosto de Samuel e desagradou ao proprio Deus.Alguns deles foram Saul, Davi, Salomão, etc.

    ResponderExcluir
  7. Francisco Emerson 1 E.M. Seráfico15 de fevereiro de 2012 18:44

    3) Sobre o Império Persa , responda:

    3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?
    R: Era Dualista. O dualismo se fundamentava em dois princípios opostos: o bem e o mal, representados pelos deuses Aura-Mazda e Ahriman, respectivamente.
    Acreditava-se que estes dois princípios disputavam entre si o domínio das ações humanas. Aquele que praticasse o bem estaria combatendo o mal e no final dos tempos o deus do bem venceria e aqueles que estivessem do lado do mal seriam exterminados.

    3.2-Comente sobre o território persa.
    R: A Pérsia situava-se a leste da Mesopotâmia, no extenso planalto do Irã. Ao contrário das regiões vizinhas, possuía poucas áreas férteis. A partir do ano 2000 a.C., a região foi sendo ocupada por pastores e agricultores, vindos da Rússia, os quais se destacavam os medos, que se estabeleceram no norte, e os persas, no sul do planalto iraniano.
    3.3-Quem eram os sátrapas?
    R: Eles eram os reis dos persas.

    3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?
    R: Era o comercio e a agricultura
    3.5-Como o povo vivia?

    R: Viviam em comunidades e pagavam impostos ao imperador que eram utilizados para formular grandes e belos edifícios.
    3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas.?
    R: os persas aperfeiçoaram os transportes e as comunicações. Grandes estradas foram construídas entre as principais cidades do império, destacando-se a estrada que ligava as cidades de Sardes e Susa, com 2.400 Km de extensão. Desenvolveu-se também um bom serviço de correios, a cavalo, com diversos postos espalhados pelos caminhos.
    4- Elabore um texto comentando sobre os Fenícios.
    R: Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras. Além da agricultura, a pesca e o artesanato também eram outras atividades por eles desenvolvidas.
    O poder político exercido no interior das cidades fenícias costumava ser assumido por representantes de sua elite marítimo-comercial. Tal prática definia o regime político da fenícia como uma talassocracia, ou seja, um governo comandado por homens ligados ao mar. Em meados de 1500 a.C. a atividade comercial fenícia intensificou-se consideravelmente fazendo com que surgisse o interesse pela dominação de outros povos comerciantes.
    No campo religioso, os fenícios incorporaram o predominante politeísmo das sociedades antigas. Baal era o deus associado ao sol e às chuvas. Aliyan, seu filho, era a divindade das fontes. Astarteia era uma deusa vinculada à riqueza e à fecundidade. Durantes seus rituais, feitos ao ar livre, os fenícios costumavam oferecer o sacrifício de animais e homens.

    ResponderExcluir
  8. Mateus Melo 1° ano E.M Colégio Seráfico15 de fevereiro de 2012 21:16

    1)Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:
    a. Êxodo: O êxodo foi nada menos que a saida do povo hebreu do egito.
    b. Cisma: Após o governo de Salomão, o Estado hebreu começou a declinar. O aumento dos impostos e a pobreza fizeram com que o reino fosse dividido em dois Estados: Reino de Israel, ao norte; e reino de Judá, ao sul.
    c. Diáspora:Quando os persas conquistaram a babilônia, o rei Ciro II permitiu o regresso do povo hebreu para sua terra. Posteriormente foram dominados pelos macedônios e romanos. os judeus se revoltaram contra o domínio romano, fato que fez com que o imperador Tito destruísse Jerusalém e expulsasse os judeus da Palestina. Essa dispersão do povo judeu pelo mundo é chamada de Diáspora.
    d. Sionismo: O Sionismo é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
    2) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre os Hebreus responda:
    2.1-Qual a origem dos Hebreus?
    R: Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.
    2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papel?
    R: Eles surgirão na época de Jesus no tempo do cristianismo e tinha o papel de transmitir as informações de Deus para seu povo.
    2.4-Comente sobre a religião hebraica.
    R: A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a idéia messiânica. A maioria dos povos da antigüidade era politeísta (acreditavam na existência de vários deuses), enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditavam em um único Deus, criador do universo.
    2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?
    R: A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária. A história da política hebraica é dividida em três fases: fase dos Patriarcas, fase dos Juízes, fase dos Reis.
    3) Sobre o Império Persa , responda:
    3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?
    R: Os persas eram politeístas, contudo começaram a mudar algumas de suas idéias religiosas por causas das palavras do profeta Zaratustra. Os seguidores do zoroastrismo acreditavam em vida após a morte. Achavam que só a alma era importante e desprezavam tanto o corpo que não viam problema em largar um cadáver para ser devorado pelos urubus.
    3.2-Comente sobre o território persa.
    R: Localizados entre o golfo Pérsico e o mar Cáspio, os persas estabeleceram uma das mais expressivas civilizações da Antiguidade no território que hoje corresponde ao Irã.
    3.3-Quem eram os sátrapas?
    R: Era o nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias, nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia.
    3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?
    R: A principal atividade econômica dos persas era a agricultura, onde os camponeses pagavam tributos em espécie para os nobres, e também para o Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus Melo 1° ano E.M Colégio Seráfico15 de fevereiro de 2012 21:17

      3.5-Como o povo vivia?
      R: Eles viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.C., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar Irã.
      3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas?
      R: Ainda tendo em vista as questões da unidade administrativa, os persas aperfeiçoaram os transportes e as comunicações. Grandes estradas foram construídas entre as principais cidades do império, destacando-se a estrada que ligava as cidades de Sardes e Susa, com 2.400 Km de extensão. Desenvolveu-se também um bom serviço de correios, a cavalo, com diversos postos espalhados pelos caminhos.
      4- Elabore um texto comentando sobre os Fenícios.
      R: Os fenícios, um povo de origem semita, estabeleceu-se em 3000 a.C., numa área estreita, com aproximadamente 40 km de largura, entre as montanhas do Líbano e o Mar Mediterrâneo.
      Dispunham de poucas terras férteis para o desenvolvimento das atividades agrícola ou pastoril, mas contavam com um extenso litoral. Devido a essas características geográficas, que facilitavam mais o contato com o exterior, os fenícios dedicaram-se às atividades marítimas, sendo considerados os maiores navegadores da Antigüidade. Segundo Heródoto, esse povo foi o primeiro a contornar o continente africano, a serviço do faraó Necao.

      Excluir
  9. Josyleiny de Sena Gois 1º ano EM , colégio Seráfico15 de fevereiro de 2012 21:34

    1- a) É a saída do povo hebreu para o Egito, junto com Moisés, quando acabou a escravidão dos Judeus pelos Egípcios.

    b) Foi a divisão dos povos de Israel e Judá.

    c) Foi quando Ciro, imperador persa conquistou a Babilônia e libertou os judeus, que retornaram a Palestina e reconstruíram o templo de Jerusalém.

    d) É um movimento politico e filosófico, criado para derrubar a diáspora judaica.

    2- 1. Os hebreus não tinham nenhuma origem de povos, e se originaram na Palestina.

    2. As consequencias para esses povos foram a perseguição e a escravidão.

    3. Os profetas surgiram na época de Jesus, Moisés um dos profetas tinha que passar as informações de Deus para o povo.

    4. A Religião do povo hebraico era o Judaísmo, que acreditavam em apenas um único Deus.

    5. A política era comandada por seu rei, tinham comércios e cada um tinha sua religião.

    3- 1. A religião persa era dualista(existência do bem e mal) e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo. Disputavam entre si o domínio das ações humanas.

    2. A Pérsia encontrava-se a leste da Mesopotâmia, no extenso planalto do Irã. A Pérsia não possuía muitas áreas férteis.

    3. Sátrapas era um nome dado aos governadores das províncias, chamadas satrapias nos antigos impérios Aquemênida e Sassânida da Pérsia.

    4. Comércio e Agricultura.

    5. Eles moravam em comunidades, e pagavam impostos ao imperador persa, trazendo mais riquezas e aumentando cada vez mais os lugares da Pérsia.

    6. Os persas construíam importantes vias de transporte entre as cidades mais populosas do Império. Os mensageiros do rei trocavam de cavalo a cada estação, de maneira que podiam cobrir longas distâncias rapidamente.

    4- Os fenícios, povo de origem fenícia semita, surgiram a partir do ano de 3000 a.C., proprietários de poucas terras e de solos áridos, os fenícios não se dedicaram à agricultura. Rodeados de montanhas ao norte, ao sul e a leste, apenas o que restava para eles era aproveitar as águas do Mar Mediterrâneo. Suas cidades muito importantes, como Tiro, Sídon, Biblos e Ugarit, se tornaram portos de onde partiram os navios para o comércio de mercadorias próprias ou de outros países. Os fenícios foram os maiores navegadores e exploradores da Antiguidade. Chegaram mesmo a dar volta completa ao redor da África, e mais tarde 600 a.C., a pedido do faraó Necao, do Egito, numa viagem que, dois mil anos mais tarde, Vasco da Gama iria fazer em sentido contrário.

