domingo, 24 de fevereiro de 2013

AS CRUZADAS






Cruzadas from Aulas de História



CURIOSIDADE: COMO O ISLAMISMO TRATA AS MULLHERES










QUESTÕES SOBRE BAIXA IDADE MÉDIA – AS CRUZADAS

ATENÇÃO!! AS QUESTÕES OBJETIVAS (DE MARCAR) SÓ SERÃO ACEITAS SE TIVEREM JUSTIFICATIVA DO PORQUÊ VOCÊ ESCOLHEU DETERMINADO ITEM COMO SENDO CORRETO.

1- Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões, porque:
a) favoreceram a formação de vários reinos cristãos no Oriente, o que permitiu maior estabilidade política à região.
b) consolidaram o feudalismo, em virtude da unificação dos vários reinos em torno de um objetivo comum.
c) facilitaram a superação das rivalidades nacionais graças à influência que a Igreja então exercia.
d) uniram os esforços do mundo cristão europeu para eliminar o domínio árabe na Península Ibérica.
e) estimularam as relações comerciais do Oriente com o Ocidente, graças à abertura do Mediterrâneo a navios europeus.

2- Com relação às Cruzadas, é correto dizer que:
a) foram expedições organizadas para libertar os turcos otomanos que estavam prisioneiros na Palestina.
b) tinham como principal objetivo catequizar os indígenas das Américas.
c) eram expedições que cruzavam a Europa exclusivamente em busca de um caminho alternativo para as rotas comerciais que vinham do extremo oriente.
d) foram expedições realizadas na Idade Média que, embora não realizassem o objetivo inicial de libertar os lugares santos do domínio muçulmano, tiveram importantes consequências econômicas.
e) é o nome que se atribui ao grande movimento dos árabes, no sentido de divulgar sua doutrina, o islamismo, e expandir seus territórios por todo o Oriente e, posteriormente, em direção à Europa.



3- As cruzadas no Oriente Médio (séculos XI-XIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos,
a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio.
b) impediram os contatos culturais com civilizações refinadas como a bizantina e a árabe.
c) aceleraram o comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma nova camada social.
d) desintegraram o sistema de comércio com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha.
e) estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos.
4- "O dinheiro, quando deve ser devolvido dentro de um prazo, proporciona nesse período um produto considerável e por vezes, priva a quem empresta, de tudo aquilo que traz a quem o toma emprestado." Este escrito do século XVI está justificando a:
a) usura
b) fé
c) moeda
d) livre negociação
e) comunicação

5- "A fim de que meus escritos não pereçam juntamente com o autor, e este trabalho não seja destruído... ... deixo meu pergaminho para ser continuado, caso algum dos membros da raça de Adão possa sobreviver à morte e queira continuar o trabalho por mim iniciado." O texto foi escrito por um monge irlandês do século XIV e desperta dúvidas num homem culto da época sobre a possibilidade de alguém sobreviver, certamente devido a:
a) gripe espanhola
b) peste negra
c) descobrimentos marítimos
d) guerra luso-espanhola
e) conflito euro - asiático

6- A Europa ocidental no século XIV sofreu transformações, que decorreram, entre outros fatores, no plano político, da
a) unificação da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, tornando a Inglaterra poderosa monarquia.
b) dissolução dos Estados Gerais (1302) na França, gerando uma crise que abalou o sistema feudal.
c) derrota sofrida por João, o Bom, durante a Guerra dos Cem Anos, em 1355, comprometendo a estrutura do feudalismo.
d) perda da influência temporal do papado e fortalecimento do parlamento, na Inglaterra.
e) formação de uma concepção de monarquia como um poder que emanava da soberania popular.

7- Com o fim das invasões bárbaras na Europa, entre os séculos XI e XIV, a população europeia experimentou um clima de maior segurança e, consequentemente, houve um aumento quantitativo desta população. Com relação a este período, assinale a alternativa correta:
a) O aumento de nascimento na classe nobre gerou problemas em relação as terras, resultando em guerras entre os feudos.
b) As cruzadas também ocorreram nesse período e podem ter motivado o aumento da população.
c) Houve um desenvolvimento em todos os níveis devido ao aumento da produção e das atividades comerciais, com o restabelecimento completo das rotas com o oriente e o crescimento das cidades.
d) É um período marcado por grandes perdas na produção agrícola.
e) No final desse período, a Europa assiste a uma nova invasão dos chamados "povos bárbaros".

