segunda-feira, 11 de agosto de 2014

REVISÃO HISTÓRIA E FILOSOFIA - COLÉGIO DÁULIA BRINGEL




ANTES DE INICIAR A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES LEIA COM ATENÇÃO!!!

1- NO FINAL DA POSTAGEM CLIQUE EM COMENTÁRIOS.
2- APÓS DIGITAR SUAS RESPOSTAS , VÁ EM COMENTAR COMO , CLIQUE NA SETA E SELECIONE A OPÇÃO NOME URL.
3- NA OPÇÃO NOME, DIGITE SEU NOME, TURMA , COLÉGIO E TURNO.
4- CLIQUE EM CONTINUAR.
5- PARA FINALIZAR CLIQUE EM PUBLICAR.

6- SUAS RESPOSTAS SERÃO ENCAMINHAS PARA MEU E-MAIL PARA SEREM ANALISADAS E PUBLICADAS POSTERIORMENTE. 
7- NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS COPIADAS DE COLEGAS OU DA INTERNET.




ROTEIRO DE ESTUDO PARA A AVALIAÇÃO PARCIAL

6º ANO HISTÓRIA : CAP.: 9,10,11
6º ANO FILOSOFIA: CAP.: 9 E 10

7º ANO FILOSOFIA: CAP.: 11 E 12

8º ANO FILOSOFIA: CAP.: 14,15,16





REVISÃO FILOSOFIA

6º ANO - MANHÃ E TARDE

1- EXPLIQUE O QUE É PENSAMENTO ABSTRATO. DÊ EXEMPLO.
Em linhas gerais, é a capacidade de pensar sobre coisas que ainda não conhecem ou que não são concretas e de estabelecer hipóteses sobre fatos imaginários, o que lhes permite avaliar e escolher alternativas. Ex: amor, futuro e regras morais

2- EXPLIQUE O QUE É ALGO CONCRETO . DÊ EXEMPLO.
Que existe de forma material. Que exprime alguma coisa de real, de positivo: obter vantagens concretas. Ex: casas, roupas, jóias

3- O SER HUMANO E OS ANIMAIS TEM PENSAMENTOS CONCRETOS. MAS QUAL DOS DOIS TEM PENSAMENTO ABSTRATO? JUSTIFIQUE.
O ser humano. Porque só os humanos conseguem abstrair, pensar no futuro, entender regras morais. Diferente dos humanos, os animais quando seguem regras , são adestrados para isso, não tem noção da importância de determinados comportamentos para eles.
4- O QUE SIGNIFICA A PALAVRA METAFÍSICA?
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.
5- O QUE SIGNIFICA FÍSICA?
Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação experimentação, procurando enquadrá-los em esquemas lógicos.
6- PENSAR, CRIAR ,SE COMUNICAR E DESEJAR SÃO VERBOS QUE DEMONSTRAM RELAÇÃO DIRETA COM O SER HUMANO. DÊ EXEMPLO DE CADA UM DESSES VERBOS NA SUA VIDA COTIDIANA.
PENSAR: em fazer uma prova, em solucionar um problema
CRIAR: inventar algo novo que pode ser útil para nossas vidas.
SE COMUNICAR: entrar em contato com outra pessoa através da fala, pintura, de gestos, de cartas, etc.
DESEJAR: querer algo como por exemplo: passar no Enem, um emprego novo.

7- EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE SE COMUNICAR. IDENTIFIQUE ALGUMAS DELAS E DÊ EXEMPLOS PRÁTICOS.
A fala:  conversar com um amigo
Gestos: dar tchau com a mão
Linguagem corporal: a dança
A escrita: um e-mail, uma carta
8- OS SERES HUMANOS E OS ANIMAIS PODEM SE COMUNICAR DE QUE FORMA? QUAL DOS DOIS TEM UMA FORMA DE SE COMUNICAR MAIS COMPLEXA? JUSTIFIQUE.
Os animais tem sua forma própria de se comunicar . Ex.: o cachorro late, o gato mia, os pássaros cantam.
Podemos dizer que a forma de se comunicar do ser humano é mais complexa porque ele usa escrita, pinturas, dança para se comunicar.
9- SEGUNDO A BÍBLIA, O SER HUMANO É A OBRA MAIS PERFEITA DA CRIAÇÃO. MAS APESAR DISSO, DESTRUÍMOS O MUNDO A NOSSA VOLTA. POR QUE ISSO ACONTECE? VOCÊ ACHA QUE ISSO TEM A VER COM A NOSSA IMPERFEIÇÃO? JUSTIFIQUE.
Poderia ser por conta do individualismo, do egoísmo humano. Pode ter a ver com nossa imperfeição pois se fôssemos perfeitos não faríamos nada para prejudicar o semelhante e nem o meio ambiente.
10- O HOMEM CRIOU AS MÁQUINAS PARA FACILITAR SUA VIDA NO MUNDO. INFELIZMENTE ESSA FACILIDADE NÃO AJUDA A TODOS. QUEM SE BENEFICIA DENTRO DE UMA FÁBRICA , POR EXEMPLO? O PATRÃO OU O EMPREGADO? JUSTIFIQUE.
Quem se beneficia na fábrica é o dono da fábrica, porque é ele que ontem todos os lucros. Enquanto o empregado tem salário baixo, fazendo sua vida limitada e com poucas condições, o patrão tem uma vida luxuosa com mais condições de comer, vestir, estudar e comandar.
11- A TECNOLOGIA É IMPORTANTE. DÊ EXEMPLOS E EXPLIQUE  COMO A TECNOLOGIA PODE NOS AJUDAR NO DIA A DIA.
Pode nos ajudar encurtando as distâncias usando as redes sociais.
Pode nos ajudar ao lavar nossas roupas na máquina de lavar.
Nos ajuda a diagnosticar doenças fazendo exames com imagem computadorizada.
Nos ajuda a viajar a outros países em questão de horas usando o avião.
12- AS IDEIAS SÃO IMPORTANTES PARA TENTARMOS CRIAR COISAS NOVAS E SOLUCIONAR PROBLEMAS. EXPLIQUE O QUE SÃO IDEIAS. VOCÊ JÁ TEVE ALGUMA IDEIA INTERESSANTE QUE O AJUDOU A RESOLVER ALGUM PROBLEMA? QUAL?
A palavra deriva do grego idea ou eidea, cuja raiz etimológica é eidos = imagem. As ideias são importantes para solucionar problemas.                                    
13- ATUALMENTE MILHARES DE PESSOAS UTILIZAM AS REDES SOCIAIS PARA SE COMUNICAR TODOS OS DIAS. SE COMUNICAR É NECESSÁRIO, POR QUÊ?
Sim. Porque através da comunicação facilitamos nosso dia a dia, conseguimos trocar ideias e isso é importante para uma boa convivência.



HISTÓRIA 6º ANO - MANHÃ E TARDE



1)Explique os seguintes fatos históricos referentes à civilização hebraica:

a. Êxodo : O episódio do Êxodo se refere a um episódio Bíblico de acordo com o qual os judeus(hebreus), escravizados no Egito, teriam conseguido fugir da terra estrangeira, retornando à sua terra de origem, Canaã(palestina), sob a liderança de Moisés

b. Cisma: A Cisma foi quando o rei Salomão morreu e o reino foi divido em dois: reino de Israel e reino de Judá.

c. Diáspora: dispersão dos judeus pelo mundo depois de se revoltarem contra a dominação romana.

d. Sionismo: existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.

2) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. Sobre os Hebreus responda:

2.1-Qual a origem dos Hebreus?
cidade de Ur na Mesopotâmia

2.2-Quais as consequências das guerras para esse povo?
Após a diáspora os hebreus se espalharam pelo mundo e até hoje buscam se estabelecer em um território . 

2.3-Como surgiram os profetas e qual seu papel?
Os profetas surgiram diante da situação de guerras pelas quais o hebreus passavam. Se papel era liderar e conquistar a terra prometida.

2.4-Comente sobre a religião hebraica.
A religião hebraica é uma das  primeiras a estabilizar o  monoteísmo no mundo. Os judeus adoram a Iavé , único deus. O primeiro código sagrado foram os 10 mandamentos e seu primeiro líder foi Moisés. Viviam na expectativa da vinda do Messias. Assim nasceu o messianismo, vertente do Judaísmo que deu origem ao Cristianismo.

2.5-Como os hebreus se organizaram politicamente e socialmente?
Surgiram então, chefes de sensíveis qualidades militares que ficaram conhecidos como juízes: Otoniel,Débora,Gedeão,Sansão e Samuel. Esses juizes, além de combater os filisteus, tiveram que lutar contra os amoritas, povos que se estabeleceram na Transjordânia.

O governo dos juízes evoluiu e impulsionou os hebreus a se organizarem num sistema de governo monárquico.

3) Sobre o Império Persa , responda:

3.1-Qual a religião dos persas e o que ela pregava?
ZOROASTRISMO: pregava que o Universo é palco da luta entre o bem e o mal,a verdade e a mentira, por isso se diz que são dualistas. Sua doutrina está no livro sagrado chamado AVESTA.

3.2-Comente sobre o território persa.

Planalto do Irã, região montanhosa e com poucas planícies.

3.3-Quem eram os sátrapas??

Altos funcionários reais.

3.4-Qual a principal atividade econômica dos persas?
Comércio

3.5-Como o povo vivia?
Viviam em várias comunidades e falavam vários dialetos.

3.6-Comente sobre o transporte e as comunicações persas.?
Para facilitar a comunicação, o comércio e o deslocamento do exército para o interior do Império, o imperador Dário I mandou construir sistema de correios e redes de estradas.


4- Elabore um texto comentando sobre os Fenícios.
A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. No aspecto econômico, este povo dedicou-se e obteve muito sucesso no comércio marítimo. Mantinha contatos comerciais com vários povos da região do Oriente. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon. A religião fenícia era politeísta e antropomórfica, sendo que cada cidade possuía seu deus (baal = senhor). Acreditavam que através do sacrifício de animais e de seres humanos podiam diminuir a ira dos deuses. Por isso, praticavam esses rituais com certa frequência, principalmente antes de momentos importantes.


REVISÃO FILOSOFIA 7º ANO  - MANHÃ E TARDE


1- EXPLIQUE O QUE É COSMOLOGIA.
é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.

2- EXPLIQUE O QUE É ANTROPOLOGIA.
Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

3- QUEM ERAM OS SOFISTAS?
Os sofistas foram vistos como grandes mestres - sábios, eram procurados por jovens bem-nascidos, dispostos a pagar muito dinheiro para aprender o que os filósofos tinham a lhes ensinar. O jovem buscava junto ao sofista a areté, qualidade indispensável para se tornar um cidadão bem-sucedido.
Os sofistas ensinavam em troca de pagamento.

4- QUEM FOI PROTÁGORAS? E GÓRGIAS?
PROTÁGORAS: foi um sofista da Grécia Antiga, célebre por cunhar a frase:

"O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."
GÓRGIAS: foi um filósofo grego que formou a primeira geração de sofistas

5- PLATÃO E ARISTÓTELES CONCORDAVAM COM O PENSAMENTO SOFISTA? POR QUE?

PLATÃO- o conhecimento é de dentro pra fora.
ARISTÓTELES - o conhecimento se dá de fora pra dentro

6- EXPLIQUE A FORMA DE PENSAR DO CETICISMO DE GÓGIAS: “Nada existe; se existisse não poderia ser conhecido; se fosse conhecido não poderia ser comunicado.”

Górgias é considerado o pai da Sofística. Era relativista(tudo seria relativo) e cético( duvidava de tudo)

7- QUEM FOI PARMÊNIDES? O QUE É ONTOLOGIA?
Parmênides foi o mais influente dos filósofos que precederam Platão. Em sua doutrina se destacam o monismo e o imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.

 Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral.

8- O QUE É SER SÁBIO? O QUE É SER IGNORANTE?
o sábio tem uma visão de mundo ampla. Ele não precisa frequentar universidades para criar, para ter boas ideias, para solucionar questões da vida. ex: Jesus
O ignorante é o que ignora a verdade, o conhecimento.

9- SÓCRATES ENSINAVA A TRAVÉS DA IRONIA. EXPLIQUE O QUE É IRONIA. DÊ EXEMPLO DE COMO SÓCRATES FAZIA ISSO.

A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o.
Não tinha intenção de ridicularizar mas de levar ao entendimento.

