sábado, 27 de junho de 2020

MEUS ESCRITORES DA LIBERDADE

Meus escritores da liberdade!!!! (A foto não está nítida pq foi uma foto da foto - ainda era foto com aqueles filmes de máquina fotográfica - junho de 2005 - Fortaleza - Ce)



VOCÊ JÁ ASSISTIU AO FILME : ESCRITORES DA LIBERDADE? 
POIS SAIBA QUE EU PASSEI POR EXPERIÊNCIA PARECIDA (COM ALGUMAS PARTICULARIDADES, PORQUE CADA CASO É UM CASO)  ANTES DO FILME SER LANÇADO EM 2007



Em 2005, eu era recém formada ... consegui meu primeiro emprego em sala de aula ... ótimo né?

Nem tanto! Na verdade, eu seria professora temporária na rede pública de ensino do Estado do Ceará. E pior, a escola se localizava em uma fronteira de tráfico de drogas, onde tinha dias que alguns alunos não compareciam às aulas porque a gangue rival não permitia, onde um professor de Matemática era “advogado” e recebia umas “onças” de vez em quando na portaria da escola para soltar alguns alunos ou parentes destes da cadeia...

No primeiro dia de aula, fiquei feliz em saber que era uma turma de sexto ano e , portanto, eu me sentiria mais segura, com o tal “domínio de sala” , por eles serem “pequenos” ...

Mas enorme foi a minha surpresa, ao me deparar com uma turma de cabeça pra baixo, quase que literalmente  ... ninguém se ouvia, era uma bagunça sem fim... a minha presença não fazia diferença ali ...

Pedi silêncio e atenção várias vezes e fizeram ouvidos moucos ... Peguei meus livros e saí correndo da sala pra ir embora quando o diretor me abordou no corredor e me perguntou o que estava acontecendo ... eu relatei o ocorrido e ele voltou comigo até a sala de aula pra conversar com a turma ...

Pelo que eu entendi, a turma já estava sem professor há tempos por vários motivos , e ironicamente, eu não ia lecionar História pra eles ( pois essa é minha formação acadêmica) e sim inglês, português e redação!!! Rsrsrsrsrs

Nunca imaginei que minha primeira experiência enquanto professora de História, eu estaria imersa não na  História dos livros didáticos e sim na HISTÓRIA  daqueles jovens do sexto ano do Ensino Fundamental...

Foi aí que percebi que a líder da bagunça era uma garotinha de nome Viviane... eita que era danada viu.. mas não é que ela foi com a minha cara? Pois é, ela pediu pra eu não ir embora e disse que falaria com a turma pra eles não bagunçarem ... então sendo assim né ... eu fiquei ..

Em umas das tarefas de casa, pedi pra eles escreverem uma redação contando sobre seu dia a dia, suas vidas e que não precisariam se identificar se não quisessem ...

Ao receber as redações e ler ... fiquei estarrecida e comovida ... era um misto de sentimentos de empatia .... cada história pesada , comovente , triste, trágica ...

Depois de ler as redações , que pareciam mais desabafos, entendi porque aqueles jovens se comportavam daquela forma tão indisciplinada ... o choque emocional foi grande pra mim.

Passados alguns dias resolvi levá-los para uma aula de campo no Centro Cultural Dragão do Mar ( centro de arte e cultura aqui de Fortaleza) e visitamos todo o complexo e também a Biblioteca Pública, conhecemos os estagiários da biblioteca que eram cegos e isso chamou muito a atenção dos alunos . Depois de uma manhã diferente pra todos eles e pra mim também , chegou a hora de ir “pra casa” .... mas que casa né? 

Eles quase se ajoelharam pedindo que eu não os levasse de volta a comunidade a qual habitavam ... queriam ficar ali... queriam viver em outro mundo que não aquele de violência e sem presença familiar . Mas eu não tive outra alternativa a não ser voltar com eles pra escola.

Passados os três meses da licença da professora a qual eu estava substituindo, tive que me despedir deles ... era junho de 2005.

O que no início foi chocante pra mim passou a fazer parte de minhas memórias de professora e até hoje me lembro com carinho de todos eles ... porém o nome que me vem a memória é o da Viviane (a líder da bagunça) ... Por onde andará? Por onde andarão todos? Será que estão todos bem? ( me pergunto sempre)

Isso aconteceu bem antes do filme Escritores da Liberdade, que foi lançado em 2007 .

A cada dia me encontro no que faço, gosto de gente, de sala de aula, seja ela “real” ou “virtual” ... pra mim o que importa é aprender com gente, com gente de todas as idades, principalmente com os jovens que são humanos ainda em formação e ainda estão abertos a mudanças e eu enquanto professora, posso contribuir pra isso. 

P.S.: As redações eu devolvi aos alunos mas me arrependi de não ter feito cópias ou pedido a eles de lembrança pra guardar comigo esses registros escritos .





 O FILME : 
ESCRITORES DA LIBERDADE DE 2007 


Filmes: Escritores da Liberdade - Lições de uma professora idealista



O filme Escritores da Liberdade apresenta a história da professora Erin lGruwel e seus alunos. Esta professora assume uma turma de alunos problemáticos, em uma escola que não lhe apoia, em meio a um sistema que não acredita na evolução destes jovens. Ela tenta mudar o ambiente na sala de aula, não ensinando somente o conteúdo de uma matéria específica, mas lições de vida a seus alunos. Erin revolucionou o ambiente escolar.
         
 O filme ‘’Escritores da Liberdade’’ além de tratar de questões atuais como: a violência, a discriminação racial e a desestrutura familiar, enfoca num ponto muito importante: o resgate da autoestima e a história de cada aluno. Com a ajuda da professora, todos se envolvem no projeto, escrevendo seus diários. Embora ela encontre uma série de obstáculos em seu caminho, como a resistência dos outros professores, a falta de apoio de seu marido, ela não desiste! O resultado é que todos conseguem terminar o ensino médio e a maioria entra na universidade, mudando suas perspectivas de vida!
 Fazendo uma análise com o nosso país, que apresenta quadros semelhantes de desigualdades e injustiças sociais, as políticas públicas não exercem o seu papel de fato. Não se identifica qual é a raiz do problema, o sistema separa os inteligentes dos problemáticos. Quando o professor se depara com um aluno que apresenta este quadro, ele não sabe como agir, porque as ditas políticas públicas, não o apoiam, não querem decifrar a história do aluno.
          Então o que, nós temos é uma porcentagem enorme de jovens, sem apoio, sem estrutura familiar e sem perspectiva de futuro. Como diz Paulo Freire: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
           A educação no Brasil está desordenada, e sem perspectiva. Os educadores não recebem estímulo, encorajamento e incentivos. As escolas possuem uma estrutura precária e o estado não oferece oportunidades melhores. Para o governo, é mais fácil controlar e manipular pessoas sem instrução.
         Os jovens que recebem as oportunidades e podem estudar em escolas particulares, acabam ingressando nas universidades. Aos outros, resta o trabalho como mão de obra barata.
         O filme Escritores da Liberdade nos ensinou que com perseverança, força de vontade e coragem, conseguiremos ensinar e transformar situações vividas pelos jovens. Ao receber o amor que tanto precisam, descobrirão que o respeito é à base de tudo.
Nós somos fãs de Erin Gruwel!

Rede Globo > filmes - Corujão traz o emocionante 'Escritores da ...

Os escritores (REAIS) da liberdade do filme de mesmo nome!
A história real se passou em 1994




E PRA TERMINAR VAMOS CURTIR O SOM DO FILME QUE TEM TUDO A VER COM O FILME E FOI O SOM QUE EMBALOU ESSA POSTAGEM .





Nenhum comentário:

Postar um comentário