sexta-feira, 28 de março de 2014

TEXTO DE UMA ESTUDANTE QUE TENTOU 9 VEZES VESTIBULAR PARA MEDICINA

Foto do arquivo pessoal da estudante Amanda Moura
Espero que minha história sirva de exemplo para muitos sonhadores...

NUNCA DESISTAM DOS SEUS SONHOS!

Tudo tem sua hora.

Gente,fui aluna de uma escola pública muito ruim da qual sai ao menos sem saber resolver uma simples adição de fração e olha que eu era a melhor do colégio!Não sabia o que era o vestibular e não tinha ninguém que me orientasse,afinal meus pais não terminaram o ensino fundamental e também não sabiam o que era esse tal de vestibular.

Bom,mas eu sempre fui uma pessoa curiosa e perguntava às professoras da escola o que eu deveria fazer para poder cursar medicina...bom,todas me falaram do vestibular mas com aquela cara de:minha filha você nunca vai conseguir! 

Claro,sabiam que eu não tinha condições financeiras suficientes ,mas isso para mim não era nada...ironia do destino ou não minha avó ficou doente e quem a levava no hospital era eu!adorava , porque sempre tentava conversar com os médicos dela sobre o vestibular e o que eu deveria fazer para passar no vestibular de medicina ,perguntava se eles conheciam alguém que podia me orientar e me ajudar...

Dr Leonardo Borges,médico da minha avó na época,residente do Getúlio Vargas me falou sobre Fernandinho e só me disse que ficava perto do internacional,bom eu nem sabia onde era o internacional mas peguei um ônibus e perguntei onde era, quando eu vi o nome Fernandinho e Cia ,que na época tinha na frente do curso em um muro,meus olhos brilharam e acendeu no meu coração a esperança de fazer medicina um dia.

Entrei no curso sem conhecer ninguém e a primeira pessoa com quem tive contato foi PATRICIA BELTRÃO, que em 2002 era psicóloga do curso,hoje é professora de espanhol. 

Meu Deus me lembro como hoje,ela me deu as primeiras orientações sobre o que fazer...PATRICIA,MUITO OBRIGADA POR TUDO,EU AMO MUITO VOCÊ!cheguei em casa feliz da vida contando o que tinha acontecido e levei um esporro da minha mãe,pois na cabeça dela eu não tinha nada que ter feito isso...ela não entendia o quanto era importante para mim,mas não importava eu queria e ia conseguir um dia fazer medicina!como tive as informações do que fazer no final de 2002,só pude ir em busca de bolsa de estudos em 2003!

Em 2003 eu era terceiranista,só consegui duas matérias isoladas,mas consegui!meus primeiros dias de aula sentava lá na frente,depois passei a sentar no fundão,pois eu não conseguia acompanhar e ficava a aula toda chorando!meus primeiros vestibulares foram terríveis, levava sempre ponto de corte em alguma matéria,pois além de todas as dificuldades em acompanhar os cursos nos quais eu conseguia bolsa,eu tinha que estudar sozinha as matérias que eu não conseguia ajuda!

Afinal,muitos professores davam bolsas de estudos pela nota de vestibulares anteriores e eu só tinha a minha vontade de aprender!Foi muito difícil minha caminhada,pois mesmo tendo me dado esporro por ter ido atrás de ajuda para fazer o vestibular,minha mãe me apoiou nos primeiros anos,meu pai pagava minha passagem,dava o dinheiro de um lanche,mas depois de 4-5 anos mandaram eu desistir diziam que eu não ia conseguir e que eu tinha que ajudar nas despesas de casa,nesse momento tive que ser muito forte,pois quando eu começava a construir um pouco da minha base não tinha mais apoio dos meus pais...

mas DEUS colocou e coloca muitos anjos na minha vida...fiz amigas nos cursinhos que viam meu desespero para aprender as matérias e a falta de apoio em casa.Sou muito grata a dona Marisa Nunes,mãe da minha amiga Cynthia Nunes,que me acolheu em sua casa quando não dava para eu ir para casa quando me faltava dinheiro de passagem,já que ela morava perto do curso dava para ir andando p casa dela.

Em 2007 acho que foi o primeiro ano que consegui bolsa de estudos em todas as matérias,finalmente eu ia fazer um “ensino médio” de verdade!já tinha noção mais ou menos de como estudar mas foi nesse curso que ganhei disciplina e vi que estudar para medicina era muito mais difícil do que pensei,bom pelo menos ai já não levava mais ponto de corte no vestibular ,mas minhas notas continuavam baixas ainda faltava muito para conseguir ser aprovada...

em 2008 não consegui de novo,minhas amigas que me ajudavam passaram todas e eu fiquei “sozinha”cada ano que passava as dificuldades aumentavam ainda mais,cheguei a ser até expulsa de casa pelo meu pai, porque eu não queria desistir desse sonho que ele achava que era impossível de se realizar...

não cheguei a sair de casa,passei uma semana na casa de uma professora,mas apesar do clima pesado em casa,voltei e enfrentei tudo e todos e disse mais uma vez que continuaria tentando medicina independente de qualquer coisa.sem apoio nenhum comecei a procurar alunos para dar aulas particulares par conseguir minha passagem e lanches...

o primeiro ano em que cheguei mais perto no vestibular foi 2010 quando fiquei na posição 13 no vestibular,me enchi de esperança,porque no ano anterior tinham sido remanejados 24 cotistas ,mas no ano de 2010 só foram remanejados 8!no ano passado fiquei na posição 7 mas não quis me empolgar tanto,porque já tinha sofrido muito no ano anterior com o remanejamento...

foram muitas noites sem dormir...enfim começava a perder minhas esperanças e a desacreditar em mim mesma.mas...Descobri que haviam coincidências no seriado e tradicional da upe ,através do GARE,que me deu todo o apoio quando eu não acreditava mais que iria conseguir,e que alguns cotistas passaram na UFPE totalizando seis cotistas ,ou seja,faltava uma pessoa para eu ser remanejada,depois desse dia não conseguia dormir nem comer direito...

bom em janeiro foram remanejados seis cotistas e eu literalmente fiquei na porta...desesperada pedi que Deus me desse uma luz e me ajudasse,pois eu já estava fraca e não aguentava mais tentar vestibular,pois nem sempre me mantive forte,eu sofri muito para manter minha cabeça erguida depois de tantos vestibulares...finalmente apareceu uma luz...

vi que a próxima pessoa a ser remanejada no vestibular seriado da upe era uma cotista que já tinha sido aprovada no vestibular tradicional,ou seja,ela deveria se matricular no seriado,segundo o edita,l mas como ela não ia ser remanejada automaticamente ela deveria ir se matricular novamente, mas a menina não queria se matricular no seriado,porque quem iria ser remanejada no seriado era uma amiga dela...

mais noites sem dormir...e mais uma luz,consegui achar um cotista ilegal!pronto dependia de um desses casos para poder entrar,mas quanta angustia não sabia se as provas contra o cotista ilegal eram suficientes nem sabia se a garota iria se matricular mesmo no seriado...

finalmente chegou o dia da matricula e eu via a garota passar na minha frente com o pai da amiga dela que está na lista de espera no seriado,tentando não se matricular no seriado para que a amiga fosse remanejada e não eu,meu Deus como eu chorava,mas eu estava rodeada de anjos do gare que me deram toda a força e não me deixaram baixar a cabeça em momento algum...

gente,depois de uma hora para cima e para baixo essa menina entrou na sala de matricula do seriado e a fez,não consegui acreditar ainda que iria ser remanejada, mas pouco tempo depois o cotista ilegal apareceu para fazer a matricula e minhas provas contra ele foram suficientes a ponto de ele não conseguir se matricular!finalmente consegui resolver os casos!finalmente consegui ser remanejada!já estou na universidade mas não acredito ainda que consegui,pois foram tantos anos de luta...tantas portas se fecharam quando eu mais precisei...

mas consegui e devo isso a ROSÁRIO SÁ BARRETO,WALTER LAFAYETTE,BILL AFONSO,THATIANA STANFORD,LEONARDO LYRA ,FERNANDO BELTRÃO E CIA,ALEXANDRE BELTRÃO,MARCOS BARROS ,NILSON LOURENÇO,WAGNER ROCHA,MÁRCIO LUCENA,PATRICIA BELTRÃO,FÁTIMA AMARAL,JOSÉ ALVINO,FRANCISCO SÁ BARRETO E SEU OSVALDO,ARTHUR COSTA,OBRIGADA A TODOS QUE ACREDITARAM EM MIM!QUE DEUS ILUMINE A TODOS SEMPRE...

agradeço também aos meus pais mesmo tendo desacreditado em mim,não é culpa deles...eles só queriam me ver feliz...agradeço também ao meu namorado VINICIUS GUERRA que há 4 anos tem me dado todo o apoio que preciso com sua paciência e carinho...obrigada GARE,obrigada professora DEUZANY LEÃO,OBRIGADA A TODOS QUE FIZERAM PARTE DA MINHA HISTÓRIA...e se eu tivesse que voltar ao tempo,juro,faria tudo de novo!'

Fonte: http://raissa-muniz.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário