domingo, 16 de outubro de 2016

A EUROPA NO SÉCULO XIX

OBSERVE COM ATENÇÃO AS IMAGENS ABAIXO:

Eduard Manet. O Conservatório
 (1879. Óleo sobre tela. Alte Nationalgalerie, Berlim)

Honoré Daumier - Vagão de terceira classe
1856-1858. Óleo sobre tela. Coleção particular


Ao analisarmos as pinturas acima, podemos 

observar:
  • que a primeira imagem representa pessoas da classe burguesa. Observe o homem vestido com um fraque e a mulher com um vestido longo com luvas e chapéu. 
  • Na imagem dois, vemos uma senhora com uma expressão triste, um homem com o olhar perdido e uma mulher amamentando. Pode-se notar que se trata de uma família pobre, pelas roupas e por estarem viajando em um vagão de terceira classe .
  • Concluímos que os personagens das pinturas, refletem pessoas de diferentes grupos sociais da Europa no século XIX.


A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (século XIX)



  • trouxe grandes transformações
  • aumento da população (1ª metade do séc. XIX, a pop. aumentou 43%)
  • crescimento das cidades (medo de faltar alimento)
  • utilização de máquinas no trabalho
  • mudança no modo de vida das pessoas (muitas pessoas se mudaram para outros continentes e do campo para a cidade)


TEORIA MALTHUSIANA



QUEM FOI THOMAS MALTHUS?

Thomas Malthus
  • Economista inglês ( 1766-1834)
  • Afirmava que a pop. cresce mais do que a produção de alimentos
  • Essa seria a causa da fome







O VIVER NAS CIDADES
  • cidades cresciam de forma acelerada
  • crescia os problemas urbanos
  • sujeira nas ruas
  • fumaça das chaminés das fábricas
  • falta de água
  • falta de esgotos sanitários
  • falta de praças
  • muitas doenças respiratórias
  • epidemias (cólera e febre tifóide)
Criança com cólera: diarreia aguda pela bactéria vibrião
colérico que se multiplica no intestino
Crianças com febre tifoide, causada pela bactéria Salmonella Typhi,
 transmitida por água e alimentos contaminados,ou contato com pessoas doentes 

ASSOCIAÇÕES DE OPERÁRIOS
  • lutavam por melhores condições de trabalho
  • organizavam partidos, sindicatos e associações
  • luta por direitos trabalhistas e políticos
  • surgem : o Liberalismo, o Socialismo e o Anarquismo


Karl Marx e Adam Smith


O LIBERALISMO

  • Origem: iluminismo (John Look, Montesquieu e Adam Smith)
  • Defendia divisão de poderes
  • Defendia direito à vida
  • Defendia a propriedade privada
  • Defendia a liberdade de expressão
  • Não intervenção do Estado na economia
  • Livre comércio
  • Livre concorrência
  • O Estado não deveria intervir entre patrão e empregado
O SOCIALISMO UTÓPICO
  • acreditavam que poderiam acabar com as desigualdades sociais
  • transformas a sociedade capitalista de forma pacífica
  • Robert Owen: (inglês) defendia a cooperação
     para a tingir a felicidade
  • Nomes importantes: Charles Fourrier e Robert Owen
Charles Fourrier: (francês) criticava o individualismo,
a sociedade ideal seria organizada em FALANSTÉRIOS
   
FALANSTÉRIOS: comunidades com cerca de 1800 pessoas, onde cada uma trabalharia com o que desejasse e o fruto do trabalho seria dividido com quem precisasse. Com a multiplicação dos falanstérios o país se tornaria socialista.






O SOCIALISMO CIENTÍFICO



  • Nomes importantes: Karl Marxs e Friedrich Engels
  • Apoiavam-se em estudos de Filosofia, História e Economia
  • Publicaram em 1848 - O Manifesto do Partido Comunista
  • Para eles somente a REVOLTA levaria à REVOLUÇÃO
  • Com a REVOLUÇÃO, os trabalhadores tomariam o poder da BURGUESIA
  • Surgiria a DITADURA DO PROLETARIADO (até que as desigualdades acabassem)
  • O SOCIALISMO seria substituído pelo COMUNISMO (sociedade sem classes)
  • Outra obra de Marxs: O CAPITAL (critica o capitalismo e prevê crises, e mais-valia )




O ANARQUISMO 
(ANARQUIA, do grego, significa AUSÊNCIA DE PODER)


  • Criticavam a existência de classe sociais
  • Criticavam a exploração do trabalhador
  • Criticavam a concentração de riquezas nas mãos de poucos
  • Somente a igualdade poderia desenvolver as potencialidades das pessoas
  • Destruição imediata do Estado (eram contra qualquer tipo de governo)
  • A ideia se espalhou pelo mundo
  • Chegou ao Brasil através dos imigrantes europeus
  • Influenciou movimentos operários brasileiros no início da República

REVOLUÇÕES NA EUROPA DO SÉCULO XIX

FRANÇA


  • Estudantes, trabalhadores e burgueses contra o rei Carlos X (absolutista)
  • O rei: privilegiou clero e nobreza /  censurou a imprensa / dissolveu a Câmara de Deputados
  • O rei perdeu e se exilou na Grã-Bretanha
  • REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1830 (burguesia continuou com a Monarquia)
  • Luis Felipe assume o poder da França (primeiro-ministro)
LUIS FELIPE
FIQUEM RICOS, E ENTÃO PODERÃO VOTAR! 
(Dizia Luis Felipe)

  • Governou de 1830-1848
  • favoreceu a burguesia
  • excluiu os trabalhadores
  • 1846- crise econômica, inflação e fome
  • socialistas e republicanos se unem (campanha pelo voto universal masculino)
  • ofereciam comida ao povo e pediam que gritassem  " ABAIXO O REI E VIVA A REPÚBLICA!" - (política dos banquetes)

A REVOLUÇÃO DE 1848



  • causa: o governo proíbe os "banquetes"
  • estudantes, trabalhadores e políticos vão às ruas e obrigam Luis Felipe a fugir
  • é proclamada a SEGUNDA REPÚBLICA (provisória)
  • líderes: republicanos moderados e socialistas
  • direito ao voto a homens adultos
  • fim da censura
  • criou empresas nacionais que davam emprego a desocupados
  • a burguesia não gostou
  • 1848- é eleito um conservador para presidente: LUÍS BONAPARTE (sobrinho de Napoleão)

O GOVERNO DE LUÍS BONAPARTE



  • dizia ser herdeiro político de seu tio (Napoleão)
  • deu um golpe de Estado (dezembro de 1851)
  • fez um plebiscito
  • foi eleito cônsul por 10 anos
  • 1852- novo plebiscito
  • foi eleito com 95% dos votos
  • torna-se imperador da França com o título de Napoleão III
O SEGUNDO IMPÉRIO DE NAPOLEÃO III


  • incentivou a indústria e transportes
  • investiu em obras públicas
  • diminui o desemprego
  • apoiado pelo Exército e burguesia - poder quase absoluto
  • conquistou na África (Argélia e Senegal)
  • conquistou na Ásia (Síria, Indochina e parte da China)
  • na América (México)
  • guerra França X Prússia (Alemanha)
  • Napoleão III foi vencido e preso
  • instalou-se a Terceira República

A COMUNA DE PARIS 
(1ª experiência de autogoverno popular no Ocidente)



  • Thiers: novo governo da França
  • aceitou a paz imposta pelos prussianos (alemães)
  • o povo de Paris se revolta e toma a prefeitura
Louis Adolphe Thiers estadista e historiador francês, 
foi primeiro ministro sob o reinado de Luís Felipe e 
presidente da república francesa durante a 3ª república.

  • Thiers e seus auxiliares fogem para Versalhes (palácio à 20km de Paris) 
  • o novo governo foi chamado : COMUNA DE PARIS
  • socialista e popula (seus membros eram formados por 25 operários)
  • Medidas da COMUNA: ensino gratuito e obrigatório / creches e jardim da infância para filhos de trabalhadores / congelou preços de aluguéis a gêneros de primeira necessidade
  • Thiers pede ajuda a Otto Von Bismark da Prússia
 Otto Von Bismark 

  • fuzilou 20 mil trabalhadores e deportou 13 ml trabalhadores para colônias francesas

ITÁLIA





  • Início do século XIX- Itália era um território todo dividido
  • costumes e dialetos diferentes
  • Congresso de Viena (1814-1815)
  • O congresso decide que os territórios italianos seriam dominados pela Áustria
  • Giuseppe Mazzini fundou A JOVEM ITÁLIA (1830)
  • A Jovem Itália era secreta e defendia a unificação, independência e República na Itália
  • Itália X Áustria
  • Em Milão houve boicote a produtos austríacos
  • Milão X Áustria - Milão perdeu
  • Surge o RESORGIMENTO (para a Itália voltar aos tempos de glória)
  • Líderes: Victor Emanuel II e o conde de Cavour (1º ministro)
Victor Emanuel II

 Conde de Cavour

  • Defendiam a unificação da Itália e uma monarquia constitucional
  • Modernização da economia
  • pede ajuda a França de Napoleão III X Áustria
  • Vencem a guerra
  • Áustria foi obrigada a devolver territórios aos italianos
  • Novo plebiscito: Emanuel II proclamado Rei da Itália(1861)
  • 1866- Veneza é anexada a Itália
  • 1870- Roma anexada ( passou a ser capital em 1871)

 A QUESTÃO DE ROMA

Papa Pio IX
  • O Papa Pio IX não aceitou perder territórios da Igreja
  • rompe relações com o governo italiano
  • fecha-se no Vaticano
  • Surge a Questão Romana
  • 1929- assinam o Tratado de Latrão (acordo entre o Papa Pio IX e Benito Mussolini)
  • Com esse tratado, cria-se o Estado do Vaticano, dirigido pela Igreja Católica ( o menor país do mundo)


ALEMANHA

Congresso de Viena
  • 1815 - Congresso de Viena
  • Criada a Confederação Germânica (39 Estados independentes)
  • Áustria (contra a unificação) e Prússia(a favor da unificação) disputavam a liderança política
  • 1834- a Prússia criou uma união alfandegária para a livre circulação de mercadorias (ZOLLVEREIN)
  • aumentou o comércio entre estados alemães, impulsionou a indústria e as ferrovias.
  • a Prússia se tornou o Estado mais industrializado da Confederação Germânica
  • 1860- assume a Unificação alemã
  • as mercadorias circulavam livremente , exceto na Áustria
  • A Áustria enfraqueceu

BISMARCK: O CHANCELER DE FERRO
  • 1862- nomeado 1º ministro, Bismarck (nomeado pelo rei Guilherme I, rei da Prússia)
  • Bismarck incentivou a indústria, modernizou o exército e fez uso de guerra para a unificação (3 guerras)
  • 1871- a Alemanha tem um progresso extraordinário
  • duas décadas depois, já era a 1ª potência industrial da Europa





PARA SABER MAIS!  

















2 comentários:

  1. Muito bom prof Isabel! Me manda teu numero depois para eu tirar algumas dúvidas

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  2. Muito bom! Só gostaria de uma explicação do contexto daquele vídeo de animação logo após o socialismo científico?

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