domingo, 13 de março de 2016

TODOS OS PRESIDENTES DO BRASIL

Confira a lista completa dos presidentes do Brasil desde o ano de 1889, quando foi instaurado o regime republicano, até os dias atuais.

Saiba um pouco da história e qual o período de mandato de cada um dos políticos que assumiram a presidência de nosso País!

1- MANUEL DEODORO DA FONSECA (Deodoro da Fonseca) – 1889 –1891

 Nasceu na cidade velha de Alagoas ( hoje Marechal Deodoro ) a 5 de agosto  de 1827, filho do tenente-coronel Manuel Mendes da Fonseca e D. Rosa Maria Mendes da Fonseca. Em 1945, ingressou no Exército. Tomou parte em várias campanhas, sendo promovido até o posto de marechal – de – campo. Distinguiu-se por extraordinária bravura na Guerra da Paraguai. Gozava de enorme prestígio entre os militares e era considerado líder da sua classe. A 15 de novembro de 1889, chefiou o movimento que depôs o último gabinete da monarquia presidido pelo Visconde de Ouro Preto, proclamando a República. Nos mesmo dia foi aclamado chefe do Governo Provisório e como tal conseguiu a adesão de todos os Estados para os quais nomeou governadores; estabeleceu a separação da Igreja do Estado, o casamento civil, promulgou o novo Código Penal e aprovou a nova bandeira da País. Convocou a Assembléia Constituinte  que aprovou a Primeira Constituição Republicana em 24 de fevereiro de 1891. Eleito pela Assembléia, assumiu a Presidência  da República. Entretanto em conflito com o Poder Legislativo, dissolveu o Congresso Nacional, o que provocou reação por parte da Marinha, comandada pelo Almirante Custódio de Melo. Preferiu renunciar a enfrentar uma guerra civil, passando o poder ao vice-presidente, com ele eleito pela Constituinte, Marechal Floriano Peixoto. Faleceu no Rio de Janeiro a 23 de Agosto de 1892.

CURIOSIDADESegundo relatos, o primeiro presidente da República era dono de um humor ácido. Certa vez, um engenheiro procurou Deodoro da Fonseca (1889-1891) para reivindicar a concessão de uma estrada de ferro e obteve a seguinte resposta: ''e quanto às estradas de ferro, só darei uma única concessão, e será a que partir do inferno e vá terminar na casa da mãe de quem me pedir''. Além disso, o marechal tinha o hábito de andar coberto de joias, como um pesado anel no dedo mínimo, um prendedor de gravata de pérola e uma grande corrente para segurar o relógio de bolso. O ''Generalíssimo'', como era conhecido, não saía de casa sem perfumar a barba com fragrância de violetas


2- FLORIANO VIEIRA PEIXOTO (Floriano 

Peixoto ) 1891– 1894


 Nasceu  na Vila  Ipioca. Província de Alagoas, a 30 de Abril de 1939, filho de Manuel Vieira Peixoto e D. Ana  Joaquina de Albuquerque Peixoto. Acentou praça em 1857, atingindo o posto de Marechal – de – Campo. Distinguiu-se pela bravura na Guerra do Paraguai. Foi presidente da Província de Mato Grasso e ocupou o cargo de ajudante-general do Exército. Com a renúncia de Deodoro, assumiu a chefia do Governo e exerceu-o até 15 de novembro de 1894. Durante seu governo eclodiram duas revoluções: a Federalista, no Rio Grande do Sul, e a da Armada, no Rio de Janeiro, chefiada pelo Almirante Saldanha da Gama. Floriano reconvocou o Congresso e resistiu aos 2 movimentos revolucionários, despertando forte movimento nacionalista, sendo cognominado, por isso, Marechal de Ferro, e Consolidor da República. Enfrentou grande oposição parlamentar e foi implacável em relação aos oficiais que representaram contra sua permanência no Governo. Era membro do Supremo Tribunal Militar. Faleceu em Cambuquira, Minas Gerais, a 29 de julho de 1895. É até hoje venerado como defensor do espírito republicano, tendo rompido relações com Portugal por terem os navios dessa nação dado asilo aos oficiais da marinha rebeldes.

3- PRUDENTE JOSÉ DE MORAIS BARROS 
( Prudente de Morais )
 1894 – 1898


Nasceu em Itu, São Paulo, a 4 de outubro de 1841. Era filho de José Marcelino de Barros e D. Catarina Maria de Barros. Bacharel em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1863, exerceu advocacia em Piracicaba. Foi eleito deputado à Assembléia Provincial, primeiro pelo Partido Liberal e, depois, pelo Partido Republicano. Em 1885 elegeu-se para a Câmara dos Deputados. Integrou a Assembléia Constituinte Republicana como senador, sendo eleito para presidi-la. Concorreu com o Marechal Deodoro à Presidência da República. Em 1894, foi escolhido Presidente da República, em eleição direta, tomando posse a 15 de novembro. Restabeleceu relações com Portugal e resolveu pacificamente o conflito com a Inglaterra que ocupava nossa Ilha Trindade. Sob seu governo foi o Brasil vitorioso por arbitragem dos Estados Unidos, na questão de limites com a Argentina, conhecida como Questão das Missões. Também firmou-se com a França um tratado para resolver a Questão do Amapá, com arbitragem da Suíça. Em virtude de doença, passou o exercício do governo ao vice-presidente Manuel Vitorino Pereira, de 10 de novembro de 1894 a 5 de março seguinte. Sofreu um atentado por um soldado fanático a 5 de novembro de 1897, no qual tombou mortalmente o Ministro da Guerra, Marechal Machado Bittencourt, que defendeu o presidente. No seu governo iniciou-se o conflito de Canudos. Faleceu em 1902.

CURIOSIDADEAo chegar ao Rio de Janeiro para tomar posse após vencer as eleições de 1894, em vez de honrarias, Prudente de Morais (1894-1898) foi ignorado pelo governo que se despedia. Ninguém o recebeu na Central do Brasil, onde desembarcou. Foi preciso contar com a solidariedade de um amigo para conseguir uma carruagem velha e alugada para levá-lo até a posse. Na lista de apelidos do presidente, estava ''Prudente Demais'', já que ele dizia que era ''Prudente pelo nome, prudente por princípios e por hábito''.


4- MANUEL FERRAZ DE CAMPOS SALES 

( Campos Sales ) 1898 – 1902

#Caricatura de #Campos Sales, presidente da República de 15/11/1898-15/11/1902.: Nasceu em Campinas, São Paulo, a 13 de fevereiro de 1841, filho de Francisco de Paula Sales e D. Ana Cândida de Sales. Bacharelou-se em Direito na Faculdade de São Paulo. Foi deputado provincial pelo Partido Liberal em 1867. Aderiu ao Partido Republicano, sendo um dos signatários do Manifesto republicano de 1870. Foi eleito deputado geral em 1885. Proclamada a República, foi Ministro da Justiço da Governo Provisório. Senador na Constituinte de 1890, interrompeu o mandato por Ter sido eleito presidente do Estado de São Paulo. Eleito Presidente da República, de 15 de novembro de 1898 à 15 de novembro de 1902, visitou a Argentina em caráter oficial, passando o exército do Governo a Francisco de Assis Rosa e Silva de 19 de outubro  a 08 de novembro de 1900. O seu governo caracterizou-se pela atenção dada à situação financeira do País. Antes de assumir o Governo, visitou a Europa, onde entrou em entendimento com os credores, estabelecendo uma severa política fiscal a cargo do Ministro da Fazenda Joaquim Murtinho. Para fortalecer o Governo estabeleceu a chamada "política dos governadores", pela qual as bancadas dos Estados prestigiadas pelos chefes das unidades teriam o reconhecimento assegurado em troca de apoio que dariam ao Governo Federal. A severidade na cobrança dos impostos diminuiu-lhe a popularidade, mas, ao deixar o Governo, as finanças se encontravam em boas situações. Em 1906, voltou a ocupara a cadeira de senador por São Paulo. Faleceu a 28 de junho de 1913.


5- FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES
( Rodrigues Alves ) 

1902 – 1906

Nasceu em Guaratinguetá, São Paulo, a 07 de junho de 1841. Estudou no Colégio Pedro Segundo, bacharelou-se em Letras e diplomou-se na Faculdade de Direito de São Paulo. Pertencia ao Partido Conservador pelo qual foi eleito deputado provincial e geral. Foi presidente da Província de São Paulo em 1887, recebendo o título de Conselheiro. Aderindo a República, foi deputado à Constituinte em 1890. Em 1891 foi nomeado a Ministro da Fazenda sob o Governo de Marechal Floriano. Em 1893 foi eleito senador por seu Estado, renunciando em 1894, para ocupar a pasta da Fazenda no Governo Prudente de Morais. Foi o negociador da consolidação dos empréstimos externos ( funding-loan ) com os banqueiros ingleses Rothschild. Foi eleito presidente de São Paulo em 1900 e presidente da República em 1902. Governou o País de 15 de novembro de 1902 a 15 de novembro de 1906. Durante o seu mandato realizou-se a reforma urbana do rio de Janeiro sob os planos do Engenheiro Pereira Passos e o saneamento da cidade, extinguiu-se a febre amarela pela ação do higienista Osvaldo Cruz. Sua administração financeira foi das mais bem-sucedidas. Deixou a Presidência com grande prestígio, sendo chamado "O Grande Presidente". Em 1912, foi novamente eleito Presidente de São Paulo. Em 1916, voltou a ocupar uma cadeira no Senado Federal, representando seu Estado. Em 1919, único exemplo da nossa história, foi eleito Presidente da República, não se empossando por motivo de doença. Faleceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1919, estando no exercício do cargo o vice-presidente Delfim Moreira.

6- AFONSO AUGUSTO MOREIRA PENA 

( Afonso Pena ) 1906 – 1909

Nasceu em Santa Bárbara, em Minas Gerais, a 30 de novembro de 1947. FOI aluno do Colégio Caraça, dirigido pelos Padres Lazaristas. Bacharelou-se e doutorou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo. Foi deputado provincial e geral pelo Partido Liberal e ministro de várias pasta durante a Monarquia, recebendo o título de Conselheiro. Aceitando a República, foi constituinte do Estado de Minas Gerais e, em seguida, seu presidente. Durante o governo de Rodrigues Alves, presidiu o Banco do Brasil, e ocupou a vice-presidência da República. Foi eleito presidente a 01 de março de 1906. Suas principais obras foram: representação do Brasil na Conferencia de Haia; construção de mais de 4 mil Km de ferrovias; incentivo à indústria e o povoamento do solo. Com a morte do governador de Minas, João Pinheiro, seu sucessor natural, criou-se um impasse político. Afonso Pena tentou lançar o nome de seu Ministro David Campista, ao qual se contrapôs o nome do Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca. Em meio à crise sucessória, Afonso Pena faleceu, no Palácio do Catete, a 14 de junho de 1909.

CURIOSIDADEO mineiro Affonso Penna (1906-1909) foi o sexto presidente da República e o primeiro a morrer durante o mandato. Mais: foi o primeiro presidente a morrer no Palácio do Catete, sede do governo na capital carioca, onde Getúlio Vargas se suicidaria em 1954. Affonso Penna sempre teve uma boa saúde, mas, ao perder o filho, ficou profundamente abalado. Além disso, o então presidente enfrentou sérios embates envolvendo sua sucessão presidencial. Uma forte gripe o deixou bastante debilitado

 7-NILO PROCÓPIO PEÇANHA 

( Nilo Peçanha ) 1909 – 1910



Nasceu a 02 de outubro de 1867 em Campos, Estado do Rio de Janeiro. Estudou Direito em São Paulo e depois no Recife, onde se formou. Participou das campanhas abolicionista e republicana, iniciando sua vida política em 1890 ao ser eleito a Assembléia Constituinte. Em 1903 foi sucessivamente senador e presidente do Estado do Rio, permanecendo neste cargo até 1906 quando foi eleito, na chapa de Afonso Pena, vice-presidente da República. Em 1909, com a morte de Afonso Pena, assumiu a Presidência. Embora curto, o seu governo foi marcado pela agitação política em razão a suas divergências com Pinheiro Machado, líder do Partido Republicano Conservador. Em conseqüência da campanha civilista, tornaram-se mais agudos os conflitos entre as oligarquias estaduais, sobretudo de Minas Gerais e São Paulo. Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, Serviço de Proteção ao Índio e inaugurou no Brasil e ensino técnico profissional. Ao fim de seu mandato, voltou ao Senado e dois anos mais tarde foi eleito a presidência do Estado, cargo que renunciou em 1917 para assumir a pasta das Relações Exteriores. Eleito novamente senador em 1918, encabeçou em 1921 a chapa de Movimento Reação Republicana, que tinha por objetivo contrapor o liberalismo político contra a política vigente das oligarquias estaduais. Morreu em 1924 no Rio de Janeiro afastado da vida política.

8- Hermes Rodrigues da Fonseca 

( Hermes da Fonseca ) 1910 – 1914

Militar, nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 1855, e era sobrinho de Marechal Deodoro da Fanseca. Em 1889, Hermes da Fonseca participou da Revolta Republicana com Marechal Deodoro. De quem foi ajudante – de – campo e secretário militar. Dirigiu o Arsenal da Guerra da Bahia, fundou e dirigiu a Escola dos Sargentos, durante o governo de Floriano Peixoto. A 15 de novembro de 1910 venceu a campanha civilista que apoiava Rui Barbosa e assumiu a Presidência da República. Logo após sua posse várias revoltas eclodiram e foram combatidas pelas tropas governamentais. Ainda durante o seu governo iniciou-se a política de "salvações iniciais", sério de intervenções militares nos Estados, visitando ao expurgo de elementos da oposição, cujo prestígio combatia com a autoridade da Presidência. Depois de deixar a Presidência, foi eleito senador pelo Parido Republicano Conservador ( PRC ), mais não assumiu. Em 1922 envolveu-se na Revolta do Forte de Copacabana, sendo preso por seis meses, ao fim dos quais retirou-se para Petrópolis, onde morreu em 9 de setembro de 1923.

CURIOSIDADEHermes da Fonseca (1910-1914), sobrinho do marechal Deodoro, teve sua imagem ofuscada pela sua mulher, a primeira-dama Nair de Tefé. Ela é considerada por alguns autores a primeira caricaturista mulher do mundo. Assinava seus desenhos sob o pseudônimo ''Rian'' (Nair de trás para frente). Nair costumava promover saraus no Palácio do Catete com músicos populares. Em um desses recitais, foi lançada a música ''Corta Jaca'', de sua amiga Chiquinha Gonzaga. Tais episódios, vistos como vulgares, causavam escândalo nos altos círculos sociais e ira de figuras proeminentes, como Rui Barbosa. Outra curiosidade sobre o então presidente é que ele tinha fama de azarado. Tanto que o povo lhe deu o apelido de "Dudu da Urucubaca"

9- Venceslau Brás Pereira Gomes  

( Venceslau Brás ) 1914 – 1918

 
Nasceu em São Caetano da Vargem Grande, hoje Brasópolis, antigo Distrito de Itajubá, Minas Gerais, a 26 de fevereiro de 1868. Mineiro, vice-presidente de Hermes da Fonseca. Sua carreira política foi rápida e intensa: deputado estadual de 1892 a 1898; secretário do Interior do governo de Minas Gerais de 1898 a 1902; deputado federal de 1903 a 1908 e Presidente do Estado de Minas Gerais de 1909 a 1910, completando o mandato do falecido João Pinheiro. Candidato único à eleição. Governou durante toda a Primeira Guerra Mundial. Os conflitos estaduais se seguiram. Enfrentou a Campanha do Contestado no Paraná. Terminado o mandato, retirou-se da vida pública e faleceu a 15 de maio de 1966 em Itajubá, Minas Gerais.





10- Delfim Moreira da Costa Ribeiro 

( Delfim Moreira ) 1918 – 1919

Nasceu em Cristina, Minas Gerais, em 1868. Pertencente à geração de republicanos históricos mineiros, foi deputado estadual de 194 a 1902, sendo nomeado secretário do Interior de Minas Gerais pelo Governador Francisco Sales,  permanecendo no cargo de 1902 a 1906. No ano seguinte foi eleito senador estadual e, em 1909, deputado federal, cargo a que renunciou um ano depois, quando foi novamente nomeado Secretário do Interior de Minas Gerais. Presidente deste Estado em 1914, ocupou o cargo até 1918, quando foi eleito vice-presidente na capa de Rodrigues Alves. Como o presidente eleito não pudesse assumir, Delfim Moreira foi empossado e manteve o ministério que Rodrigues Alves nomeara. Seu estado de saúde, com tudo também, não era bom, e foi Afrânio de Melo Franco, ministro da Viação, quem assumiu temporariamente os encargos do Governo. Após o falecimento de Rodrigues Alves, Delfim Moreira assumiu a Presidência. No seu governo,  o Brasil se fez representar na Conferência de Paz, em Paris, pelo senador Epitácio Pessoa, eleito Presidente da República a 13 de maio, em disputa como candidato da oposição, Rui Barbosa. Logo após a volta do novo presidente do exterior, Delfim Moreira passou-lhe o cargo em 28 de julho de 1919, voltado à vice-presidência. Morreu em 1 de julho de 1920.

11- Epitácio Lidolfo da Silva Pessoa 

( Epitácio Pessoa ) 1919 – 1922

 Nasceu em Umbezeiro, Paraíba, em 23 de maio de 1865. Ministro da Justiça no governo de Campos Sales: exerceu simultaneamente o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República de 1902 a 1905.Foi eleito Presidente da República, tomando posse em 28 de julho de 1919, em substituição de Rodrigues Alves, que falecera antes de tomar posse. Ao deixar a Presidência da República, foi eleito Ministro da Corte Permanente da Justiça Internacional do Haia, mandato que exerceu até novembro de 1930. Seus principais atos como Presidente da República foram: a construção de açudes no nordeste; a criação da Universidade do Rio de Janeiro – a primeira do Brasil; a comemoração do primeiro Centenário da Independência, e a inauguração da primeira estação de rádio. Durante seu mandato o País sofreu grave crise econômico-financeira, sendo contratado um empréstimo com a Inglaterra para fazer frente a uma terceira valorização do café. A sua administração foi marcada por greves e agitações políticas, como a da Bahia, Maranhão e Pernambuco – A que respondeu com intervenção federal. A nomeação de ministros civis para as pasta militares deu inicio a uma crescente insatisfação que culminou com o fechamento do Clube Militar e a prisão de seu presidente, o Marechal Hermes da Fonseca. O levante do Forte de Copacabana, em 5 de julho de 1922, da Escola Militar do Rio de Janeiro, e da guarnição de Mato Grasso, foi declarado estado se sítio por 30 dias, prorrogado, sucessivamente, até 1926, faleceu em 13 de fevereiro de 1942.

12- Artur da Silva Bernardes 

( Artur Bernardes ) 1922 - 1926

Nasceu em Viçosa, Minas Gerais, em 8 de agosto de 1875. Em 15 de novembro de 1922, Artur Bernardes foi eleito com o apoio de São Paulo e Minas para a Presidência da República depois de acirrada campanha, cujo candidato oposicionista era Nilo Peçanha, que contava com o apoio da "Reação Republicana", formada pelos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e o Partido Republicano do Rio Grande do Sul. O governo de Artur Bernardes foi marcado por vários movimentos revoltosos, como: a Revolta no Rio Grande do Sul contra a continuidade de Borges de Medeiros no Governo do Estado; a Revolta em São Paulo, chefiada por Isidoro Dias Lopes e promovida pelos "Tenentes"; a coluna Prestes – Miguel Costa – União das Duas Colunas Revolucionárias de Paulistas e Gaúchos; o Motim de Couraçado São Paulo, que ameaçava bombardear o Palácio do Catete. Enfrentou a Revolta do Forte de Copacabana, conseqüência direta dos problemas com os militares. Teve início o movimento Tenentista. No final de seu mandato, em 1926, o Presidente conseguiu fortalecer o Poder Executivo através de uma reforma  na Constituição de 1891.Governou sob Estado de Sítio durante 44 meses. Faleceu no Rio de Janeiro em 23 de março de 1955

13- Washington Luís Pereira de Souza 

( Washington Luís ) 1926 - 1930

Nasceu no Rio de Janeiro, mas eleito por São Paulo, procurou concentrar poderes em suas mãos e pacificar o país. Libertou presos políticos e diminuiu a censura à imprensa. Suspendeu o Estado de Sítio. Propagou um discurso anticomunista. A Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, levou à baixo todos os seus projetos econômicos. O preço do café desabou, levando a uma crise séria. Lançou Júlio Prestes, paulista, para sua sucessão, quebrando a ordem do Café com Leite. Não terminou seu mandato, sendo deposto por Getúlio Vargas, que liderou a Revolução de 30. Faleceu em São Paulo a 4 de agosto de 1957.





República Nova



14-Getúlio Dornelles Vargas 

(Getúlio Vargas)1930- 1945


Resultado de imagem para PRESIDENTES DO BRASIL CARICATURASNasceu em São Borja, Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito, foi deputado estadual, deputado federal, governador do Rio Grande do Sul e ministro da Fazenda no governo de Washington Luís. Chefe do Governo Provisório organizado logo após a vitória da Revolução de 1930, até 1934, quando foi eleito presidente da República pela Assembleia Constituinte. Durante o Governo Provisório, o Código Eleitoral estabeleceu o voto secreto, a Segunda Constituição Republicana, que, entre outras determinações, instituiu o salário mínimo e a Justiça do Trabalho. Sob o pretexto  de um golpe comunista ( Plano Cohen ), em 1937, Vargas dissolveu o Congresso e os partidos políticos. Estabelecido o Estado Novo com o golpe, outorgou a Carta de 1937, que fortaleceu o poder executivo. A economia brasileira foi dirigida no sentido de atender aos interesses nacionais, com ênfase na diversificação agrícola e no desenvolvimento industrial. Datam desse período a criação do Conselho Nacional do Petróleo, o planejamento da Hidrelétrica de São Francisco, a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Devido a Consolidação das Leis do Trabalho e à valorização dos Institutos de Previdência Social. Vargas tornou-se o líder dos trabalhadores. O fim da guerra ( 1939 – 1945 ) e a articulação liberal exigiam a redemocratização do País. No início de 1945, pelo Ato Adicional e outras medidas. Vargas autorizou eleições para presidente e para uma Assembleia Constituinte. Decrescentes, as Forças Armadas forçaram a sua renúncia em 29 de outubro de 1945.


15-Eurico Gaspar Dutra ( Eurico Dutra ) 

1946 - 1951

Nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 18 de maio de 1883. Eleito com larga vantagem Dutra assumiu o Governo no mesmo dia em que instalou a Assembléia Constituinte ( 31 de janeiro de 1946 ).A promulgação  da Quarta Constituição republicana ( 18 de setembro do mesmo ano ) foi o fato mais relevante do seu governo. A Carta estabeleceu a responsabilidade do Presidennte e de seus ministros de Estados perante o Congresso e assegurou aos cidadãos os direitos do liberalismo político além de manter os direitos adquiridos, anteriormente, pelos trabalhadores. Em seu governo foram construídas a rodovia Rio – São Paulo ( Via Dutra ) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco. As revelações diplomáticas com a URSS foram cortadas e foram caçados os direitos do Partido Comunista Brasileiro ( PCB ) . Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1974.

CURIOSIDADEO general Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) era chamado de ''catedrático do silêncio'' por falar pouco. Na verdade, o que o então presidente queria era evitar constrangimento, já que sofria de um problema de dicção que o fazia trocar o som do ''s'' e do ''c'' por ''x''. Mas não adiantou, já que seu jeito de falar foi mote para caricaturas e paródias. Dona Santinha, sua mulher, teve papel de destaque em seu governo, com grande influência sobre o marido e sobre o que acontecia no governo. Muitos atribuem a ela a proibição do jogo no país. Polêmica, forçava a nomeação de parentes para cargos públicos. Dona Santinha morreu em 1949, no Palácio Guanabara



16-Getúlio Dornelles Vargas 

( Getúlio Vargas ) 1951 - 1954


Resultado de imagem para PRESIDENTES DO BRASIL CARICATURASApós a sua renúncia em 1945, Vargas foi eleito senador ao mesmo tempo por São Paulo e por Rio Grande do Sul e a deputado federal por seis Estados. Em 1950, concorreu à Presidência da República, tendo como candidato a vice João Café Filho. Eleito com 48.7% dos votos, tomou posse em 31 de janeiro de 1951. Durante o seu governo foi criada a Petrobrás. Diante da agitação política e de um atentado ao líder da oposição e jornalista Carlos Lacerda, Vargas sofreu pressões de vários segmentos para renunciar, terminando por suicidar-se em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete.

CURIOSIDADESegundo relatos, o pequeno presidente (de 1,60 m) era muito bom de garfo. Gaúcho genuíno, seu prato predileto era o churrasco. Getúlio Vargas (1930-1945 / 1951-1954) tinha enorme apetite por carne vermelha. Também apreciava frango cozido ou assado, mas deixava as refeições mais frugais para os jantares com a família. O que nunca dispensava era um robusto charuto cubano depois do café. Além disso, gostava de bilhar e golfe. Em um dos trechos de seu diário, faz referência ao hábito de jogar pingue-pongue todos os dias após o almoço com sua mulher, dona Darcy



17-João Café Filho ( Café Filho ) 1954 - 1955


Nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 3 de fevereiro de 1899. Eleito deputado federal em 1934 e em 1945, foi, na Câmara, um dos mais destacados parlamentares, participando ativamente da vida política nacional. Como resultado de uma coalizão política, foi indicado pelo PSP candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. Após a morte de Vargas, o vice-presidente assumiu. Facilitou ainda mais a penetração do capital externo, o que descontentou os nacionalistas e o operariado. Café Filho foi depois ministro do Tribunal de Contas do Estado de Guanabara e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de fevereiro de 1970.






18-Nereu de Oliveira Ramos 

( Nereu Ramos ) 1955 – 1956

  Nasceu em Lajes, Santa Catarina, em 3 de setembro de 1888. Assumiu com a hospitalização do Presidente Café Filho e o impedimento decretado a seu substituto Carlos Luz, foi empossado Nereu Gomes na Presidência da República. Seu Mandato se deu sob o estado de sítio e em 31 de janeiro de 1956 passou o cargo ao presidente eleito Juscelino Kubitschek, assumindo o Ministério da justiça. Em 1957, deixou este cargo,  voltando ao Senado. Faleceu em 16 de junho de 1958, em um desastre aéreo.









19-Juscelino Kubitschek de Oliveira 

(Juscelino Kubitschek ) 1956 - 1961

Nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902, habilidoso em contornar crises sem muita violência ou repressão. Encampou o projeto "50 anos em 5", falando em modernizar amplamente o país. Construiu a Rodovia Belém – Brasília; impulsionou a indústria automobilística; empreendeu, no setor hidrelétrico, as gigantescas obras de Furnas e de Três Marias; auxiliou a expansão da Petrobrás. Sua grande realização, entretanto, foi a fundação de Brasília. Terminou seu mandato enfrentando uma enorme dívida externa e uma galopante inflação. Entregou a Presidência em 1961 a Jânio Quadros. No governo de Jânio foi eleito senador por Goiás. Em 1964 seu mandato foi caçado e seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Faleceu em desastre de automóvel quando vinha de São Paulo para o Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1976.

CURIOSIDADE Boêmio, Juscelino Kubitschek (1956-1961) tinha hábitos extravagantes. Seu café da manhã era farto. Gostava de filé bem passado, leite, café, mel, pão e manteiga na primeira refeição do dia. Por ser um dos pratos que mais apreciava, uma receita de picadinho leva seu nome como homenagem. Outra mania do então presidente era tirar os sapatos em reuniões em que estivesse sentado

20-Jânio da Silva Quadros 

( Jânio Quadros ) 1961


Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso, em 25 de janeiro de 1917. Com carreira brilhante na política paulista, Jânio apresentou-se para a eleição com uma força enorme, atraindo votos de todo tipo de eleitor. Já empossado, não conseguiu contentar estes setores, com uma política econômica de sacrifícios e uma política externa de independência vista como perigosa. Renunciou em agosto de 1961, à espera de ser aclamado pelo exército e pela burguesia. Perdeu seu cargo.

CURIOSIDADEJânio (1961) não foi dos presidentes mais simpáticos. A fama de irritadiço vinha de quando era criança. Conta-se que arremessou um tinteiro na cabeça de um colega de escola quando tinha apenas sete anos. Como governador de São Paulo, proibiu que se tocasse rock and roll nos bailes. Se tanta rabugice era pouca, na Presidência Jânio foi à desforra. Proibiu desde o uso de maiôs em concursos de beleza e de biquínis nas praias até corridas de cavalo em dias úteis, brigas de galo e espetáculos de hipnose em locais públicos. Mas o presidente, apelidado de "vassourinha" por causa de um jingle de campanha eleitoral, também tinha um lado romântico. Segundo uma entrevista de Hebe Camargo em 1987, o ex-presidente a assediou com tal insistência que a apresentadora chegou a marcar um encontro com ele, mas não compareceu


21-João Belchior Marques  Goulart 

( João Goulart - Jango ) 1961-1964

Nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 1 de março de 1919, vice de Jânio, quase foi impedido de tomar posse. Adotou-se então um sistema parlamentarista, em que se tirava o centro do poder das mãos do presidente. Este regime durou até 1963, onde, através de um plebiscito, Jango recuperou o sistema presidencialista e retomou sua atuação. Apoiando-se nos trabalhadores, sugeriu reformas de base para diminuir os abismos sociais do Brasil. Foi visto como representante do perigo comunista e deposto em 1964. Morreu no exílio no dia 6 de dezembro  de 1976, no município argentino de Mercedes, vítima de um ataque cardíaco.

CURIOSIDADEConhecido como Jango (apelido comum na região Sul do Brasil para quem se chama João), o presidente João Goulart (1961-1964) era boêmio e gostava de pescar. Quando Jânio Quadros renunciou à Presidência, Jango estava na China. Ao voltar ao Brasil, esperou em Porto Alegre o Congresso decidir se ele assumiria o cargo vago ou não. Ministros militares vetavam a ascensão do vice de Jânio. Conta-se que Jango passou uma noite em um sofá do Palácio Piratini, aguardando a decisão



Movimento Militar de 1964


22-Marechal Humberto de Alencar Castelo 

Branco ( Castelo Branco ) 1964 - 1967



Resultado de imagem para PRESIDENTES DO BRASIL CARICATURAS CASTELO BRANCO Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 20 de setembro de 1897.O Supremo Comando da Revolução fez com que o Congresso o elegesse, em 11 de abril de 1964,assumindo o governo no dia 15 do mesmo mês, para uma presidência provisória. Seu ministério era formado por membros da linha dura do exército, e administradores que tomaram para si o projeto de saneamento das finanças. O presidente ganhou o poder de governar com decretos-lei, e contava com os Atos Institucionais para tirar a oposição do caminho. Havia forte repressão às manifestações contrárias às atitudes do governo. Faleceu em um desastre aéreo, em 18 de julho de 1967, após haver deixado a Presidência.





23-Marechal Artur Costa e Silva 

( Costa e Silva ) 1967 - 1969

Nasceu em Taquari, no Rio Grande do Sul, a 3 de outubro de 1902. Seu governo representou um período de uma ditadura ainda mais repressiva. Decretou o Ato Institucional n 5, e fechou o Congresso por dez meses. Fortaleceu os radicais da ala militar. Foi afastado da presidência por uma trombose cerebral. Assumiu uma Junta Militar, que nomeou o próximo presidente. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 17 de dezembro de 1969, vítima de um distúrbio circulatório. A partir de sua doença o governo foi exigido interinamente por uma junta militar composta pelo ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica, que passaram o poder ao Presidente Emílio Garrastazu Médici.



24-General Emílio Garrastazu Médici 

( Garratazu Médici ) 1969 - 1974

Nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, a 4 de dezembro de 1905. Com a enfermidade  do Presidente Costa e Silva, foi indicado e eleito pelo Congresso Nacional para a Presidência da República. Governou sob o clima do Milagre Econômico, que entusiasmou a classe média. A divulgação de seus projetos pela televisão criaram um clima de ufanismo nacional. A vitória na Copa de 70, por exemplo, foi utilizada como símbolo do futuro de sucesso do Brasil. Investiu em grandes obras de necessidade duvidosa, como a rodovia Transamazônica. Ao mesmo tempo, os militares tiveram que enfrentar a reação de grupos que encontraram na luta armada o caminho de oposição à ditadura. Os êxitos econômicos do "Milagre" justificaram o rígido controle político – ideológico, mantido durante o seu mandato. Faleceu em 9 de outubro de 1985.

CURIOSIDADEDurante todo o seu mandato, Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) concedeu apenas uma entrevista à imprensa, que foi transmitida em cadeia nacional. Ligado à chamada "linha dura" do Exército, exigiu, às vésperas da Copa do Mundo de 1970, que o centroavante Dadá Maravilha fosse convocado. João Saldanha, técnico da equipe canarinho, teria se negado a cumprir a ordem do sumo mandatário com a frase: "Eu não escalo o ministério, e ele não escala a seleção". Saldanha, que era esquerdista e integrante do Partido Comunista, acabou perdendo a vaga para Zagallo. O "Velho Lobo" convocou Dadá, que foi reserva no time tricampeão no México


25-General Ernesto Geisel ( Geisel ) 

1974  - 1979

Nasceu em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no dia 3 de agosto de 1908.  Foi lançado oficialmente candidato à Presidência em 18 e julho de 1973, vencendo o pleito do Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1974. Assumiu a presidência logo após a Crise do Petróleo, que encontrou um Brasil otimista e despreparado para enfrentá-la. Mesmo assim manteve construção de obras gigantescas, como a ponte Rio-Niterói e a Usina Nuclear em Angra dos Reis. Iniciou o processo de abertura política, pressionado pelos opositores e pela opinião pública. Entre suas principais realização destacam-se o reatamento das relações com a China; o II Plano Nacional de Desenvolvimento, visando ao desenvolvimento do País; a busca de novas fontes de energia, realizando o acordo nuclear com a Alemanha e criando os contratos de risco com a Petrobrás; início do processo de redemocratização do País. Em 1979, passou o Governo ao General João Batista de Oliveira Figueiredo.


26-General João Batista  de Oliveira Figueiredo (1979-1985)

Nasceu no Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1918. Com o general – exército, foi escolhido pelo seu partido – ARENA – candidato à Presidência, obtendo a vitória pelo Colégio Eleitoral em 15 de outubro de 1978, prometendo "a mão estendida em conciliação". Como presidente, discursou na ONU, a 27 de setembro de 1979, onde criticou os autos juros impostos pelos países desenvolvidos que impediam os demais de crescerem.  Último presidente do regime militar, deu seqüência ao processo de abertura. Em 1979 assinou a Lei de Anistia, que permitia o retorno de exilados políticos ao Brasil. Governou sob grave recessão econômica, acompanhada de numerosas greves. Ao final de seu governo, os políticos da oposição estavam extremamente prestigiados.

CURIOSIDADEApelidado de "João do Povo", João Baptista Figueiredo (1979-1985) contou com uma campanha para a popularização de seu nome. Uma surpreendente aparição diante das câmeras fazendo exercícios apenas de sunga ajudou a alavancar sua imagem. Eleito, sofreu enquanto esteve na cadeira presidencial devido às fortes dores nas costas que o acometiam. O pretenso "João do Povo" da época da candidatura acabou legando à história dos presidentes do Brasil a impopular frase de que preferia o "cheiro de seus cavalos" ao "cheiro do povo". Em uma entrevista de despedida do governo, foi instado a deixar uma mensagem à população. "Que me esqueçam", disse Figueiredo



27- Em 1984, foi substituído no Governo por José Sarney, vice – presidente de Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional.





















Redemocratização


28-José Ribamar Ferreira de Araújo Costa 

( José Sarney ) 1985 - 1990



Nasceu em Pinheiro, Maranhão, no dia 24 de abril de 1930. Presidente da transição para a democracia, assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, que faleceu antes de a tomar posse. Enfrentou um período de inflação descontrolada através de diversos planos, sendo o Plano Cruzado o que teve sucesso por mais tempo. Várias concessões políticas a seus grupos de sustentação impediram a manutenção de uma política econômica austera.








29-Fernando Collor de Melo 1990 - 1992

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1949. Primeiro presidente brasileiro eleito por voto direto depois da ditadura militar e o único, até agora, a sofrer um processo de Impeachment. Foi com um discurso anti-corrupção e modernizador. Implantou o Plano Collor, que revoltou a população ao impedir saques de contas particulares e poupanças nos bancos acima de uma determinada quantia. Abriu o mercado para a entrada de produtos estrangeiros. Mesmo buscando manter uma imagem de herói junto à população, sofreu um processo de Impeachment por corrupção e renunciou ao seu cargo. De volta a Brasília, escolhe São Paulo como domicílio eleitoral e anuncia a intenção de concorrer para a Prefeitura da cidade em 2000.

CURIOSIDADEFernando Collor (1990-1992) é lutador de karatê e amante da velocidade. Ele dirigiu uma Ferrari a mais de 200 km/h em uma fábrica italiana, pilotou um caça da Aeronáutica e andava de jet sky no Lago Paranoá, em Brasília. Antes de ser presidente do Brasil, Collor foi presidente do CSA, time mais popular do Estado de Alagoas



30-Itamar Augusto Cautieiro Franco  

( Itamar Franco )1992 - 1994

Nasceu em 1930, abordo de um navio que fazia a rota Salvador – Rio de Janeiro, e passou a infância em Juiz de Fora, Minas Gerais. Vice de Fernando Collor de Melo, assumiu a presidência em caráter definitivo, em 29 de dezembro de 1992, após sua renúncia. Enfrentando novamente o retorno da inflação, deu início ao processo de desindexação que levou ao Plano Real, no mandato seguinte. Deixou o mandato em 1 de janeiro de 1995, com índice de popularidade entre os mais altos da República.

CURIOSIDADEUma curiosidade bem conhecida do ex-presidente Itamar Franco (1992-1994) era seu gosto pelo Fusca. Não se sabe se foi por um capricho pessoal, pela vontade franca de ressuscitar um carro popular ou para agradar a ex-namorada Lislie, que tinha um modelo 1981 do veículo. Fato é que Itamar trouxe de volta o Fusca para o Brasil no início de seu governo, em 1993. O modelo havia deixado de ser produzido no país em 1986. Menos conhecidas eram as superstições de Itamar. Não usava terno marrom. Em viagens de avião, jamais se sentava do lado da janela e não usava meias ou sapatos pretos durante os voos. Também em eleições, tinha seus caprichos: votava pontualmente às 16h45




31-Fernando Henrique Cardoso ( FHC ) 

1994 – 2003

Sociólogo e político carioca, 
radicado em São Paulo, nasceu em 18 do junho de 1931, assumiu prometendo vincular o projeto econômico com o social. Implementou o Plano Real, que reduziu significativamente a inflação. Iniciou o processo de privatização das empresas estatais, enfrentando protestos. Conseguiu aprovar no Congresso Nacional várias emendas à Constituição, inclusive a que permite a sua própria reeleição.

CURIOSIDADECom fama de ser vaidoso, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) também gosta de helicópteros. Em entrevista a uma rádio de Nova York, em 2006, três anos após deixar o Palácio do Planalto, falou sobre o tempo de presidente. "Acima de tudo, eu tenho de dizer, talvez seja bobagem, mas eu gosto de helicópteros e, como presidente, eu tinha helicópteros para me levar para lá e para cá. Não mais"


32-Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) 2003 – 2011

Nascido em Garanhuns (PE) em 1945, filho de lavradores, mudou-se em 1952 para Santos, no litoral do Estado de São Paulo. Tornou-se metalúrgico aos 15 anos, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e liderou algumas greves operárias que o projetaram como líder do movimento sindical brasileiro. É cofundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual disputou as eleições à presidência da república, perdendo por três vezes seguidas e conseguindo se eleger em sua quarta tentativa, no ano de 2002. Lula bateu recordes de popularidade durante seu governo e uma das marcas de seu mandato foi a criação de programas sociais como o Fome Zero e o Bolsa Família.

CURIOSIDADENo livro ''Viagens com o presidente'', os jornalistas Eduardo Scolese e Leonencio Nossa contam que Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) fala palavrões com uma frequência fora do comum. Em uma viagem a Tóquio, por exemplo, durante um jantar, Lula disse: "tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a p*** que o pariu. É verdade. Eu tenho mesmo". O ex-presidente também era conhecido pelas grandes festas juninas que dava na Granja do Torto. Entre os convidados, ministros e assessores próximos. Todos vestidos a caráter, conforme pedia a primeira dama, dona Marisa. Além disso, Lula possui dotes culinários: sua especialidade é coelho ao vinho, mas ele não leva jeito para fazer arroz


33-Dilma Rousseff 2011 – até 31/08/2016


Economista, nascida no ano de 1947 em Belo Horizonte (MG), tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil, em 2011. Durante o governo do presidente Lula, Dilma assumiu os ministérios de Minas e Energia e da Casa Civil. Disputou pela primeira vez as eleições à presidência da república no ano de 2010. Seu primeiro mandato foi marcado pela continuidade e ampliação dos programas sociais e também por escândalos de corrupção que acabaram despertando uma onda de protestos da população em todas as regiões do país. Dilma se reelegeu no ano de 2014.

CURIOSIDADEJá na Presidência, uma estripulia de Dilma Rousseff (2011-atual) repercutiu em toda a imprensa. A presidente conseguiu driblar os seguranças e saiu de moto pelas ruas de Brasília. ''Coloquei o capacete e saí andando pelas ruas'', contou a presidente para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. À época, o Palácio do Planalto 
afirmou a presidente não tem carteira de habilitação.




MICHEL TEMER: MANDATO DE 31/08/2016 ATÉ 31/12/2018                                                          


Michel Miguel Elias Temer Lulia é um político, advogado e escritor brasileiro, atual presidente da República Federativa do Brasil após o impeachment da titular, Dilma Rousseff.

À época, Dilma não conseguiu reunir o apoio político necessário no Congresso para evitar a abertura do processo de impeachment. Ao assumir temporariamente a chefia do país, Temer formou uma nova base aliada, encabeçada pelo PMDB e composta, principalmente, por ex-aliados do PT, como PP, PR e PSD, e por adversários de Dilma, entre os quais PSDB, DEM e PPS.

As primeiras críticas ao presidente surgiram já no dia em que ele assumiu interinamente o comando do país devido ao perfil do novo ministério. Não havia mulheres nem negros no primeiro escalão indicado pelo peemedebista.

Imediatamente, o novo ministério passou a ser alvo de ataques nas redes sociais e nos movimentos sociais. Uma semana depois, na tentativa de minimizar as críticas, o presidente recebeu no Palácio do Planalto 20 parlamentares mulheres de vários partidos de sua base aliada.

No campo político, Temer tentou imprimir mudanças rápidas para marcar a diferença de estilo em relação à gestão da antecessora. Ex-presidente da Câmara, o novo presidente passou a negociar a votação de projetos diretamente com as bancadas do Congresso Nacional.

Ele também passou a receber, quase que diariamente, uma romaria de deputados e senadores no Palácio do Planalto para afagar os aliados políticos.
Em um esforço para assegurar o apoio do Legislativo, Temer passou a ter encontros frequentes com os presidentes da Câmara e do Senado, incluindo cafés da manhã, almoços e jantares. Essa aproximação com os chefes do Legislativo foi fundamental para o governo aprovar, no ano passado, a emenda constitucional que estabeleceu um limite para os gastos públicos.

PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO 


Resultado de imagem para CHARGE DOS PRESIDENTES DO BRASIL ATE BOLSONAROJair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e presidente eleito do Brasil. Filiado ao Partido Social Liberal (PSL), foi eleito o 38º presidente do Brasil, para o mandato de 2019 a 2022, com 55,13% dos votos.


Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Filho de Perci Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas. Foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas. Em 1977 formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983 formou-se no curso de Educação Física do Exército. Chegou à patente de Capitão.


Para saber mais clique AQUI


Fonte caricaturas: pinterest.com
Texto: Mundo Vestibular
Curiosidades: Presidentes do Brasil, 
de Fábio Koifman; Guia dos Curiosos; 
Folha de S.Paulo

5 comentários:

  1. Um trabalho bem feito como esse, e nenhum comentário. Um povo que não conhece sua história está fadado a repetir os erros do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade editor. Obrigada pelo elogio. Volte sempre, será bem-vindo.

      Excluir
  2. Há muito não vejo um trabalho tão bem feito e necessário. Terei o maior prazer em divulgá-lo, se eu puder compartilhar. Aplausos para a professora Isabel Aguiar!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog está fazendo parte dos meus favoritos na preparação de minhas aulas. Muito bem feito e com ótimo nível na pesquisa. Parabéns!

    ResponderExcluir