terça-feira, 12 de agosto de 2014

QUESTÕES DE REVISÃO COLÉGIO SERÁFICO - PARCIAIS 3º BIMESTRE



QUESTÕES RESOLVIDAS 6º ANO

ROTEIRO:

  •  EGITO E MESOPOTÂMIA

1- Por que a  Mesopotâmia é considerada o berço da civilização ?
Situada em uma vasta extensão de delta entre os rios Tigre e Eufrates, diz-se que a Mesopotâmia foi o lugar de onde saíram as sociedades modernas. O seu povo aprendeu a dominar a terra seca e a extrair sustento dela. Atualmente, tanques passam por lá e empresas extraem petróleo do antigo solo. Hoje, uma boa parte da área fica no território do Iraque. Se não fosse pelos mesopotâmicos, esse país, ou qualquer outro, provavelmente não existiria, pelo menos não da maneira como o conhecemos.
2- Quais os principais rios da Mesopotâmia?
Tigre e Eufrates
3- A religião dos mesopotâmicos é politeísta ou monoteísta? Justifique.
Os povos da Mesopotâmia Antiga eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Na concepção destes povos, os deuses poderiam praticar coisas boas ou ruins com os seres humanos.
Os deuses da religião mesopotâmica representavam os elementos da natureza (água, ar, Sol, terra, etc).
4- Quais são os países atuais onde se localizam na região da Antiga Mesopotâmia ?
O Iraque e parte da Síria
5- Quais os grupos sociais mais importantes na Mesopotâmia?
Sacerdotes, nobreza, trabalhadores e escravos
6- Qual a descoberta dos mesopotâmicos que nos acompanha até hoje?
-Os sumérios da Mesopotâmia foram os primeiros a inventar a roda.
- Matemática e escrita (CUNEIFORME)
- Recreação, invenção de jogos ex: dama
- brinquedos
- frigideiras, lâminas de barbear, aparelhos de cosméticos, tubos de pasta e harpas.
7- Quais as cidades da antiga Mesopotâmia?
cidades como Ur, Uruk, Nipur, Kish, Lagash e Eridu e a região do Elam

8- Qual o nome da escrita mesopotâmica?
cuneiforme
9- Quais os povos que formaram a Mesopotâmia?
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.
10- Qual o rei de maior destaque no império caldeu?
NABUCODONOSOR
11- Os sumérios habitavam a região sul da Mesopotâmia. Descreva essa região.
ao Sul a Baixa Mesopotâmia ou Caldeia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam separadamente no Golfo Pérsico.
12- Quais as duas grandes realizações de Hamurabi?
Quem foi
Hamurabi foi o sexto rei babilônico da primeira dinastia. Nasceu por volta de 1810 a.C. e morreu em 1750 a.C. (também data aproximada). O reinado de Hamurabi durou 58 anos e foi de 1792 a.C. até 1750 a.C. Foi o primeiro rei do Império da Babilônia.
Principais realizações de Hamurabi:
-       Criação do Código de Hamurabi (conjunto de leis que foi implantado na Babilônia e nas regiões conquistadas).
-       Conquistou a Acádia e a Suméria.
- Conquistou a Larsa em 1762 a.C.
- Em 1758 a.C tomou a cidade de Mari (regiões oeste do Rio Eufrates).
-       Conquistou e anexou ao império a cidade mesopotâmica de Eshnunna.
-       Implantou no império normas eficientes de administração.
13- Como o Império Assírio ficou conhecido?
Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam, impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.

14- Em que lugar do mundo surgiu o processo de mumificação?
EGITO
15- Qual a classe social das pessoas mumificadas?
-Para transformar um corpo em múmia era muito caro naquela época. Portanto, apenas os faraós e sacerdotes eram mumificados.

- Alguns animais como, por exemplo, cães e gatos também foram mumificados no Egito Antigo.
16- Qual o objetivo da construção das pirâmides?
TUMÚLOS
17- Como se dividia a sociedade egípcia?
A organização da sociedade egípcia funcionava como uma pirâmide: no topo ficava o Faraó, depois os sacerdotes e os nobres, abaixo os oficiais do exercito, na Quarta posição, os artesãos, e por ultimo, os trabalhadores e os escravos.
18- O que eram os zigurates?
Um zigurate é uma forma de templo, criada pelos sumérios e comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas. O formato era o de vários andares construídos um sobre o outro, com o diferencial de cada andar possuir área menor que a plataforma inferior sobre a qual foi construído — as plataformas poderiam ser retangulares, ovais ou quadradas, e seu número variava de dois a sete.
19- Relacione EGITO e MESOPOTÂMIA nos seguintes pontos:
19.1 – social – CLASSES SOCIAIS
19.2 – político – FARAÓ COMANDAVA / SACERDOTE COMANDAVA NA MESOPOTÂMIA
19.3- econômico - AGRICOLAS
19.4 – religioso – POLITEÍSTAS / TEMPLOS
19.5- geografia – DESERTO, RIOS

20- Por que MESOPOTÂMIA e EGITO são chamadas civilizações hidráulicas?

POR CONTA DOS RIOS QUE FACILITARAM SEU DESENVOLVIMENTO



7º ANO

ROTEIRO:
  • CAPÍTULO 6 – MUDANÇAS NO FEUDALISMO
  • CAPÍTULO 7 – FORTALECIMENTO DO PODER DOS REIS



1- Como surgiu o feudalismo? E qual o marco histórico para o início desse período?
O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa).
2- Defina feudalismo.       
Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).

O feudalismo era um sistema que imperava dentro do feudo, uma grande propriedade rural, que abrigava um castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. Era uma unidade de produção do sistema feudal, onde o servo plantava, colhia, fazia vinho, azeite, farinha, pão, criava gado, fabricava queijo, manteiga, caçava, pescava e trabalhava numa rudimentar indústria artesanal.
3- Como se organizavam economicamente os feudos?
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
4- Explique o que era a servidão feudal?
Os servos eram trabalhadores das grandes terras comandadas pelos 'senhores' e viviam nas redondezas da propriedade. Estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e recebiam os suprimentos necessários para se alimentarem e sobreviverem.
Diferente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais. Eram responsáveis pela mão-de-obra da propriedade, cuidando da parte agricultora. Algumas mulheres cuidavam do serviço doméstico do proprietário e, ao mesmo tempo, da plantação local.
5- O que era o censo?
Censo: tributo que os vilões (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza
6- Explique as relações de suserania e vassalagem.
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

7- Quais as principais causas do fim do feudalismo?
O feudalismo não terminou de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. Ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer o feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no século XII, com várias mudanças sociais, políticas e econômicas. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.
8- Qual a importância das feiras durante o período feudal?
O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.
10- Comente sobre a história de vida de Francisco de Assis.
São Francisco de Assis nasceu entre os anos de 1181 e 1182, na cidade de Assis, Itália. Seu pai, um rico comerciante de tecidos, frequentemente viajava para a França, de onde trazia a maior parte de suas mercadorias. E foi em homenagem ao país que seu pai batizou o filho de Francisco.
Francisco, jovem e rico, era alegre e aproveitava as noites e as festas, estando sempre presente em banquetes e serenatas pela cidade.
Em 1201, Francisco partiu para uma guerra na cidade de Perúsia, encorajado pelo pai e pelo desejo do jovem de obter fama e mais dinheiro. Porém, a guerra não saiu muito bem como planejado por Francisco. Foi tomado como prisioneiro e assim permaneceu por meses, até conseguir sua libertação.
Ao voltar para casa, Francisco é acometido pela fraqueza, provavelmente consequência dos tempos de prisão. E é a partir desse momento que Francisco passa a sentir-se e também a agir de maneira diferente.
Rejeita o dinheiro e as coisas mundanas, que antes o apraziam. Volta-se para a oração e para ajudar os pobres e leprosos. Uma famosa passagem de sua vida, inclusive, conta que beijou um leproso, em sinal de amizade, que antes lhe causava repúdio.
Entrou em conflito direto com pai, quando vendeu todas as suas mercadorias para dar dinheiro aos pobres e comprar material de construção, para completar a reforma de uma igrejinha.
Esses conflitos desencadearam na fúria do pai de Francisco, que o deserdou.
Muito jovem, aos 25 anos, Francisco aceita a decisão do pai e renuncia definitivamente os bens paternos. Entrou de vez para a vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores e a Ordem Terceira.
Foi em 1224 que Francisco recebeu os estigmas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, dois anos antes de sua morte.
São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório 9º em 1228.
11- Explique o que foram as Cruzadas.
As cruzadas foram tropas ocidentais enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém. A guerra pela Terra Santa, que durou do século XI ao XIV, foi iniciada logo após o domínio dos turcos seljúcidas sobre esta região considerada sagrada para os cristãos. Após domínio da região, os turcos passaram impedir ferozmente a peregrinação dos europeus, através da captura e do assassinato de muitos peregrinos que visitavam o local unicamente pela fé.
12- No final da Idade Média surgiu uma nova classe social. Qual? Comente sobre ela.
A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.
13- Qual a influência de Joana D´arc na Guerra dos Cem Anos?
Joana D’arc nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’arc foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.
Motivada pelas mensagens, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou a fazer treinamentos militares. Foi aceita no exército francês, chegando a comandar tropas. Suas vitórias importantes e o reconhecimento que ganhou do rei Carlos VII despertaram a inveja em outros líderes militares da França. Estes começaram a conspirar e diminuíram o apoio de Joana D’arc.
Em 1430, durante uma batalha em Paris, foi ferida e capturada pelos borgonheses que a venderam para os ingleses. Foi acusada de praticar feitiçaria, em função de suas visões, e condenada a morte na fogueira. Foi queimada viva na cidade de Rouen, no ano de 1431.
14- Explique o que é Mercantilismo.
Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.







8º ANO

ROTEIRO

  • CAP. 9 – INDEPENDÊNCIA DO HAITI E AMÉRICA ESPANHOLA
  • CAP. 10 – EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

1- Onde se localiza o Haiti?
Para ser mais preciso, a antiga colônia francesa é uma país da América Central e se situa no Mar do Caribe, nas chamadas Grandes Antilhas.
Capital: Porto príncipe
2- Quais os povos que colonizaram a região do Haiti?
Espanhóis, século xv e franceses.
3- Por que o Haiti saiu do domínio espanhol e passou para o domínio francês?
A partir de 1520, as atividades econômicas da Espanha no Haiti começaram a declinar e, após um acordo diplomático, a ilha é transferida para o domínio francês que inaugurou um período de escravidão africana. A Ilha passou a se chamar Ilha de São Domingos.

4- O que era produzido na região do Haiti que atraía países europeus para explorá-lo?
Além de produzir café, anil, cacau, algodão e outros gêneros, o Haiti produzia sobretudo o açúcar, em condições mais competitivas do que as outras colônias da época. Nessa produção, empenhavam-se meio milhão de escravos, a maioria africanos, na proporção de dois terços. O plantio do açúcar e a importação de escravos africanos fizeram do Haiti a mais rica colônia francesa nas Américas durante os anos 1700.

5- Como era o tratamento dado aos escravistas a seus escravos no  Haiti?
O tratamento dado pelos escravistas aos seus servidores era terrivelmente cruel. A par do trabalho, que esgotava rapidamente as energias, pesavam sobre os escravos a alimentação escassa, a moradia sórdida e a inexistência de assistência médica. A labuta diária se processava durante longas jornadas, sob acionamento frequente do açoite dos feitores. Qualquer expressão recalcitrante era logo duramente castigada. Os mais indisciplinados sofriam o castigo de serem enterrados de pé, apenas com a cabeça de fora. Assim imobilizados, acabavam mortos depois de sofrer a horrível tortura de ter o rosto lentamente devorado pelos insetos e abutres.
6- Comente sobre o movimento de Independência no Haiti.
Em 1791, inspirados na independência dos Estados Unidos (1776) e na Revolução Francesa (1789), iniciou-se a rebelião dos escravos, que abandonaram as plantagens, destruíram engenhos e agrediram os brancos, matando vários proprietários. A rebelião não teve liderança definida e estabeleceu uma situação caótica na ilha.
7- Qual o líder mais importante do movimento de Independência do Haiti? Comente sobre ele.
François-Dominique Toussaint L'Ouverture. L'Ouverture era filho de um chefe tribal africano transferido como escravo para São Domingos. Ali, comprou-o um senhor dotado de alguma benevolência, que percebeu as qualidades intelectuais do novo escravo. Deu-lhe a condição de capataz de uma turma de trabalhadores e uma esposa

8- Quais as consequências da conquista das terras da América para os índios? Comente.
Além da transformação da rotina, os indígenas passaram a ser perseguidos, ganharam novas doenças, às quais não tinham imunidade, foram torturados e muitos levados como escravos para o continente europeu.
9- Qual a importância de Tiradentes para a Inconfidência Mineira? O que pretendia esse projeto?
Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.
10- Quais as causas e consequências da Conjuração Baiana?
Causas:
- Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.
- Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.
Consequências:
A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.
O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador.
11- Após a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822, o Brasil mudou do ponto de vista social e econômico? Justifique.
A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. "Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país", afirma a historiadora.
12- Por que a família real portuguesa fugiu para o Brasil? Quais as consequências disso para a população?
Causas: invasão de Portugal por Napoleão

Consequências: Surgiram várias fábricas e trabalhos manuais em tecido, mas que não foram adiante devido à confluência dos tecidos ingleses. Entre outros feitos importantes para a economia, pode-se citar a construção de estradas, melhorias nos portos e o ingresso do chá no país. A atividade agrícola voltou a crescer. No início do século XIX, o açúcar e o algodão subiram no ranking das exportações, ficando em segundo lugar, e o café subiu para o topo nas exportações brasileiras.



9º ANO

ROTEIRO:
  • CAPÍTULO 9 – GUERRA FRIA
  • CAPÍTULO 10- INDEPENDÊNCIAS:  ÁFRIA E ÁSIA
  • CAPÍTULO 11- O SOCIALISMO REAL : CHINA, VIETNà E CUBA



1- Quais as causas da Guerra Fria?
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
2- Como o mundo ficou durante a Guerra Fria do ponto de vista político, econômico e científico?
Político: Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Econômico: As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
Científico: desenvolvimento de satélites e foguetes. Artefatos nucleares, Completando a primeira década da era espacial, uma das principais contribuições científicas da Guerra Fria viria em outubro de 1958 com a criação de uma das mais ilustres filhas do conflito: a NASA, a agência espacial norte-americana. Beneficiária do investimento americano na corrida espacial, a agência encabeçou os principais feitos espaciais do ocidente. Foi ela a responsável pelo projeto Apolo que levou o homem à Lua, em 1969; a resposta americana ao passeio, em 1961, de Yuri Gagarin, o primeiro homem a orbitar a Terra.


É também da NASA o primeiro satélite de comunicações do mundo, o Echo 1, que girou em volta de nosso planeta em 1960 repassando sinais entre duas estações de rádio no solo. Lançado em 16 de agosto, ele tinha capacidade para transmitir 12 ligações telefônicas simultâneas ou um canal de TV. Dois anos depois, a empresa AT&T lançava o Telstar, um satélite de comunicações que podia ampliar o sinal que recebia. E em 1964, os Jogos Olímpicos de Tóquio entraram para a história como os primeiros a serem transmitidos para o mundo via-satélite.
3- Caracterize a Guerra Fria.
- A Corrida Espacial
- A Paz Armada
- A Caça às Bruxas
4- Comente sobre a Era Mao tsé - tung na China Comunista.
A partir de 1959, Mao deixou o cargo de presidente da China, mas manteve a presidência do partido. Desde este cargo promoveu uma campanha de educação socialista, na qual destacou a participação popular massiva como única forma de conseguir um verdadeiro socialismo. Durante este período, conhecido como Revolução Cultural Proletária, Mao conseguiu desarticular e, logo em seguida, reorganizar o partido graças à participação da juventude, através da Guarda Vermelha. Sua filosofia política como estadista ficou refletida em seu livro de citações "O livro vermelho".
5- Qual o papel de Fidel Castro na Revolução Cubana?
Fidel liderou o movimento revolucionário cubano na intenção de implantar o socialismo na região.
6- Qual o objetivo da Revolução Cubana?
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.

7- Qual a estratégia de Gandhi contra a opressão ao povo hindu pelos ingleses?
Resistência pacífica.
8- Por que os Estados africanos mesmo depois de independentes continuam vivendo uma situação precária do ponto de vista econômico e social?
Porque ficaram independentes politicamente mas economicamente dependiam das antigas metrópoles que embargavam seu desenvolvimento.
9- Qual o significado do termo APARTHEID?
Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.
10- Qual o papel de Nelson Mandela para o fim do APARTHEID na África do Sul?
O líder sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.
11- A Coreia é um país dividido ainda hoje. Existe a Coreia Socialista e Capitalista. Explique por que essa situação permanece até hoje?
Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista.

12- Comente sobre a vida de Nelson Mandela.
Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo4 e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país, como uma sociedade multiétnica.



1º ANO

ROTEIRO:

CAPÍTULO 11 – ENCONTRO DOS MUNDOS – GRANDES NAVEGAÇÕES

CAPÍTULO 12 – AS VÁRIAS ÁFRICAS

CAPÍTULO 13 – AMÉRICAS CONQUISTADAS

1- Quais as consequências da expansão ultramarina dos europeus para a Europa e para os continentes ocupados?
 a constituição de impérios coloniais embasados pelo espírito mercantil.
2- Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?  Portugal e Espanha

3- Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI?
Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias para comprar especiarias diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.
4- Quem foram os principais financiadores dos empreendimentos marítimos da época das Grandes Navegações?
Reis e burgueses
5- Explique o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI.
Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.
6- Identifique dois importantes momentos das navegações portuguesas dos séculos XV.
Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada ao Brasil em 1500.

7- Destaque os resultados das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos.
abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico

8- A descoberta de novas terras por navegadores portugueses e espanhóis alimentou a imaginação dos europeus e fomentou uma visão paradisíaca do novo mundo. Como podemos constatar isso?
as descrições dos novos territórios, com suas florestas exuberantes e seus pássaros exóticos, vinham confirmar as expectativas de descoberta do Paraíso na Terra.
9- Quais os fatores históricos responsáveis pela situação de instabilidade no continente africano?
acirramento das guerras intertribais no processo de descolonização que não respeitou as características culturais do continente.

10- Identifique as características políticas, sociais e econômicas do Império Mali.
Império de Mali, que é considerado o maior o maior de todos os impérios medievais africanos.
Política- O Império teve seu apogeu no inicio do século XIV com o governo de Mansa Mussa, que foi o responsável por converter todo o Império para o Islamismo.
Economia – agricultura é o mais importante setor econômico, sendo praticada por 80% , arroz , algodão. Rico também em produtos minerais.
Foi colônia francesa.                                     
O processo de independência começou em 1946.
11- Quais as origens históricas do subdesenvolvimento do Haiti.
Em francês o país é chamado de La Perle des Antilles (A Pérola das Antilhas), por conta de causa de sua beleza natural.
É subdesenvolvido por conta da ocupação europeia que impediu o desenvolvimento econômico saqueando do país suas riquezas naturais e escravizando os habitantes.
12- Qual o interesse espanhol na colonização da América no século XV?
fundação de cidades para controlar a circulação de riquezas
13- Por que os astecas e os incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis?
Por conta da existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
14- Comente sobre os povos Maias , Astecas e Incas.
Maias, astecas e incas, que viviam na América Central, Vale do México e Região Andina, foram dominados pelos espanhóis no século XVI e perderam autonomia e controle sobre sua sofisticada organização sociocultural e política, permanecendo submetidos através do sistema de encomiendas, mitas ou quatequil que os reduzia a escravidão permanente ou temporária.
15- Quais as causas da destruição dos povos indígenas após a chegada do europeu na América.
Atrocidades cometidas com os índios
A teoria de que Deus enviou o europeu para ocupar o território indígena por serem mais evoluídos
As epidemias de doenças graves desconhecidas dos nativos.
As armas de fogo.






2º ANO


ROTEIRO:

  • CAPÍTULO 10 – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • CAPÍTULO 11 – INDUSTRIALIZAR, PROGREDIR, TRANSFORMAR
  • CAPÍTULO 12 – A CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO

1-   Quais as fases da Revolução Industrial?
FASE 1 – SISTEMA FABRIL LIGADO A PRODUÇÃO DE TECIDO DE ALGODÃO.
FASE 2 – AVANÇO DA METALURGIA, SOBRETUDO A INDÚSTRIA DE FERRO E A CONSTRUÇÃO DE FERROVIAS.
2-   O que eram as manufaturas?
ERAM PEQUENOS FÁBRICAS QUE PRODUZIAM TECIDOS E OU QUALQUER OUTRO BEM MATERIAL QUE ERAM PRODUZIDOS PELOS MESTRES QUE ENSINAVAM A ARTE A SEUS APRENDIZES.
3-   Como funcionava o trabalho do aprendiz e mestre nas oficinas no início da Revolução Industrial?
ERA FEITOS NA RESIDÊNCIA DO MESTRE. O APREDIZ MORAVA JUNTO COM O MESTRE O QUAL LHE ENSINAVA O OFÍCIO. DEPOIS DE ALGUM TEMPO O SERVO PODERIA SE TORNAR MESTRE CASO FOSSE APROVADOS NOS TESTES E ASSIM SE TORNAR DONO DE SUA PRÓPRIA OFICINA.
4-   Como eram as condições dos trabalhadores das fábricas no início da Revolução Industrial. Descreva de forma detalhada.
PÉSSIMAS. PRECÁRIAS. OS TRABALHADORES EXERCIAM TRABALHO INTENSO, RIGOROSO E REPETITIVO. AS CONDIÇÕES DO LOCAL DE TRABALHOS ERAM INSALUBRES, A JORNADA DE TRABALHO ERA SUPERIOR A 12 HORAS. NÃO HAVIA FERIADO, DIREITOS TRABALHISTAS, FOLGAS SEMANAIS. TRABALHAVAM DE SOL A SOL. MULHERES E CRIANÇAS TAMBÉM TRABALHAVAM NAS FÁBRICAS.
5-   De que forma a Revolução Industrial contribuiu para o crescimento das cidades?
AS PRIMEIRAS MANUFATURAS FORAM INSTALADAS NOS BURGOS FAZENDO COM QUE A CLASSE BURGUESA SE DESENVOLVESSE. O FEUDALISMO ENTROU EM DECLÍNIO DANDO ESPAÇO PARA UMA NOVA FORMA DE PRODUÇÃO E ECONOMIA QUE DARIA ORIGEM AO SISTEMA CAPITALISTA.
6-   O que significa a expressão “ TRABALHO ALIENADO” ?
SIGNIFICA O TRABALHO REPETITIVO DO OPERÁRIO NAS FÁBRICAS QUE NÃO TINHA NOÇÃO DO TODO DA PRODUÇÃO. NÃO PODERIAM MUDAR DE CARGO E NEM DE TAREFAS.
7- A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios. Quais?
artesanato, manufatura e maquino fatura
7-   Qual a relação econômica entre o operário e o dono da fábrica?
O DONO DA FÁBRICA ERA PROPRIETÁRIO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E O OPERÁRIO TINHA SOMENTE A FORÇA DE TRABALHO QUE GERAVA LUCROS AO PATRÃO. O OPERÁRIO RECEBIA SALÁRIO MUITO INFERIOR AOS LUCROS OBTIDOS PELO DONO FÁBRICA.
8-   O governo de D.Pedro I foi marcado pela liderança popular. Explique.
D. PEDRO I FOI O RESPONSÁVEL A PROCLAMAR A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DE PORTUGAL EM 7 DE SETEMBRO DE 1822. PARTINDO DAÍ HOUVE UMA MELHOR ACEITAÇÃO DE SEU GOVERNO POR PARTE DOS COMERCIANTES BRASILEIROS E PORTUGUESES QUE AQUI MORAVAM E QUE NÃO ADMITIAM A EXPLORAÇÃO DA COROA PORTUGUESA NO COMÉRCIO E NOS LUCROS DO PAÍS.
10- O governo de D. Pedro II foi marcado pela estabilidade política . Explique.
NO GOVERNO DE D. PEDRO II, O BRASIL PASSOU POR UM PERÍDO DE TRANQUILIDADE POLÍTICA PORQUE O IMPERADOR CONSEGUIU CONTER AS REBELIÕES QUE ACONTECERAM NO PERÍODO REGENCIAL.
11- Quem era considerado cidadão na Constituição de 1824?
HOMENS LIVRES MAIORES DE 21 ANOS, COM ESTABILIDADE FINANCEIRA, PESSOAS COM ALTOS CARGOS MILITARES. NÃO ERAM CIDADÃOS: MULHERES, ESCRAVOS, CRIANÇAS, POBRES E SOLDADOS.
12- Quem detinha o controle político no Brasil Império, além do imperador?
grandes proprietários e comerciantes
13- Quais as classes sociais que fizeram parte da Confederação do Equador? E quais províncias brasileiras participaram? E quais seus objetivos?
-diversas camadas, incluindo os grandes latifundiários, na luta contra a centralização política.
- A Confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil em 1824. O movimento teve caráter emancipacionista e republicano. Ganhou este nome, pois o centro do movimento ficava próximo a Linha do Equador. A revolta teve seu início na província de Pernambuco, porém, espalhou-se rapidamente por outras províncias da região (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba).
 
