quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A PRIMEIRA BIBLIOTECA DIGITAL DO MUNDO É ABERTA NOS EUA

Os moradores da cidade de San Antonio, no estado norte-americano do Texas, são os primeiros no mundo a ter acesso a uma biblioteca pública 100% digital. 

A população de San Antonio tem a disposição um espaço turbinado com tecnologia de última geração (Foto: Reprodução/Bexar BiblioTech)
A população de San Antonio tem a disposição um espaço turbinado com tecnologia de última geração (Foto: Reprodução/Bexar BiblioTech)

Trata-se da Bexar BiblioTech, aberta ao público recentemente, no outono americano.
Com um conceito arquitetônico que lembra o design das lojas da Apple – com mobiliário retangular, divisórias em vidro e iluminação fria, a biblioteca custou US$ 2,3 milhões e é administrada por duas mulheres.
São 10 mil títulos digitais cadastrados e o público tem acesso a internet sem fio gratuita, 600 e-readers, 48 iMacs, 10 laptops e 40 tablets para uso no local. Cada um dos e-readers vem com 200 títulos infantis já carregados. Quem possuir tablet ou e-reader pode levar para a biblioteca – cada leitor pode carregar até cinco livros em seu dispositivo – e acessar o conteúdo disponível.
A Bexar BiblioTech oferece ainda aulas de computação, programas de aprendizado para crianças e adultos e salas de estudo. Para usufruir dos recursos, basta ser morador da cidade e se cadastrar gratuitamente.
O espaço se assemelha ao das lojas da Apple com computadores distribuídos em mesas retangulares (Foto: Reprodução/Bexar BiblioTech)
O espaço se assemelha ao das lojas da Apple com computadores distribuídos em mesas retangulares (Foto: Reprodução/Bexar BiblioTech)

A novidade tem feito tanto sucesso que é difícil encontrar algum iMac ou tablet livre durante as oito horas em que o espaço fica aberto diariamente. Entre os frequentadores há um morador de San Antonio que aprende, sozinho, mandarim.
A ideia de uma biblioteca 100% digital não é nova nos Estados Unidos. Antes da Bexar BiblioTech do Texas, norte-americanos da cidade de Newport Beach, na Califórnia,
já tiveram a mesma experiência.
Entretanto, a população local escolheu voltar aos livros físicos em 2011. A cidade de Tucson também tem sua biblioteca high-tech, contudo, como em Newport Beach, os populares também optaram pela volta dos livros offline.
O pioneirismo da BiblioTech tem atraído interessados do mundo todo a San Antonio. Recentemente uma delegação de Hong Kong esteve na cidade para aprender o ‘know how’ da biblioteca pública digital e aplicar a ideia na China.





É amigos! Além do livro de papel que está 

modificando seu formato, eis aqui os 10 aparelhos 

que estão prestes a desaparecer.


Ranking de aparelhos que estão prestes a desaparecer (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)


Fonte: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário