segunda-feira, 8 de setembro de 2014

QUESTÕES DE REVISÃO - DÁULIA BRINGEL

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A BIMESTRAL – 3º BIMESTRE



6º ANO - HSTÓRIA

ROTEIRO:

• CAPÍTULO 11 – O mundo grego e a democracia.

•    CAPÍTULO 12 – A cultura grega


1- QUAL A BASE DA ECONOMIA GREGA?

COMÉRCIO MARÍTIMO

2- COMENTE SOBRE A RELIGIÃO DOS GREGOS.

Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.

Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.

Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.


3- O TEATRO FAZIA PARTE DA CULTURA GREGA. COMENTE SOBRE O TEATRO GREGO.

O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.

4- CARACTERIZE A CIDADE DE ESPARTA. QUEM A FUNDOU? HAVIA MOBILIDADE SOCIAL? JUSTIFIQUE.

Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social). Quem nascia pobre continuaria pobre e quem nascesse de classe privilegiada continuaria na mesma classe.

5- CARACTERIZE A SOCIEDADE ATENIENSE.

Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.

6- QUEM ERA CONSIDERADO CIDADÃO EM ATENAS?

Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.

7- A QUE SE REFERE A DENOMINAÇÃO MAGNA GRÉCIA?

áreas colonizadas pelos gregos no sul da Itália e na Sicília;

8- QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DE ESPARTA NO PERÍODO ARCAICO?

a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.


9- COMENTE SOBRE O PENSAMENTO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO GREGO.

 Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
 A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.
 Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.

10- DO QUE TRATAM OS POEMAS ILÍADA E ODISSÉIA DE HOMERO?

a longa guerra contra a cidade de Tróia

11- O QUE ERAM AS POLIS GREGAS? CARACTERÍZE-AS.

A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.
Na pólis, havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.
 A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.
 Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.

12- AS FESTAS A DIONÍSIO, DEUS DO VINHO, DERAM ORIGEM A DOIS GÊNEROS CLÁSSICOS DO TEATRO GREGO. QUAIS SÃO ELES?

tragédia e comédia

13- CARACTERIZE AS CIDADES-ESTADO GREGAS.

compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.

14- QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS CIDADES-ESTADOS GREGAS E A POLÍTICA GREGA?

pela existência de cidades-estados que atuavam, politicamente, como unidades autônomas.



15- QUANDO O ESCRAVO DE UM PARTICULAR ERA LIBERTADO ELE PASSAVA A SER METECO. QUEM ERAM OS METECOS?

meteco, estrangeiro livre residente na cidade

16- CARACTERIZE AS PÓLIS GREGAS.

cidade independente – poder centralizado –  cidadãos livres

17- EM QUE O BOM EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO AJUDA O CIDADÃO DO PONTO DE VISTA DE ARISTÓTELES?

a atenuação das desigualdades entre cidadãos.


18- ONDE ERAM ENCENADAS AS PEÇAS DE TEATRO DA GRÉCIA ANTIGA? QUEM ERAM OS ATORES?

teve suas encenações ao ar livre bastante admiradas, com atores do sexo masculino, usando máscaras nas representações.

19- OS FEITOS GREGOS PERMANECEM ATÉ HOJE? COMO ELES INFLUENCIAM A CULTURA OCIDENTAL?

permanecem atuantes na contemporaneidade, contribuindo para o pensamento ocidental, inclusive na formulação de seus valores éticos e políticos

20- A ARTE GREGA TEVE DESTAQUE EM QUE ÁREA? PINTURA, ESCULTURA OU ARQUITETURA? COMENTE.

teve, na arquitetura, obras de destaque, em que um dos princípios básicos era a harmonia das formas



6º ANO  - FILOSOFIA
ROTEIRO –
·         CAPÍTULO 11 – O HOMEM É UM SER PRODUTOR DE CULTURA
·         CAPÍTULO 12 – CULTURA : REGRAS SOCIAIS E VALORES
·         CAPÍTULO 13 – MITO TRAGÉDIA E FILOSOFIA

1- NOSSA SOCIEDADE TEM VALORES MORAIS E CULTURAIS. O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM NÃO SEGUE ESSES PADRÕES? SUA VIDA FICA MAIS FÁCIL OU MAIS DIFÍCIL? JUSTIFIQUE.


2- O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL?

é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais de um povo.

3- O QUE É CONSUMISMO?

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.

4- SOMENTE O HOMEM POSSUI CULTURA? POR QUE?

sim, pois homem vive num contínuo processo de criação de valores.

5- O QUE ACONTECE SE NÃO SEGUIMOS AS REGRAS SOCIAIS?

podemos passar por situações constrangedoras diante dos costumes de uma determinada sociedade.

6- O QUE É CULTURA?

é o conjunto de crenças, valores, costumes e moral

7- CADA POVO TEM SUAS REGRAS SOCIAIS E COSTUMES. COMENTE.

o que caracteriza as comunidades e as diferentes sociedades são os costumes peculiares a região onde eles moram. exemplo: o idioma, a dança, o artesanato, a arquitetura, as músicas , danças, entre outras coisas.

8- SÓCRATES DIZIA QUE SUA SABEDORIA ERA LIMITADA A SUA IGNORÂNCIA. QUAL A FRASE DE SÓCRATES QUE RETRATA ESSE PENSAMENTO?

Só sei que nada sei

9- RELATE A HISTÓRIA DO MITO DA CAVERNA DE PLATÃO E EXPLIQUE SUA SIMBOLOGIA.

O que é o mito


O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. É considerada uma das mais importantes alegorias da história da Filosofia. Através desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).

O Mito da Caverna

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

O que Platão quis dizer com o mito

Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.

10- QUAL O SIGNIFICADO DE FILOSOFIA = PHILOS + SOPHIA?

Amor pelo saber, amizade à sabedoria, busca do saber

11- QUAL A CAPACIDADE QUE DIFERENCIA O HOMEM DE OUTROS ANIMAIS?

a cultura

12- OS MITOS FAZEM PARTE DA CULTURA DE UM POVO. O QUE SÃO MITOS?

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

13- O QUE SIGNIFICA ETNOCENTRISMO?

impor sua cultura a outro povo

14- A CULTURA ERUDITA É ASSOCIADA A QUAL CLASSE SOCIAL?

a classe mais elitizada

15- QUAL A RELAÇÃO ENTRE CONSUMISMO E A SOCIEDADE CAPITALISTA?

O consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista.

16- A FILOSOFIA É A ARTE DE QUESTIONAR . POR QUE?

A Filosofia é um conhecimento que busca o questionamento o tempo todo

17- AS LENDAS GREGAS, POR EXEMPLO, ERAM BASEADAS EM FATOS REAIS OU IRREAIS? JUSTIFIQUE.

Sempre se basearam em acontecimentos reais

18- O MITO TEM RELAÇÃO COM A REVELAÇÃO DIVINA? JUSTIFIQUE.

O mito busca explicações definitivas por se tratar de conhecimento provenientes de autoridade e revelação divina.

19- O MITO BUSCA EXPLICAÇÕES A CERCA DO HOMEM E DO MUNDO. COMENTE.

O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de comprovação.

20- O MITO É ALGO SOBRENATURAL? JUSTIFIQUE.

É uma verdade resultante de uma compreensão sobrenatural e intuitiva da realidade



REVISÃO 7º ANO
ROTEIRO:
CAPÍTULO 13 – A TEORIA DO CONHECIMENTO NA IDADE MÉDIA

1- QUEM É  O PAI DA PATRÍSTICA?

Santo Agostinho

2- O QUE ERA A TEORIA DA ILUMINAÇÃO DE SANTO AGOSTINHO?

teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores

3- LEIA O TRECHO ABAIXO:
“Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente (…). estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes naquela luz interior da verdade, pela qual é iluminado e de que frui o homem interior”.

SEGUNDO SANTO AGOSTINHO AS VERDADE CONTIDAS NA FILOSOFIA PROVÉM DE QUE FONTE?

Da mesma fonte de onde emanam as verdades cristãs, pois não há oposição entre as verdades pagãs e cristãs.


4- QUAL A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO PARA SÃO TOMÁS DE AQUINO?

a Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis



5- QUAL A RELAÇÃO ENTRE A SABEDORIA E A FÉ CRISTÃ PARA  SANTO AGOSTINHO?

a sabedoria perfeita e acabada só se daria através da revelação divina

6- A IGREJA CATÓLICA SE DESENVOLVEU EM QUE PERÍODO DA HISTÓRIA?

Idade Média

7- EM QUE SE BASEAVA O PENSAMENTO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO?

no pensamento lógico e racional

8- POR QUE SANTO TOMÁS DE AQUINO SEPARAVA A FILOSOFIA DA TEOLOGIA?

A filosofia se funda no exercício da razão humana e a teologia na revelação divina

9- QUAIS OS 2 GRANDES FILÓSOFOS QUE PREDOMINARAM NA ESCOLÁSTICA?

São Tomás de Aquino e Santo Agostinho

10- QUAL A RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO PARA SANTO AGOSTINHO?

A fé orienta a razão

11- O QUE FOI A PATRÍSTICA?

Na medida em que o Cristianismo se consolidava, a partir do século II, vários pensadores, convertidos à nova fé e, aproveitando-se de elementos da filosofia greco-romana que eles conheciam bem, começaram a elaborar textos sobre a fé e a revelação cristãs, tentando uma síntese com elementos da filosofia grega ou utilizando-se de técnicas e conceitos da filosofia grega para melhor expor as verdades reveladas do Cristianismo. Esses pensadores ficaram conhecidos como os Padres da Igreja, dos quais o mais importante a escrever na língua latina foi santo Agostinho
A Patrística primeiro período da filosofia medieval, que durou do século II ao século X.

12- LEIA O TEXTO E RESPONDA: “A irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o intelecto humano, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas. Essas verdades, necessárias e imutáveis, estão no interior do homem.”
A QUAL DOUTRINA DE SANTO AGOSTINHO SE REFERE O TEXTO?

A irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o intelecto humano, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas. Essas verdades, necessárias e imutáveis, estão no interior do homem.

13- O QUE É A TEORIA DA ILUMINAÇÃO?

teoria agostiniana que afirma ser a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores

14- O QUE SANTO TOMÁS DE AQUINO QUIS DIZER QUANDO FALA QUE A FÉ E A RAZÃO DEVEM CONCORDAR ENTRE SI?

é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas

15- A ESCOLÁSTICA É UM PENSAMENTO ESSENCIALMENTE CRISTÃO OU PAGÃO? JUSTIFIQUE.

É uma corrente filosófica nascida na Europa da Idade Média, que dominou o pensamento cristão entre os séculos XI e XIV e teve como principal nome o teólogo italiano São Tomás de Aquino. "Uma das contribuições mais importantes de São Tomás foi ter realizado uma releitura da obra de Aristóteles dentro de uma perspectiva cristã", afirma o filósofo Marcelo Perine, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Com essa releitura, o pensador italiano tentou conciliar razão e fé, acreditando que não havia contradição entre elas, pois ambas vinham de Deus. Essa concepção é muito bem expressa por uma velha máxima sua: "Crer para poder entender e entender para crer." São Tomás de Aquino dividiu o conhecimento humano em dois. O conhecimento sobrenatural seria aquele ensinado pela fé, como a aceitação da Trindade Divina, ou seja, Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Já o conhecimento natural viria à luz da razão, como os teoremas matemáticos.
A corrente escolástica perderia o papel de destaque na filosofia européia por volta do século XVII, com o nascimento da filosofia moderna, que traria pensadores e cientistas como Galileu Galilei e René Descartes.
16- PARA ARISTÓTELES QUAL A RELAÇÃO ENTRE A VERDADE E A RELIGIÃO?

a verdade só poderá ser alcançada com a religião

17- QUAIS AS ORIGENS DE PLATÃO?

era de família rica da Grécia

18- QUAL FILÓSOFO DA ANTIGUIDADE NÃO DEIXOU SUAS IDEIAS ESCRITAS PARA A POSTERIDADE?

Sócrates

19- O QUE HAVIA EM COMUM ENTRE SÓCRATES E ARISTÓTELES?

ambos eram atenienses


REVISÃO 8º ANO

ROTEIRO
  • SOMOS AMIGOS DO SABER
  • ·         PUBERDADE
  • ·         ADOLESCÊNCIA: “ESSA DOENÇA TEM CURA?”




1- O QUE É AMIZADE?

 É uma relação de afeto, que se desenvolve no encontro diário, na troca de experiências
2- O QUE É CONHECER?

Procurar ter noção mais ou menos precisa de alguma coisa 

3- O QUE É CIÊNCIA?

Diz respeito aos conhecimentos discursivos que estabelecem relações ou leis necessárias entre os fenômenos estudados e reúnem nas estórias essas relações ou leis

4- O QUE É ADOLESCÊNCIA?

É a fase intermediária do desenvolvimento humano entre a infância e a fase adulta

5- O QUE É PUBERDADE?

É a preparação do corpo para a fase adulta, essas modificações físicas ocorrem com meninos e meninas quando eles chegam por volta dos dez ou onze anos. 

6- O QUE É MENSTRUAÇÃO?

acontece com as  meninas e é uma das mudanças mais importantes na fase da adolescência

7- O QUE É ADOLESCÊNCIA PARA MÁRIO SÉRGIO CORTELA?

É alguém que está “grávido de si mesmo

8- RUBEM ALVES COMPARA A ADOLESCÊNCIA A QUAIS DOENÇAS?

Sarampo e varíola

9- QUEM FOI RUBEM ALVES? QUAL SUA FORMAÇÃO?

Era doutor em teologia pela universidade pelo Princeton Theological Seminary

10- A MÚSICA MALANDRAGEM DE CAZUZA E FREJAT FALAM DE UMA PESSOA COM QUE TEMPERAMENTO?

Rebelde





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