domingo, 24 de fevereiro de 2013

REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917


Revolução russa slide from Isabel Aguiar


FILME SOBRE A REVOLUÇÃO RUSSA


 PROPOSTA PARA SEPULTAR LÊNIN APÓS 88 ANOS CAUSA POLÊMICA.



















1- Explique a importância  para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
2- Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
3- O que eram os Sovietes?
4- Diferencie os Mencheviques dos  Bolcheviques citando as características de cada partido.
5- De qual maneira a 1ª Guerra  Mundial influenciou o processo da Revolução Russa?  Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.
6- Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa .
7- O que foi a NEP executada por Lenin?
8- Diferencie as ideias de Stalin das de Trotsky.

34 comentários:

  1. 1- O estudo deste processo revolucionário tornou-se importante para a História, em razão das representações e rupturas relacionadas com as mudanças na estrutura do poder político, sociais e econômicas. Em linhas gerais é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade, acontecimento este de relevância para a História.
    2- Devido a uma combinação de vários fatores:
    - A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população;
    - Incapacidade administrativa dos Czares;
    - As derrotas da Primeira Guerra Mundial;
    - Grande desigualdade social existente no país.
    3- Sovietes eram os conselhos ou comites populares formados por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.
    4- Bolchevique, cujo o significado em russo é maioria, achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
    Menchevique que significa minoria, acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
    5- A participação da Rússia na 1ª Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os paises envolvidos era também o mais despreparado em matéria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a população. Além das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país e agudizou a reprovação do povo em relação a participação no conflito. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuiram para a deflagração da Revolução Bolchevique.
    6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique. O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
    7- Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.
    8- Trotsky era a favor de implementar o modelo de internacionalização da revolução, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.


    ResponderExcluir
  2. 1 – A revolução russa foi importante para a história do mundo porque foi a revolução russa que formou a União Soviética, que foi o primeiro país a implantar o socialismo em seu território.
    2 – Foram vários, mas principalmente a revolta do povo com o absolutismo do Czar, o Domingo sangrento, a crise econômica, os altos impostos, as derrotas na primeira grande guerra e a desigualdade social na Rússia.
    3 – Eram uma espécie de conselho formado pelos camponeses, militares e operários. Ou seja, um conselho formado pelo povo.
    4 - Bolchevique(Maioria) achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura através de combates.
    Menchevique (Minoria) acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, e participar das atividades políticas.
    5 – Foi um total desastre. A Rússia ainda não era um país bem preparado para a guerra (como a guerra russa-japonesa mostrou), saiu derrotada da primeira grande guerra por exigências do povo.


    Aluno: Iuri Gomes
    3º ano ensino médio colégio seráfico
    P.S: depois posto o resto :(

    ResponderExcluir
  3. INGRID BARBOSA ROGERIO 12/03/12

    1- A revolução russa foi importante porque ela foi a primeira a implantar o sistema socialismo , formando a União Soviética, ela apresentou p o mundo como é o sistema socialista , e influenciando outros países.

    2- A Russa estava em crise econômica, cobrava altos impostos, estava em uma grande guerra, o povo esta muito insatisfeito pois avisa grande desiguadeda social, e por fim o a revolta do povo contra o absolutismo do CZAR.

    3-eram um comiter ou conselho populares formados por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.

    4- Bolchevique : liderando por Lênin, queria a mudança ja p o socialismo , e forma uma aliança entre cantonenses e operários eram a maioria.
    Menchevique: defendia aliança com a burguesia, e a passagem gradual p o socialismo era a minoria.

    5- A entrada da Russa na 1 guerra foi um completo desastre, ela não estava de nem um jeito preparada , então perdeu muito dinheiro , ficou endividada , com isso sua economia caiu muito , então o povo vendo isso , queria q ela sai ser da guerra.

    6- a 1 parte q foi comandado pelo partido Menchevique, foi a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal.
    a 2 parte agora comanda pelos bolcheviques, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques, para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.

    7-foi medidas impostas para aumentar a produção a qualquer custo,certas medidas forma capitalistas foram tomadas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.

    8- Trotsky : era favor do modelo de internacionalização da revolução
    Stalin : queria 1 consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    ResponderExcluir
  4. Daniel Anzolin 3º E.M

    1ª Questão
    Mudanças radicais no poder político, sociais e econômicas.
    O proletariado se uniu para derrotar o capitalismo junto com a burguesia, baseado nos fundamento, pela primeira vez de um Estado Socialista.

    2ª Questão
    Econômia frágel, impostos muito altos, fome na população.
    Revolta contra o Czar
    ande desigualdade social existente no país.

    3ª Questão
    Sovietes eram os que representavam os operários, soldados e camponeses. É por esse nome que o nome do país ficou conhecido Como União Soviética.

    4ª Questão
    Bolcheviques - MAIORIA - Eram mais radicais e tinham como líder Lênin
    Mencgeviques - Minoria - Mais "diplomáticos" e tinham como líder Martov

    5ª Questão
    Foi um desastre na participação da 1ª guerra e sofreu com muitas baixas, o que revoltou a população.
    Fora isso o país ainda sofria com os custos econômicos

    6ª Questão
    1ª Etapa - Queda do Czarismo, instalação de um governo com fundamento burgueses e democrátios, no comando dos Mencheviques.

    2ª Etapa - Bolcheviques tomam o poder, intauração de um governo composto pelos proletários. País começou a se chamar
    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1921.

    7ª Questão
    Foram medidas capitalista, tomadas com urgência, a fim de aumentar a produção a qualquer custo.
    Como por exemplo a Restauração da pequena e média propriedade

    8ª Questão
    Trotsky queria a internaciolização da revolução.
    Stalin queria primeiro uma consolidação definitiva na URSS e só depois introduzir a expansão.

    ResponderExcluir
  5. 01. A Rússia entrou para a história como o primeiro pais a adotar o Socialismo em seu território.
    02. Foi uma combinação de diversos fatores, como o fim da Primeira Guerra e a situação que a mesma deixou no país; grandes desigualdades sociais em um país ainda agrário; a incapacidade dos Czar em solucionar os problemas de aspectos sociais e entre outros.
    03. Eram grupos de trabalhadores, operários e camponeses que representariam os interesses dos proletariados, assim “estudavam” as ideias de Karl Max.
    04. Os Bolcheviques defendiam a implantação da sua forma de governo através de uma “Ditadura” através de combates, assim formariam um partido capaz de organizar a classe operária. Já os Mencheviques acreditavam num partido de massas, que participariam das atividades políticas. Defendiam a implantação de sua forma de governo de forma lenta e gradual.
    05. A Revolução Russa teve cenário no fim da Primeira Guerra, onde o país saia da mesma com sua economia ao chão, pois a Rússia, ainda sendo totalmente agrário, não tinha porte suficiente para participar e lidar com as consequências. A crise da economia com o aumento da desigualdade social decorrentes apenas influenciaram para a Revolução.
    06. A primeira fase caracteriza-se pela liderança dos Mencheviques que promoveram a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, liberal e democrático. Como não conseguiram realmente obter efeitos, veio então a segunda fase, liderada pelos Bolcheviques, que instauram um governo composto dos proletariados e dano início a URSS.
    07. Foram medidas impostas para aumentar a produção a qualquer custo, de caráter capitalista. A restauração da pequena e média propriedade é um exemplo.
    08. Stalin propunha consolidar a consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão; diferente de Trotsky, que defendia a implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    Ana Carolina Costa,

    ResponderExcluir
  6. INSTITUTO FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO 9ºANO
    ALUNO: HENRIQUE GABRIEL ALBUQUERQUE Nº07
    Q1-significou a construção de um Estado socialista, a ditadura do proletariado, com perspectivas de derrotar definitivamente a burguesia e o capitalismo, e construir uma nova sociedade, comunista.

    Q2-Devido a uma combinação de vários fatores: a crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população; Incapacidade administrativa dos Czares; as derrotas da Primeira Guerra Mundial; grande desigualdade social existente no país.

    Q3-São conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria.

    Q4-Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferenças no seu modo de execução. Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    Q5-A participação da Rússia na 1ª Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os países envolvidos era também o mais despreparado em matéria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a população. Além das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país e agonizou a reprovação do povo em relação a participação no conflito. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuíram para a deflagração da Revolução Bolchevique.

    6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique.

    O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.

    7-Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na indústria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.

    8-Trotsky era a favor de programar o modelo de internacionalização da revolução, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    ResponderExcluir
  7. Lívia Freitas Sousa- 9º ano/ Colégio Seráfico

    1. Tornou-se importante para a história, por que foi a Revolução considerada o modelo clássico de uma revolução proletária que destruiu a ordem capitalista burguesa, tendo como fundamentos o Estado Socialista da história da humanidade. Criando assim a União Soviética.
    2. A derrota e a grande crise após a Primeira Guerra Mundial, a fome e a miséria entre a população, o domingo de sangramento no castelo de Czar, e a existência de mais desigualdade social no país.

    3. Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformou em organizações de todo o povo trabalhador. Os Sovietes, são a forma organizativa da aliança da classe operária e os camponeses em todas as fases de seu desenvolvimento, são, também, a forma organizativa em que se modelou a unidade político-social e ideológica do povo soviético.

    4. Bolchevique: Eram Maioria, liderados por Lênin, defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre camponeses e os operários. Menchevique: Eram Minoria, liderados por Martov e defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo.

    5. A Rússia apesar de ser o maior contingente militar entre os países envolvidos na Guerra era também o mais despreparado em armamentos. Com isso, teve uma participação desastrosa, a Guerra trouxe com si, a revolta entre a população, alem do elevado gasto e as perdas de vidas, isso só agravou ainda mais as dificuldades do país. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuíram para a deflagração da Revolução Bolchevique.

    6. Inicialmente a revolução (que ocorreu em fevereiro) promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo democrático esse momento foi totalmente comandado pelo Mechevique. Após isso, a revolução (que ocorreu em outubro) vivenciou a instauração do governo composto pelos proletários e o inicio da historia de um novo pais que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

    7. A NEP foi à política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo, em 1921. A idéia de Lenin, ao propor essas medidas, era possibilitar a retomada do crescimento da economia russa e estabilizar o país para, em seguida, consolidar o sistema socialista. Nesse contexto, ficou célebre a frase de Lenin que sintetizou os objetivos da NEP: "É preciso voltar um passo atrás para depois avançar dois à frente."

    8. Stalin queria acima de tudo a consolidação da revolução dentro da URSS para depois promover a expansão territorial. Com isso Trotsky propunha a favor da implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  8. 1-significou a construção de um Estado socialista, a ditadura do proletariado, com perspectivas de derrotar definitivamente a burguesia e o capitalismo, e construir uma nova sociedade, comunista.

    2-Devido a uma combinação de vários fatores: a crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população; Incapacidade administrativa dos Czares; as derrotas da Primeira Guerra Mundial; grande desigualdade social existente no país.

    3-São conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria.

    4-Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferenças no seu modo de execução. Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    5-A participação da Rússia na 1ª Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os países envolvidos era também o mais despreparado em matéria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a população. Além das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país e agonizou a reprovação do povo em relação a participação no conflito. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuíram para a deflagração da Revolução Bolchevique.

    6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique.

    O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.

    7-Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na indústria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.

    8-Trotsky era a favor de programar o modelo de internacionalização da revolução, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    e que assim todas as respostas encontrei no slide acima, espero que goste das mminhas respostas por tanto todas foram pensadas por mim.

    ResponderExcluir
  9. 1- A revolução russa foi importante porque ela foi a primeira a implantar o sistema socialismo , formando a União Soviética, ela apresentou p o mundo como é o sistema socialista , e influenciando outros países.

    2- A Russa estava em crise econômica, cobrava altos impostos, estava em uma grande guerra, o povo esta muito insatisfeito pois avisa grande desiguadeda social, e por fim o a revolta do povo contra o absolutismo do CZAR.

    3-eram um comiter ou conselho populares formados por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.

    4- Bolchevique : liderando por Lênin, queria a mudança ja p o socialismo , e forma uma aliança entre cantonenses e operários eram a maioria.
    Menchevique: defendia aliança com a burguesia, e a passagem gradual p o socialismo era a minoria.

    5- A entrada da Russa na 1 guerra foi um completo desastre, ela não estava de nem um jeito preparada , então perdeu muito dinheiro , ficou endividada , com isso sua economia caiu muito , então o povo vendo isso , queria q ela sai ser da guerra.

    6- a 1 parte q foi comandado pelo partido Menchevique, foi a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal.
    a 2 parte agora comanda pelos bolcheviques, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques, para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.

    7-foi medidas impostas para aumentar a produção a qualquer custo,certas medidas forma capitalistas foram tomadas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.

    8- Trotsky : era favor do modelo de internacionalização da revolução
    Stalin : queria 1 consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    Professora espero que goste das respostas pois todas foram encontradas no blog e também no slide.

    ResponderExcluir
  10. Nome: F.co Igor Sousa Lopes
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    N°: 06
    1: A revolução russa foi importante para a história do mundo porque foi a revolução russa que formou a União Soviética, que foi o primeiro país a implantar o socialismo em seu território.
    2: Foi uma combinação de diversos fatores, como o fim da Primeira Guerra e a situação que a mesma deixou no país, a incapacidade dos Czar em solucionar os problemas de aspectos sociais e entre outros.
    3: São conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam o material de um determinado território, ou mesmo indústria.
    4: Bolcheviques:"MAIORIA":Eram mais radicais e tinham como líder Lênin.
    Mencheviques:"MINORIA":Mais "diplomáticos" e tinham como líder Martov.
    5: A Revolução Russa teve cenário no fim da Primeira Guerra, onde o país saia da mesma com sua economia ao chão, pois a Rússia ainda sendo totalmente agrário não tinha porte suficiente para participar e lidar com as consequências.
    6: Inicialmente a revolução (que ocorreu em fevereiro) promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo democrático esse momento foi totalmente comandado pelos Mencheviques. Após isso, a revolução (que ocorreu em outubro) vivenciou a instauração do governo composto pelos proletários e o inicio da historia de um pais que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
    7: Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.
    8: Stalin propunha consolidar a consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão; diferente de Trotsky, que defendia a implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  11. Escola: IFJPS
    Nome: João Batista de Freitas Filho N°: 10


    1- Pois foi a Revolução Russa que permitiu que a Rússia saísse do seu atraso financeiro vivido na época e também por que a Rússia foi a primeira a dotar o regime socialista.
    2- A crise econômica russa, os altos impostos,a insatisfação do povo com o governo Czarista e a grade guerra que ela estava vivendo.
    3- Eram um conselho titular formado pelos soldados, camponeses e operários.
    4- Mencheviques: Eram a minoria que era mais pacifista para com a revolução.
    Boncheviques: Eram a maioria liderados por Lênin e eram mais radicais.
    5- A entrada da russa na primeira guerra mudnial foi um compelto desastre, oque acarretou na sua saída e na sua futura crise econômica.
    6-Parte 1: Governada pelos Moncheiques que promoveu a queda do Czarismo e a instalação de um governo burguês.
    Parte 2: Governada pelos Boncheviques para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
    7- Foram medidas capitalistas adotadas na época para aumentar a produção e levantar a economia da Rússia.
    8- Trotsky: implementar o modelo de internacionalização da revolução
    Stalin: propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    ResponderExcluir
  12. Luiz Felipe F. Cordeiro15 de abril de 2013 20:24

    1.A revolução operaria russa de 1917, deu lugar ao primeiro Estado de regime Socialista a URRS organizado no final de 1922.

    2.A fragilidade da economia, impostos muito altos, fome na população.
    revolta contra o Czar e a desigualdade social no pais.

    3.Eram um comitê ou conselho popular formado por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.

    4.Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferenças no seu modo de agir. Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    5. A entrada da russa na primeira guerra mundial foi um completo desastre, o que acarretou na sua saída e na sua futura crise econômica.

    Etapa 1 - Queda do Czarismo, instalação de um governo com fundamento burgueses e democráticos, no comando dos Mencheviques.

    Etapa 2 - Bolcheviques tomam o poder, interaçao de um governo composto pelos proletários. País começou a se chamar
    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1921.

    7. Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria de alimentos, no comércio, no varejo e na agricultura.

    8.Stalin propunha consolidar a consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão; diferente de Trotsky, que defendia a implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  13. IFJPS luiz felipe f. cordeiro15 de abril de 2013 20:35

    1. Tornou-se importante para a história, por que foi a Revolução considerada o modelo clássico de uma revolução proletária que destruiu a ordem capitalista burguesa, tendo como fundamentos o Estado Socialista da história da humanidade. Criando assim a União Soviética.

    2.A crise econômica russa, os altos impostos,a insatisfação do povo com o governo Czarista e a grande guerra que ela estava vivendo.

    3.São conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam o material de um determinado território, ou mesmo indústria.

    4.- Bolchevique : liderando por Lênin, queria a mudança ja p o socialismo , e forma uma aliança entre cantonenses e operários eram a maioria.
    Menchevique: defendia aliança com a burguesia, e a passagem gradual p o socialismo era a minoria.

    5. A entrada da Russia na 1 guerra foi um completo desastre, ela não estava de nem um jeito preparada , então perdeu muito dinheiro , ficou endividada , com isso sua economia caiu muito , então o povo vendo isso , queria que ela saisse da guerra.

    6.A primeira fase caracteriza-se pela liderança dos Mencheviques que promoveram a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, liberal e democrático. Como não conseguiram realmente obter efeitos, veio então a segunda fase, liderada pelos Bolcheviques, que instauram um governo composto dos proletariados e dano início a URSS.

    7. Foram medidas capitalistas adotadas na época para aumentar a produção e levantar a economia da Rússia.

    8.Stalin queria acima de tudo a consolidação da revolução dentro da URSS para depois promover a expansão territorial. Com isso Trotsky propunha a favor da implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  14. 1- Tornou-se importante para a História, em razão das representações e rupturas relacionadas com as mudanças na estrutura do poder político, sociais e econômicas. Em geral é considerado o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade, acontecimento este de relevância para a História.
    2- A crise econômica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da população;
    - Incapacidade administrativa dos Czares;
    - As derrotas da Primeira Guerra Mundial;
    - Grande desigualdade social existente no país.
    3- Eram os conselhos ou comitês populares formados por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.
    4- Bolchevique, cujo significado em russo é maioria, achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
    Menchevique que significa minoria, acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
    5- A participação da Rússia na 1ª Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os países envolvidos era também o mais despreparado em matéria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a população. Além das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país e agudizou a reprovação do povo em relação a participação no conflito. A manutenção da Rússia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuíram para a deflagração da Revolução Bolchevique.
    6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique.

    O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
    7- Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na indústria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.
    8- Trotsky era a favor de programar o modelo de internacionalização da revolução, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.

    - Thais Duarte Pinheiro / 9° ANO / Seráfico

    ResponderExcluir
  15. 1º ) A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
    2º ) A crise econômica, o desgosto da população pelo governo do Czar e a sua queda em tudo depois das guerras.
    3º ) Os sovietes eram conselhos de representantes operários, camponeses e soldados que surgiram como forma de organizar os movimentos populares.
    4º ) Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.
    5º ) A relação é que a rússia entrou na guerra mesmo estando ruim na situação, quando ela perdeu, teve que sair correndo, o Czar já tava fraco, esse foi o fim dele, foi a maior mancada dele, que fez com que o povo se revoltasse, querendo a saída dele, ai então permitindo uma revolução.
    6º ) A Revolução de Fevereiro de 1917 (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
    7º ) A NEP foi a política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra (praticado durante a guerra civil), em 1921 e a colectivização e renacionalização forçada dos meios de produção com a ascensão ao poder de Estaline, em 1928. Em linhas gerais, passou pela re-entrega das pequenas explorações agrícolas, industriais e comerciais à iniciativa privada, tentando assim desesperadamente fazer a nascente União Soviética sair da grave crise em que se achava mergulhada.
    8º ) Stalin propunha que a revolução socialista deveria se propagar pelo mundo rapidamente, antes mesmo de se firmar na URSS.
    Enquanto Trotsky defentia que o socialismo deveria primeiro se estabelecer na União Soviética e só depois se alastrar pelo mundo e de forma democrática.

    9º Ano = Estevam Laan Gomes Silvino (Seráfico Nossa Senhora do Brasil)

    A melhores respostas u.ú kk'

    ResponderExcluir
  16. Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil
    Davi Forte 9º ano
    1-Foi considerado um modelo clássico de revolução que destruiu o sistema capitalista no pais, foi o primeiro pais que implantou o sistema de governo socialismo, que acabou formando a União Soviética, o Socialismo tinha como objetivo a igualdade.

    2-Incapacidade de administração dos Czares, eles ficavam com toda riqueza; a perda na guerra contra o Japão na Primeira Guerra Mundial; grande desigualdade social existente no país, exemplo: 80% da população moravam no campo e 90% não sabia ler nem escrever; o domingo sangrento que ocorreu no castelo do Czar.

    3-Eram um conselho formado pelos camponeses, militares e operários, formada pelo o povo, por isso o nome União Soviética.

    4-Mencheviques: Eram minoria, liderados por Martov. Defendiam a aliança com a burguesia e a passagem Gradual ao socialismo através de um lento processo de reformas políticas.
    Bolcheviques: Eram maioria, liderado por Lênin, defendiam a instauração do socialismo formada por uma aliança entre cantonenses e operários.
    5-Foi um desastre na 1º Primeira Guerra Mundial, não estava preparada, perdeu na luta contra o Japão, acabou ficando com dividas, situação econômica não estava boa. A população revoltou-se e pediu para sair da guerra.
    6-
    1Etapa Promoveu a queda do Czarismo e a instalação de um governo democrático ocorreu em fevereiro, comandado totalmente pelos Mencheviques.
    2Etapa: Ocorreu em outubro
    Tomada do poder pelos Bolcheviques Poder nas mãos dos trabalhadores
    E início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
    7-Foram medidas urgentes, de caráter Capitalista, imposta para aumentar a produção a qualquer custo. Como a restauração da pequena e da média propriedade na indústria alimentícia.
    8-Stalin: Propunha primeiro consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão.
    Trotski: Era a favor de programar o modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Luiz Claudio de Oliveira Junior
    Escola: Instituto Frei joão Pedro de Sexto
    9° ano

    1 – A revolução russa foi importante para a história do mundo porque foi a revolução russa que formou a União Soviética, que foi o primeiro país a implantar o socialismo em seu território.
    2:Economia frágil, impostos muito altos, fome na população.
    Revolta contra o Czar
    ande desigualdade social existente no país.
    3: Sovietes eram os que representavam os operários, soldados e camponeses. É por esse nome que o nome do país ficou conhecido Como União Soviética.
    4: Bolchevique : liderando por Lênin, queria a mudança ja p o socialismo , e forma uma aliança entre cantonenses e operários eram a maioria.
    Menchevique: defendia aliança com a burguesia, e a passagem gradual p o socialismo era a minoria.
    5:Foi um enorme desastre pois a Rússia não estava totalmente preparada para a Guerra. , então perdeu muito dinheiro , ficou endividada , com isso sua economia caiu muito , o povo vendo o que estava acontecendo queria que a Rússia saísse da guerra.
    6: O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique. O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
    7: Foram medidas capitalista, tomadas com urgência, a fim de aumentar a produção a qualquer custo.
    Como por exemplo a Restauração da pequena e média propriedade
    8: Stalin propunha consolidar a consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão; diferente de Trotsky, que defendia a implantação do modelo de internacionalização da revolução.

    ResponderExcluir
  18. Nome: Carlos Candido da Silva Neto nº4
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto
    1- A revolução operaria russa de 1917, deu lugar ao primeiro Estado de regime Socialista, a União das Repúblicas socialistas Soviéticas, organizado no final de 1922.
    2- as derrotas da Primeira Guerra Mundial, o absolutismo do governo,a crise econômica, grande desigualdade social existente no país, a fome que atingia grande parte da população, pesados impostos ,desorganização administrativa, desorganização econômico-social, derrotas sofridas em numerosas guerras, corrupção e incompetência do governo.
    3- Os Conselhos Operários ou Sovietes são conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território.
    4- Mencheviques: Eram liderados por Martov, esses revolucionários defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo através de um lento processo de reformas políticas.
    Bolcheviques: Liderados por Lênin, eram revolucionários e defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre os camponeses e os operários.
    5- Czar colocou a Russia estando bem ruim na 1º Guerra Mundial, depois que a Russia saiu da 1º Guerra Mundial,e então o povo começou um Revolução para a saida dele !
    6- O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal, comandado pelo partido Menchevique. O segundo momento, com a revolução de outubro, marca o período da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operário), para instaurar o governo composto pelos proletários e início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) a partir de 1921.
    7-A NEP(Nova Política Econômica) consistiu na restauração parcial da economia de mercado com a adoção de algumas medidas típicas do capitalismo.
    8-Stalin: Ele queria que a Revolução Socialista se espalhasse pelo mundo rapidamente, até primeiro do que na UNSS.
    Trotsky: Queria que o socialismo se estabelecesse primeiro na União Soviética e depois pelo mundo.

    ResponderExcluir
  19. 1- Pois implantou a politica socialista, e assim iniciando a formação da União Soviética.
    2- A crise economica, impostos altos, grande desigualdade social, as derrotas da primeira guerra mundial.
    3- Sovietes eram os grupos populares formados por operários, soldados e camponeses que representariam o poder do proletariado.
    4- Os bolcheviques (a maioria) defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada se necessario e os mencheviques(a minoria) defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.
    5- Era o continente mais despreparado em matéria de armamento, e por isso houve uma revolta da população e além das muitas mortes, os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econômicas do país.
    6- A revolução de fevereiro de 1917 que derrubou a autocracia do Czar da rússia, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal e a revolução de outubro na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
    7- Com a crise economica que o pais estava vivenciando, tiveram que ser tomadas medidas urgente como a restauração da pequena e da média propriedade na industria alimentícia, no comércio varejista e na agricultura.
    8-Stalin propunha que a revolução socialista deveria se propagar pelo mundo, enquanto Trotsky defendia que o socialismo deveria primeiro se estabelecer na União Soviética e só depois se propagar pelo mundo de forma democrática.
    Aluno: Bruna Saboia Série: 9° ano Escola: Instituto Frei João Pedro

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Emilly Rodrigues
    Escola: IFJPS
    Série: 9º ano

    1- Explique a importância para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
    A revolução russa foi a primeira grande revolução proletária do mundo e também foi um acontecimento mundial que mostrou que o capitalismo não era o fim da história, que era possível constituir uma sociedade sem que um grupo humano explore outro, uma sociedade solidária para além de suas fronteiras nacionais.

    2- Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
    O absolutismo (ditatorial) do imperador - czar
    A crise econômica: a fome e a miséria do povo
    A derrota da Rússia pelo Japão na Guerra da Manchúria.

    3- O que eram os Sovietes?
    Foram aqueles que criaram a União Soviética (austríacos e libaneses)

    4- Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido.
    Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.
    Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    5- De qual maneira a 1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução Russa? Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.
    Czar , mesmo sabendo da condição financeira de seu país , terminou de afundá-lo entrando na 1ª guerra mundial , e com o povo passando fome teve que realizar a Revolução Russa no ano de 1917 .

    6- Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa.
    Revolução de Fevereiro: derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    Revolução de Outubro: o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    7- O que foi a NEP executada por Lenin?
    Foi uma política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo.

    8- Diferencie as ideias de Stalin das de Trotsky.
    Stalin propunha que a revolução socialista deveria se propagar pelo mundo rapidamente, antes mesmo de se firmar na URSS.
    Enquanto Trotsky defentia que o socialismo deveria primeiro se estabelecer na União Soviética e só depois se alastrar pelo mundo e de forma democrática.

    ResponderExcluir
  21. 1.A revolução operaria russa de 1917, deu lugar ao primeiro Estado de regime Socialista a URRS organizado no final de 1922.

    2.A fragilidade da economia, impostos muito altos, fome na população.
    revolta contra o Czar e a desigualdade social no pais.

    3.Eram um comitê ou conselho popular formado por operários, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado.

    4.Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferenças no seu modo de agir. Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    5. A entrada da russa na primeira guerra mundial foi um completo desastre, o que acarretou na sua saída e na sua futura crise econômica.

    Etapa 1 - Queda do Czarismo, instalação de um governo com fundamento burgueses e democráticos, no comando dos Mencheviques.

    Etapa 2 - Bolcheviques tomam o poder, interaçao de um governo composto pelos proletários. País começou a se chamar
    União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1921.

    7. Eram medidas de urgência, impostas pela gravidade da situação. Para aumentar a produção a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restauração da pequena e da média propriedade na industria de alimentos, no comércio, no varejo e na agricultura.

    8.Stalin propunha consolidar a consolidar a revolução dentro da URSS para depois promover a expansão; diferente de Trotsky, que defendia a implantação do modelo de internacionalização da revolução.
    Nicoly barbosa
    IFJPS 9º ano

    ResponderExcluir