domingo, 21 de abril de 2013

ILUMINISMO - SÉCULO XVIII













ATENÇÃO!! Além de marcar o item correto você deve justificar de forma crítica sua resposta, caso contrário, não será aceita.

1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

A - Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.

B - Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.

C - Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).

D - Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

__________________________________

2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

A - Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.

B - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.

C - Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.

D - Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

__________________________________

3. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?

A - Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.

B - Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.

C - Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.

D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.

__________________________________

4. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

A - Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.

B - Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.

C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

D - Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

__________________________________

5. Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?

A - Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.

B - Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.

C - Implantação do socialismo nas colônias; participação na democracia restrita aos membros do clero e da nobreza; devolução para as colônias de todo ouro retirado pelas metrópoles.

D - Valorização do mercantilismo; desenvolvimento sustentável (defesa do meio ambiente) para todas as nações; implantação do fascismo.


9 comentários:

  1. Ana Beatriz Teles Oliveira. 8º ano.I.F.J.P.S22 de abril de 2013 13:23

    1-
    Item D- Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista:Pois defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. E por alguns filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
    2-
    Item B- Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo:Pois Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
    3-
    Item D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira:Pois o Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
    4-
    Item C Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot:
    Pois Montesquieu defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário;Voltaire ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Rousseau ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Diderot organizou uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
    5-
    Item A- Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão:
    Pois o movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. Outras rebeliões já haviam ocorrido na colônia que, no entanto, possuíam reivindicações parciais, locais, que nunca propuseram a Independência em relação a Portugal. A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da política colonial e ao mesmo tempo a influência das idéias iluministas sobre a elite colonial que, na prática, foi quem organizou o movimentoO ideal Iluminista difundiu-se na Europa ao longo do século XVIII, principalmente a partir da obra de filósofos franceses e teve grande repercussão na América; primeiro influenciando a Independência dos EUA e posteriormente as colônias ibéricas.
    Ana Beatriz Teles Oliveira
    Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  2. SUZANE 8ª ANO SERAFICO7 de maio de 2013 20:34

    1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

    C - Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos)Porque antigamente era so para os mais nobres

    2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

    b- Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.Pois tanto o mercantilismo eo Adsolutismo estavão erradas

    3. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
    D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
    Porque o povo dos Estados Unidos queia que o povo deles se deasenvolvessen

    4 Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
    C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot. Porque noslide vem explicando

    5. Qual das alternativas abaixo apresenta os principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no Brasil?
    B - Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.
    Pois os nobres queriam o fi do sofrimento

    ResponderExcluir
  3. eduardo 8ºano ifjps29 de maio de 2013 13:57

    1-(D)Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
    2-(B)os pensadores acreditavam que a racionalidade devia ser levada a diante deixando de ledo as explicações religiosas.
    3-(D)O Iluminismo foi mais intenso na França e Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
    4-(C)Montesquieu defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário;Voltaire ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Rousseau ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Diderot organizou uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
    5-(A)O movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. Outras rebeliões já haviam ocorrido na colônia que, no entanto, possuíam reivindicações parciais, locais, que nunca propuseram a Independência em relação a Portugal. A importância da Inconfidência Mineira reside no fato de exprimir a decadência da política colonial e ao mesmo tempo a influência das idéias iluministas sobre a elite colonial que, na prática, foi quem organizou o movimentoO ideal Iluminista difundiu-se na Europa ao longo do século XVIII, principalmente a partir da obra de filósofos franceses e teve grande repercussão na América.

    ResponderExcluir
  4. Vinícius de souza lima 8º ano nº:23 I.F.J.P.S29 de maio de 2013 15:40

    1-d) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.R:Porque exigia uma visão baseada no racionalismo e não no teocentrismo,e combatia o regime absolutista porque ia contra o poder absoluto do rei e pedia a separação dos três poderes(judiciário, legislativo e executivo).
    2-b) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.R:Porque os iluministas substituíram o misticismo e crenças religiosas por características como o racionalismo e cientificismo, que procuravam explicações mais racionais e com bases científicas; porque os iluministas defendiam o antropocentrismo(homem no centro de tudo) de forma a deixá-lo acima do teocentrismo(Deus no centro de tudo); tinham críticas ao mercantilismo a fim de uma maior liberdade comercial e ao absolutismo, sendo contra o poder absoluto dos reis.
    3-d)- Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.R:Tendo forte atividade na França, o iluminismo chegou a influenciar a Revolução Francesa com o tema:liberdade, igualdade e fraternidade.Na independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira, o iluminismo influenciou em relação a liberdade comercial e a divisão dos três poderes.
    4-c)Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.R: Pois Montesquieu defendia a ideia da divisão de poderes em executivo,legislativo e judiciário;Voltaire defendia a liberdade de expressão e pensamento, além de dar críticas ao clero católico e ao combate à intolerância religiosa;Rousseau defendia a igualdade de direitos e deveres políticos por uma vontade geral; Diderot foi responsável por organizar uma coletânea de 35 volumes contendo vários pensamentos liberais, sistematizando a filosofia iluminista.
    5-a) Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.R:Porque a Inconfidência Mineira demonstrava claramente as intenções de a colônia(Brasil) romper com a metrópole(Portugal), além de demonstrar a forma como as ideias iluministas influenciaram a elite colonial, sendo essas as principais ideias iluministas(fim do absolutismo, substituição da monarquia pela república,etc.).

    ResponderExcluir
  5. Natália Sousa 8º ano I.F.J.P.S30 de maio de 2013 15:06

    1-item(D):Pois,o Iluminismo defendia o domínio da razão antropocêntrica(o homem como centro de tudo),sobre a visão teocêntrica(Deus no centro)que dominou a europa desde a idade média.Segundo o pensamento de filósofos iluministas esse movimento tinha o propósito de iluminar as "trevas"em que se encontravam as sociedades do antigo regime.
    2-item(B):pois,o iluminismo apresentou novas formas de compreensão do mundo cujas as principais características era o racionalismo,o cientificismo que procuraram explicações racionais bases científicas.
    3-item(D):pois,influênciou na revolução francesa na vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais.Na independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira, o iluminismo influenciou em relação a liberdade comercial e a divisão dos três poderes.
    4-item(C):pois,Voltarie defendia a tolerância e a liberdade de expressão,Montesquieu defendia o equlíbrio nas relações de poder,Rousseau criticava à propriedade privada e a causa da miséria entre as pessoas e Diderot organizou junto com D´Alembert a Enciclopédia contendo vários pensamentos liberais,sistematizado a filosofia iluminista.
    5-item(A):pois,Pois, o movimento mineiro foi o primeiro a realmente manifestar com clareza a intenção da colônia de romper suas relações com a metrópole. Outras rebeliões já haviam ocorrido na colônia que, no entanto, possuíam reivindicações parciais, locais, que nunca propuseram a Independência em relação a Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Denilson Nascimento 8° ano3 de junho de 2013 15:16

    1-
    Item (A):Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
    2-
    Item (B):Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
    3-
    Item(D):Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
    4-
    Item(C):Voltarie defendia a tolerância e a liberdade de expressão,Montesquieu defendia o equilíbrio nas relações de poder,Rousseau criticava à propriedade privada e a causa da miséria entre as pessoas e Diderot organizou junto com D´Alembert a Enciclopédia contendo vários pensamentos liberais,sistematizado a filosofia iluminista.
    5-
    Item(A):Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião católica para toda população; fim da escravidão.
    Pois os nobres queriam o fim do sofrimento

    ResponderExcluir
  7. Fatima Santos De Souza,8ºano,Instituto Frei João Pedro De Sexto6 de junho de 2013 16:30

    1-d) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.R:Porque exigia uma visão baseada no racionalismo e não no teocentrismo,e combatia o regime absolutista porque ia contra o poder absoluto do rei e pedia a separação dos três poderes(judiciário, legislativo e executivo).
    2-b) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.R:Porque os iluministas substituíram o misticismo e crenças religiosas por características como o racionalismo e cientificismo, que procuravam explicações mais racionais e com bases científicas; porque os iluministas defendiam o antropocentrismo(homem no centro de tudo) de forma a deixá-lo acima do teocentrismo(Deus no centro de tudo); tinham críticas ao mercantilismo a fim de uma maior liberdade comercial e ao absolutismo, sendo contra o poder absoluto dos reis.
    3-d)- Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.R:Tendo forte atividade na França, o iluminismo chegou a influenciar a Revolução Francesa com o tema:liberdade, igualdade e fraternidade.Na independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira, o iluminismo influenciou em relação a liberdade comercial e a divisão dos três poderes.
    4-c)Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.R: Pois Montesquieu defendia a ideia da divisão de poderes em executivo,legislativo e judiciário;Voltaire defendia a liberdade de expressão e pensamento, além de dar críticas ao clero católico e ao combate à intolerância religiosa;Rousseau defendia a igualdade de direitos e deveres políticos por uma vontade geral; Diderot foi responsável por organizar uma coletânea de 35 volumes contendo vários pensamentos liberais, sistematizando a filosofia iluminista.
    5-a) Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.R:Porque a Inconfidência Mineira demonstrava claramente as intenções de a colônia(Brasil) romper com a metrópole(Portugal), além de demonstrar a forma como as ideias iluministas influenciaram a elite colonial, sendo essas as principais ideias iluministas(fim do absolutismo, substituição da monarquia pela república,etc.).

    ResponderExcluir
  8. Felipe Cosme Martins N°8 IFJPS6 de junho de 2013 18:55


    D-Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista. O Iluminismo defendia o domínio da razão antropocêntrica (o homem no centro),sobre a visão teocêntrica ( Deus no centro) e era contrário ao GOVERNO ABSOLUTISTA.

    B - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo. Anticlericalismo -> Cientifismo. Mercantilismo(acúmulo de riquezas) e Absolutismo começam a ser questionados.

    D- D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
    A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.
    Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
    Incofidencia Mineira- Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.

    C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

    A - Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da monarquia pela República; liberdade econômica (liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
    Vale lembrar também que, neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem ter pagado o imposto”) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano).

    ResponderExcluir