14- Quais os poderes contidos na Constituição de 1824? Qual o mais importante? Por que?
EXECUTIVO, LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO E O MODERADOR QUE ERA O MAIS IMPORTANTE POIS PERTENCIA AO IMPERADOR.
 
 

3º ANO

ROTEIRO:

  • CAPÍTULO 8 – GUERRA FRIA
  • CAPÍTULO 9 – O MUNDO PÓS GUERRA FRIA
  • CAPÍTULO 10 – 3º MUNDO – ÁFRICA E ÁSIA



1- Descreva o panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria.
o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
2- Cite exemplos da transformação da URSS , após 1945, numa das potências mundiais no campo econômico e técnico.
A tecnologia soviética foi mais desenvolvida nos campos da física nuclear, onde a corrida armamentista com o Ocidente, os decisores políticos convencidos a reservar recursos suficientes para a investigação. Devido a um programa intensivo dirigido por Igor Kurchatov, a União Soviética foi a segunda nação de desenvolver uma bomba atômica, em 1949, quatro anos após os Estados Unidos. A União Soviética detonou uma bomba de hidrogênio, em 1953, apenas dez meses depois dos Estados Unidos. A exploração espacial também foi altamente desenvolvidos: em outubro de 1957 a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, em órbita, em abril de 1961 um cosmonauta russo, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem no espaço. Os soviéticos mantiveram um programa espacial forte até que os problemas econômicos levaram a cortes na década de 1980.

3- Descreva o programa Nova Fronteira formulado no governo Kennedy.
No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de confronto. Ao assumir o governo, o Presidente Kennedy (1961-63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências. 
4- Comente sobre o socialismo reformista da Tchecoslováquia (1946).
baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a "Primavera de Praga".
5- Cite algumas consequências do final da Guerra Fria.
formação de megablocos político-econômicos que favoreceram a internacionalização dos fluxos de capitais, tais como a da Comunidade Europeia e a do Nafta.
6- A principal característica da Revolução Cubana, vitoriosa em 1959 foi o FOQUISMO. O que seria?
A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.
O foquismo é uma teoria revolucionária inspirada por Che Guevara e desenvolvida por Régis Debray. Foi adotada, nos anos 1960, pelos grupos armados de esquerda e consistia, basicamente, em criar focos (daí o nome) de revolução no mundo, como forma de enfraquecer o imperialismo. A premissa era de que a criação de múltiplos focos de guerrilha rural dificultava a ação repressora por parte das forças armadas governamentais. A conhecida frase de Che Guevara sobre a necessidade de criar "um, dois, três, muitos Vietnãs", reflete tal pensamento, que, no Brasil, encontrou sua expressão na guerrilha do Araguaia.
7- Por que viagem do homem à Lua, em julho de 1969, representou uma das conquistas científicas de maior repercussão do século XX?
Por conta da bipolaridade entre os blocos capitalista e socialista

8- Explique o que é APARTHAIDE.
O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:

- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.
- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-afriacanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.
- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950
- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951
- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953
- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953
9- Qual o papel de Nelson Mandela com relação ao fim do APARTHEID na África do Sul?
Foi o líder do movimento
10- Quem foi Gandhi?
Mahatma Gandhi (1869-1948) foi líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não-violência. Além de sua luta pela independência da índia, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Recorria a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses.
11- Por que os hindus decidiram se rebelar contra a Inglaterra no século XX?
No plano econômico, a redução das tarifas alfandegárias prejudicou fortemente os comerciantes de tecidos, que logo não suportaram a concorrência imposta pela tecelagem inglesa.
Para garantir seus interesses, a Companhia das Índias Orientais realizava o recrutamento de soldados indianos, chamados de cipaios. Por volta da segunda metade do século XIX, esse exército nativo contava com mais de 200.000 integrantes e se mostrava bem mais numeroso que os oficiais britânicos presentes na Índia. Anos mais tarde, esse grande contingente militar se voltou contra os próprios ingleses.
12- Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. O estado árabes não concordou gerando o primeiro conflito entre Israel e países árabes. Quais os outros conflitos que sucederam esse evento ( na região)?
A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a Península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel. Em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.




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