10- PARA PLATÃO O CONHECIMENTO ACONTECE DE DENTRO PRA FORA. EXPLIQUE.
É algo nato. Ex.: Quem é inteligente já nasce inteligente.

11- AO CONTRÁRIO DE PLATÃO, ARISTÓTELES PENSAVA QUE O CONHECIMENTO SE DAVA DE FORA PRA DENTRO. EXPLIQUE.

A natureza, as leituras, a escola, os sábios, todos esses meios nos levam ao conhecimento. Nascemos como uma tábula rasa, sem conhecimento algum . E ao longo da vida vamos adquirindo conhecimento.

12- VOCÊ SE CONSIDERA UM JOVEM COM OPINIÃO PRÓPRIA ? JUSTIFIQUE.


13- PARA ARISTÓTELES EXISTEM 6 NÍVEIS DE CONHECIMENTO. QUAIS SÃO ELES?
A sensação, a percepção, a imaginação, a memória, o raciocínio e a intuição

intelectual.

14- PARA PLATÃO EXISTEM 4 NÍVEIS DE CONHECIMENTO. QUAIS SÃO ELES?

a crença, a opinião, o raciocínio e a intuição intelectual.


REVISÃO FILOSOFIA 8º ANO - MANHÃ

1- QUANDO ESTAMOS APAIXONADOS NOSSO CORPO E PENSAMENTOS SE TRANSFORMAM. QUE TRANSFORMAÇÕES SÃO ESSAS?


Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, perda de apetite e insônia. 

2- QUANDO ESTAMOS APAIXONADOS COSTUMAMOS IDEALIZAR UM AMOR PERFEITO, MESMO QUE ESSE AMOR NÃO SEJA CORRESPONDIDO. COMO SE CHAMA ESSE TIPO DE AMOR? COMENTE.
amor platônico. Idealizamos o outro , nos imaginamos com essa pessoa vivendo momentos felizes. Muitas vezes não passa de sonho.É um amor perfeito que só pode ser idealizado e não pode existir de realmente entre nós, que somos imperfeitos.
 
3- COMO ARISTÓFANES DEFINIU O AMOR NA OBRA “O BANQUETE” DE PLATÃO?
Para Aristófanes, Eros é um anseio, uma busca metafísica do homem por uma totalidade do Ser, inacessível sempre à natureza do indivíduo. Uma das coisas que revela isso é a saudade dos amantes que desejam não se separar em tempo algum: não se trata somente de algo corporal, mas de algo que une as suas almas ou, dizendo de outra forma, complemento que uma alma busca na outra.


4- VOCÊ ACREDITA QUE AMOR E PAIXÃO SÃO A MESMA COISA? JUSTIFIQUE.
RESPOSTA PESSOAL

5- NO FACEBOOK MUITAS PESSOAS POSTAM SUAS FOTOS DE FORMA VAIDOSA E NARCISISTA. O QUE SERIA UMA PESSOA NARCISISTA?

Admirar exageradamente a sua própria imagem e nutrir uma paixão por si mesmo.

6- NO MUNDO DE HOJE PRECISAMOS DE MAIS AMOR AO PRÓXIMO. AS PESSOAS ESTÃO MUITO INDIVIDUALISTAS. POR QUE ISSO ACONTECE?
RESPOSTA PESSOAL

7- FREUD FOI UM ESTUDIOSO DA MENTE HUMANA. ELE CRIOU A DEFINIÇÃO PARA O TERMO NARCISISMO. QUAL FOI ESSA DEFINIÇÃO?
 Segundo Freud o narcisismo é a nova fase do desenvolvimento das tendências sexuais.

8- O QUE SERIA O COMPLEXO DE ÉDIPO?
O termo Complexo de Édipo criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta com relação aos seus pais,os homens são atraídos pela mãe, enquanto as mulheres são atraídas pelo pai.

9- POR QUE FREUD FOI CHAMADO DE “O PAI DA PSICANÁLISE”?
Porque ele criou o termo psicanálise. Psicanálise é um método de tratamento de neuroses e psicoses, desenvolvido inicialmente por Sigmund Freud, que investiga os aspectos psicológicos dos processos mentais; tratamento que utiliza esse método

10- QUAL SERIA O MAIS FORTE? A MORTE OU A VIDA? O AMOR OU O ÓDIO? ( NA OPINIÃO DE FREUD)

 LEIAM ESSA ENTREVISTA DE FREUD E TIREM SUAS CONCLUSÕES.

 CLIQUE AQUI

11- COMO PLATÃO DEFINIA O AMOR?
Platão fala do amor de uma forma bastante abrangente. Para ele o amor é uma escada que tem sete degraus. Essa escada vai do amor por uma pessoa à forma mais sublime de amar que é a contemplação do amor em si mesmo. 

12- Por que Freud estudou a morte e o amor?
Estava sensibilizado pela primeira guerra mundial e pela morte da filha Sophie que foi vitima de gripe. Teorizou sobre a luta constante entre a força da vida e do amor contra a morte e a destruição.

4 comentários:

  1. Pedro Lucas Nascimento Nogueira, 6° ano, Colégio Daúlia Bringel, Tarde.21 de agosto de 2014 21:30

    História
    1°) a) A Fuga do povo hebreu do Egito para a Palestina, que durou 40 anos, caminhando pelo deserto.
    b) Foi a divisão do povo hebreu em dois reinos, o reino de Israel e o reino de Judá.
    c) Dispersão dos judeus pelo mundo.
    d) Reconhecimento de um estado nacional judaico onde anteriormente existiu o antigo Reino de Israel.
    2°) 2.1) São originários da cidade de Ur na Mesopotâmia.
    2.2) A divisão do povo e sua dispersão do mundo.
    2.3) Eram mensageiros de Deus, homens escolhidos para transmitir a mensagem divina e prever o futuro.
    2.4) Eram o único povo monoteísta. Segundo eles, Deus as escolheu para sermos exemplo da humanidade.
    2.5) Dividiram-se em tribos, tinham juízes que eram o chefe militar, político e religioso.
    3°) 3.1) O Zoroastrismo, o universo é palco de uma luta permanente entre o bem e o mal.
    3.2) Sobre o governo de Ciro, o império persa passou a ocupar uma área que vai do Vale do Rio Nilo no Egito até o Vale do Rio Indo na Índia.
    3.3) Altos funcionários reais que governavam as províncias persas.
    3.4) O comércio de artesanato em ouro, prata e pedras preciosas.
    3.5) Os ersas permitiam que o povo mantivesse os seus costumes, línguas e religião, mas pagavam pesados impostos.
    3.6) Criaram o sistema de correio e uma rede de estradas para facilita comunicação entre a província.
    4°) Viviam entre o Líbano e o Mar Mediterrâneo, criavam gado e plantavam trigo, videiras e oliveiras. Exploravam também o cedro com a qual construíam os navios.
    Aproveitando a sua localização junto ao mar desenvolveram a navegação e o comércio marítimo. Vendiam que produziam e compravam mercadorias de outros povos para a revenda.
    Se destacaram no artesanato de jóias, perfumes, vidro, marfim, metal e cerâmica.
    Tinham um sistema de governo onde as cidades tinha governo próprio.
    Foram as inventores do alfabeto devido a necessidade de agilizar o comércio e a educação.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Lucas Nascimento Nogueira, 6° ano, Colégio Daúlia Bringel, Tarde.21 de agosto de 2014 21:51

    Filosofia
    1°) É imaginar aquilo que não existe concretamente, como a fé.
    2°) Tudo possível de pegar e sentir.
    3°) O ser humano, pois o animal usa apenas seus extintos ou será apenas o que ele pode ouvir, sentir, cheirar.
    4°) Meta - Além de; Física - Natureza; ou seja, além da natureza.
    5°) A ciência que estuda os fenômenos da natureza.
    6°) Pensar - Pensei para fazer as tarefas de casa.
    Criar - Eu criei desenhos.
    Comunicação - Eu falo com meus amigos.
    Desejar - Desejo um computador para mim.
    7°) Fala, e-mail, escrita, etc.
    8°) Tato, visão. O humano, porque é o único ser que fala
    9°) Por que a evolução transformou o homem em um ser individualista. Sim, pois usamos nossa inteligência e imaginação de forma errada.
    10°) O dono da fábrica, pois quanto mais máquina menos funcionário.
    11°) A ajudar a descobrir doenças evitando uma epidemia. Na comunicação.
    12°) É algo que você idealiza fazer no futuro, não me recordo.
    13°) Sim, para compartilhar ideias e o avanço da tecnologia para nossa sobrevivência.

    ResponderExcluir
  3. Lara Maria 6ª tarde colégio dulia bringel22 de agosto de 2014 10:08

    6 ª tarde filosofia
    1- Pensamento abstrato é um pensamento que demostra as suas emoções seja de alegria ou tristeza de espanto ou de carinho, exemplo ; carinho, amor, alegria,etc.
    2-É algo que você pode ver e pegar. Ele não é uma emoção mas sim um ser ou um objeto ,exemplo : comida, celular, TV, estojo,etc.
    3-O ser humano, pois o animal,tem não pode pensar no seu futuro,exemplo : o cachorro não vai pensar em ter uma família mas o ser humano pensa em trabalhar em ter seu próprio carro em ter uma familial.
    4- É uma matéria que a filosofia tem,ela vem do grego "o que está para além da física".
    5-É ela é o estudo da ciência que estudo a natureza.
    6-Pensar é resolver uma tarefa,sem dificuldade.
    Criar é inventar novas brincadeiras, fazer algo novo.
    Comunicar é conversar com seus amigos.
    Deseja um chocolate quente antes de dormir.
    7- Fala : conversar
    Através de gestos : libras
    Por desenhos : tem umas obras que parece estar falando
    8-Através dos seus gestos.o homem, pois ele sabe se comunicar de varias formas.
    9-O homem estar sim destruindo o mundo ,mantando a natureza ele próprio.sim tem a ver com a nossa imperfeição ,pois ante os homem não fásia isto ele cuidava da natureza e deles também.
    10-O dono que se beneficia pois ele recebe todo o dinheiro e é muito comum agora o trabalhador não receber o que merece.
    11-Ela é muito importante pois é ela que pode fazer nos nos comunicar,para pessoas com deficiências.
    12-As ideias são pensamentos criativos.Sim ,quando eu estava brincar no meu celular o jogo precisa muito de pensar ou de ideias para eu passar do nível e eu conseguir.
    13-Sim pois a comunicação é um jeito de se expressar os seus sentimento para outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Lara Maria 6ª tarde colégio dulia bringel22 de agosto de 2014 11:23

    HISTÓRIA 6º ANO - TARDE
    1-a)Uma das principais fontes para o estudo dos hebreus é a primeira parte da bíblia,chamada pelos Judeus de Torá,também composta pelos cinco livro da bíblia um deles é o Êxodos.
    b)Foi a divisão entre os dois reinos quando o Rei Salomão morreu
    c)Cando os Judeus foram espumosos mas depois se revoltaram contra os romanos.
    d)É um movimento politico.
    2.1-Segundo na bíblia os hebreus viviam do pastoreio nas proximidade da cidade de UR, na Mesopotâmia.
    2.2-Os hebreus se espalhou no mundo e ate hoje estar a procura do seu canto.
    2.3-Os profetas fugião da guerra.O seu papel era liberar os povos e conquistar a terra.
    2.4-Essa religião é muito conhecida pelo o mundo eles seguen rigorosamente os 10 mandamentos mandado pelo Moisés.
    2.5-Surgirão os chefes,militares.
    3.1-A religião dos persas era Zoroastro,o Universo é um palco de uma luta permanente enter o bem e o mal.
    3.2-A Pérsia situava-se no planalto do atual Irã.A região é montanhosa e está rodeada por desertos e pouca planícies.
    3.3-Para manter a dominação diferentes povos e melhorar a organização,Dario I dividiu o Império Persa em vinte províncias chamadas satrápicas e nomeou os altos funcionários reais,os sátrapas, para administrar cada uma delas.
    3.4-O comércio.
    3.5-Eles viviam em comunidade
    3.6- Para facilitar a comunicação, o comércio e o deslocamento do exército persa no interior do Império, o imperador Dario 1 mandou construir um eficiente sistema de correios e uma rede de estradas.
    4-Os fenícios viviam em uma estreita faixa de terra situada estre a montanha do atual Líbano e o mar Mediterrâneo.Ele também se destacavam como artesão.Os fenícios não tinha um estado mas sim cidade-estado.

    ResponderExcluir