quarta-feira, 13 de março de 2013

A crise de 1929 e Período Entre Guerras



















ATENÇÃO!
AS QUESTÕES OBJETIVAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS, CASO CONTRÁRIO NÃO CONSTARÃO COMO RESOLVIDAS.



01- "Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os." (John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972)
a) De acordo com o texto, como pode ser caracterizada a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929?
b) Cite duas medidas adotadas pelo programa de reformas de Roosevelt (New Deal) para solucionar os problemas sociais criados pela crise de 1929.

2- A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion ) O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.

3- Após a 1 Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonho americano". Essa riqueza provinha em grande parte do crescimento e do avanço técnico da indústria, o que por um lado resultava na maior oferta de produtos industrializados baratos, mas por outro ocasionava um crescente desemprego de operários substituídos por máquinas. O desemprego e as altas aplicações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desencadear uma crise de repercussão mundial. Identifique essa crise e analise suas principais consequências para os Estados Unidos.



4- A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribuindo para:
a) a revogação de todas as tarifas protecionistas, o intervencionismo estatal e a substituição de importações.
b) abalar o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.
c) a modernização do campo através do deslocamento de mão-de-obra que sobrevivia precariamente nas cidades.
d) Juan Domingo Perón destacar-se como governante populista no México.
e) a ruptura da estrutura de espoliação do povo latino-americano.



5- O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período:
a) A rápida recuperação da produção europeia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.

6- Sobre a crise do capitalismo, na década de 1930, e o colapso do socialismo, na década de 1980, pode-se afirmar que:
a) a primeira reforçou a concepção de que não se podia deixar uma economia ao sabor do mercado, e o segundo a de que, uma economia não funciona sem mercado.
b) ambos levaram à descrença sobre a capacidade do Estado resolver os problemas colocados pelo desemprego em massa.
c) assim como a primeira, também o segundo está provocando uma polarização ideológica que ameaça o Estado de Bem-estar Social.
d) ambos, provocando desemprego e frustração, fizeram aparecer agitações fascistas e terroristas contando com amplo respaldo popular.
e) enquanto a primeira reforçou a convicção dos defensores do capitalismo, o segundo fez desaparecer a convicção dos defensores do socialismo.

7- A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
e) redução dos incentivos à produção agrícola.

8- Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

9- Violar a lei tornou-se um verdadeiro business*, fonte de imensos lucros, dirigido por profissionais com a concordância de muitas pessoas honestas... É preciso reconhecer que burlar a Lei Seca exigia um verdadeiro esforço intelectual... Tratava-se de conseguir a mercadoria, de entregá-la, vendê-la, em suma de conquistar uma freguesia... Os acertos de contas se faziam abertamente... Mais de mil assassinatos marcaram a guerra do gim em Manhattan." (Anka Muhlstein, A ILHA PROMETIDA: A HISTÓRIA DE NOVA YORK DO SÉCULO AOS NOSSOS DIAS. S.P.: Cia. das Letras, 1991, p.186 e 187.) *business: negócio.
a) Por que a Lei Seca foi votada e aprovada nos Estados Unidos em 1917?
b) Por que a violação da Lei Seca nos Estados Unidos se tornou, ao mesmo tempo, crime e caminho para a ascensão social?

10- Há neste momento nos Estados Unidos cerca de 14 milhões de desempregados, e, como muitos deles têm família, 20 a 30 milhões de homens e mulheres vivem de esmolas, privadas ou públicas (...). O espetáculo de uma grande nação de que um quarto se encontra reduzido à impotência produz emoções bem mais fortes do que uma estatística em preto e branco. Desde que põe pé neste país, o estrangeiro compreende de repente que em nenhum momento a Europa imaginou a dolorosa intensidade da depressão dos Estados Unidos." (MAUROIS, André, ESTALEIROS AMERICANOS. 1933) A recuperação econômica dos EUA, após a Crise de 1929, ocorreu através do NEW DEAL (1933-1938). Todas as alternativas apresentam instrumentos de ação do NEW DEAL, EXCETO:
a) A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
b) A Lei Anti-Truste, que proibia o controle de 60% do mercado por uma empresa ou associação de empresas.
c) A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
d) A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
e) A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

11- A crise econômica de 1929, por sua profundidade e extensão, atingiu todo o mundo ligado ao capitalismo. Quais foram os efeitos dessa crise no Brasil, sob os aspectos econômico e político?
12- Em seu discurso de posse na presidência dos Estados Unidos, Roosevelt, em 1933, acusava a profunda crise econômica e social: "... grande quantidade de cidadãos desempregados vê surgir à sua frente o problema sinistro de existência, e um número igualmente grande labuta com escassa remuneração." Ao mesmo tempo, Roosevelt propunha: "Esta nação exige ação, e ação imediata." (Franklin Delano Roosevelt, DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS ESTADOS UNIDOS). Esta ação deu-se através de uma nova política econômica, o NEW DEAL. Apresente duas características desta política.

12 comentários:

  1. Daniel Anzolin 3ª E.M


    Alternativa A

    3ª Questão
    Crise de 1929 (Crise de 29)
    Recesso econômico, por conta da superprodução, que se deu por um colapso produtivo.

    4ª Questão
    Alternativa B

    5ª Questão
    Alternativa C

    6ª Questão
    Alternativa A

    7ª Questão
    Alternativa D

    8ª Questão
    Alternativa B

    9ª Questão
    A- O período vivenciado era muito delicado, multidões revoltadas, a Lei Seca veio garantir menos dor de cabeça para o governo.
    Pode-se imaginar o estrago que uma multidão embriagada revoltada com o governo poderia fazer.

    B- A medida votada bania o uso do alcool o que fez surgir grupos de contrabando da bebida.
    A emenda durou cerca de 13 anos.

    10ª Questão
    Alternativa B

    11ª Questão

    Com a Quebra da bolsa, o Brasil foi efetado por que tanto importações como exportações americanas foram amplamente reduzidas.
    E o principal produto de exportação brasileiro era o café.
    Na política pode-se afirmar que desencadeou a revolução de 30.

    12ª Questão
    A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
    A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
    A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
    A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas alternativas que você marcou e sentiu dificuldade para justificar por achar a resposta óbvia, procure outro item que esteja errado e justifique onde está o erro. Estou cobrando a justificativa para incentivar o estudo, pq se considerar só os itens marcados corre o risco do estudante pegar na internet as respostas.

      Excluir
  2. Daniel Anzolin 3ª E.M

    Na 1ª postagem não tinha copiado todas a resposta que fiz no bloco de notas.
    Desculpe. :)

    1ª Questão.
    a)Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias.

    b) Roosevelt tomou várias medidas, dentre elas podemos destacar: Investimento em obras públicas, controle dos preços.

    2ª Questão.
    Alternativa A

    3ª Questão
    Crise de 1929 (Crise de 29)
    Recesso econômico, por conta da superprodução, que se deu por um colapso produtivo.

    4ª Questão
    Alternativa B

    5ª Questão
    Alternativa C

    6ª Questão
    Alternativa A

    7ª Questão
    Alternativa D

    8ª Questão
    Alternativa B

    9ª Questão
    A- O período vivenciado era muito delicado, multidões revoltadas, a Lei Seca veio garantir menos dor de cabeça para o governo.
    Pode-se imaginar o estrago que uma multidão embriagada revoltada com o governo poderia fazer.

    B- A medida votada bania o uso do alcool o que fez surgir grupos de contrabando da bebida.
    A emenda durou cerca de 13 anos.

    10ª Questão
    Alternativa B

    11ª Questão

    Com a Quebra da bolsa, o Brasil foi efetado por que tanto importações como exportações americanas foram amplamente reduzidas.
    E o principal produto de exportação brasileiro era o café.
    Na política pode-se afirmar que desencadeou a revolução de 30.

    12ª Questão
    A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
    A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
    A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
    A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

    ResponderExcluir
  3. 1- A)Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias
    B) Entre as várias medidas adotadas pelo programa de Roosevelt (New Deal) as principais eram: o investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção.
    2- ITEM [A] -
    3- Crise de 29- Foi o pior e o mais longo período de recessão econômico (durante o século XX ), por conta do colapso na produção ocasionando á superprodução, deixando os Estados Unidos em uma grande crise econômica.
    4 - ITEM [B] -
    5- ITEM [C] -
    6- ITEM [A] -
    7- ITEM [D] -
    8 - ITEM [B] -
    9 - A- O período vivenciado era muito delicado, multidões revoltadas, a Lei Seca veio garantir menos dor de cabeça para o governo.
    Pode-se imaginar o estrago que uma multidão embriagada revoltada com o governo poderia fazer.
    B- A medida votada bania o uso do alcool o que fez surgir grupos de contrabando da bebida.
    A emenda durou cerca de 13 anos.
    10 - ITEM [B] -
    11 - A crise de 29 provocou uma queda nas exportações (principalmente do café), fazendo "cair"a política dominante e precipitando a Revolução de 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas alternativas que você marcou e sentiu dificuldade para justificar por achar a resposta óbvia, procure outro item que esteja errado e justifique onde está o erro. Estou cobrando a justificativa para incentivar o estudo, pq se considerar só os itens marcados corre o risco do estudante pegar na internet as respostas.

      Excluir
  4. Ingrid Barbosa Rogerio 3 ano E.M 15/03/13

    1- a) Como os camponeses pediram empréstimo ao banco e colocando como garantia suas terras , com a crise de 1929, não conseguiram paga suas dividas assim o banco pegando suas terras e eles ficando desabrigados e sem nem uma fonte de renda, e ficando em condições precárias.

    b) Controle dos pressos e da produção , investimentos em obras publicas.


    2- A - A economia dos Estados Unidos era muito importante para outros países q dependia dele-

    3- Com a crise de 29 o Estados Unidos entrou em uma grande crise econômica, pois foi o pior e mais longo período recessão econômico.

    4- B - Como houver uma grande crise mundial os governantes perderão credibilidade do povo e assim surgindo revoltas-

    5- C - Sempre depois das guerras os países que participaram , tendem a diminuir sua economia -

    6- A- Ela afirma que toda economia deve ter um mercado e q deve ser comandado-

    7- D- com a criação de novos empregos a economia voltaria a funcionar-

    8- B-

    9- a) Ela foi aprovada pois como já havia revoltas , era muito melhor manter o povo sóbrio para evita mais confusões.

    b) como a emenda durou cerca de 13 anos, começou a surgir contrabando de bebidas .

    10- B

    11- Como os Estados Unidos era o principal comprado de café tivermos uma grande queda nas exportações.

    12- A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima , A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, A Lei do Ajustamento Agrícola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas alternativas que você marcou e sentiu dificuldade para justificar por achar a resposta óbvia, procure outro item que esteja errado e justifique onde está o erro. Estou cobrando a justificativa para incentivar o estudo, pq se considerar só os itens marcados corre o risco do estudante pegar na internet as respostas.

      Excluir
  5. Angela Valerie, 3° E.M.

    1. a) Os camponeses ficaram em uma situação precária, muitos desempregados e na miséria.

    b) Controle dos preços e investimento maciço em obras públicas.

    2. Alternativa A. Muitos países tinham sua economia relacionada com a dos Estados Unidos.

    3. Ocasionada pelo excesso de produção nos Estados Unidos. Foi a pior e maior recessão econômica do século XX.

    4. Alternativa B. Houve perca de credibilidade nos governos, ocasionando revoltas.

    5. Alternativa C.Os países tinham como base econômica os Estados Unidos, assim a sua economia foi igualmente abalada.

    6. Alternativa A. Afirma que todo sistema econômico precisa seguir uma linha de mercado e tem que ser comandado.

    7. Alternativa D. Com a geração de novos empregos o consumo iria aumentar, o que poderia estabilizar a economia.

    8. Alternativa B. Com a superprodução os produtos começaram a perder seu valor, o que fez muitas industrias abrir falecia. Com as industrias fechando o desemprego começou a subir. A partir dai a crise começou.

    9. a) O período vivenciado era muito delicado, multidões revoltadas, a Lei Seca veio garantir menos dor de cabeça para o governo.
    Pode-se imaginar o estrago que uma multidão embriagada revoltada com o governo poderia fazer.

    b) A medida durou por volta de 13 anos. Começou a surgir contrabando de bebida e existiam "bares secretos" por toda a região.

    10. Alternativa B.

    11. Os Estados Unidos eram o maior comprador da nossa principal fonte de renda, o café. Assim a nossa maior fonte de renda foi ameaçada, fazendo a politica que dominava cair e inicializando a revolução de 30.

    12. A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
    A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
    A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
    A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas alternativas que você marcou e sentiu dificuldade para justificar por achar a resposta óbvia, procure outro item que esteja errado e justifique onde está o erro. Estou cobrando a justificativa para incentivar o estudo, pq se considerar só os itens marcados corre o risco do estudante pegar na internet as respostas.

      Excluir
  6. 01. a) Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias, como boa parte da população.
    b) Houveram duas principais: o investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção.

    02. Alternativa A

    03. A crise referida foi a de 29, conhecida como o pior e mais longo período de recessão econômico, devido a superprodução, deixando os EUA numa grande crise econômica, que abalou diversos aspectos na sociedade.

    04. Alternativa B

    05. Alternativa C

    06. Alternativa A

    07. Alternativa D

    08. Alternativa B

    09. a) Nesse período já haviam revoltas por parte da população; Então, era melhor os mesmos sóbrios que bêbados.
    b) Como essa emenda durou cerca de 13 anos desencadeou no surgimento grupos de contrabando

    10. Alternativa B

    11. No Brasil, desencadeou numa queda de exportações (principalmente o café), o que fez cair a política dominante e antecedendo a Revolução de 30.

    12. investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção e leis como a de Cerveja e do Vinho, da Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, entre outros.

    Ana Carolina Costa, 3° ano E. M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas alternativas que você marcou e sentiu dificuldade para justificar por achar a resposta óbvia, procure outro item que esteja errado e justifique onde está o erro. Estou cobrando a justificativa para incentivar o estudo, pq se considerar só os itens marcados corre o risco do estudante pegar na internet as respostas.

      Excluir
  7. * Questões refeitas, agora com as justificativas

    01. a) Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias, como boa parte da população.
    b) Houveram duas principais: o investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção.

    02. Alternativa A
    A alternativa C está errada, pois o financiamento do consumidor foi o que justamente contribuiu para a quebra da bolsa de NY. Portanto, seria uma das causas, e não uma das consequências.

    03. A crise referida foi a de 29, conhecida como o pior e mais longo período de recessão econômico, devido a superprodução, deixando os EUA numa grande crise econômica, que abalou diversos aspectos na sociedade.

    04. Alternativa B
    Juan Domingo Perón foi um governante da Argentina, e não do México.
    Na alternativa B, vemos como exemplo de sua veracidade o Brasil.

    05. Alternativa C, pois nenhuma das alternativas se fazem coerentes ao período questionado.

    06. Alternativa A
    A alternativa E está errada, pois a possível “abolição” do capitalismo era uma ideia que agradava os defensores do socialismo, e não do capitalismo.

    07. Alternativa D
    A alternativa A está errada, pois o investimento em infra estrutura foi uma das medidas adotadas pelo governo.

    08. Alternativa B, pois nenhumas das outras alternativas se fazem coerentes com o questionamento feito.

    09. a) Nesse período já haviam revoltas por parte da população; Então, era melhor os mesmos sóbrios que bêbados.
    b) Como essa emenda durou cerca de 13 anos desencadeou no surgimento grupos de contrabando

    10. Alternativa B, pois todas as outras apresentam medidas tomadas pelo governo através do New Deal.

    11. No Brasil, desencadeou numa queda de exportações (principalmente o café), o que fez cair a política dominante e antecedendo a Revolução de 30.

    12. investimento maciço em obras públicas e o controle dos preços e da produção e leis como a de Cerveja e do Vinho, da Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, entre outros.

    Ana Carolina Costa, 3° ano E. M.

    ResponderExcluir