terça-feira, 29 de janeiro de 2013

REVOLTAS POPULARES NA REPÚBLICA VELHA



VEJA MAIS SOBRE REPÚBLICA VELHA AQUI .

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 01. Todos os três movimentos nordestinos era causado pelas condições de vida no sertão. Eram perseguidos pelo governo, que tentavam conter a todo custo manifestações. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais junto com os coronéis, combatiam com repreensão e força militar.

    02. O movimento de Canudos durou de 1896 a 1897, liderado por Antônio Conselheiro. Suas principais causas são a miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras, descaso com o trabalhador rural, aumento de impostos, entre outros. Isso leva a camponeses seguirem Antônio Conselheiro (que apoiava a Monarquia), formando o Arraial de Canudos (também conhecido como Belo Monte, por conta de sua bela vista). O governo não concordava com tantas pessoas (ou apenas eleitores) vivendo contra suas regras, e organizaram um ataque. A primeira tentativa foi frustada; subestimando o inimigo, enviaram poucos e desconheciam as terras. O que trouxe apenas uma vitória imediata, não permanente. Uniram-se governo republicano, coronéis e igreja contra canudos, massacrando-os apos quatro expedições militares.

    03. Foi liderado pelo monge José Maria, que atraia diversas pessoas com sua pregação sobre um novo mundo, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar (já que muitos estavam sem moradia, pois vinheram de diversas partes do país para trabalharem numa construção de linha de ferro. apos a construção, ficaram sem moradia.Ou as que foram expulsos de suas terras). O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. Apenas houve um desfecho em 1916, quando um dos chefes foi preso.

    04. Bandos armados que percorriam o interior nordestino sobrevivendo de roubos. Eram movidos pela miséria crônica da população nordestina, seca, descaso tanto do Estado como dos coronéis para com os pobres; Justificavam seus atos (saqueando fazendas, roubando, matando)com o Mito de Robin Hood, tirando dos mais ricos e distribuindo para os mais pobres. Era a sua maneira de fazer justiça, ainda que por meios ilícitos.

    05. Projeto de modernização do Rio de Janeiro, que levou a destruição de cortiços e favelas, expulsão de comunidades pobres das regiões centrais, alto custo de vida. E a vacinação obrigatória contra a varíola. O povo tinha medo, pois acreditavam que era uma forma do governo de matar pessoas. Seus temores tinham fundamento, pois Oswaldo Cruz, criador da vacina, se recusava a tomar.

    06. Seu líder foi João Cândido Feliberto, que planejou o mesmo por volta de dois anos. Motivado pelos maus tratos, a péssima alimentação, baixos soldos e castigos corporais dentro da marinha. Os rebeldes ameaçaram bombardear a capital caso não cumprissem com o seu pedido (o fim dos castigos corporais, melhores salários). O governo pedem que se entreguem, e diz atender as revindicações. Mas depois os envolvidos foram presos ou mortos. João Cândito sobrevive, mas é expulso da marinha. Ao fim, conseguiu por um fim nas chibatadas, mas não aumentaram os salários.

    Ana Carolina Costa, 3° ano E. M.

    ResponderExcluir
  3. 01. Os dois eram contra a República, sob a liderança de simpatizantes da monarquia e viviam sob uma redoma. O governo os via como ameaça, não sendo diferente com os cangaçeiros.

    02. Ocorreu entre os anos de 1893-1897 na Bahia. Antônio Conselheiro chegou em 1893 a uma velha fazenda abandonada no sertão baiano e ali liderou a formação de Canudos. Desde os tempos do império ele fazia pregações que atraíam multidões de moradores do sertão nordestino.

    03. Ocorreu entre os anos de 1912 a 1916, na fronteira entre Paraná e Santa Catarina, numa região contestada (disputada) pelos dois estados. Nessa área, era grande o número de sertanejos sem-terra e famintos que trabalhavam sob duras condições para os fazendeiros locais e duas empresas norte-americanas que atuavam ali.

    04. O Cangaço pode ser dividido em três grupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

    05. Durante o governo de Rodrigues Alves,no brasil,várias medidas foram tomadas para melhorar as condições da saúde no pais. Uma delas,foi a tentativa de acabar com a varíola. O congresso,depois de longos debates,aprovou o decreto que instituiu a vacinaçao obrigatória. Porque houve a revolta: na hora de vacinar,a força pública(a polícia)arrancava as pessoas a força para irem vacinar.eles eram muito brutos,sabe?ninguém sabia contra o q estavam vacinando.eles simplismente vacinavam as pessoas.assim,as pessoas começaram a desconfiar,e começaram a achar q o governo estava vacinando eles,para matar,pois quem a polícia pegava a força,era só a pobreza.assim,eles começaram a achar q o governo queria acabar com os pobres.para piorar a situação,a oposição do governo,"pois lenha na fogueira".

    06. João Cândido foi o líder dessa revolta. Podemos considerar a Revolta da Chibata como mais uma manifestação de insatisfação ocorrida no início da República. Embora pretendessem implantar um sistema político-econômico moderno no país, os republicanos trataram os problemas sociais como “casos de polícia”. Não havia negociação ou busca de soluções com entendimento. O governo quase sempre usou a força das armas para colocar fim às revoltas, greves e outras manifestações populares.

    ResponderExcluir
  4. Ingrid Barbosa Rogerio 3° ano E.M 05/ 02/ 2013

    1- Relacione a Revolta de Canudos, o Cangaço e o Contestado com o contexto político e econômico da República Velha.
    R- Eles eram movimentos no nordeste , e foi causado pelo mesmo motivo as condições de vida no sertão nordestino. Eles foram perseguidos pelo governo q tentava a qual quer custo para as manifestações.

    2- Explique o Movimento de Canudos.
    R- Ela durou de 1896 a 1897 e foi liderado por Antônio Conselheiro.
    Suas principais causas são a miséria crônica da população nordestina, má distribuição de terras, descaso com o trabalhador rural, aumento de impostos, entre outros.
    O governo não concordava com tantas pessoas vivendo contra suas regras, e organizaram um ataque.
    A primeira tentativa foi frustada; subestimando o inimigo, enviaram poucos e desconheciam as terras. O que trouxe apenas uma vitória imediata, não permanente. Uniram-se governo republicano, coronéis e igreja contra canudos, massacrando-os apos quatro expedições militares.


    3- Explique a Guerra do Contestado.
    R- Monge José Maria foi quem liderou e que atraia diversas pessoas com sua pregação sobre um novo mundo, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar.
    O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. Apenas houve um desfecho em 1916, quando um dos chefes foi preso.
    4- Quais as características do Cangaço?
    R- Eles eram um bando do seculo XIX a XX
    O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os políticos, expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

    5- Quais os motivos que desencadearam a Revolta da Vacina? Explique a revolta.
    R- O coreu no Rio de Janeiro , e foi quando o governo quis que o povo toma ser a vacina contra a Variula , so que o povo tinha medo , eles pensavam q era veneno que ia mata eles , que o governo ia queria mata o povo mais pobre.

    6- Caracterize a Revolta da Chibata destacando seu principal líder. Qual o resultado dessa revolta? Comente
    R- O seu líder João Cândido, eles queria acaba com os castigos físicos e melhores salários; Os rebeldes ameaçaram bombardear a capital caso não cumprissem com o seu pedido. O governo pedem que se entreguem, e diz atender as revindicações. Mas depois os envolvidos foram presos ou mortos. João Cândito sobrevive, mas é expulso da marinha. Ao fim, conseguiu por um fim nas chibatadas, mas não aumentaram os salários.

    ResponderExcluir