sábado, 13 de setembro de 2014

REVISÃO CORRIGIDA - SIMULADOS - SERÁFICO 3º BIMESTRE

9 ANO
LEIA OS 2 TEXTOS:
TEXTO 1 - A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".
TEXTO 2 - Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
Provavelmente você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas dessa forma?
RESPOSTA - Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas.

2- LEIA O TEXTO DOCUMENTO:
Fugindo a luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos FALCÃO, W. Cartas Sindicais. In: Boletim do Ministério do trabalho, indústria e comércio. (Rio de Janeiro, 10 (85), set, 1941 (adaptado)
O QUE ORIENTA ESSE DOCUMENTO DA ÉPOCA DO ESTADO NOVO?
RESPOSTA: orienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.
3- LEIA O DIÁLOGO ABAIXO E RESPONDA:
“JK — Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Quer mais quer?
JECA — Um prato de feijão brasileiro, seu doutô! “
COMO PODEMOS INTERPRETAR O TEXTO?
RESPOSTA: enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições sócio espaciais.

4- Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo significado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em que?
RESPOSTA: na limitação da propriedade privada.  

5- No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional - UDN -, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização constituía o que?
RESPOSTA: constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.  

6- LEIA O TEXTO E RESPOSNDA:
Não é difícil entender o que ocorreu no Brasil nos anos imediatamente anteriores ao golpe militar de 1964. A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação, levaram a uma intensa mobilização política popular, marcada por sucessivas ondas grevistas de várias categorias profissionais, o que aprofundou as tensões sociais. “Dessa vez, as classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas sobras” do modelo econômico juscelinista.
Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente de que?
RESPOSTA: das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.  


7- LEIA O TEXTO E RESPONDA:
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. [...] Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.  

O contexto político tratado refere-se a um significativo período da história do Brasil, o 2º Governo de Vargas (1951-1954), que foi marcado pelo aumento da infiltração do Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos sindicatos e pelo distanciamento entre Getúlio e os militares que o haviam apoiado durante o Estado Novo. O conteúdo da carta testamento de Getúlio aponta para que?
RESPOSTA: existência de um conflito ideológico entre as forças nacionais e a pressão do capital internacional.  

8- A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica o que?
RESPOSTA: expectativa da investigação dos culpados.

9- LEIA O TEXTO E RESPONDA:
O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.

A partir do texto podemos concluir que:
RESPOSTA: Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

10- LEIA COM ATENÇÃO A LETRA DA MÚSICA DE ZÉ KETTI E RESPONDA:
Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
Se não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar…
Falem de mim
Quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu

O QUE A MÚSICA DENUNCIA?
RESPOSTA: denúncia da situação social e política do país.


1º ANO
1- LEIA OS TEXTOS COM ATENÇÃO:
(…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets.)
Qual o aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno?
RESPOSTA: a importância da experiência e da observação

2- LEIA O TEXTO E RESPONDA:
“Os próprios céus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha, distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.” (personagem Ulysses, Ato I, cena III).SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima de qual teoria?
RESPOSTA: heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.

3- LEIA O TEXTO E IDENTIFIQUE AS IDEIAS DO AUTOR, ROGER BACON.
“Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
RESPOSTA: suas ideias inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.

4- LEIA O TEXTO DO FRANCÊS JEAN LEVI E RESPONDA:
(...) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior frequência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei suspenso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imitado por todos os nossos soldados. de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim puderam confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...).
Neste texto, o que valoriza  Jean de Léry?
RESPOSTA: valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades.

5- Cite uma implicação econômica relevante produzida pela Reforma .
RESPOSTA: o esforço de adequar a doutrina cristã ao capitalismo nascente encontrando justificativas para certas práticas inerentes a este sistema

6- SOBRE A IGREJA CRISTÃ NO SÉCULO XVI FEX ALGUMAS MUDANÇAS. CITE ALGUMAS.
RESPOSTA: a cúpula da Igreja cristã anunciou o fim da venda das indulgências e a punição dos padres que cobrassem um valor para a salvação

7- O QUE SIGNIFICA A FRASE : “O ESTADO SOU EU “ DE  LUIS XVI?
RESPOSTA: a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos

8- Qual a principal doutrina econômica administrativa da Era Moderna?
RESPOSTA:  Mercantilismo

9- O que caracteriza o texto abaixo?
"O soberano não é proprietário de seus súditos. Deve respeitar sua liberdade e seus bens em conformidade com a lei divina e com a lei natural. Deve governar de acordo com os costumes, verdadeira constituição consuetudinária. (...) O príncipe apresenta-se como árbitro supremo entre as ordens e os corpos. Deve impor a sua vontade aos mais poderosos de seus súditos. Consegue-o na medida em que esses necessitam dessa arbitragem."

RESPOSTA: monarquia absolutista



2º ANO

1- LEIA O TEXTO E RESPODA:
A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina — onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil , são o resultado, em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático.  GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.o 62, jan.- abr. 2008 (adaptado).
Como se deu a formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto?
RESPOSTA: A maior distinção entre os processos histórico- formativos dos continentes citados é a que se estabelece entre colonizador e colonizado, ou seja, entre a Europa e os demais.

2- Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:
REPOSTA: a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

3- "Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!" A cerca da frase e do contexto histórico caracterize o momento histórico.
RESPOSTA: as vitórias do movimento cartista inglês criaram as bases para o surgimento do "Labour Party", intérprete das demandas operárias na vida política nacional.

4- Comente sobre a Era Napoleônica.
RESPOSTA: Congresso de Viena (1815), os princípios de legitimidade e equilíbrio, defendidos pelas monarquias europeias, garantiram a fixação das fronteiras francesas, reconhecendo as conquistas territoriais de Napoleão.

5- Cite um direito assegurado a população que vem da Era Napoleônica.
RESPOSTA: propriedade privada

6- Por que o conteúdo do Catecismo, instituído por Napoleão, contradiz o princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789?
RESPOSTA: o cidadão reconhece os poderes estabelecidos por ele e obedientes a leis.  

7- Quem são os homens da imagem abaixo?












RESPOSTA: a figura I é de Bismarck, representante da aristocracia prussiana e artífice da unidade alemã – a figura II é Giuseppe Garibaldi, herói da unificação italiana e líder dos camisas vermelhas

8- Quem eram os bolcheviques ( Revolução Russa)?
RESPOSTA: os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.

9- LEIA O DECRETO ABAIXO:
"DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS.
             26 de outubro (8 de novembro) de 1917
1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.
Qual a necessidade de se fazer esse decreto para os revolucionários russos?
RESPOSTA: enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.

10- Caracterize os movimentos operários na época da Revolução Industrial.
RESPOSTA:
 – Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida
e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias.
 – O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe
operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX.
 – O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária.
 – Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das  associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o  marxismo e o movimento operário europeu.

11- Caracterize o momento inicial da Revolução Industrial.
RESPOSTA: a utilização da máquina a vapor que propiciou o desenvolvimento das ferrovias, integrando áreas de produção aos mercados, aumentando o consumo e gerando lucros

12- A Revolução Industrial se espalhou pelo mundo. Comente sobre sua expansão na Inglaterra.
RESPOSTA: na Inglaterra a revolução foi um longo processo de gestação

13- A que período da Revolução Industrial se referem os versos abaixo?
Pane no sistema alguém me desconfigurou / Aonde estão meus olhos de robô? / Eu não sabia, eu não tinha percebido / Eu sempre achei que era vivo / Parafuso e fluido em lugar de articulação / Até achava que aqui batia um coração / Nada é orgânico é tudo programado / E eu achando que tinha me libertado / Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer: / Reinstalar o sistema / Pense, fale, compre, beba / Leia, vote, não se esqueça / Use, seja, ouça, diga / Tenha, more, gaste, viva / [...] / Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor / [...] / Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer: / Reinstalar o sistema.
RESPOSTA: a Terceira Revolução Industrial.

14- Os itens abaixo se referem a que momento histórico?
I. “... nasceu de um movimento espontâneo de massas e não de um plano ou de um programa previamente elaborado por um partido operário...”
II. “... revelou a tendência da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta (...) combinando simultânea e constantemente reivindicações econômicas e reivindicações políticas...”
III. “... refletiu a tendência da classe operária para destruir o aparelho de Estado burguês, para substituir a democracia burguesa por uma forma superior de democracia...”
IV. “... conduziu a classe operária, pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que na área de uma única cidade...”

RESPOSTA: COMUNA DE PARIS

15- Comente sobre a imaginação utópica e seus fundamentos.
RESPOSTA: Durante o século XIX, multiplicaram-se as utopias de caráter socialista-comunista, como as de Owen, Saint-Simon e Fourier, enfatizando a transformação das condições materiais da sociedade.

16- O que foi a Comuna de Paris?
RESPOSTA: A  Comuna de Paris foi a primeira experiência de governo proletário da história. Após o fim da  Guerra Franco-Prussiana , a França estava envolta numa atmosfera que reunia nacionalismo exacerbado, sentimentos de humilhação, ressentimentos pela derrota para os alemães e ódio de classe dos trabalhadores, que responsabilizavam a burguesia pelo desfecho da guerra. Em 18 de março de 1871, os operários revoltaram-se contra o governo republicano e constituíram um comitê central, que criou um órgão de governo revolucionário formado por representantes da população trabalhadora, eleitos por voto direto e identificados com a luta pelo socialismo. Surgia assim a Comuna de Paris .

3º ANO
ROTEIRO
CAP. 11 – 3º MUNDO: AMÉRICA LATINA
CAP. 12 – BRASIL E A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA

1- CARACTERIZE A POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA DE JK.
RESPOSTA:
 - o crescimento econômico implicou aumento das contradições sócio espaciais ou seja, aumentou as desigualdades entre as regiões do país.
 - JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”
 - Abriu a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas
 - A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil.

2-  O QUE FOI O PERONISMO?
RESPOSTA: uma forma de "populismo", apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias
3-  CARACERIZE A POLÍTICA DE GOVERNO DE SALVADOR ALLENDE.
RESPOSTA: democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos
4- CARACTERIZE O PROGRAMA DE ALIANÇA PARA O PROGRESSO DE LINDON JOHNSON.
RESPOSTA: a implantação do Programa de Aliança para o Progresso, por Johnson, caracterizou-se pela doação de alimentos, particularmente leite, para a América Latina.
5- QUAL O RESULTADO DOS MOVIMENTOS REFORMISTAS EMERGENCIAS E A EMERG?ENCIA DO POPULISMO EM VÁRIOS  PAÍSES DA AMÉRICA LATINA?
RESPOSTA: No período que se estende da década de 30 até o pós-guerra, diversos países da América Latina passaram por transformações de suas estruturas políticas, econômicas e sociais. Como resultado dessas transformações identificamos o surgimento de movimentos reformistas sociais e a emergência de governos populistas em diversos países latino-americanos.
6- POR QUE O REGIME PERONISTA SOFREU CRÍTICA E FOI ACUSADO DE SER POPULISTA?
RESPOSTA: porque beneficiou, sobretudo, as classes ligadas ao capitalismo industrial.
7- O TEXTO ABAIXO TRATA DO SUSGIMENTO DE QUAL REGIME DE GOVERNO?
            "...o novo regime já não é oligárquico, não obstante as oligarquias não tenham sido fundamentalmente afetadas em suas funções de hegemonia social e política aos níveis local e regional e se encontrem, de algum modo, representadas no Estado (...) Trata-se de um Estado de Compromisso que é ao mesmo tempo um Estado de Massas, expressão da prolongada crise agrária, da dependência social dos grupos de classe média, da dependência social e econômica da burguesia industrial e da crescente pressão popular."
RESPOSTA: POPULISMO
8-  CARACTERIZE O GOVERNO DE PERÓN NA ARGENTINA.
RESPOSTA: foi um governo com uma retórica nacionalista, que recebeu dos "descamisados" importante sustentação política
9- CARACTERIZE A MODERNA DEMOCRACIA BRASILEIRA  DE 1954 A 1961.
RESPOSTA: No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu ( VARGAS), um teve sua posse contestada (JK), um renunciou ( JÂNIO QUADROS) e outro foi deposto(JOÃO GOULART).
A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país viveu durante vinte anos em regime autoritário.
10-  NOS MANDATOS DE VARGAS ELE GOVERNOU DA MESMA FORMA? JUSTIFIQUE.
RESPOSTA: NÃO.
NA PRIMEIRA FASE: nessa primeira fase, o nacionalismo e o populismo
NA SEGUNDA FASE: Com o intuito de conseguir muitas alianças para seu governo ele buscou parceria com diferentes setores da política, e se aliou tanto aos que defendiam a prática do nacionalismo quanto do liberalismo.
11- QUAIS AS MEDIDAS ECONÔMICAS TOMADAS POR JÂNIO QUADROS EM SEU GOVERNO?
RESPOSTA: medidas que geraram uma grande restrição creditícia.
 - Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961
 - Política interna
Jânio buscou afastar-se das tradicionais forças políticas do país. Acredita que assim teria mais liberdade para governar, pois não teria compromissos com partidos políticos. Desta forma, as negociações com o Congresso Nacional ficaram difíceis e, muitas vezes, conflituosas.
Principais medidas polêmicas tomadas por Jânio:
- Proibição das brigas de galo.
- Proibição do uso de biquínis nas praias.
- Proibição do lança-perfume.
Política externa
Na área externa, Jânio procurou romper com a dependência dos Estados Unidos. Aproximou-se dos movimentos nacionalistas e de esquerda.
- Buscou reaproximar diplomaticamente o Brasil da União Soviética (país socialista).
- Enviou o vice-presidente, João Goulart, em missão oficial para a China (país que seguia o socialismo).
- Criticou a política dos Estados Unidos com relação a Cuba.
- Condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período).
Esta política externa desagradou muito os setores conservadores da sociedade brasileira, os políticos de direita e também as Forças Armadas do Brasil.
12- EM QUE CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO JK CONSTRIU BRASÍLIA?
RESPOSTA: em momentos de euforia resultantes, em boa parte, da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e aumento do poder aquisitivo da classe média
13- ERRATA: A eleição de Jânio Quadros, em 1960, significou certa alteração de rumos da política brasileira com relação ao período iniciado em 1945. Tal alteração baseou-se em que?
RESPOSTA: Na vitória de uma candidatura da UDN, que interrompeu a série de vitórias do PSD e do PTB, em arranjo político orquestrado por Getúlio Vargas.  
14- PARA A UDN AS REFORMAS ECONÔMICAS DEVERIAM  ASSEGURAR O LIVRE MERCADO. PARA A CGT SERIA DIFERENTE? JUSTIFIQUE.
RESPOSTA: sim, deveria ser limitação da propriedade privada. 
15- QUAIS AS CAUSAS DOS CONFLITOS SOCIAIS NO INÍCIO DOS ANOS 60?
RESPOSTA: contradições econômicas do modelo desenvolvimentista
16-  A LETRA DA MÚSICA ABAIXO FOI CENSURADA NA ÉPODA DO REGIME MILITAR. POR QUE?
A gente não sabemos tomar conta da gente / A gente não sabemos nem escovar os dentes / Tem gringo pensando que nóis é indigente/ Inútil / A gente somos inútil
MOREIRA, R. Inútil. 1983 (fragmento).

RESPOSTA: a uma crítica ao regime ditatorial que, mesmo em sua fase final, impedia a escolha popular do presidente.  
17- JÂNIO QUADROS ERA CARISMÁTICO PORÉM NO CAMPO EMPRESARIAL ELE DESPERTOU PREOCUPAÇÃO. POR QUE?
RESPOSTA: determinou medidas que geraram uma grande restrição creditícia.
*ver questão 11


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