    ResponderExcluir
  10. célio filho 1E.M 1) a. Êxodo: foi a fuga dos hebreus do egito onde O motivo dessa fuga era por que o povo hebreu foi escravizado e não podiam seguir a sua religião que era o monoteísmo, cujo o Deus era e é jeová e que um faraó não gostava do povos hebreus é escravizarão pór mais de 200 anos no egito.
    b. Cisma: foi a divisão das terras de um povo em Judá e Isral onde o seu Rei morrel eo seu povo ficol sem saber o que faze e á sim dividindo as terras do Reino de Israel em duas partes.
    c. Diáspora: Foi a despenção do Império Romano tenta oprimir o povo de Jerusalém, os hebreus se revoltam e há um grande conflito entre romanos e hebreus e judeus.Eles procurarão novamente a terra prometida durante seculos onde tinha fartura para agricutura e apecuaria.
    d. Sionismo: Foi o movimento dos judeus, surgido no século XIX e principalmente no século XX, que defende a idéia de que os judeus, então espalhados pelo mundo pela diáspora (dispersão) e pela Segunda Guerra Mundial, devem retornar à Terra prometida, a região da Palestina 2.1-Qual a origem dos Hebreus? Eles viviam nas terras da Palestina onde possuiam origem de outros povos, Abrão que foi o primeiro hebreu, junto o seu povo e foi para a terre prometida,para forma a sua civilização na terra prometida e veio da Caldéia em Ur na antiga Mesopotâmia.
    2.2-Quais as consequências das guerras para esse povo?: onde o inperio de Salomão não conseguia vencer as guerras, e com a sua morte o povo se separo, ficou fraco e ocorreu a primeira diáspora, o templo de Jerusalém foi queimado pela primeira vez.Os romanos tonaram Canaã, mesmo lutando, eles não conseguiram vencer, pois o exercito romano tilha estratejia de batalha. era forte e o templo de Jerusalém foi queimado pela segunda vez, e apos isso se separaram novamente.

    ResponderExcluir
  11. .2.3: Os Fenícios ocuparam a região que hoje é conhecida com Líbano ás margem do Mediterrânico, e por essa localização possuía um fácil desenvolvimento no comercio e na agricutura, nas técnicas de navegação e no artesanato. As viagens que eles faziam para junta varios tipos de culturas e desenvolverem técnicas que envolveram o manejo de metais, a matemática e a astronomia. Se organizavam em cidade-estado, e para a construção delas procuravam locais estratégicos. Eles que elaboraram o alfabeto consonântico de 22 letras para facilita o cormecio , que deu origem ao 2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papel?: Os profetas erram pessoas que apareceram no tempo que Jesus viveu, e tem como papel de receber avisos de Deus para passa para outras pessoas. asim espalhando para as sociedade de povos diferentes.
    2.4-Comente sobre a religião hebraica. A sua religião era monoteísta, que acredita em um único Deus. Deus prometeu a Abrão a terra prometida, e a Moisés deu os mandamento que deveriam segui e é nisso que eles acreditam na fé em um unico Deus.
    2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?: Eles eram fiel ao seu Deus tinham um rei, tinham leis comerciais, mas não podiam mistura-se com outros povos por causa da sua religião, que acreditava em um único Deus e na terra prometida.
    3) Sobre o Império Persa , responda:
    3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?: Era a chamada: dualismo, onde acreditava que tudo era do bem ou do mal não existia meio termo, se era do bem iria para o céu se era do mal iria para o inferno. Também criaram a religião Masdeísmo que queria estabelecer a paz no mundo todo.
    3.2-Comente sobre o território persa: localizava-se no leste da mesopotâmia e a terra não era fértil e não era boa para criaçoes de animais.
    3.3-Quem eram os sátrapas?: Os sátrapas eram os reis dos persas onde províncias enormes, que dividia todo o império Persa.
    3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?: Eles tinham como principal fonte de atividade econômica a agricultura, que permitia a realização do comercio.
    3.5-Como o povo vivia?: Eles viviam em comunidades, que pagavam impostos para que ouvese a paz deixando o império Persa cada vez mais rico, e permitindo a criação de grades lugares.
    3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas alfabeto ocidental moderno ea matematica Célio Rodrigues De Asissis Filho 01 E.M Colegio Seráfico

    ResponderExcluir
  12. Ana Beatriz Costa de Sousa 1º ano do E.M Seráfico17 de fevereiro de 2012 00:00

