domingo, 15 de abril de 2012

AMÉRICA ESPANHOLA









ATENÇÃO!
Antes de responder as questões propostas, fique ciente que:
• não serão aceitas respostas copiadas dos colegas e muito menos copiar e colar da internet;

• o aluno que de alguma forma se desviar da proposta do blog (o aprendizado, a troca de idéias, a exposição do pensamento) com piadinha ou desrespeito terá sua nota de atividade anulada.
• Toda e qualquer resposta aos questionamentos deverá, obrigatoriamente, ter um porque, uma justificativa clara e lógica.

QUESTÕES PROPOSTAS
1-      A que se deveu a decadência do colonialismo na América e a conseqüente aceleração do processo de independência do continente americano?
2-      Entre as causas políticas imediatas de eclosão das lutas de independência das colônias espanholas da América, destaque as que você considera as mais importantes.
3-      Comente sobre o CAUDILHISMO na América Latina no século XIX.
4-      Qual o elemento comum entre a Independência do Brasil e das colônias da América Espanhola?
5-      Quais os fatores internos e externos que levaram a independências das colônias espanholas?
6-      Como estava dividida a sociedade nas colônias espanhola? Comente sobre cada classe social.
7-      Explique o BOLIVARISMO.
8-      Quais as consequências da Independência das colônias espanholas para a América?

42 comentários:

  1. 1- Tudo começou, quando Napoleão consegui invadir a Espanha e então nomeou seu irmão como rei Espanhol, isso desencadeou a revolta das colonias Americanas e com isso houve o começo da sede de independência das mesmas.

    2- Alguns fatores foram: A crise geral do antigo regime, A independência dos EUA como exemplo, As guerras napoleônicas, O pacto social retardando o crescimento das colônias, etc.

    3- Foi o tipo de governo adotado pela América latina no período, onde eram governados por líderes autoritários, paternalistas e conservadores. Representantes das elites locais.

    5- Externos:A crise geral do antigo regime com o enfraquecimento das potências coloniais, A independência dos EUA como exemplo, As guerras napoleônicas com a Espanha invadida sem condições de controlar as colonias e o Iluminismo como base ideológica; Internos:Pacto colonial retardando o crescimento das colonias e as desigualdades sociais.

    6- 1:Chapetones eram os Espanhóis puros que tinham altos cargos; 2:Criollos eram os descendentes de espanhóis nascidos na America, elite colonial altos cargos e comerciantes; 3:Mestiços eram filho de espanhóis com nativos, capatazes e artesões de serviam os Criollos; 4:Índios e Negros eram os escravos da sociedade.

    7- Ideal de unidade territorial do continente que tinha a oposição da Inglaterra dos EUA e das elites rurais locais porém o Bolivarismo teve seu ideal fracassado após o congresso no Panamá.

    8- Fragmentação territorial em várias repúblicas, Instabilidade política com lutas internas pelo poder, estrutura econômica inalterada a America permanece como fornecedora de matérias primas e consumidora de manufaturados, O Caudilhismo, etc.

    ResponderExcluir
  2. INGRID ROGERIO 2 ANOM E.M 18 DE ABRIL DE 2012.

    1- Quando Napoleão dominou a Espanha, dissidiu nomear seu irmão com o rei ; so q as colonias ñ gostaram; foi onde aconteceu varias revoltas nas colonias. e foi a partir dai que comessou a independência !
    2- antigo regime sua criser:
    sociedade francesa encontrava-se dividida em três classes;o clero (Primeiro Estado), a nobreza (Segundo Estado) e o Terceiro Estado, que representava a burguesia e os camponeses.
    3-foi um tipo de politica que a America adotou. onde o exercício do poder político caracterizado pelo agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho.
    4- A revolta do povo; nos dois o povo ser rebelou e derrubou o governo
    pedindo Independência.
    5- Os internos foram o crescimento das revoltas nas colonias e o pacto colonial; Os esternos foram o enfraquecimento das potências coloniais, a chegada do Iluminismo e a crise geral do antigo regime.
    6-1-Chapetones; Espanhóis que nasciam na Espanha, altos cargos.
    2-Criollos; Espanhóis que não nasciam na Espanha , comerciantes.
    3-Mestiços ; Filhos de Espanhóis com nativos, Artesões.
    4- Índios e Negros; não tinha direito a nada.
    7- Foi uma revolução da bolivia comandadas por Simão Bolívar, no ínício do século XIX, deram vez à libertação da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia do jugo espanhol, e acenderam a chama libertária por toda a América do Sul.
    8- O território foi dividido em varias repúblicas , as brigas pelo o poder , instabilidade da politica...

    ResponderExcluir
  3. BRUNO LIMA DO CARMO 2 ANO E.M
    1- Quando Napoleão consegui dominar a Espanha, e decidiu nomear seu irmão Jose Bonaparte como rei, Foi onde que as colonias começaram as revoltas(pois os mesmos não gostaram da ideia) e a partir dai vei a independência.

    2- A independência dos EUA,As guerras napoleônicas, O pacto social entre outros.

    3- Foi um tipo de governo que a América latina adotou no período. Tinha como líder um Caudilho.

    4- A revolta do povo

    5- o crescimento das revoltas nas colonias e o pacto colonial (INTERNOS); A crise geral do antigo regime com o enfraquecimento das potências coloniais (EXTERNOS).

    6-
    1-Chapetones; Espanhóis natos(que nasceram na Espanha), altos cargos.
    2-Criollos; Descendentes de Espanhóis em outros países , comerciantes.
    3-Mestiços ; Filhos de Espanhóis com nativos, Artesões.
    4- Índios e Negros; não tinha direito a nada. (escravos)

    7-Unidade de politica da america, Foi uma revolução da bolivia comandadas por Simão Bolívar, no ínício do século XIX. Deram formaçao de uma unica naçao de onde escontravasse as areas coloniais espanholas.

    8- Divisão do territorio, estrutura econômica inalterada.

    ResponderExcluir
  4. Respostas.

    1- Devido à Napoleão em sua política expansionista, e o desenvolvimento industrial da Inglaterra que necessitava de consumidores para seus produtos.
    2- A ocupação da Espanha por napoleão e a imposição de José Bonaparte ao trono Espanhol.
    3- São lideranças ligadas setores tradicionais da sociedade, militares ou grande fazendeiros. Vem do espanhol "caudillo" e faz referência a uma forma de governo forçada e autóritaria.
    4- Com o bloqueio de Portugal houve o rompimento dos laços de metrópole - colônia. Quando então a família real veio ao Brasil.
    5- A quebra do pacto colonial, que explorava as colônias, e a desigualde das diferentes classes sociais, numa sociedade estamental.
    Entre os externos pode-se citar a crise do antigo regime, os ideiais iluministas, liberdade igualdade e fraternidade, a independencia dos EUA e as guerra napoleônicas, principalmete a que impôs o irmão de Napoleão ao trono Espanhol.
    6- Chapetones e Clero - Eram, Espanhois, o topo da pirâmide tinham vários privilêgios + o Clero.
    Criollos - Eram filhos de Espanhóis nascido na América, eram grandes proprietários e comerciantes.
    Mestiços - Serviam aos Criollos, eram em geral capatazes e artesões.
    Índios e Negros - Eram escravos ou semi-escravos. Eram muito explorados.
    7- Vem de um sujeito chamado Bolívar, buscava tornar todo o território em uma só país, onde ING e EUA eram contra, outro fator que impediu é a posição geográfica.
    8- Fragmentação territorial, Influência dos EUA e da Inglaterra,
    Dependência econômica, disputas internas pelo poder.

    Daniel Pereira Anzolin

    ResponderExcluir
  5. 01. Quando Napoleão invadiu Espanha e nomeu seu irmão como rei espanhol, gerou revoltas nas Americas e com isso houve a vontade de ser tornar independente.

    02. Devido aos acontecimentos na Europa, como o enfraquecimento das potências coloniais, o Iluminismo, Guerras Napoleônicas, Revolução Industrial. Também a Independencia nos E.U.A contrubiui para a independência do resto do continente.

    03. Um governo com líderes autoritários, paternalistas e conservadores, representantes das elites locais. Nesses tipos de governo, destacava-se as desigualdades sociais (mestiços, índios e negros ainda margilizados).

    04. Ambos se inspiraram em movimentos vindos da Europa (e de outras partes do mundo).

    05. Pode-se destacar como Processos Externos a Crise geral do Antigo Regime, base ideológica do Iluminismo, a Espanha sendo invadida por Napoleão, ficando assim sem condições de controlar as colônias. Como fatores internos, destaca-se as DEsigualdades sociais e o Pacto Colonial, retardando o desenvolvimento das colônias.

    06.No topo, os Chapetones (espanhóis legítimos) e o Clero, que tinham privilégios e ocupavam altos cargos; Criollos, descendentes de espanhóis nascidos na América. Faziam parte das Câmaras Municipais (Cabildos); Mestiços: filhos de espanhóis com índio, etc, eram capatazes e astesãos que serviam aos criollos; já os Índios e negros eram explorados como escravos ou semi-escravos.

    07. Ideal de unidade territorial do continente (oposição da Inglaterra, E.U.A. e elites rurais locais.

    08. Refrletiu com uma fragmentação territorial em várias repúblicas, as lutas internas pelo poder, e premaneceu como frnecedora se matéria-prima e consumidora de manufaturados.

    ---> Ana Carolina Pereira da Costa 2° ano E. M.

    ResponderExcluir
  6. 1-Napoleão como sempre influenciando no campo político, conduziu seu irmão até o trono da Espanha, claro já com pensamentos de expandir seus domínios e continuar a dar ordens que favorecessem suas idéias. A revolução industrial contribuiu também de forma bastante significativa, pois a maquino fatura fez crescer a economia, mas para que a balança comercial se equilibra eram necessários compradores, e para induzir esse comercio a Inglaterra pregava o “Liberalismo econômico”. A independência dos EUA teve grande influencia no processo de independência das colônias espanholas, pois depois de ser tornar independentes os EUA decidiu ajudar seus vizinhos a também conquistarem autonomia política e social (claro que visando seus ideais futuros de desenvolvimento a custa dessas colônias).

    2-A nomeação do irmão de Napoleão Bonaparte como rei da Espanha desencadeou os primeiros passos do processo de independência, a economia das colônias dependia da metrópole, porque conforme o pacto colonial os lucros das colônias era destinado á metrópole. E havia também os conflitos entre classes sociais.

    3-Era um tipo de governo em que os lideres governavam de forma clássica, autoritária, com exacerbado sentimento paternalista. Pode ser destacada a desigualdade social que originava grandes conflitos.

    4-O caudilhismo esteve presente em ambas as independências, á fragmentação políticas assim cada parte tendo seu líder local. Outro fator incomum é que Napoleão Bonaparte influenciou diretamente em ambas independências, pois ele entreviu na política de Portugal e na da Espanha também, quebrando assim os laços desses pais desses com suas colônias, e facilitando o processo de independência, uma vez que o pacto colonial era quebrado, e a riqueza ao invés de ir pra metrópole ficava na própria colônia, facilitando seu desenvolvimento.

    5- *Fatores internos: o pacto colonial que desfavorecia o desenvolvimento das colônias, uma vez que todo seu lucro era em prol da metrópole. As diferenças sociais também afetou devido a sociedade não ter mobilidade social, e por existir 4 grupos diferentes de classes os confrontos aumentaram.

    *Fatores externos: A crise do antigo regime ( onde a monarquia perdia seu poder e a republica ganhava ascensão), as idéias iluministas que colocavam a razão acima de tudo, a independência dos EUA, e as guerras promovidas por embates de Napoleão, após ser invadida a Espanha não conseguia mais controlar suas colônias.

    6- Eram 4 classes sociais:
    Chapetones e Clero- formado pelos espanhóis, pessoas de altos cargos e possuíam muitos privilégios.

