terça-feira, 7 de junho de 2022

PRODUÇÃO ÁUDIOVISUAL DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL 2 - ANOS FINAIS

 


O uso da produção audiovisual em sala de aula é uma excelente oportunidade para os alunos se desenvolverem a partir de uma perspectiva sociointeracionista, como defendida por Vygotsky, que promova a autorreflexão e o pensamento crítico.

A produção audiovisual na escola requer o trabalho de vários alunos atuando em conjunto de forma coordenada para produzir um material de áudio e vídeo. Isto traz vários benefícios para os alunos como veremos logo a seguir.

 

QUAL A PROPOSTA DESTA ATIVIDADE

  • Promover a interação entre os alunos e deles com o assunto abordado em sala de aula.
  • Utilizar as mídias digitais na educação
  • Incentivar a criatividade e a aprendizagem ativa

 

Quais assuntos abordados?

  • 6 ano – Povos Nativos da América: Astecas, Maias, Incas e Tupis
  • 7 ano – As Grandes Navegações
  • 8 ano – América Espanhola

 

As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não se esgotam aí. É necessário promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.

 

A BNCC E AS MÍDIAS EM SALA DE AULA

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais –, ou seja, para o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDICs em diversas práticas sociais, como destaca a competência geral 5:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018) 


Ana Clara - 6 ano



Povos Maia - Antônio Gabriel - 6 ano



Astecas - Luiza Vieira - 6 ano



As Grandes Navegações - Marcelo - 7 ano


As Grandes Navegações - Matheus - 7 ano


As Grandes Navegações- Maria Alice  - 7 ano



O Haiti Ontem e Hoje - Samilly - 8 ano


Paraguai Ontem e Hoje - Sofia Ferreira - 8 ano


Argentina Ontem e Hoje - 
Angelina, Arthur e Brenda - 8 ano


Colonização do Haiti - 
Larinny, Lara, Marina e Miguel - 8 ano


Caio Alves  - 7 ano





COMPETÊNCIA 5 DA BNCC

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018) 












Nenhum comentário:

Postar um comentário