    1a) exodo: Foi a fuga dos hebreus do egito, devido a escravidao deles e por esse motivos eles nao poderiam seguir sua religiao monoteista. Seu deus era jeová.
    b) Cisma: houve uma guerra dos povos de israel e judá, onde as terras foram separadas.
    c)Diáspora: Foi o migramento do povo hebreu para todo o mundo, devido a invasao de sua terra natal. Até hoje eles procuram a terra prometida durante seculos.
    d)Sionismo: Foi uma rebeliao politica feita pelos os judeus que defendia o povo judaico.
    2.
    2.1 Viviam na palestina e nao se originaram de nenhum outro povo.
    2.2 As consequencias para esses povos foram a perseguição e a escravidão.
    2.3Na época que Jesus viveu surgiram os profetas dando continuidade ao cristianismo. Um profeta é um mensageiro de Deus, e o seu papel foi e ainda é transmitir mensagens de Deus para nós.
    2.4 Os herbraicos eram monoteistas (um só Deus) a religião se chama o judaísmo.
    2.5 O rei comadava a politica naquela época, tinham comercio, e não se misturavam por causa de suas religiões.
    3
    3.1 A religião persa era dualista , a qual tinha o bem e mal,e tinha o nome chamado de Zoroastrismo ou Masdeísmo.
    3.2 A Persia localizava-se no leste da mesopotâmia e a terra não era fértil.
    3.3 Os sátrapas eram os reis dos persas.
    3.4 A principal atividade economicas dos persas era a agricultura.
    3.5 Viviam em comunidades e pagavam seus impostos que eram utilizados para formular grandes e belos edifícios onde muitas vezes so eram utilizados em grandes eventos.
    3.6 Eles tinham uma grande area tornando o transporte e a comunicacao muito importante.
    4. Os Fenícios ocuparam a região que hoje é conhecida com Líbano ás margem do Mediterrânico, e por essa localização possuía um fácil desenvolvimento no comercio, nas técnicas de navegação e no artesanato. As viagens que eles faziam ajudaram a juntarem diversas culturas e desenvolverem técnicas que envolveram o manejo de matais, a matemática e a astronomia. Se organizavam em cidade-estado, e para a construção delas procuravam locais estratégicos. Eles que elaboraram o alfabeto consonântico de 22 letras, que deu origem ao alfabeto ocidental moderno.

    ResponderExcluir
  13. 1) A. É a historia da saida dos israelitas do antigo egito.

    B. Foi a divisão entre povos de Israel e Judá.

    C. Foi a disperção do povo Hebreu no mundo antigo, depois da destruição de Jerusalem.

    D. É o movimento politico e filosofico que defundi o direito a auto determinação do povo Judeu.

    2) 2.1- Nascerão na palestina.
    2.3- Os profetas surgirão na epoca do Crisstianismo, os profetas erao porta-voz de Deus.
    2.4- Os Hebreus erão monoteistas, acreditavão na vinda de Messias um enviado por Deus.
    2.5- Eles tinham um rei, tinham leis comerciais, mas não podiam mistura-se com outros povos por causa da sua religião

    3) 3.1- Eles erão dualista, e acreditavão em 2 principios opostos o bem e o mal.
    3.2- Situava-se a leste da Mesopotamia.
    3.3- Eles erão reis os da persia.
    3.4- Era o comercio e agricultura.
    3.5- Vivião em comunidades que pagavão impostos ao imperador.
    3.6- Eles construirão grandes estradas da cidade principal ate as outras assim aperfeiçoando a velocidade de transporte de carga,mensagens e etc.

    4) Eles ocupam onde hoje e localizado o libano,e por estar no mar mediterranio eles conseguem desenvolver o comercio facil, na pesca e no artesanato.Eles viajavão muito, assim eles conhecerão muitos tipos de cultura e se densevolverão muito rapido por esse motivo.Se organizavam em cidade-estado, e para a construção delas procuravam locais estratégicos.Eles criarão o alfabeto de 22 letras.

    ResponderExcluir
  14. Oi eu achei o seu blog 10!tem tudo bem explicadinho do que eu queria muito obrigado pela informaçao eu irei fazer um resumo e dar a minha professora! obrigado.

    ResponderExcluir
  15. quero mais resposta sobre os hebreus persa e o finicios

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Quer ser colaboradora de nosso jornal? Envie seu artigo se assim desejar! Abs, Marisol
    Entre: www.jornalatlantico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. bom gostei muito,mas o que eu queria saber nao apareceu eu queria saber sobre hebreus,fenicios e persas e so apareceu hebreus

    ResponderExcluir
  18. O que eu queria era sobre os hebreus fenícios e persas oque eu queria mais era sobre os persas

    ResponderExcluir