sábado, 26 de julho de 2014

O QUE VOCÊ SABE SOBRE ESCRAVIDÃO NO BRASIL?



Neste teste, apresentamos cinco questões para você verificar seus conhecimentos em relação à escravidão no Brasil

Muitos professores de História ainda possuem dúvidas sobre os conteúdos relativos à escravidão no Brasil. Conhecer alguns aspectos desse período pode ajudar os alunos a entender a realidade social e econômica do Brasil hoje, bem como saber as raízes do preconceito racial no país. Responda às perguntas. Ao final de cada uma, apresentamos a alternativa que demonstra maior grau de conhecimento. A consultoria é de Juliano Sobrinho, professor de História da Universidade Nove de Julho e doutorando no Programa de História Social pela Universidade de São Paulo (USP).


1.Qual era o principal propósito dos abolicionistas ao reivindicar o fim da escravidão no Brasil?

 A- A necessidade da inclusão dos negros na sociedade brasileira.
B- O atraso que uma sociedade escravista representava para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. 

C- A dificuldade de conter a resistência dos negros, que se recusavam a trabalhar ou fugiam em grande número para os quilombos.


2. Qual foi a primeira lei antiescravagista assinada no Brasil ?


 A- A Lei Eusébio de Queirós, que por meio de uma forte fiscalização, conseguiu acabar definitivamente com a entrada de negros africanos Brasil.
 B- A Lei Feijó, que determinava que todos os escravos que entrassem no país seriam livres e que quem participasse do contrabando seria severamente punido.
C- A Lei Áurea, que libertou todos os escravos negros e também proibiu a entrada de navios negreiros no País.

3. O que acontecia com os negros que chegavam ao Brasil depois da proibição do tráfico de escravos no país?

 A- Eles eram mandados de volta pra África nos mesmos navios que os traziam.
 B- Eles ficavam no Brasil e, sem assistência alguma do governo local, tinham que procurar formas de sobreviver no país.
C- Classificados como africanos livres, eles ficavam no Brasil e eram encaminhados para abrigos do governo.

4.Quais foram os principais motivos que levaram à assinatura da Lei Áurea?

 A- A pressão popular e a resistência cada vez maior dos escravos (tanto no campo da ação – fugas e revoltas - como da preservação dos costumes culturais), a organização abolicionista e um descontentamento geral da sociedade com o sistema escravista nos últimos anos de sua existência.
 B- A força do movimento abolicionista e pressão da sociedade, comandada pela elite do Brasil, a favor da causa negra.
 C- O reconhecimento do Estado da necessidade do fim da escravidão, que representava um atraso econômico e social para o Brasil.


5. Quais são os principais objetivos do Programa Brasil Quilombola, do Ministério da Promoção da Igualdade, Gênero, Raça e Etnia?

 A- Lutar pela regularização das comunidades quilombolas e proteger a cultura dos negros que habitam esses espaços, além de regulamentar o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.
 B- Melhorar as condições de vida e fortalecer a organização das comunidades remanescentes de quilombos por meio da promoção do acesso aos bens e serviços sociais necessários ao desenvolvimento, considerando os princípios socioculturais dessas comunidades.
 C- Permitir aos negros que habitam esses locais alugar, vender ou penhorar as casas em que vivem, mediante a aprovação de toda a comunidade que mora no mesmo espaço.

Intencionalmente, não oferecemos aqui nenhum resultado ou classificação em perfil, uma vez que o objetivo não é quantificar o conhecimento sobre a escravidão no Brasil. A reflexão sobre o tema é a principal meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário