terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ERA NAPOLEÔNICA



VEJA MAIS SOBRE ERA NAPOLEÔNICA AQUI.




CURIOSIDADES

AS AMANTES DE NAPOLEÃO











1- No ano de 801, assim foi registrada a coroação de Carlos Magno: "Então, como no mais santo dia de Natal, tendo ele entrado na Basílica de São Pedro, para a celebração das missas solenes, e tendo-se colocado diante do altar, a cabeça inclinada, em preces, o papa Leão lhe colocou a coroa sobre a cabeça." Quando, em 1804, Napoleão torna-se imperador da França, mesmo com a presença do papa, ele coroa a si mesmo.
a) Por que seria impossível para Carlos Magno, homem de tantos feitos, auto coroar-se?
b) Por que Napoleão pôde colocar a própria coroa?

2- Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas.
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários?
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?

3- Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental. Explique as motivações desse ato e indique suas repercussões.

4- Relativamente à expansão napoleônica (1805-1815), pode-se afirmar que acarretou mudança no quadro político europeu. Quais foram essas mudanças?

10 comentários:

  1. Karolayne Landim Oliveira 2°ano E.M seráfico24 de fevereiro de 2013 às 13:38

    1a. Pois quando Carlos Magno iria ser coroado a igreja possuia um grande poder, e de nada iria valer se ele mesmo se coroase.
    b. Ja no periodo de Napoleão tudo estava ao contrario, a igreja ja tinha perdido o seu poder e o estado é que mandava, dessa forma Napoleão fez sua propria coroação.
    2a. Os tratados deveriam reorganizar e desenvolver os territorios e tabem evitar revoltas da burguesia.
    b. os paises da Austria, Prússia e Rússia.
    3. O bloqueio continental era um tipo de vingança que tinha como obejtivo enfraquecer a economia da Inglaterra, proibindo os paises a negociar com ela, mas nao deu muito certo, pois os paises(Espanha, Portugal e Rússia) desobedeceram e continuaram negociando com a inglaterra.
    4. Entre muitas das mudanças uma delas foi a ampliação temporaria da influencia Francesa, entre outras.

    ResponderExcluir
  2. Mateus Melo Aguiar, 2° ano. E.M Sérafico.24 de fevereiro de 2013 às 23:43

    1.
    a-)Porque naquela epoca a igreja tinha mais poder do que ele, e sendo
    coroado pelo papa era como se Deus, atraves do papa desse o poder imperial a ele.
    b-)Porque ele era um grande lider militar e a igreja n apresentava mais poder sobre ele.
    2.
    a-)termina a guerra entre a França e a Sexta Coligação e ele também forçou a abdicação de Napoleão I, que foi enviado em exílio para a ilha de Elba.
    b-)Austria, Prússia e Rússia.
    3.
    O objetivo do bloqueio era atingir a economia britânica. Com a derrota em Trafalgar, a França não teria mais condições de contestar o domínio inglês dos mares nem teria a possibilidade de invadi-la com uma expedição de tropas transportadas via marítima.
    4.
    Difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda Freitas Sousa - 2º ano do Ensino Médio - Colégio Seráfico26 de fevereiro de 2013 às 19:59

    1 - a)Poís os imperadores só eram reconhecidos se fosse coroados pelo papa, detinha grande parte do poder Na Idade Média.
    b)Porque na Revolução Francesa que foi a época em que ele se coroou a Igreja era submissa ao Estado não precisando assim do coroação feita pelo Papa.
    2- a)Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses.
    b) Áustria, Prússia e Rússia.
    3 - Era uma vingança para impedir que Portugal, Espanha e Rússia não negociasse com a Inglaterra, assim enfraquecendo a economia da mesma na qual não foi cumprido.
    4 - O ideário nacionalista se fortaleceu;
    O raio de influência francesa ampliou-se temporariamente e
    Difusão do ideal revolucionário liberal.

    ResponderExcluir
  4. Josyleiny de Sena Gois - 2º ano E.M. - Seráfico3 de março de 2013 às 13:48

    1- A) Em 1801 os imperadores para serem reconhecidos tinham que ser coroados pelo PAPA.
    B) Napoleão era um LÍDER MILITAR e naquela época a IGREJA já não tinha mais poder para com o ESTADO.
    2- A) O tratado devia fazer com que devolvessem territórios, reorganizassem e evitassem revoltas com a BURGUESIA.
    B) Rússia, Prússia e Áustria.
    3- Era uma vingança para enfraquecer a economia da Inglaterra e que impedisse que Portugal, Espanha e Rússia não negociassem com a Inglaterra, trazendo o enfraquecimento da economia para esses países.
    4- A Difusão do ideal liberal, aumento da temporária do raio da influência Francesa, ...

    ResponderExcluir
  5. Ana Beatriz Costa de Souza5 de março de 2013 às 19:15

    1° a) Pois quando Carlos Magno iria ser coroado a igreja possuia um grande poder, e de nada iria valer se ele mesmo se coroase.
    b)Napoleão era um lider militar e naquela época a igreja já não tinha mais poder para com o estado.

    2°a)Esses tratados deveriam reorganizar e devolver os territórios e a supremacia política daqueles que sofreram com o projeto expansionista napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses
    b)Rússia, Prússia e Áustria.

    3°era um tipo de vingança que tinha como obejtivo enfraquecer a economia da Inglaterra, proibindo os paises a negociar com ela, mas nao deu muito certo, pois os paises aliados como Espanha ,Portugal e Rússia desobedeceram e continuaram negociando com a inglaterra.

    4°Difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.

    ResponderExcluir
  6. Gabriela Marques 2º EM-Seráfico

    1-a)Porque a Igreja detinha grande parte do poder Na Idade Média sendo e os imperadores podiam ser reconhecidos seu o papa os coroa-se

    b)Porque na Revolução Francesa a Igreja era sem o controle do Estado nela , não precisando assim do coroação feita pelo Papa.

    2-a)Esses tratados deveriam ajeitar e devolver os territórios e a política daqueles que sofreram com o projeto da expansão napoleônico.E queriam evitar uma ameaça revolucionária provocada pela Revolução Francesa pelos burgueses

    b) Áustria, Prússia e Rússia.


    3-O Bloqueio Continental foi a proibição sugerida por Napoleão Bonaparte que impedia o acesso a portos de alguns países.Pretendia enfraquecer a economia inglesa e assim ganhar o mercado europeu.

    4-difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.

    ResponderExcluir
  7. no meu pc ta escrito q vc tem mais de 99999 pess q passaram por aq

    ResponderExcluir