8- Sobre a cultura na Idade Média, identifique as proposições verdadeiras e as falsas.
 ( ) Dois grandes estilos dominavam a arquitetura: o românico e o gótico.
( ) A Igreja Católica exerceu uma grande influência na música. O Papa Gregório Magno reuniu hinos destinados às cerimônias religiosas, conhecidos como "Canto Chão".
 ( ) A poesia medieval enaltecia a justiça e o amor, virtudes e valores do cavaleiro medieval.
( ) Dominada por temas religiosos, a pintura medieval abandonou paisagens naturais e reproduziu homens com caras de santos e santos como se fossem deuses.
( ) A literatura medieval encontrou seu ponto alto no romantismo e no realismo.

9- "Não há um membro nem uma forma, Que não cheire a putrefação. Antes que a alma se liberte, O coração que quer rebentar no peito Ergue-se e dilata o peito Que quase fica junto da espinha dorsal. - A face é descorada e pálida. E os olhos cerrados, na cabeça. A fala perdeu-se, Porque a língua está colada ao céu do boca. O pulso bate e ele anseia. (...) Os ossos separam-se por todas as ligações Não há um só tendão que não se estique e estale." (Chastellain. LES PAS DE LA MORT. França, século XIV) O poema anterior sinaliza a preocupação com a morte que se fez presente na mentalidade européia do século XIV. Para compreendermos o alcance dessa funesta inspiração, é preciso associar esse fenômeno ao fato de que
a) as primeiras navegações oceânicas, promovidas pelos europeus, vitimavam quantidades cada vez maiores de aventureiros.
b) a morte era apenas uma metáfora para representar a transição pela qual passava a sociedade e cuja ênfase estava na produção agrícola, daí a comparação com a fruta que apodrece para deitar sua semente na terra e novamente brotar com vida nova.
c) os germes do movimento romântico faziam-se notar, através da contestação da moral que reconhecia na existência o bem supremo do ser humano.
d) o movimento de investigação científica, que teria maior conseqüência durante o Renascimento, dava seus primeiros passos na direção dos estudos da anatomia humana.
e) a mentalidade religiosa, que concebia a vida apenas como provação em busca da salvação eterna, encontrava terreno fértil numa sociedade que era assolada por epidemias e guerras.


10- O Mediterrâneo e os mares Báltico e do Norte, ao final da Idade Média, eram rotas comerciais importantes.
a) Quem desenvolvia as atividades comerciais nesses mares?
b) Por que essas atividades contribuíram para a destruição da ordem feudal?

11- No contexto da Baixa Idade Média, relacionam-se com o movimento das Cruzadas,
a) o fortalecimento do império Bizantino, a tomada de Constantinopla e o desprestígio dos senhores feudais.
b) a hegemonia muçulmana sobre os reinos europeus, o desenvolvimento da indústria têxtil na Itália e a escravidão branca na Turquia.
c) o enriquecimento cultural das sociedades mediterrânicas, a reabertura do comércio com o Oriente e o fortalecimento da vida urbana.
d) a epidemia da peste negra nos países do Mediterrâneo, o estímulo a uma economia baseada na troca simples e a construção de estradas transcontinentais.
e) o comprometimento do prestígio da Igreja católica, a unificação do Estado alemão e a intensificação do antissemitismo na Europa.

3 comentários:

  1. Emanuele oliveira/7ª ano/ifjps/nª:1326 de fevereiro de 2013 17:34

    Eles faziam guerras e matavam os pecadores. Eles juntavam vários povos para aumentar o exercito.A ultima cruzada foi comandada pelo um rei.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. 1- Interprete os textos abaixo:
    Texto 1 - "(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé." (Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)

    Resposta: Ele gostaria que os crentes empenhados na filosofia ajuda-se a igreja catolica e ele deixou claro que não e contra a filosofia como varios papas
    Maria clara 7 ano serafico

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