quarta-feira, 20 de março de 2013

Nazismo e Fascismo









FILME:  Tribunal de Nuremberg

A questão Ética e Bioética no Julgamento de Nuremberg: uma abordagem sobre a ética da vida dentro do paradigma utilitarista O filme o Julgamento de Nuremberg conta a história do julgamento em 1948 dos líderes nazistas pelos crimes na 2ª Guerra Mundial de uma maneira fria, cruel e muito elucidante dos trágicos eventos ocorridos na Alemanha e os supostos responsáveis pelo maior crime contra a pessoa humana que o mundo conheceu: os extermínios nazista e os horrores de Auschwitz. O extermínio nazista foi um dos maiores atentados da história contra a ética, a justiça e contra a vida. Sob a doutrina racista do III Reich, mais de 6 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida nos campos de concentração, que foram preparados para matar em escala industrial. Para os nazistas, todos aqueles que não possuíam sangue ariano não deveriam ser tratados como seres humanos dignos de viver. Procuraram exterminá-los. A política nazista de extermínio, visou especialmente os judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. 


Estima-se que aproximadamente 6 milhões de judeus foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial, o que representava na época cerca de 60% da população judaica na Europa. O Tribunal de Nuremberg estimou em aproximadamente 275 mil alemães considerados doentes incuráveis que foram executados sob a ideologia nazista de uma "raça pura" e superior. 

O regime nazista e a política de extermínio começou logo após a ascensão de Hitler ao poder, em janeiro de 1933. Ele extinguiu partidos políticos, instalou o "monopartidarismo" e passou a agir duramente contra os opositores do regime, que eram levados a campos de concentração. Também nesse período, livros de autores judeus e comunistas - entre eles, obras de grandes inteligência como: Sigmund Freud, Karl Marx e Albert Einstein - foram queimados em praça pública. Tudo em nome da ignorância e da obscuridade. Muitas mentes célebres da Ciência, da Literatura e da Filosofia fugiram do país. Um fato lamentável e digno de repúdio pela justiça e pela "ética da vida" é que muitas "mentes privilegiadas" da Ciência colaboraram com o regime nazista. A maioria dos médicos alemães tornaram-se fiéis ao regime nazista, aderindo a suas práticas discriminatórias e cooperando com Hitler em realizar a "purificação" da raça ariana. No filme, o Julgamento de Nuremberg, o juiz Dan Haywood (Spencer Tracy, 1900-1967), morador do pequeno Estado do Maine, interior dos Estados Unidos, é designado para chefiar o Julgamento devido à recusa de vários juízes renomados. Em toda a sua estada em Nuremberg, Haywood procura esclarecer fatos e dúvidas e ouve muitas histórias do período negro da história mundial.


Após a liberação dos territórios ocupados pelos alemães dos países europeus, milhares de mulheres que tinham relacionamentos com soldados alemães foram expostas a execuções humilhantes e brutais nas mãos de seus próprios concidadãos.
 O juiz Haywood vive o dilema de julgar um dos maiores casos da história sem se deixar levar por emoções ou opiniões próprias. A história ganha veracidade e força com cenas maravilhosas de tribunal. Em uma delas é exibido um filme avassalador que relembra os momentos de sofrimento e barbárie que sofreram os judeus nos campos de concentração, especificamente em Dachau e Belsen Buchenwald. São imagens fortíssimas de pessoas vivendo em condições sub-humanas aguardando serem assassinadas em grandes fornos ou em chuveiros que emitiam gases letais. Dois terços dos judeus da Europa foram exterminados pelos alemães, de todos os países, principalmente, Holanda, França, Eslováquia, Grécia, Alemanha, Hungria e Polônia. Outra forma desumana encontrada pelo governo alemão de punir os "não aptos" foi a esterilização sexual. Pessoas comuns ficavam impossibilitadas de reproduzirem e os traumas eram irreparáveis. O grande dilema que persistia naquele momento singular da história mundial, pode ser percebido nos constantes questionamentos e comentários dos personagens ao longo do filme, como por exemplo: "...o mais importante é sobreviver, não é? Dá melhor forma possível, massobreviver.", dita pelo Brigadeiro Gal. Matt Merrin. São cenas chocantes que retratam o maior atentado contra a pessoa humana e a luta das pessoas para preservar a sua própria vida dos horrores nazista. As vítimas do extermínio nazista, em maior número eram judeus, mas qualquer elemento considerado inútil ou contrário ao regime era segregado da sociedade pela política de purificação da raça ariana, conduzida ao extremo pela obstinação de Hitler e seus colaboradores que feriram a ética e a dignidade da vida humana.


SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILMADA PELOS ALEMÃES


ERA FASCISTA NA ITÁLIA


LEIA MAIS SOBRE NAZISMO E FASCISMO AQUI.
BIOGRAFIA DE HITLER E MUSSOLINI .
SOBRE A SUÁSTICA.



1- Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Alemanha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial.
a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo alemão num único Reich?
b) Qual o papel da guerra na política do III Reich?

2- O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista na Europa.
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

3- A "Marcha sobre Roma"(1922) e a "Longa Marcha"(1934-35) exerceram grande influência sobre o rumo dos acontecimentos futuros na Itália e na China, com importantes repercussões internacionais. Discorra objetivamente sobre o significado histórico das respectivas "marchas".

4- Para os cristãos como, por exemplo, São Bento, o criador das ordens religiosas no Ocidente, no século VI, e Calvino, reformador protestante, no século XVI, e para os fundadores do socialismo científico, Marx e Engels, no século passado, o trabalho foi visto como uma atividade virtuosa e humanizadora: "Ora et labora", propunha o primeiro; "O ócio é pecado", decretava o segundo, e "É pelo trabalho que o homem progride e se humaniza", consideravam os terceiros. Já os nazistas colocaram no portão de entrada dos seus campos de concentração a divisa de que o trabalho liberta ("Arbeit macht frei").
Com essas referências e seus conhecimentos de História Contemporânea, comente o nazismo à luz dos conceitos de civilização e barbárie.


5- Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as consequências do nazismo?

6- Explique qual o significado da tela intitulada "Guernica", pintada pelo artista espanhol Pablo Picasso.


7- O Nazismo e o Fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização, após a Primeira Guerra Mundial.
b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas.
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

8- Em seu famoso painel "Guernica", Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataque de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil.
c) forças do exército francês durante a Primeira Guerra Mundial.
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos.
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao General Franco contra os republicanos.

9- Caracterize o regime político a que a figura se refere e analise suas consequências.

10-Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo soviético por considerar que essas duas formas de governo destroem o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletário que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países consegue se impor como forma de governo?



11- "Mas, um socialismo, liberado do elemento democrático e cosmopolita, cai como uma luva para o nacionalismo". Esta frase de Charles Maurras, dirigente da "Action Française", permite aproximar o seu pensamento da ideologia:
a) fascista.
b) liberal.
c) socialista.
d) comunista.
e) democrática.


3 comentários:

  1. Como verdadeiramente e sabiamente reza na Sagradas Escrituras : " o mundo jaz do maligno". O mundo se uniu e venceu a 2ª GM. o anti-cristo venceu a guerra. Duvida ? É só olhar ao redor : prostituição grassando nas ruas, festas, mídias e na juventude; não preciso falar sobre a violência; as guerras 'humanitárias' contra povos indefesos e inocentes; os juros roubando o suor alheio; o cinismo e hipocrisia como instituições aceitáveis; inversões de valores de toda sorte, pra quem não enxerga ao redor, é inútil ficar elencando como 'melhorou' o mundo. O Anti-Cristo venceu a Seg Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  2. " O filme o Julgamento de Nuremberg conta a história do julgamento em 1948 dos líderes nazistas pelos crimes na 2ª Guerra Mundial de uma maneira fria, cruel e muito elucidante dos trágicos eventos ocorridos na Alemanha e os supostos responsáveis pelo maior crime contra a pessoa humana que o mundo conheceu: os extermínios nazista e os horrores ..."
    1-"conta a história" dos vencedores, seria mais honesto.
    2-o 'tribunal' é uma hipocrisia, pq só condenaram os políticos, os cientistas sequestraram para roubar o conhecimento formlado pelos mesmo. A NASA existe graças a von Braun, por exemplo.
    3-"maior crime contra a pessoa humana", socorro " Acaso conhecem os gulags ? Leiam o Livro Negro do Comunismo, Holodomor, Pol Pot, etc, etc.
    4-Sugiro mais pesquisa isenta, desmanipulada e desapaixonada e menos filmes de Hollywood.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como se defende a democracia que, como sabiamente ensinaram Aristóteles e Platão, ser a pior ou uma das piores formas de governo. Por que ? Porque degenera a sociedade. Dúvida ? Foi a democracia que propiciou o surgimento do comunismo gramsciano como ocorre atualmente no Brasil. É na democracia, essa vaca sagrada, que são possíveis Marcha pela Maconha, pelo Aborto, das Vadias, Virada Pornográfica, Parada Gay, Bicicleta Sexy, pela Anarquia, etc. Alguém duvida que surgirão pela Pedofilia ( já se ensaia isso ), pela Zoofilia, etc ?!
    Essa degeneração propicia o surgimento de regimes Tirânicos que serão aceitos pelo povo como salvação sem contestação.
    Fato. É só olhar ao redor.

    ResponderExcluir