terça-feira, 10 de abril de 2012

VISITA AO ESPAÇO CULTURAL UNIFOR



HOJE  VISITAMOS O ESPAÇO CULTURA UNIFOR , 

ONDE ESTÃO EM CARTAZ DUAS BELAS EXPOSIÇÕES. - 

Alunos da turma do 9º ano do IFJPS - 2012.

 

EXPOSIÇÃO 1 - TRAMANDO MUNDOS

  • Formar mundos e refletir sobre a matemática do universo são características que unem todas as obras do artista plástico cearense Luiz Hermano, que através da mostra "Tramando Mundos" apresenta seu interesse cosmológico em obras feitas entre 1980 e 2011. 
  • A mostra conta com 26 obras, entre aquarelas, esculturas e uma grande instalação, e estará em exibição no Espaço Cultural Unifor Anexo do dia 15 de fevereiro até o dia 13 de maio. 
  • Desde as aquarelas com temas míticos às mais recentes grades geométricas, Luiz Hermano coloca em evidência a compreensão da origem e as possibilidades de conexão com o universo. 
  • Em suas viagens pela Tailândia, Índia e China, o artista encontrou estátuas de buda em construção milenares erguidas segundo a geometria sagrada.

  • O período abrangido pela mostra, de 1980 a 2011, compreende quase a totalidade dos 30 anos de carreira do artista, que já teve seus trabalhos apresentados nas principais instituições de arte do Brasil. 
  • Luiz Hermano busca em várias culturas as estruturas para suas composições intrincadas que trançam religião, consumismo e tecnologia. 
  • Suas tramas de miçangas, capacitores eletrônicos e tubos de alumínio são o resultado de um trabalho manual e meditativo de integração entre o mundo terreno e questões metafísicas.

 

Sobre o artista




  • Nascido no distrito de Preaoca, no município de Cascavel, no Ceará, Luiz Hermano se mudou para Fortaleza aos 16 anos, onde estudou Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará e iniciou o curso de Filosofia, na Universidade Estadual. 
  • De Fortaleza seguiu para Brasília, morou no Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde reside. 
  • O artista conquistou espaço e nunca mais parou de viajar pelo mundo, tendo morado dois anos em Paris, 1984 e 1985. 
  • Também participou de duas bienais internacionais de São Paulo, em 1987 e 1991, e expôs no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) a convite de Pietro M. Bardi.

 

  • Foram muitas as suas exposições individuais, entre as principais estão:  “Rio de Contas”, “Rede Concreta/Trama Orgânica”, “Falso Brilhante”, “Extinto”, “Projeto para Dias de Chuva” e “Desenhos”. Entre as exposições coletivas estão “Volpi e as Heranças Contemporâneas”, “Poéticas da Natureza”, “Era Uma Vez… Arte Conta Histórias do Mundo”, “Bienal do Vento Sul”, “Puras Misturas” e “Proposição”.
  • Seus trabalhos podem ser vistos nos principais museus brasileiros, como o MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 
  • Uma coleção de trabalhos doada pelo artista, mostrando várias fases de sua carreira, pode ser vista ainda no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, que funciona no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza.

  • Também tem obras na Biblioteca Nacional de Paris e coleções particulares, como Patrícia Cisneiro. Em 2008, quando realizou a exposição individual “Tempo do Corpo”, na Pinacoteca de São Paulo, lançou um livro sobre sua obra. Em 2011, o artista foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares.

 

  • Palestra

 Na véspera da abertura, o artista e a curadora Paula Braga fazem uma palestra sobre a exposição, no Espaço Cultural Unifor.

 

  • SERVIÇO

Tramando Mundos

Artista: Luiz Hermano Façanha Farias

Curadoria: Paula Braga

Abertura: 14 de fevereiro de 2012, às 19h

Visitação: 15 de fevereiro a 13 de maio de 2012

Aberta ao público de terça a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas, no Espaço Cultural Unifor Anexo 



  • EXPOSIÇÃO 2 - PIONEIROS & EMPREENDEDORES


  • Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no

 Brasil é uma exposição que reflete as preocupações que embasaram

mais de dez anos de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo,

sob a coordenação de Jacques Marcovitch, referentes aos empreendedores que foram pioneiros em diferentes campos profissionais e influenciaram de forma decisiva a história do Brasil.

  • A publicação de uma trilogia que aborda a trajetória de 24 empresários descortina um cenário que desvela rotas e percursos labirínticos e entrelaça os mais distintos empreendimentos, cujo legado é perceptível nos dias de hoje, apontando para uma pedagogia empreendedora, que articula trabalho, percepção de contexto, busca de inovação e aventura.

  • A construção histórica inerente a essa trilogia privilegiou em seu primeiro volume as biografias dos Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, evidenciando a expressão paulista nas questões de desenvolvimento do país. Já no segundo volume, esse recorte se amplia também para outras regiões brasileiras, a partir das histórias de vida de Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Valentim dos Santos Diniz, Guilherme Guinle, Lafer-Klabin, José Ermírio de Moraes e Gerdau-Johannpeter. O terceiro volume apresenta as trajetórias dos Lundgren, Luiz Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Ajetórias. Um projeto educativo orientado à valorização da pedagogia empreendedora, organizado por meio de distintas metodologias, complementa e amplia os enfoques temáticos da exposição.

 

  • No primeiro módulo, são apresentados os personagens centrais da exposição; em seguida, é traçado um paralelo entre os biografados e seus empreendimentos expectativa de propiciar uma reflexão sobre o futuro inspirada nos pioneiros e no modo como enfrentaram os labirintos de suas trajetórias.

 

 

  • Serviço

Pioneiros & Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil

Conheça o roteiro expositivo

Navegue pelo hotsite da exposição

Aberta ao público de 15 de fevereiro a 13 de maio, no Espaço Cultural Unifor

De terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário