terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA











1- Atualmente, onde se localiza a Mesopotâmia?
2- Qual a importância dos rios para os mesopotâmicos?
3- Quais os principais povos que habitavam a Mesopotâmia? Comente sobre cada um deles.
4- O que eram os ZIGURATES?
5- Como estava dividida a sociedade mesopotâmica? Comente sobre as características das classes sociais da época.
6- Qual a importância da escrita para esse povo? Que tipo de escrita usavam?
7- O que era o Código de Hamurábi? Como funcionava? Era igual para todas as classes sociais? Justifique através de exemplos.
8- Comente sobre a religiosidade dos mesopotâmicos.Em que eles acreditavam? Como eram seus rituais?
9- Comente sobre a arquitetura e as construções.
10- Pesquise sobre o Rei Sargão. Identifique a fonte de pesquisa.

20 comentários:

  1. 1-Iraque
    2-Eles usavam o rio para a fertilidade do solo, assim plantavam e colhiam para alimentar-se. e o que sobrava ele comercializavam.
    3-Os SUMERIOS foram provavelmente os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia.eram politeístas. conhecidos pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme.
    OS AMERITOS é conhecido também como "antigos babilônicos", o que os diferencia dos caldeus, fundadores do Segundo Império Babilônico, denominados neobabilônicos.elaborou leis que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi.
    ASSÍRIOS De origem semitas viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre.O exército era um dos mais notáveis da Antiguidade.
    CALDEUS Povo de origem semita que se estabeleceu na Baixa Mesopotâmia. Nabucodonosor II foi o soberano mais conhecido dos caldeus. Famoso pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel.
    4-Um zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas.
    5-Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo;
    Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras.
    Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.
    6-Foi importante porque a fala e a memorização ficou insuficiente para dar conta dos dados da vida cotidiana, com a escrita puderam registrar histórias que até então só existiam oralmente.cuneiforme
    7-representa conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia.monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3600 linhas. A numeração vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições da época. era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum.para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos
    8-Os deuses, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados.O deus através dos sacerdotes emprestava aos camponeses animais, sementes, arados e arrendava os campos. Ao pagar o “empréstimo”, o devedor acrescentava a ele uma “oferenda” de agradecimento.
    9- Os Sumérios das épocas mais remotas, utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Por volta do ano 5000 a.C. passa-se a utilizar tijolos e com isso desaparecem as estruturas de madeira, porém no plano construtivo permanece a influência do junco, como nas aberturas das fachadas, algumas casas têm base de pedra, como em Hassuna.
    10-foi um imperador acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C. Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sargão_da_Acádia

    Ana Carolina Rodrigues
    1°ano medio
    serafico

    ResponderExcluir
  2. 1.A Mesopotâmia localiza-se no Oriente Médio, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas.

    2. Usavam o rio para a fertilidade do solo, assim plantavam e colhiam para alimentar-se. e o que sobrava ele comercializavam.

    3. Os SUMERIOS foram provavelmente os primeiros a habitar o sul da Mesopotâmia.eram politeístas. conhecidos pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme.
    OS AMERITOS é conhecido também como "antigos babilônicos", o que os diferencia dos caldeus, fundadores do Segundo Império Babilônico, denominados neobabilônicos.elaborou leis que ficaram conhecidas como Código de Hamurabi.
    ASSÍRIOS De origem semitas viviam do pastoreio e habitavam as margens do rio Tigre.O exército era um dos mais notáveis da Antiguidade.
    CALDEUS Povo de origem semita que se estabeleceu na Baixa Mesopotâmia. Nabucodonosor II foi o soberano mais conhecido dos caldeus. Famoso pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel.

    4. Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses. Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do zigurat

    5. Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo;
    Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras.
    Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.

    6. Foi importante porque a fala e a memorização ficou insuficiente para dar conta dos dados da vida cotidiana, com a escrita puderam registrar histórias que até então só existiam oralmente.cuneiforme

    7. epresenta conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia.monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3600 linhas. A numeração vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições da época. era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum.para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos

    8. Os deuses, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados.O deus através dos sacerdotes emprestava aos camponeses animais, sementes, arados e arrendava os campos. Ao pagar o “empréstimo”, o devedor acrescentava a ele uma “oferenda” de agradecimento.

    9- Os Sumérios das épocas mais remotas, utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Por volta do ano 5000 a.C. passa-se a utilizar tijolos e com isso desaparecem as estruturas de madeira, porém no plano construtivo permanece a influência do junco, como nas aberturas das fachadas, algumas casas têm base de pedra, como em Hassuna

    10. oi um imperador acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C. Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

    Maria isabel castro 1° ano medio serafico

    ResponderExcluir
  3. 1- No Oriente Médio.
    2- Em épocas de cheia eles transbordavam água rica em nutrientes que era favorável ao solo, fazendo com que comunidades fossem se instalando às margens do rio, essas comunidades além de darem início a civilização mesopotâmica, também era responsável por desenvolver a irrigação.
    3- SUMÉRIOS: Primeira civilização da Mesopotâmia, suas principais cidades eram Uruk, Lagash, Eridu e Nipur, essas cidades tinha autonomia econômica e religiosa, seu chefe era Patesi e a escrita usada era a cuneiforme. BABILÔNIOS: Os babilônios estabeleceram-se ao norte da região ocupada pelos sumérios e, aos poucos, foram conquistando diversas cidades da região mesopotâmica. ASSÍRIOS: são um grupo étnico com origem no Crescente Fértil, têm sido minoria étnica desde o início da Idade Média. CALDEUS: Eram o povo semita que habitava o sul da Mesopotâmia na margem oriental do rio Eufrates. HITITAS: Habitavam o norte ao oeste da Mesopotâmia até a Palestina.
    4- É uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios que eram construídos na forma de piramides terraplanadas.
    5- Dividida com desigualdade: Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo; Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras. Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.
    6- Escrita cuneiforme era uma escrita ideográfica no qual o objeto expressava uma ideia.
    7- Primeiro conjunto de leis escritas que conhecemos, foi escrita pelo rei Hamurabi em 1.700 a.C, apresenta 282 leis. Suas penas era diferentes para cada tipo de classe social da Mesopotâmia, seus principais pontos eram: lei de Talião (olho por olho, dente por dente), falso testemunho, roubo, estupro, família, escravos e ajuda de fugitivos.
    8- Eram politeístas, ou seja, acreditavam em várias deuses que eram representados pelos elementos da natureza (água, ar, terra, fogo, etc).
    9- Os sumérios utilizavam materiais como junco e argila em suas construções que não duravam por muito tempo. Depois começou-se a usar tijolos, e desapareceram as construções de madeira.
    10- Foi um imperador acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C. Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sargão_da_Acádia

    Ariane Lourenço.
    1° ano Ensino Médio.
    Seráfico.

    ResponderExcluir
  4. 1. situa-se entre os rios Tigre e Eufrates.

    2. Os rios Eufrates e Tigre garatinham a fertilidade para as terras,possibilitando assim, o florescimeto de civilizações.
    3.Eram os assírios, sumérios e babilônios. os sumérios destacaram-se na construção de sistemas de controle da água de rios, através da água de irrigação.eram chefiadas pelos patessis(militares e religiosos)que cobravam impostos e fiscalizando as obras dos templos, chamados de Zigurates. assírios eram pessoas extramamente cruéis, teve um grande desenvolvimeto cultural. era governado por Assurbanibal, rei assírio.a babilônia teve a unificação de todo território comandado por Hamurábi. a cidade era protegida por grandes muralhas com o objetivo de proteção contra povos invasores.hamurábi construi um código com seu nome em prol de harmonizar os costumes da época na região. porém essas regras são bem radicais.
    10.Sargão teria sido um líder militar imcomparável, além de energéticoadministrador, responsável por sucessivas conquistas na região que é hoje do Iraque até a Síria, incluindo Líbano e Turquia
    4.Eram pirâmides construídas em camadas que serviam aos rituais religiosos.
    5.nobresa:reis(faraós);militares e sacerdotes;trabalhadores livres;escravos.
    6.a escrita que os povos mesopotÂmios usavam era o cuneiforme.a sua importância era alta que serviam de comunicação entre pessoas.
    7.o Código de Hamurábi era baseado nas Leis de Talião,o criminoso deveria ter punição proporcional ao delito cometido.não era classificado para todas as classes sociais,pois o código dá mais enfâse aos escravos e pessoas que não era da alta sociedade.
    8.os mesopotÂmios eram politeístas,e faziam seus rituais em templos dando oferendas aos seus deuses.
    9.os objetos de construção de casas e templos eram o barro, cimento junco promovendo a estabilidade das obras arquitetônicas mesopotâmicas. mas com o tempo, guerras e o relevo(ambiente)fez com que deteriorasse ,aos poucos,as contruções antigas.

    Rodolfo Sampaio de Aquino Araújo 1°ano médio seráfico

    ResponderExcluir
  5. Bruna 1° ano E.M. do colégio Seráfico23 de fevereiro de 2013 10:18

    1) Eram no Oriente Médio e se localizavam entre dois rios, o Rio Tigre e o Rio Eufrates.
    2) Eles ultilizavam o rio de vérias formas, como aproveitar os recursos fluviais, e a terra de lá eram muito férteis devido a ação do rio e o comércio era muito comum pois o rio ajudava na comercialização de produtos para a cidade.
    3) Sumério= Foi a primeira povoação da Mesopotâmia, eles que inventaram a escrita Cuneiforme ( umas das primeiras escritas ).
    Babilônicos= Elaborou o primeiro código de lei escritos ( código de Namurabi ). O rei Nobucodonosor construio os Jardins Suspensos da Babilônia.
    Assírios= Foi o primeiro exército organizado, Considerado Guerreiros ferozes ( Dominação pelo terror )
    Cadeus= Eram os habitantes que abtavam o sub da mesopotâmia na margem do rio Eufrates.
    Hititas= Habitavam ao Norte ao Oeste da Mesopotâmia até a palestina.

    4) eram grandes pirâmides construidas em várias camadas e isso servia para fazer rituais.
    5) Estava dividida em quatro partes ( rei, militares e etc, artesãos e comerciantes e escravos ).
    Rei= Era o que tinha mais dinheiro ( Deus vivo na terra )
    Militares= Elite agrária
    Artesãos Agricultores livres
    Escravos Eram prisioneiros de guerra, e trabalhavam para os Reis.

    6) Escrita Cuneiforme. Foi ultilizada nas atividades públicas e privadas.

    7) Não era igual para todos, pois até hoje existem preconceitos entre classe alta e baixa e na quela época também. Foi uma lei escrita usada para punir os mais fracos, no princípio ( olho por olho, dente por dente ). Eram Normas e possui 282 decretos.

    8) Eles acreditavam em Deuses associados as forças da Natureza, existia um Deus para tudo na terra. Eram da religião Politeista. Deuses representados na forma humana com as forças da natureza e dos Astros de céu, eles não acreditavam vida além-túmulo.

    9) Não existia muita pedra então eles usavam tijolos de barro. como o Zigurates feito de vestígios de tijolos de barro.

    10) Foi um imperador acádio, fundador da disnatia de acade, Sargão reinou por 56 anos. O vasto império de Sargão teria se estendido em Elam ao mar Mediterrâneo, incluindo toda a Mesopotâmia. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétinico governado a parti de um centro, e a dinastia governou a mesopotâmia por cerca de um século e meio.
    ORIGEM : Wikipédia, a enciclopédia livre.


    Bruna 1° ano do E.M. do Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  6. Nome: Lara Alexandre
    Escola: Colégio Seráfico
    Série: 1º E.M.

    01. 'Mesopotâmia' é uma palavra de origem grega que significa "terra entre rios". Logo, a região está localizada entre dois grandes rios: Eufrates e Tigre. A região abrangida pela Mesopotâmia hoje corresponde ao Iraque, país que faz fronteira com países como Turquia e Síria.

    02. A região da Mesopotâmia é uma das mais férteis existentes, e essa fertilidade foi possível justamente por causa da ação dos rios localizados nas proximidades. A população utilizou técnicas de engenharia e construiu barragens para melhor utilizar os recursos dos rios. Graças á terras férteis possibilitadas pelos rios, foi possível o começo do desenvolvimento social.

    03. Sumérios: Os sumérios foram a primeira civilização da Mesopotâmia. Suas cidades possuíam autonomia política, religiosa e econômica; foram os criadores do primeiro sistema de escrita, o Cuneiforme. // Babilônicos: Foram responsáveis pelo primeiro código de leis escritas, o Código de Hamurabi, criado pelo rei de mesmo nome. Além de Hamurabi, outro rei conhecido é Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os babilônicos eram politeístas, desenvolveram estudos astrológicos e foram responsáveis pelo surgimento dos signos do zodíaco e horóscopo. // Assírios: Os assírios possuíram seu primeiro exército organizado. Desenvolveram uma política militar, e eram cruéis com os povos dominados, e muitas vezes os escravizavam. // Caldeus: A invasão realizada pelo povo Caldeu foi facilitada pelas revoltas civis que ocorriam no governo Assírio. // Hititas: Desenvolveram uma civilização baseada na agricultura, comércio, mineração e artesanato. Sua religião era a politeísta.

    04. Os zigurates era uma espécie de templo, criados pelo povo Sumério e utilizado por sumérios, assírios e babilônios. Além de servirem como templos, também possuíam em seu interior celeiros, áreas para tratamento de doentes, oficinas de artesanato e etc.

    05. A sociedade mesopotâmia era desigualmente dividida. A maior parte era composta por escravos, considerada a classe mais baixa da sociedade. Acima dos escravos vinham a população livre, que era composta principalmente por artesãos, comerciantes e agricultores. Logo acima, vinha uma classe mais privilegiada, a nobreza, a elite. Composta por sacerdotes e militares, estavam abaixo apenas do Rei. Este era o topo da pirâmide, e era considerado um deus-vivo na terra.

    06. A escrita usada pelos povo mesopotâmios foi a cuneiforme, originalmente criada pelos sumérios. Foi o primeiro sistema de escrita existente, era criada para uso cotidiano, usada nas atividades públicas e privadas para registrar dados sobre a economia, o comércio, a agricultura, etc.

    07. Criado pelo Rei Hamurabi, foi o primeiro código de leis escritas. Possuindo 282 decretos, abordava sobre os mais variados assuntos da vida cotidiana, desde profissões até a condição de órfãos e viúvas. Baseado no principio de Talião (Olho por olho, dente por dente), a pena de morte era muito utilizada como forma de pagar pelos erros cometidos. Porém,não era igual para todas as classes sociais, sendo que membros da nobreza muitas vezes eram privilegiados e podiam receber penas menores em relação á camadas inferiores da sociedade.

    08. Os povos mesopotâmios eram religiosos, ou seja, acreditavam em vários deuses, sendo que cada um deles eram responsável por uma força da natureza. O povo sumério não tinha preocupação com vida pós-morte, e acreditavam que o destino das pessoas eram definidos pelas posições dos astros. Essa crença levou sacerdotes a desenvolveremos estudos da astrologia. Construíam templos, os zigurates, e somente a presença dos sacerdotes dentro desses templos era permitida, pois os sacerdotes eram considerados espécies de intermediários entre os deuses e a pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Nome: Lara Alexandre
    Escola: Colégio Seráfico
    Série: 1º E.M.

    Continuação:

    09. O tipo de arquitetura utilizada pelos povos da mesopotâmia eram os zigurates. Além de servirem como templos, também eram utilizados como celeiros, hospitais, oficinas de artesanato, etc. Mas sua principal função sempre foi ligar o homem com os Deuses. Eles acreditavam que quanto mais altos os zigurates, mais próximos de seus deuses estariam. Um dos zigurates mais famosos é a 'Torre de Babel'.

    10. Sargão, o Acádio - também chamado de Sargão, o Grande - é o primeiro personagem da história conhecido por, dentre outros feitos, criar um império. Mas o que sabemos dele baseia-se, principalmente, em relatos poéticos ou lendas. Sargão teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia. Seu império tornou-se um modelo para os governantes que o sucederam, incluindo seu neto, Naram-Sim, que estendeu ao máximo os limites do reino, vencendo uma sublevação de mais de vinte reis mesopotâmicos, além de deificar a si mesmo. Sargão teria começado sua carreira como um dignitário do rei de Kish, de quem usurpou o trono.

    Fonte: UOL Educação (http://educacao.uol.com.br/biografias/sargao.jhtm)

    ResponderExcluir
  8. 1- A Mesopotâmia localiza-se no Oriente Médio,delimitada entre os vales dos rios Tigres e Eufrates,ocupado pelo atual território do Iraque.

    2- Garantia a população:água para consumo,rios para pescar e vias de transporte pelos rios,garantia a fertilidade do solo e as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.

    3- Sumérios: Foram a primeira civilização da Mesopotâmia. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Os Sumérios Construíram várias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.
    Babilônios: Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento o chamado de Código de Hamurábi criado pelo imperador Hamurábi,outro imperador foi Nabucodonosor , responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia e torre de Babel.
    Assiríos: Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos.
    Caldeus: Os caldeus habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotâmia, eram de origem semita.
    Hititas: Habitavam ao Norte ao Oeste da Mesopotâmia até a palestina.

    4- Um zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas.

    5- Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo;
    Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras;
    Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.

    6- Para atender as necessidades cotidianas,utilizada nas atividades públicas e privadas ao longo da Antiguidade. Escrita Cuneiforme.

    7- O Código de Hamurabi é um dos mais antigos conjuntos de leis já encontrados, e um dos exemplos mais bem preservados deste tipo de documento da antiga Mesopotâmia. Segundo os cálculos, estima-se que tenha sido elaborado por Hamurabi por volta de 1700 a.C. Determina penas baseadas na Lei de Talião-"olho por olho",dente por dente". Abordava os mais variados assuntos relativos Á vida cotidiana; Não era igual para todos,pois as leis não eram obedecidas por todos, pela diferenciação das classes sociais (homens livres e escravos).

    8- Eles eram da religião Políteista. Os deuses, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados. A concepção de uma vida além-túmulo era confusa. Acreditavam que os mortos iam para junto de Nergal, o deus que guardava um reino de onde não se poderia voltar.

    9- Sumérios das épocas mais remotas, utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Por volta do ano 5000 a.C. passa-se a utilizar tijolos e com isso desaparecem as estruturas de madeira, porém no plano construtivo permanece a influencia do junco,devido a ausencia de pedras,empregaram tijolos de barro.

    10- Foi um imperador acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C. Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio. Sargão da Acádia, também conhecido como Sargão,o Grande.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sargão_da_Acádia

    Antonio Everson da Silva.
    1º ano do E.M.
    Colégio Seráfico.








    ResponderExcluir
  9. 1 - No Oriente Médio especificadamente no Iraque.
    2 - Influenciava na economia por conta da agricultura que eles precisavam
    para plantar e colher para consumo e venda.
    3 - SUMÉRIOS - Primeira civilização na Mesopotâmia
    BABILÔNICO - Responsáveis por grandes construções inclusive a ESCRITA.
    ASSIRIOS - Eram responsáveis pela agricultura.
    CALDEUS - Período reinado por Nabucodonosor II e responsável pelas construção dos jardim suspenso
    HITITAS - Habitantes do norte ao oeste da Mesopotâmia até a Palestina.
    4 - Eram uma especie de calendário construído de utilizado pelos povos babilônios e assirios.
    5 - Eram dividida entre Pobre e Rico
    6 - Para comunicação e Registro de sua propriedade.
    7 - Era um código de leis que beneficiava toda sociedade e eram dividida em 3 classes.
    8 - Eram Politeísta portanto acreditavam em vários deuses.
    9 - Suas construções assemelhasse ao que conhecemos altamente por pal a pic pela alceciense de pedra utilizavam-se o que avia no lugar ou seja barro.

    10 - Sargão (do acádio Sharrum-kin: "rei legítimo" ou "rei verdadeiro") teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia.

    Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Tornou-se um membro proeminente da corte real de Kish, acabando por derrubar o rei local antes de partir para a conquista da Mesopotâmia. O vasto império de Sargão teria se estendido de Elam ao mar Mediterrâneo, incluindo toda a Mesopotâmia, partes dos atuais Irã e Síria, e possivelmente partes da Anatólia e da península Arábica. Governou a partir de uma nova capital, Acádia (Akkad), que a lista de reis sumérios alega ter sido construída por ele (ou possivelmente reformada), situada na margem esquerda do Eufrates. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

    Sargão foi o primeiro rei a unir a Mesopotâmia sob o comando de uma só pessoa, sendo que o império acádico por ele montado passou a ser o padrão para outros governantes.
    http://universodahistoria.blogspot.com.br/2010/07/sargao-i-o-grande.html


    Maria Larissa Da Silva Gildo
    1ºano do E.M
    Colégio Seráfico

    ResponderExcluir
  10. 1- A Mesopotâmia localiza-se no Oriente Médio, delimitada entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque.

    2- Os rios para egípcios e mesopotâmicos era essencial para agricultura e navegação. Eles praticamente movimentavam a economia no antigo Egito. Os principais rios eram o Rio Tigre e Eufrates.

    3- Sumérios: Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importancia para a sobrevivência das comunidades. Uma grande ajuda e contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C.;
    Babilônicos: Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento (Lei de Hamurábi) e Nabucodonosor II, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilônia;
    Assírios: Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar, eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam;
    Caldeus: Os caldeus habitaram a região conhecida como Baixa Mesopotami-a, no primeiro milênio antes de Cristo, eram de origem semita;
    Hititas: Os hititas desenvolveram uma civilização baseada na agricultura,comércio,mineração (principalmente de ferro) e artesanato, estas eram as atividades principais da economia hitita.

    4- Os Zigurates eram uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, os povos da Antiga Mesopotâmia.

    5- Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo;
    Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras;
    Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.

    6- Para entender as necessidades cotidianas, utilizada nas atividades públicas e privadas ao longo da Antiguidade. Escrita Cuneiforme.

    7- O Código de Hmurabi é uma das leis mais antigas do mundo, e também representa conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1700 a.C. Inclu- sive dividia a sociedade em tres grupos distintos. Não, porque os ricos não respeitavam as leis, já os pobres eram obrigados e tinham que respeitar todas elas.

    8- Os Mesopotâmicos acreditavam em vários deuses (religião politeísta).
    Deuses representados com a forma humana, simbolizavam as forças da natureza e os astros do céu. Os mesopotâmicos não se preocupavam com a vida além-túmulo.

    9- Sumérios das épocas mais remotas, utilizavam materiais como junco e argila para suas construções, que não resistiram ao tempo. Por volta do ano 5000 a.C. passa-se a utilizar tijolos e com isso desaparecem as estruturas de madeira, porém no plano construtivo permanece a influência do junco, como nas aberturas das fachadas. Esse templo é o precursor das construções religiosas de planta retangular, construídas nos anos seguintes. Por volta de 3000 a.C. os templos passam a ser implantados em altas plataformas, utiliza-se os tijolos.

    10- foi um imperador acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII a.C. Fundador da dinastia de Acade, Sargão reinou por 56 anos, de 2270 a 2215 a.C. Sargão é o primeiro indivíduo registrado na história a ter criado um império multiétnico governado a partir de um centro, e a sua dinastia governou a Mesopotâmia por cerca de um século e meio.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sargão_da_Acádia


    Mara Lúcia Marques Andrade
    1º ano E.M.
    Colégio Seráfico

    ResponderExcluir