    Criollos – Descendentes de espanhóis nascidos na America , Formado pela elite colonial ( ricos), grandes proprietários e comerciantes, e também os integrantes das câmaras municipais.

    Mestiços- Formado pelos capatazes e artesãos que serviam os criollos.

    Índios e negros- Explorados como escravos ou “ semi – escravos”, trabalhavam na mineração e na agricultura.

    7-A unificação das colônias formando um único país,a unidade política da América era o sonho de Simon Bolívar.

    8- A fragmentação territorial(oposta ao bolivanismo), a instabilidade política(caudilhismo- o poder era disputado já que havia somente um líder local), a dependência econômica, originada pelos EUA e a Inglaterra devido ao comércio . A America se equilibra na balança comercial.



    Sarah Alves Damasceno 2°Ano E.M.
    .

    ResponderExcluir
  7. 01.Isso aconteceu quando Napoleão Bonaparte invadi a Espanha e logo apos nomeia seu irmão como rei da Espanha,com isso ele gerou revoltas nas Américas.
    02. Devido aos acontecimentos na Europa, como o enfraquecimento das potências coloniais Guerras Napoleônicas, Revolução Industrial e outras coisas.A Independência nos E.U.A contribui para o resto de independências.
    03.Foi como um governo que a América latina que foi adotada no período. Tinha como líder um Caudilho e tem referencia a uma forma de governo forçado.
    04. A revolta do povo;o povo ser revoltou e derrubou o governo
    pedindo Independência.
    06.1- Criollos; Descendentes de Espanhóis em outros países, comerciantes
    2-.Chapetones; Espanhóis natos(que nasceram na Espanha), altos cargos.
    3-Índios e Negros; não tinha direito a nada. (escravos)
    4-Mestiços ; Filhos de Espanhóis com nativos, Artesões.
    07.Vem de um cara chamado Bolívar, buscava tornar todo o território em uma só país,Uma ideal de unidade territorial do continente (contra a Inglaterra, E.U.A. e outros).
    08.Influência dos EUA e da Inglaterra,Dependência econômica Fragmentação territorial,disputas internas pelo poder.

    #Pablo de Mello Rocha
    2º Ano Ensino Médio

    ResponderExcluir
  8. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: João Batista de Freitas Filho N°: 14 Série: 8° ano

    1: Tudo começou quando Napoleão Bonaparte invade e conquista a Espanha e nomeia seu irmão como rei. Isso gerou grandes revoltas da população, dando início a independencia.

    2:A queda geral do Antigo Regime, a Revolução Industrial e a independência dos EUA como exemplo.

    3: O caudilhismo era um tipo de governo com líderes autoritários que eram representantes da elite local.

    4: Ambos os países tiveram um governo autoritário, no Brasil, foi o regime militar, já na Espanha, foi o Caudilhismo

    5: Fatores externos:
    Crise geral do Antigo Regime
    Iluminismo
    A independência dos EUA como exemplo
    As guerras napoleônicas
    A Revolução Industrial
    A doutrina Monroe

    Fatores internos:

    O Pacto colonial que retardava o desenvolvimento das colônias
    A desigualdade social

    6: Chapetones e o clero: Espanhóis, pessoas de alto cargo ou que tinham privilégios

    Criollos: Filhos de Espanhóis que nasceram na america

    Mestiços: Capatazes e Artesões que serviam os criollos, filhos de Criollos com nativos.

    Índios e Negros: Escravos e Semi-Escravos

    7: O bolivarismo era o ideal de unidade territorial de um continente. Era contrário aos EUA e a Inglaterra.

    8:Influência dos interesses dos EUA e da Inglaterra, Fragmentação territorial(contrário ao bolivarismo) e a exclusão do indígena.

    ResponderExcluir
  9. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome:Catarina Maria da Silva Lima
    Serie:8ºAno

    1-Quando Napoleão invadiu e conquistou a Espanha nomeou seu irmão como rei gerando revolta na população.

    2-A Independência dos EUA,As Guerras Napoleônicas e a Revolução Industrial.

    3-O Caudilhismo foi um governo adotado pela America,era um governo com lideres autoritários e eram representantes das elites tradicionais,tipo fazendeiros e militares.

    4-A revolta do povo em ambos países

    5- •Fatores Externos:
    -Crise Geral do Antigo Regime
    -Iluminismo
    -Independência dos EUA
    -Guerras Napoleônicas
    -Revolução Industrial
    -Doutrina Monroe
    •Fatores Internos:
    -O Pacto colonial retardando o desenvolvimento das colonias
    -Desigaldade Social

    6-1.Chapetones e Clero
    2.Criollos
    3.Mestiços
    4.Indios e Negros

    7-Era o ideal de Simon Bolivar que foi muito importante para a libertaçao de quase toda a america espanhola.

    8-Divisão Territorial

    ResponderExcluir
  10. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome:Anthony Kairo Silva
    Serie:8ºAno
    Quando Napoleão invadiu e conquistou a Espanha nomeou seu irmão como rei gerando revolta na população.
    •Fatores Externos:
    -Crise Geral do Antigo Regime
    -Iluminismo
    -Independência dos EUA
    -Guerras Napoleônicas
    -Revolução Industrial
    -Doutrina Monroe
    •Fatores Internos:
    -O Pacto colonial retardando o desenvolvimento das colonias
    Fatores internos:
    O Pacto colonial que retardava o desenvolvimento das colônias
    A desigualdade social
    -Desigaldade Social
    Chapetones e Clero
    Criollos
    Mestiços
    Indios e Negros
    O bolivarismo era o ideal de unidade territorial de um continente. Era contrário aos EUA e a Inglaterra.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Henrique Gabriel Albuquerque Nº11
    ESCOLA:Instituto frei joão pedro de sexto 7ºano

    Resumo do slide

    Sobre a independência das nações latino-americanas, ocorreram alguns fatores externos, assim como a Independência dos EUA,a crise geral do Antigo Regime e a revolução industrial, já os fatores internos foram o pacto colonial e as desigualdades sociais.A sociedade colonial espanhola de aproximadamente 20 milhões de pessoas, era dividida em: CHAPETONES E CLERO, CRIOLLOS, MESTIÇOS, ÍNDIOS E NEGROS.
    Os principais líderes de lutas vitoriosas na história da América entre 1817 e 1825 era o republicano SIMÓN BOLÍVAR e o monarquista SAN MARTIN.Em homenagem à BOLÍVAR, foi criado o BOLIVARISMO, cujo o significado é: Ideal de unidade territorial do continente.
    Muitos países Americanos conseguiram entrar em independência assim como o Brasil que entrou em independência em 1822, o México em 1821, o Peru, a Bolívia, o Chile, entre outros.Consequências ocorreram durante este período, ou seja, a fragmentação territorial em várias repúblicas, a dependênci econômica, a instabilidade política e a estrutura econômica inalterada, assim como também ocorreu o CAUDILHISMO, um tipo de governo característico da América Latina.

    ResponderExcluir
  12. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome: Luiz Claudio de Oliveira Junior
    8° ano Numero: 20

    Resumo do Slide visto em sala de aula

    A Independência das nações latino-americanas começou depois do processo de libertação das colônias espanholas aproximadamente em 1810 e 1830 nesta independência existiram os fatores externos e os internos, os fatores externos eram as crises gerais do antigo regime, o iluminismo, a independência dos EUA, as guerras napoleônicas, a revolução industrial e a doutrina Monroe os fatores internos era o pacto colonial retardando desenvolvimento das colônias e a desigualdades sociais.
    Na Sociedade colonial espanhola eram em aproximadamente em 20 milhões de pessoas os CHAPETONES e CLERO que eram os espanhóis e as pessoas de altos cargos. CRIOLLOS que eram descendentes de Espanhóis nascidos na América. Eram pessoas muito ricas que tinham grandes propriedades. MESTIÇOS eram os capatazes e artesãos que serviam aos seus donos que eram os CRIOLLOS. ÍNDIOS E NEGROS eram explorados como escravo ou “semi-escravos” eles trabalham forçado em minas ou em fazenda, eles não recebem salário é são forçados a trabalhar e vivem numa condição muito precária.
    Os Maiores percussores da Independência das nações latino-americanas foram Tupa Amaru no peru em 1780 com uma rebelião indígena. Eles mataram pelo menos 80 mil pessoas neste massacre. O Segundo e o Francisco Miranda na Venezuela em 1811 era um Criollo que liderou a libertação provisória da Venezuela ele foi preso e morreu alguns anos depois na Espanha.
    As guerras aconteceram por causa da intervenção napoleônica na Espanha e a Deposição do rei Fernando VII, em 1810 – 1814 Criollos tomaram o poder na America amparando- se nos cabildos formando juntas governativas com apoio da população.
    Na Independência das nações latino-americanas existiram algumas consequências como as fragmentações territoriais em varias repúblicas a instabilidade política entre outras.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Emilly M. Rodrigues
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    série: 8° ano

    1-O que causou a revolta na população foi quando Napoleão nomeou seu irmão como rei, quando invadiu e conquistou a Espanha.
    2- Estes foram alguns fatores : O pacto social retardando o crescimento das colônias;a crise geral do antigo regime; A independência dos EUA; Revolução Industrial , etc.
    3- Foi um tipo de governo que foi adotado pela América Latina, que havia como líder o Caudilho.
    4- O elemento foi a revolta do povo, que foi causando a Independência , justamente por conta desta revolta que derrubou o governo.
    5- Fatores EXTERNOS: Iluminismo, a independência dos EUA, as guerras napoleônicas, a doutrina Monroe , a revolução industrial e Crise geral do Antigo Regime. Fatores INTERNOS: A desigualdade social e o Pacto colonial que retardava o desenvolvimento das colônias.
    6- [1].Chapetones e Clero
    [2].Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis.
    [3].Mestiços
    [4].Indios e Negros
    7-O boliviarismo é o sonho de unidade territorial que contou com a oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos.
    8- A divisão dos territórios.

    ---------- RESUMO DO SLIDE -------------------

    Sobre esta chamada Independência das nações Latino-americanas , foi ocorrido alguns fatores externos, que são chamados de: Revolução Industrial,crise geral do antigo regime, independência dos Estados Unidos da América, e os Internos, que são: Desigualdade Social e o pacto Colonial que retardava o desenvolvimento das colônias.
    SOCIEDADE COLONIAL ESPANHOLA: tinha, aproximadamente 20 milhões de pessoas. Era dividida em classes sociais, que têm como nome:
    - Criollos, que eram os nascidos na América mas de descendência Espanhola.
    - Mestiços, que eram os de duas ou mais descendências (raças) humanas.
    - Índios e Negros
    - Chapetones e o Clero.
    Nas lutas vitoriosas , os principais líderes , no tempo entre 1817 e 1825, era Simón Bolíviar , que era republicano e San Martin , que era monarquista.
    O nome Bolivarismo , vêm justamente do segundo nome de Simón Bolíviar, este nome foi em sua homenagem.
    Além do Brasil, vários outros países Americanos conseguiram entrar em independência. Houve uma consequência durante este período, que foi a fragmentação territorial nas repúblicas, em várias delas, a instabilidade política , a dependência econômica e a estrutura econômica inalterada, ocorrendo também o caudilhismo, que era um tipo de governo adotado pela América Latina.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Rebeca de Lima Souza
    Escola: IFJPS nº: 22
    A independência das colonias Latino-Americanas
    *Aproximadamente entre 1810 e 1830
    ~Fatores Externos~
    *Crise geral do antigo regime
    *Iluminismo
    * Independência dos EUA
    *Guerras napoleônicas
    *Revolução industrial
    *Doutrina Monroe: "A América para os americanos."
    ~Fatores Internos~
    *Pacto colonial retardando o desenvolvimento das colonias
    *Desigualdade sociais
    >>Divisão da sociedade espanhola<<
    1%:Chapetones e Clero
    13,5%:Criollos
    27,5%:Mestiços
    58%:Indios e Negros
    >>Precursores<<
    ->Tupac Amaru (1780)
    -> Francisco Miranda (1811)
    ~Guerras de independência~
    *Intervenção napoleônicas na Espanha
    *Deposição do rei Francisco VII
    *1810-1814: Criollos tomam o poder na América
    *1817-1825: Lutas Vitoriosas
    >>Principais líderes<<
    -> Simón Bolivar
    -> San Martin
    =>Consequência<=
    * Fragmentação territorial em várias repúblicas

    ResponderExcluir
  15. Escola:Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Nome:Italo Guimarães Brilhante Nº:12
    Série:8º ano

    1-Quando Napoleão conquistou a Espanha colocou seu irmão no trono isso calsou uma revolta da população.

    2-Doutrina Monroe,Guerras Napoleonicas,Independencia dos EUA e o Iluminismo.

    3-O Caudilismo foi um governo caracteristico da America Latina do período,com lideres autoritários,paternalistas e eram reprensentantes das elites locais.

    4-A revolta da população no dois.

    5-Fatores externos:
    Crise geral do Antigo Regime;
    Iluminismo;
    Independencia dos EUA;
    Guerras Napoleonicas;
    Revolução Industrial;
    Doutrina Monroe.

    Fatores internos:
    Pacto colonial retratado o densenvolvimento das colonias;
    Disiquadade social.

    6-1.Chapetones e o Clero
    2.Criolos
    3.Mestiços
    4.Ídios e os Negros

    7-É um movimento político libertário da América Latina inspirado nas ações do militar venezuelano Simón Bolívar (1783-1830), que liderou as guerras de independência contra o domínio espanhol em várias nações da América do Sul: Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru e Bolívia(nomeada em homenagem a ele).

    8-Divisão terrial.

    ResponderExcluir
  16. Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto.
    Nome: Carlos Candido da Silva Neto.
    N°: 6.

    A Independência das colônias Latino-americanas começa entre 1810 e 1830. Houve vários fatores divididos em externos e internos. Os Fatores Externos foram:

    - Crise geral do Antigo Regime,
    - O Iluminismo,
    - A Independência dos EUA,
    - Guerras napoleônicas,
    - Revolução Industriais.
    - Doutrina Monroe: "A América para os Americanos"

    Já os Fatores Internos são:

    - Pacto colonial retardando desenvolvimento das colônias
    - Desigualdades sociais

    A sociedade colonia espanhola é dividida em 4 classes sociais elas são:
    Chapetones e Clero que eram Espanhóis, com altos cargos e com privilégio, Criollos que eram descendentes de espanhóis nascidos na América, Mestiços que eram capatazes e artesãos que serviam aos criollos e Indios e Negros que eram explorados como escravos ou semi-escravos. Existiram 2 Precursores importantes na independência das colônias Latino-americanas que foram:

    - Tupac Amaru: começou uma rebelião indígena, que massacrou aproximadamente 80 mil pessoas.
    -Francisco Miranda: criollo que liderou libertação provisória da Venezuela. Foi preso e morreu na Espanha.

    Houve algumas Guerras de Independência nelas teve:

    - A Intervenção napoleônica na Espanha,
    - Deposição do rei Fernando VII,
    - Entre 1810 e 1814 Criollos tomam o poder na América amparando-se nos cabildos e formando juntas governativas com apoio da população. Derrotados após a restauração da monarquia na Espanha.
    - Entre 1817 e 1825 houve lutas vitoriosas.

    A Inglaterra e os EUA apoiaram a Independência interessados em novos mercados.

    ResponderExcluir

  17. 1-Também como o Império Português, os espanhóis não foram capazes de resistir ao processe de independência das colônias americanas ao longo do século XIX e as investidas de novas potências européias na África e Ásia, colocando assim um fim ao Colonialismo Espanhol.

    2-a imposição de José Bonaparte no trono espanhol.

    3- Foi o tipo de governo característico da America Latina, com lideres autoritários e conservadoristas, que muitas vezes podem exercer forte liderança autocrática e carismática mantendo formalmente a normal democrática.

    4-Os efeitos do expansionismo napoleônico, responsável direto pelo rompimento dos laços coloniais.

    5- Fatores externos:crise geral do antigo regime, iluminismo, independência dos EUA, revolução industrial e Doutrina Monroe.
    Fatores internos: pacto colonial retardando o desenvolvimento das colônias e desigualdade social.

    6- Chapetones e clero:espanhóis, altos cargos, privilégios.
    Criollos: descendentes de espanhóis nascidos na América.
    Mestiços:capatazes e artesãos que serviam aos criollos.
    Nativos ou negros: explorados como escravos ou “semi-escravos”

    7- Ideia de unidade territorial do continente, essa visão pan-americana foi concebida por Simon Bolívar (1783-1830), venezuelano que dirigiu a luta pela independência da Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.

    8- Fragemntação territorial em várias republicas, instabilidade política gerando lutas internas pelo poder, dependência econômica inalterada.

    NOME:Maria Viviane-3°E.M.

    ResponderExcluir
  18. Elissandra 3º EM Serafico13 de agosto de 2012 às 21:01

    1-à política expansionista de Napoleão e ao crescentedesenvolvimento industrial da Inglaterra.

    2- a imposição de José Bonaparte no trono espanhol e a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal e a coroação de D. João VI no Brasil.

    3- caudilhismo é um fenômeno cultural que primeiro surgiu durante o início do século XIX na América do Sul revolucionária, como uma forma de líder de milícia com personalidade carismática e um programa suficientemente populista de reformas genéricas a fim de auferir larga adesão, ao menos no início, das pessoas comuns.

    4- os efeitos do expansionismo napoleônico, responsável direto pelo rompimento dos laços coloniais

    5- Externos:A crise geral do antigo regime com o enfraquecimento das potências coloniais, A independência dos EUA como exemplo, As guerras napoleônicas com a Espanha invadida sem condições de controlar as colonias e o Iluminismo como base ideológica; Internos:Pacto colonial retardando o crescimento das colonias e as desigualdades sociais.

    6-Os peninsulares eram da própria Espanha, e dominavam toda a alta administração pública, religiosa e militar. Os criollos eram das colonias, eram proprietarios de terra, minas e escravos, possuiam grandes fazendas (haciendas) e seus filhos podiam estudar na Europa, porém não tinham influencia política.
    Os mestiços eram descendentes de espanhóis com índias e negras, eram grande massa da população, e mesmo sendo livtres eram obrigados a prestar serviços. Já os escravos viviam na regiãodo caribe e não tinham nenhum direito.

    7- um movimento político libertário da América Latina inspirado nas ações do militar que liderou as guerras de independência contra o domínio espanhol em várias nações da América do Sul: Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru e Bolívia.

    8-O fim do Antigo Regime nas últimas décadas do século XVIII foi conseqüência das transformações ideológicas, econômicas e políticas produzidas pelo Iluminismo, pela Revolução Industrial, pela independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa.

    ResponderExcluir
  19. Josilany 3º ano E.M. Seráfico14 de agosto de 2012 às 19:52

    1.A política expansionista de Napoleão e ao crescente desenvolvimento das das indústrias na Inglaterra.
    2.A imposição de José Bonaparte no trono espanhol.
    3.Manteve as estruturas coloniais e contribuiu para o atraso econômico e fragmentação territorial da América Latina.
    4.Tropas de Napoleão Bonaparte sobre a Espanha.
    5.fator interno:pacto colonial...
    fator externo: crise do antigo regime...
    6.Chapetones e clero: Os previlegiados, os Espanhóis.
    Criollos: Descendendtes de Espanhóis nascidos na América, elite colonial.
    mestiços: capatazes ou artesãos.(serviam os criollos)
    indíos e negros:explorados como escravos.( cuidavam das plantations).
    7.Foi o movimento político da América Latina, que se baseou nas ações militares.( eram geralmente guerras em busca de independência).
    8.O fim do antigo regime durante o séc. XVIII, teve como consequência várias alterações econômicas produzidas pelas idéias dos iluministas.

    ResponderExcluir
  20. 1-)Foram vários fatores que contribuiram para essa decadência, sendo estes: o enfraquecimento das potências
    coloniais; o iluminismo(igualdade, fraternidade e liberdade); Napoleão invade a Espanha, destitui o rei Fernando VII e coloca seu irmão José Bonaparte. Tudo isso, acarretou em revoltas das colonias para conseguir a independência.

    2-)Acredito que as causas mais importantes foram a invasão de Napoleão na Espanha e a independencia dos EUA.

    3-)Caudilhismo foi um modo de governo adotado na América latina. As principais caracteristicas destes lideres era o conservadorismo e o autoritárismo. Mesmo com este modo de governo, havia muita desigualdade, principalmente contra negros, índios e mestiços.

    4-) Um fator comum era a expansão Napoleonica: ->entreviu a política de Portugal, fazendo que a família real viesse para colonia; -> O rei espanhol é destituido e a quebra dos laços na colonia.

    5-) Externo:
    ºEnfraquecimento das potências coloniais;
    º Iluminismo;
    ºIndependência dos EUA;
    ºInvasões Napoleônicas;
    º Revolução industrial;
    ºDoutrina Monroe;
    Internos:
    º Desenvolvimento retardado das colonias pelo pacto colonial;
    º desigualdades sociais;

    6-) -> Chapetones(espanhois legitimos) e clero - (1% da população);
    -> Criollos(Descendentes de espanhois, nascidos na América, donos de grandes propriedades - 13,5% da população);
    -> Mestiços(artesões e capatazes, que servião os criollos- 27,5% da população);
    -> Índios e negros (Esravos e semi-escravos - 58% da população);

    7-) Um ideal que pregava a unidade territorial do continente.

    8-) -Fragmentação territorial;
    -Instabilidade política;
    -Dependência econômica;
    -Estrutura econômica inalterada.

    ResponderExcluir
  21. 01- Devido ao expansionismo de Napoleão,ao crescente desenvolvimento em todos os setores da indústria na Inglaterra e ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias.
    02- A formação da Santa Aliança, que deram um fim à supremacia napoleônica.
    03- O caudilhismo foi uma forma de exercício de poder divergente da democracia representativa, é o agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho, lideranças carismáticas ligados a setores tradicionais da sociedade e se baseiam no poder do carisma.
    04- Pelo fato de ambas serem governadas por poderes monárquicos, e com a guerra essas monarquias que governavam as colônias perderam seu poder sobre elas.
    05- Fatores internos: o pacto colonial, as desigualdades sociais e a elite criola; fatores externos: o iluminismo, o apoio inglês, a revolução francesa.
    06- os Chapetones formavam a classe privilegiada, nascidos na Espanha, podiam participas das decisões políticas, ocupar cargos altos; Abaixo encontravam-se os Criollos: filhos de espanhóis nascidos na América e cuidavam da produção mercantil; os brancos: descendentes de espanhóis nascidos na colônia e proprietários de grandes terras e por último os negros, índios e mestiços que formavam a classe trabalhadora.
    07- O bolivarismo representa a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar, venezuelano que dirigiu a luta pela independência, ele defendeu a necessidade de união contra a possível ofensiva espanhola, apoiada pela Santa Aliança.
    08- A dificuldade em fazer transações comerciais e o fato de que não houve integração política nem econômica entre as regiões.

    ResponderExcluir
  22. 1° Inúmeros... entre eles: o iluminismo,o enfraquecimento das potências
    coloniais;A política expansionista de Napoleão e ao crescente desenvolvimento das das indústrias na Inglaterra.
    2° As guerras napoleônicas como consequência a ocupação da Espanha por napoleão e a imposição de José Bonaparte ao trono... Enfraquecimento das potências coloniais o iluminismo, revolução Industrial, Independência do EUA.
    3°É o agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho, lideranças carismáticas ligados a setores tradicionais da sociedade e se baseiam no poder do carisma.Foi o tipo de governo adotado pela América latina no período, onde eram governados por líderes autoritários, paternalistas e conservadores.
    4° Inspiravam-se em movimentos vindos da Europa
    5° Os fatores externos foram o apoio inglês, iluminismo, a revolução francesa! Fatores internos: o pacto colonial que desfavorecia o desenvolvimento das colônias.
    6° Chape tones : formavam a classe privilegiada, nascidos na Espanha, podiam participas das decisões políticas, ocupar cargos altos;
    Criollos:filhos de espanhóis nascidos na América e cuidavam da produção mercantil;os brancos:descendentes de espanhóis nascidos na colônia e proprietários de grandes terras e por último os negros, índios e mestiços que formavam a classe trabalhadora.
    7° Visão pan-americana: Ideia de unidade territorial do continente!
    8° estrutura econômica sem alterações, fragmentação territorial; América permanece como fornecedora de matérias primas e consumidora de manufaturados.

    ResponderExcluir
  23. 1 )à política expansionista de Napoleão e o crescente desenvolvimento industrial da Inglaterra.

    2 )a imposição de José Bonaparte no trono espanhol ,isso se deu porque,com o objetivo de fazer cumprir o bloqueio, Napoleão pôs em prática uma política de intervenções e anexações.Entao ele ordenou a intervenção militar na península Ibérica, começando pela Espanha, em cujo trono colocou seu irmão José Bonaparte. Os espanhóis, porém, resistiram à imposição do novo rei e pegaram em armas contra os franceses.

    3 )foi um fenômeno cultural que surgiu na América do Sul revolucionária,como uma forma de líder de milícia com carisma e um programa suficientemente populista de reformas genéricas a fim de auferir larga adesão, ao menos no início, das pessoas comuns. O caudilhismo eficaz sustenta-se em culto à personalidade.

    4 )os efeitos do expansionismo napoleônico, responsável direto pelo rompimento dos laços coloniais;

    5 )externos:iluminismo,independência dos EUA,guerras napoleônicas,revolução industrial e a doutrina Monroe.
    Internos:pacto colonial e as desigualdades sociais

    6 )-1:Chapetones e cleros:que eram os espanhóis e os de alto cargo,e também aqueles que tinham privilegios
    2:Criollos:os descendentes dos espanhóis que nasceram na America
    3:mestiços:capatazes e artesãos que serviam os Criollos
    4:índios e negros:eles que eram explorados como escravos
    7 )representa a visão da historia política da America latina de Simon Bolívar,ONDE VISAVA CRIAR UMA UNIAO POLITICA DOS PAISES E SOCIDADES LATINO-AMERICANAS

    8 )-Fragmentação territorial em varias republicas,instabilidade política,dependência econômica,estrutura econômica inalterada.

    Marcos Antonio 3 ano E.M.(COL.SERAFICO)

    ResponderExcluir
  24. 01.Devido à Napoleão em sua política expansionista, e o desenvolvimento industrial da Inglaterra que necessitava de consumidores para seus produtos. A revolução industrial contribuiu também de forma bastante significativa, pois a maquino fatura fez crescer a economia, mas para que a balança comercial se equilibra eram necessários compradores, e para induzir esse comercio a Inglaterra pregava o “Liberalismo econômico”.
    02. Devido aos acontecimentos na Europa, como o enfraquecimento das potências coloniais, o Iluminismo, Guerras Napoleônicas, Revolução Industrial. Também a Independencia nos E.U.A contrubiui para a independência do resto do continente.
    03. caudilhismo é um fenômeno cultural que primeiro surgiu durante o início do século XIX na América do Sul revolucionária,e as suas principais caracteristicas destes lideres era o conservadorismo e o autoritárismo. Mesmo com este modo de governo, havia muita desigualdade, principalmente contra negros, índios e mestiços.
    04. Pelo fato de serem governados por poderes monárquicos, e com a guerra essas monarquias que governavam as colônias perderam seu poder sobre elas, e pro fim o rompimento dos laços coloniais.
    05. Fator interno:pacto colonial.
    Fator externo: crise do antigo regime.
    06. os Chapetones: eram de classe privilegiada, nascidos na Espanha, podiam participas das decisões políticas. E os Criollos: filhos de espanhóis nascidos na América e cuidavam da produção e os brancos: descendentes de espanhóis nascidos na colônia e proprietários de grandes terras e por último os negros, índios e mestiços que formavam a classe de escravos.
    07. Os bolivarismos representavam a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar, em unidade de continete.
    08. O fim do Antigo Regime das últimas décadas do século XVIII que foi consequência da econômicas e políticas produzidas pelo Iluminismo, pela Revolução Industrial, pela independência dos EUA e pela Revolução Francesa.


    Nadyne Girão. :* 3 ano.Em, colegio serafico.

    ResponderExcluir
  25. 1. Ela se deveu devido à política de Napoleão que era muito expansionista e também que ocorreu o desenvolvimento industrial da Inglaterra, fazendo assim que essa decadência e essa aceleração existissem.
    2.A imposição de José Bonaparte no trono Espanhol e a coroação de D.Joao IV no Brasil.
    3.O caudilhismo na America se manteve as estruturas coloniais e também contribuindo para a fragmentação territorial da America Latina.
    4.Uma das coisas que esse movimentos tem em comum são os efeitos expansionistas de Napoleão e que foi responsável por esse rompimento de laços coloniais.
    5.Fatores externos: crise geral do Antigo Regime;Iluminismo;Independência dos EUA;Guerras napoleônicas.;Fatores internos: Pacto colonial retardando desenvolvimento das colônias; desigualdades sociais.
    6.Chapetones e clero: Espanhóis de alto cargo;Criollos: comerciantes, elite colonial;Mestiços: Filhos de espanhóis com nativos,artesãos;Índios e negros: eram escravos e não tinham direito a nada.
    7. O Bolivarismo representa a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar dizendo que se os venezuelanos fossem obrigados a declarar guerra à Espanha convidariam todos os povos da América a eles se unirem em uma confederação
    8.O caudilhismo ,a instabilidade política com lutas internas pelo o poder,o território dividido em varias republicas,dependência econômica inalterada,etc.

