terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - 1914-1918




VEJA AQUI INFOGRÁFICO: CUSTOS DAS GUERRAS

DICA DE FILME SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
















CONFIRA AQUI MAIS IMAGENS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.











1- Interprete o texto abaixo dentro do contexto da Primeira Guerra Mundial.
Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de povos estatais e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação." (Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)

2- As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqüências profundas. A implosão do Império Soviético está contribuindo para frear o perigoso confronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda apresenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslávia, entremeada da brutalidade que gera indignação, tem raízes remotas . Comente sobre essas raízes.
3- Ao eclodir a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Alemanha dispunha de um plano militar - o Plano Schlieffen – qual o principal objetivo desse plano?
4- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

5- No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

6- Identifique os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
7- Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes. Argumente sobre esse tratado.

8- "Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A 1 Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" . Cite esses conflitos e comente.

9- Comente sobre  o envolvimento dos EUA na Primeira Guerra  Mundial. Quais as vantagens que eles tiveram?

6 comentários:

  1. Daniel Anzolin

    1- A criação desses tratados reuniu vários povos num mesmo lugar, o que posteriormente veio a criar conflitos,
    por que um só povo ficaria com o governo e dominaria sobre os outros que ficaram sem participação.

    2- As diferenças socio-culturais nos balcãs que tem origem étnico-nacionalistas

    3- Atacar a França e a Rússia, o comandante chefe da Alemanha, viu que em caso de guerra derrotar o mais rápido a França,
    assim a Rússias não conseguiria capaz de derrota-lo.

    4- Os países, eram na maioria europeus, mas o motivo era por territórios da Africa e Ásia.
    Os países que fundaram a tríplice entente foram a França, a Rússia e a Inglaterra.

    5- Uma crise ameaçava a economia, já não existia mais terra sem dono e os países necessitavam de territórios para aumentarem seu domínio.

    6- nacionalismo eslavo e o envolvimento dos outros países.

    7- No Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito e teve que cumprir série de exigências políticas,
    econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras da Primeira Guerra.

    8- a disputa de mercados pelos europeus
    imperialistas como a Inglaterra,
    Tentativa de oprimir os movimentos nacionalistas na África e na Ásia.

    9- A europa tinha gasta muito recursos na guerra e em compensação no ano seguinte da guerra o EUA triplicou suas exportações
    Ao mesmo tempo, outras nações que não se envolveram diretamente no confronto também ganharam com a Primeira Guerra.

    ResponderExcluir
  2. 1- Após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidos solaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aos novos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Minorias, o que criou condições de conflitos entre diferentes povos reunidos em um mesmo Estado.
    2- Expressa ressentimentos étnico-nacionalistas e diferenças culturais nos Bálcãs.
    3- Agir ofensivamente contra a França e a Rússia.
    4-Ela foi chamada assim pois envolveu vários entre os principais países na época.Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
    5-A política de blocos militares antagônicos e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.
    6- Nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
    7-A Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
    8- A disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
    9-Foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os E.U.A.

    ResponderExcluir