quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A educação no "Emílio" de Rousseau



Em 1762, Jean-Jacques Rousseau publicou Emilio ou Da Educação. Este tratado, de uma total novidade para a época, encontrou grande sucesso, revolucionando a pedagogia e serviu de ponto de partida para as teorias de todos os grandes educadores dos séculos XIX e XX. Trata-se de um romance pedagógico que conta a educação de um órfão nobre e rico, Emilio, de seu nascimento até seu casamento.

Fiel a seu princípio, segundo o qual o homem nasce naturalmente bom, Rousseau estima que é preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. A educação negativa (essa que propõe o filósofo), na qual o papel do preceptor (professor) é, sobretudo, o de preservar a criança, deveria substituir a educação positiva que forma a inteligência prematuramente e impensadamente. O ciclo completo desta nova educação comporta quatro períodos:

1. O primeiro período vai de 0 a 5 (zero a cinco) anos, correspondendo a uma vida puramente física, apta a fortificar o corpo sem forçá-lo; período espontâneo e orientado graças, notadamente, ao aleitamento materno;

2. O segundo período vai de 5 aos 12 (cinco a doze) anos e é aquele no qual a criança desenvolve seu corpo e seu caráter no contato com as realidades naturais, sem intervenção ativa de seu preceptor;

3. O preceptor intervém mais diretamente no terceiro período que vai de 12 a 15 (doze a quinze) anos, período no qual o jovem se inicia, essencialmente pela experiência, à geografia e à física, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão manual ou ofício;

4. Dos 15 aos 20 (quinze aos vinte) anos compreende-se o quarto período em que o homem floresce para a vida moral, religiosa e social.

Este é, pois, o modelo básico de educação proposto por Rousseau para substituir a educação tradicional que, em nome da civilização e do progresso, obriga os homens a desenvolverem na criança a formação apenas do intelecto em detrimento da educação física, do caráter moral e da natureza própria de cada individuo.

Por João Francisco P. Cabral
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

4 comentários:

  1. Olá Professora Isabel,
    Puxa vida fiquei impressionado com seu portal. Encontrei tantas informações e links interessantíssimos. Muitas coisas legais aprendi somente nesta visita. Em breve colocarei alguns links de seu portal em meu portal. Parabéns pelo sucesso.
    Sinceramente,
    Leandro Claudir do Construindo História Hoje

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Leandro. Volte sempre!! Visitarei seu portal sempre que puder. Abração!

      Excluir
  2. Excelente post, jovem. Por coincidência estou lendo ele. Um beijo do observador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!! Adorei o "Jovem" !! Que coincidência hein! Eu tb estou lendo Emílio. Estamos fazendo a analise dele no Mestrado. Beijos !

      Excluir