    Andréia Rocha 3º ano E.M. Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  26. 01 - O vácuo do governo na Espanha causado sucessivamente por Napoleão e o constitucionalismo espanhol.
    02- Em 1808, a ascensão de José Bonaparte ao trono da Espanha.
    03 - Surgido no século XIX na América do Sul revolucionaria, como uma forma de líder de milícia com personalidade carismática e um programa suficientemente populista de reformas genéricas a fim de auferir larga adesão, ao menos no início, das pessoas comuns. A raiz do caudilhismo assenta-se na política colonial espanhola de suplementares pequenas forças de soldados profissionais com vastas milícias recrutadas a partir de populações locais a fim de manter a ordem pública. Milicianos ocupavam postos civis, mas eram convocados em intervalos regulares para treinamento e inspeção. Longe das capitais coloniais, as milícias ficavam a serviço dos proprietários de terra.
    04 – Os métodos napoleônicos de expansionismo que tiveram como consequências o rompimento dos laços coloniais.
    05 – Causas internas: O descontentamento dos crioulos, que queriam a independência para alterar um sistema colonial que consideravam injusto por serem excluídos das decisões políticas e econômicas, e encontrar-se em muitos casos explorados e os ensinamentos partidos das universidades, academias literárias e das sociedades econômicas. Causas Externas O exemplo dos Estados Unidos da América, que ficou independente da Inglaterra. Juntas de governo - Organizações em que os reis se juntavam para tomar decisões em respeito do governo e as Ideias liberais espalhadas ao redor do mundo graças à Encyclopédie
    06- Nativos ou negros - eram mantidos em trabalhos mais pesados em regime escravo ou em péssimas condições de trabalho. Mestiços – em geral empregados dos criollos como capatazes ou artesões. Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha eram privilegiados. Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras, mas não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
    07 - O bolivarismo foi um projeto ambicioso que propunha a união dos territórios da América espanhola num só país republicano e independente. O sonho de uma América Latina unida, republicana e solidária, o primeiro exemplo de pan-americanismo do continente. Criado por Simon Bolívar e exposto no Congresso do Panamá em 1826. Apesar de os países formados a partir das colônias espanholas da América terem adotado o sistema republicano de governo, o bolivarismo, contudo, fracassou.
    08 - Não houve nenhuma alteração na estrutura administrativa; nem mesmo houve alterações sociais das chamadas castas: criollos, mestiços, pardos, ou para índios e escravos negros. Desapareceu o monopólio comercial e, portanto, o protecionismo, com o empobrecimento de muitas regiões latinas americanas que não poderiam competir com as indústrias na Europa. A independência não está ligada a qualquer melhoria económica ou social ou de administração.

    ResponderExcluir
  27. 1-O processo de independência das colônias espanholas está relacionado ao desenvolvimento das idéias liberais no século XVIII,tais como o Iluminismo,a Independência dos Estados Unidos,a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.Também por causa dá politica expansionista de Napoleão Bonaparte que ocupou a Espanha e nomeio o seu irmão,José Bonaparte,como o novo rei da Espanha.

    2-a imposição de José Bonaparte no trono espanhol.

    3-manteve as estruturas coloniais e contribuiu para o atraso econômico e fragmentação territorial da América Latina.

    4-os efeitos do expansionismo napoleônico, responsável direto pelo rompimento dos laços coloniais.

    5-Crise Geral do antigo regime; Iluminismo; Independência dos EUA; Guerras Napoleônicas; Revolução Industrial; Pacto Colonial e as desigualdades sociais.

    6-Chapetones e clero eram da própria Espanha,e dominavam toda a alta
    administração pública,religiosa e militar.Os crioulos eram das colonias,eram proprietários de terra,minas e escravos,possuíam grandes fazendas,porém não tinham influencia política.Os mestiços eram descendentes de espanhóis com índias e negras, eram grande massa da população,e mesmo sendo livres eram obrigados a prestar serviços.Já os escravos viviam na região do caribe e não tinham nenhum direito.

    7-Ideal de unidade territorial do continente que tinha a oposição da Inglaterra dos EUA e das elites rurais locais.

    8-A fragmentação territorial(oposta ao bolivarismo),a instabilidade política(caudilhismo- o poder era disputado já que havia somente um líder local),a dependência econômica,originada pelos EUA e a Inglaterra devido ao comércio.A America se equilibra na balança comercial.

    Nome:Denis Monteiro Alcantara
    Série:3ºano E.M. Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  28. 1-O principal motivo foi a politica expansionista de Napoleão Bonaparte que ocupou a Espanha.

    2-a imposição de José Bonaparte no trono espanhol.

    3-Caudilhismo é o exercito do poder politico caracterizados pelo agrupamento de uma comunidade em torno do caudilho.Em geral,caudilhos são lideranças politicas carismáticas ligadas a setores tradicionais da sociedade e que baseiam seu poder no carisma.

    4-Os efeitos do expansionismo napoleônico, responsável direto pelo rompimento dos laços coloniais.

    5-Iluminismo,Guerras Napoleônicas,Revolução Industrial,pacto colonial,crise geral do antigo regime e as desigualdades sociais.

    6-Dividida entre brancos(dominadores) e não brancos(dominados)
    Brancos dividia-se em dois: Os Chapetones,colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados.Os Criollos, brancos nascidos na America e descendentes do espanhóis.

    7-O bolivarismo representavam a visão pan-americana concebido por Simon Bolivar, a unificação das colonias formando um único país.

    8-a fragmentação, instabilidade.

    ResponderExcluir