sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

RESULTADO DA PRIMEIRA AULA ONLINE 01/02/13

 

Hoje tivemos a nossa primeira aula online de História.
Utilizamos o SKYPE.
A aula foi aplicada a turmas de ensino Fundamental 2 e Médio simultaneamente, com a temática: " UMA VIAGEM PELA HISTÓRIA DO BRASIL".
O primeiro contato com esse tipo de ambiente nos pareceu um pouco confuso.
Mas pudemos tirar várias conclusões , as quais nas próximas aulas, serão muito úteis.
Entre elas destacamos:

  • É necessário que todos fiquem no grupo formado pelo mediador. ( alguns grupos se formaram de forma paralela, talvez por ser alunos de turmas diferentes)
  • O uso do microfone deixou a comunicação confusa, tendo em vista que todos querem falar ao mesmo tempo. ( o que não é muito diferente de uma sala de aula tradicional)
  • Com relação aos atrasos. Alunos que chegam depois da aula ter iniciado atrapalham , porque falam e interrompem o raciocínio da turma. ( Isso também acontece na sala de aula tradicional)
  • O ideal , a princípio, de acordo com alguns alunos, é somente o professor-mediador usar microfone e os demais membros do grupo interagem digitando seus comentário, dúvidas e considerações. ( Salvo em algumas ocasiões quando solicitado pelo mediador )
  • É necessário uma leitura prévia sobre o tema abordado na sala virtual, para que os alunos possam ter argumentos e fazer análises críticas . ( Isso se aplica também a sala de aula comum)
  • O SKYPE grátis, é bem limitado, não permitindo chamada de vídeo para grupos, exceto se for efetuado um pagamento da conta PREMIUM. ( Vou testar pra ver se dá certo )
  • Testarei outras formas de comunicação virtual , utilizando o TWITTER por exemplo, onde pode ser usada a TWITCAM.
CONCLUSÃO:
Grande parte dos problemas de mediação nas salas virtuais são bem semelhantes aos da sala tradicional.
Mas tudo é uma questão de adequação, de hábito. 
Tenho certeza que com o passar do tempo, os alunos e o mediador se familiarizam com o ambiente virtual e tudo fluirá naturalmente.

Espero que os alunos tenham gostado da experiência. Eu pessoalmente gostei  muito.
Depois publicarei alguns depoimentos dos participantes da aula virtual.
Aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário