quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

MITOLOGIA NÓRDICA OU GERMÂNICA

Quando estamos nas aulas de inglês, aprendemos os dias da semana, certo? 
Como se escreve em inglês quarta-feira? E quinta-feira? E sexta-feira? 
Ahhh, acertou!! Respectivamente: Wednesday, Trursday e Friday. Mas você sabia que a origem desses nomes tem relação com os deuses nórdicos? 

Vejamos:

ODIN - O DEUS SUPREMO DA MITOLOGIA NÓRDICA


Odin era um rei e um dos deuses mais misteriosos de todos os deuses. Dizem que ele arrancou um de seus olhos em busca da sabedoria. Ele possuía dois corvos que eram seus mensageiros. 
Hugin era o corvo do pensamento e Munin era o corvo da memória. Odin sabia de tudo que acontecia no mundo através desses corvos.
Odin gostava muito de guerrear, por isso ficou conhecido como deus da guerra.Ele ajudava seus seguidores durante as batalhas. Na linguagem germânica, seu nome original era WOTAN, já os bretões (habitavam a região da Bretanha na França) o chamavam de WEDAN, e daí surge o nome da quarta-feira em inglês: WEDNESDAY.




THOR - FILHO De ODIN


Ao contrário de seu pai, Thor era um deus generoso e ingênuo. Era o deus do trovão e das tempestades. Sua principal arma era um grande martelo de pedra chamado Mjollnir ( pronuncia-se miolnir ). Por ser muito bom ele era amado e querido por todos. THRUSDAY (quinta-feira), é uma homenagem a ele e significa "o dia de Thor"



FREYA: BELÍSSIMA DEUSA DA FERTILIDADE



Acreditava-se que graças a ela, as plantações cresciam e as mulheres
engravidavam.

A sexta-feira em inglês, FRIDAY, é uma homenagem a essa deusa. 










Viram? Tudo tem uma história e um porquê. 



SEGUE UM VÍDEO BEM INTERESSANTE SOBRE O TEMA




Nenhum comentário:

Postar um comentário