domingo, 20 de janeiro de 2013

Estudar História pra que?



E mais um ano se inicia. Convido a todos os jovens a embarcarem nessa aventura maravilhosa que é o estudo da História.
Estudar História não é decorar datas, nomes e lugares. Estudar História é criticar, analisar entender o mundo a nossa volta.
Portanto, o estudante deve ser autônomo e curioso. Não deve se prender somente ao livro didático, deve procurar outas fontes, como por exemplo: filmes, revistas, músicas...
Muitas vezes não gostamos ou não entendemos a História porque não estamos estudando ou enxergando de forma prazerosa .
E como ter prazer em estudar História? Pra que eu quero saber dessas velharias?
Êpa!! Velharia? E quem disse que a História se resume só ao que passou? E quem disse que o hoje não é História? E quem disse que eu e você não podemos e não fazemos parte da História? Será que só os "heróis" (D. Pedro I, Napoleão Bonaparte, Lutero , entre outros) fizeram história? Só eles são importantes?
E a população? Os pobres? Os escravizados? Eles também não fizeram e continuam a fazer História?
Por que será que nos livros de História só estudamos os nomes de pessoas da elite? Por que será que os nomes das ruas de nossa cidade destacam como heróis homens como: Duque de Caxias, D. Manuel, Princesa Izabel, Alberto Nepomuceno?  Quem produz a História escrita nos livros? Qual o interesse em destacar determinados fatos e esquecer outros?
Você já teve curiosidade em descobrir quais as origens da sua família? De onde veio o seu mais antigo antepassado? Seu tatatatataravô, por exemplo? Será que ele era índio? Negro? Português?
Já parou pra pensar nessas coisas?
E nosso país hoje , como está? Nossa economia tem crescido, mas socialmente temos muito a melhorar. E o que você , enquanto cidadão, pode fazer para melhorar as condições de seu bairro e de sua cidade? Você está fazendo sua parte?
Estudar História já vai te ajudar bastante nesse sentido.

E será que eu sei estudar História? 

Então vamos as dicas básicas para estudar História.

Antes das dicas básicas, vou te dar uma dica super moderna e atual. A internet. Isso mesmo, através do youtube, redes sociais, sites históricos você pode aprender muito sobre História.
Aqui temos um link de documentários de diversos assuntos históricos que podem ser muito úteis.
  • Estudar é trabalho – tenha isso bem claro em sua mente; mas pode se tornar prazeroso se você usar o esse blog, por exemplo. 
  • participe das aulas, tenha o seu próprio material e não esqueça de anotar e sublinhar algo curioso, mencionado pelo professor;
  • Estude em grupo com os colegas de sala.
  • Ouvir a dúvida do colega, interagir também pode te ajudar a aprender.
  • Se um determinado assunto ou período é ponto fraco no seu conhecimento, faça de conta que ele foi proposto para tema da prova de redação. Após ter tido as aulas; ter feito algumas leituras, tente redigir no mínimo 15 linhas analisando os seguintes pontos: o fato, a situação, os personagens, as causas, as consequências, a critica.
  • Use sempre o dicionário ( pode ser dicionário online );
  • Existem as bibliotecas digitais, como a Biblioteca Mundial da Unesco, que podem te ajudar bastante em leituras diferentes e curiosas. Você terá acesso a livros de todos os continentes. Todos online.
  • Entender o processo histórico, isto é, o que liga um fato a outro e como eles fazem parte de uma determinada conjuntura;
  • Historia não é decoreba e sim compreensão, procure interpretar de forma critica, leia o texto mais de uma vez se for preciso e um jeito legal é estudar “falando” assim você deixa mais claro o raciocínio.
  • Escrever palavras-chave ou pequenas frases enquanto estuda é outra forma que ajuda bastante;
  • Buscar informações além da sala de aula – filmes, revistas, internet etc.
  • Usar o Youtube, Twitter  pode te ajudar bastante.
  • Baixar livros em pdf grátis. Veja mais aqui.
  • Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
    Exemplo de aplicação deste roteiro:

    a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.
    b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
    c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
    d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
    e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
    f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia europeia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

E lembre-se :

"Capacidade de pensar não é memória. Os idiotas 

podem ter memória muito boa."   








1- O que você entendia por História antes dessa aula?
2- O que mudou com relação ao seu conceito de História?
3- Cite exemplos de acontecimentos da História do tempo passado e da História do tempo presente.
4- Estudar História é decorar? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário