quarta-feira, 18 de abril de 2012

REVISÃO - CEG


REVISÃO DE HISTÓRIA  6º ano – CEG

1 – Por que temos que estudar História?
2- O que são fontes históricas? Dê exemplos.
3- Explique como o trabalho do historiador com fontes orais pode enriquecer uma pesquisa historiográfica.
4- Os documentos das igrejas, principalmente da Igreja Católica, são abundantes, devido à longevidade dessa instituição na história ocidental: cartas, registros dos papas, arquivos e registros paroquiais.
Com base nestas informações identifique como a igreja pode contribuir para a memória social de uma comunidade.
5- Indique o século dos anos abaixo utilizando algarismos romanos:
2012: _______
1830: _______
102: _______
580: _____

6-  Qual das invenções abaixo menos influencia o trabalho do historiador? Por que?
Invenções: Bomba Atômica, Televisão, Telefone Celular, ou Internet e MP3

7- Caracterize o PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO, MESOLÍTICO  E IDADE DOS METAIS.
8- O que é História? O que é historiografia? Quais os principais objetivos da História?



REVISÃO 7º ano

1-    O que é Idade Média?
2-    Qual o nome e a capital de cada uma das duas partes em que foi dividido o Império Romano?
3-    Qual o significado de:
OÁSIS, CARAVANA, PEREGRINO, SULTÃO E BERBERES.
4-    Quem foi o fundador do Islamismo? Comente sobre ele.
5-    Qual o nome do livro sagrado do Islamismo?
6-    Quais os povos bárbaros que invadiram o Império Romano?
7-    Por que Clóvis se converteu ao catolicismo?
8-    Como se dividia a sociedade feudal? Comente sobre cada classe social.
9-    O que foi o Cisma do Oriente?
10- O que eram os burgos?

REVISÃO  8º ano
1-    Caracterize o Mercantilismo.
2-    Durante o Antigo Regime a sociedade europeia era dividida em camadas sociais que distinguiam as pessoas segundo suas condições políticas e financeiras. Caracterize os três estados da sociedade francesa durante esse período.
3-    O que foi a União Ibérica?
4-    Analise a imagem abaixo. O que ela representa?

5-    Caracterize o Iluminismo.
6-    Quem eram os déspotas esclarecidos?
7-    Leis britânicas acirravam as divergências entre colonos americanos e a Coroa Inglesa, provocando a luta pela independência. Quais os objetivos dessas leis?
8-    Quem foi Martin Luther King? O que foi o boicote de Montgomery organizado por ele?



REVISÃO 9º ano

1-    Caracterize a Segunda Revolução Industrial. Quais as mudanças nos transportes, nos meios de comunicação e nas tecnologias?
2-    Comente a afirmação: "A revolução industrial foi também uma revolução de idéias".
3-    Explique a origem do Imperialismo.
4-    A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no Brasil. Os prisioneiros retratados na foto são sobreviventes dessa guerra, sertanejos  vítimas de exclusão social e política. Quais os fatores responsáveis por essa exclusão?
5-    Quais as causas da Revolta da Vacina?
6-    O processo de Abolição da escravatura no Brasil foi longo. Várias leis surgiram antes da Lei Áurea. Que leis foram essas? Comente sobre cada uma. E comente também sobre a Lei Áurea.
7-    Um dos fatores da I Grande Guerra foi a rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra, por que?
8-    Quais  as causas da I Guerra Mundial?
9-    Quais as duas alianças formadas  antes da Primeira Guerra? Quais países faziam parte de cada uma?




Um comentário:

  1. carlos ludvick 6 ano23 de abril de 2012 17:19

    1 – Por que temos que estudar História?
    para podermos conhecer mais e saber mais e também para explicar o passado,entender o presente e tentar mudar o futuro
    2- O que são fontes históricas? Dê exemplos.
    tudo aquilo que o historiador usa para estudar a história,ex:jornal,certidão de nascimento,artefatos,etc...
    3- Explique como o trabalho do historiador com fontes orais pode enriquecer uma pesquisa historiográfica.através do que aquela pessoa fala,pode ser sempre importante saber mais.
    4- Os documentos das igrejas, principalmente da Igreja Católica, são abundantes, devido à longevidade dessa instituição na história ocidental: cartas, registros dos papas, arquivos e registros paroquiais.
    Com base nestas informações identifique como a igreja pode contribuir para a memória social de uma comunidade.
    com certidões de nascimento.
    5- Indique o século dos anos abaixo utilizando algarismos romanos:
    2012: _XXI__
    1830: ____XIX___
    102: ___II____
    580: VI_____

    6- Qual das invenções abaixo menos influencia o trabalho do historiador? Por que?
    Invenções: Bomba Atômica, Televisão, Telefone Celular, ou Internet e MP3
    a bomba atômica , por que , o historiador nunca iria precisar dela pra estudar ou para alguma coisa

    7- Caracterize o PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO, MESOLÍTICO E IDADE DOS METAIS.
    paleolítico:era o homem canibal,menos evoluido.neolítico:era o homem que já fazia armas de ossos ou pedras cortantes.mesolítico:período que fica entre o paleolítico e o neolítico.idade dos metais:eles começaram a construir armas de metais.
    8- O que é História? O que é historiografia? Quais os principais objetivos da História?
    é uma matéria que estuda o passado .historiografia é os registro históricos guardados em um canto só.

    ResponderExcluir