7º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA 
ETAPA2
CAPÍTULO 4


1- QUE FONTES PODEM SER USADAS PARA ESTUDAR O IMPÉRIO DE MALI?
2- COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS GRIÔS PARA OS POVOS AFRICANOS.
3- CARACTERIZE OS POVOS BANTOS E QUE REINO ELES FORMARAM?
4- NO REINO DO CONGO OS HOMENS E MULHERES TINHAM OS MESMOS TRABALHOS? JUSTIFIQUE.
5- CITE PALAVRAS DE ORIGEM BANTA QUE SÃO USADAS NA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA.
6- EXPLIQUE COMO ERA PRATICADO O COMÉRCIO ENTRE OS POVOS IORUBÁS.
7- CARACTERIZE O REINO DE BENIN DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO , POLÍTICO E SOCIAL.
8- AINDA EXISTEM POVOS DE ORIGEM IORUBÁ NO BRASIL? JUSTIFIQUE.
9- POR QUE DEVEMOS ESTUDAR A CULTURA AFRICANA?
10- QUAL O REINO AFRICANO QUE MAIS LHE CHAMOU ATENÇÃO? POR QUE?





CORREÇÃO DA REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
PRIMEIRA ETAPA / 2017



ROTEIRO: CAP. 1 – OS FRANCOS

1- QUAL A PERIODIZAÇÃO DA IDADE MÉDIA?
SÉCULO V AO XV

2- QUEM ERAM OS POVOS GERMÂNICOS E ONDE VIVIAM?
HABITANTES DA GERMÂNIA DIVIDIDOS EM VÁRIOS POVOS: GODOS, SAXÕES,FRANCOS,ALAMANOS,SUEVOS,BURGÚNDIOS,VÂNDALOS,VISIGODOS,OSTROGODOS,HÉRULOS E OUTROS.

3- O QUE ERA O COMITATUS?
GRUPO D GUERRILHEIROS UNIDOS A UM CHEFE MILITAR A QUEM DEVIAM SERVIR E HONRAR.

4- O QUE É DIREITO CONSUETUDINÁRIO? ELE FAZIA PARTE DA CULTURA DE QUAL POVO?
DIREITO BASEADO NOS COSTUMES. FAZIA PARTE DA CULTURA DO POVO GERMÂNICO.

5- QUAIS OS DEUSES DA MITOLOGIA GERMÂNICA? COMENTE SOBRE CADA UM.
ODIN: REI E DEUS MISTERIOSO. FUROU SEUS PRÓPRIOS  OLHOS PARA OBTER SABEDORIA. CONTA COM A AJUDA DE DOIS CORVOS: HUGIN (O PENSAMENTO) E MUNIN (A MEMÓRIA)
THOR- FILHO DE ODIN. GENEROSO E INGÊNUO. USAVA UM MARTELO COMO ARMA. ERA O DEUS DO TROVÃO.
FREYA- DEUSA DA FERTILIDADE. ACREDITA-SE QUE GRAÇAS A ELA AS PLANTAÇÕES CRESCIAM E AS MULHERES ENGRAVIDAVAM.

6- COMO OS GERMANOS ENTRARAM NO TERRITÓRIO ROMANO? COMO FOI O DOMÍNIO DELES EM ROMA?
POR MEIO DE MIGRAÇÕES E INVASÕES
ENTRAVAM COMO SOLDADOS
ATRAVÉS DE CASAMENTOS
CONQUISTARAM GRANDE PARTE DO IMPÉRIO ROMANO
VIVIAM SEMPRE EM CONFLITO ENTRE SI
A MAIORIA DOS REINOS GERMÂNICOS DUROU POUCO TEMPO

7- QUAIS AS DINASTIAS DO REINO DOS FRANCOS? COMENTE.
MEROVÍNGIA- PRIMEIRA DINASTIA DOS FRANCOS E SEU REI ERA MEROVEU.
CAROLÍNGIA- PEPINO, O BREVE FOI SEU PRIMEIRO REI. O PAPA RECONHECEU PEPINO COMO REI. PEPINO INVADIU A ITÁLIA, DERROTOU OS LOMBARDOS E DOOU PARTE DAS TERRAS CONQUISTADAS À IGREJA CATÓLICA.

8- QUEM FOI CARLOS MAGNO?
CARLOS MAGNO FOI O PRINCIPAL REI DA DINASTIA CAROLÍNGIA, CUJO NOME SE DEVE A ELE.CONTINUOU ALIADO À IGREJA CATÓLICA. SEU IMPÉRIO ABRANGIA TODA A EUROPA OCIDENTAL.

9- CARACTERIZE O IMPÉRIO CAROLÍNGIO.
- IMPERADOR: CARLOS MAGNO
- DIVIDIDO EM PROVÍNCIAS GOVERNADAS POR DUQUES, MARQUESES E CONDES.

10- QUEM ERAM OS DUQUES, MARQUESES E CONDES? POR QUEM FORAM NOMEADOS?
NOMEADOS POR CARLOS MAGNO.
DUQUES – MAIS PRÓXIMOS AO REI E RECEBIAM AS MAIORES TERRAS CHAMADAS DE DUCADOS. PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.
MARQUESES – ADMINISTRAVAM AS FRONTEIRAS OU ÁREAS DE CONFLITOS QUE ERAM CHAMADAS DE MARCAS. PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.
CONDES- ADMINISTRAVAM TERRITÓRIOS MENORES.PODIAM COBRAR IMPOSTOS , MULTAS E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES DO REI.

11- CARACTERIZE O RENASCIMENTO CAROLÍNGIO.
MOVIMENTO CULTURAL LIDERADO POR CARLOS MAGNO QUE TROUXE AS SEGUINTES MUDANÇAS:
-MANDOU PREPARAR A VERSÃO OFICIALDA BÍBLIA
-FUNDOU ESCOLAS NOS CONVENTOS, IGREJAS E NO PALÁCIO
- VALORIZOU O TRABALHO DOS MONGES COPISTAS (COPIAVAM TEXTOS GRECO-ROMANOS QUE ERAM DITADOS EM VOZ ALTA PELOS COLEGAS)

12- COMO TERMINOU O IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO?
- MORREU CARLOS MAGNO
- LUIS , O PIEDOSO NÃO SOUBE MANTER A UNIDADE  TERRITORIAL
- COM A MORTE DE LUÍS , SEUS FILHOS DISPUTAM O TRONO
- HOUVE UMA GUERRA QUE DUROU 3 ANOS
- FOI ASSINADO O TRATADO DE VARDUN QUE DIVIDIA O IMPÉRIO EM 3 PARTES
- CARLOS , O CALVO, FICOU COM O OCIDENTE
- LUÍS , O GERMÂNICO, FICOU COM  O ORIENTE
- LOTÁRIO FICOU COM A PARTE CENTRAL.

- SÉCULO IX E X – EUROPA INVADIDA POR MUÇULMANOS, VIKINGS E ESLAVOS.




CAPÍTULO 1 - OS FRANCOS

CORREÇÃO DE QUESTÕES DO CAP. 1

RETOMANDO

1- Foi uma migração maciça das cidades para o campo. As pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido a inflação (alta generalizada de preços) . Além disso, os germanos vinham atacando e saqueando o Império, ocasionando a destruição de suas cidades.

2- Alternativa B - Os germanos não tinham lei escrita;o direito germânico era portanto, consuetudinário (baseado nos costumes)

3- 
a) Na Gália, área que compreende parte das atuais França, Bélgica, Alemanha e Polônia.
b) O Rei Clóvis unificou os vários grupos francos, aliou-se à Igreja Católica e impulsionou a expansão militar dos francos.
c) O papa, a mais alta autoridade da Igreja Católica
d) Significou a aliança dele com a Igreja Católica

4- 
a) Ambos os impérios foram constituídos por meio de armas e dominaram, cada um ao seu tempo, uma grande extensão de terras.
b) O Império Carolíngio era menor e durou menos tempo.
c) Diferentemente do Império Romano, o Império Carolíngio expandiu-se com o apoio da Igreja Católica.

5- 
a)A extensão do Império Carolíngio em 768.
b)Por meio de cores distintas e da legenda interna . O Império Carolíngio, por exemplo, foi associado à cor marrom.
c) O mapa maior representa o Império Carolíngio em seu auge e destaca também, as conquistas de Carlos Magno.
d) O mapa menos representa a divisão do Império Carolíngio, em 843.
e) O mapa maior representa a extensão do Império; o menos, a divisão dele.

LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

a- LEITURA DE IMAGEM
a) na mão direita uma espada e na esquerda uma cruz.
b) a espada simboliza a guerra a característica guerreira dos francos; já a cruz, simboliza a aliança dos francos com a Igreja Católica.
c) pessoal
d) Dürer nasceu na cidade de Nuremberg, terceiro de oito filhos de um ourives húngaro. Aos 23 anos visitou Veneza a fim de estudar com os renascentistas italianos. Por isso a obra dele combina os conhecimentos técnicos dos artistas italianos com a religiosidade dos alemães da época. Com os italianos ele aprendeu e aperfeiçoou o naturalismo na pintura, conseguindo produzir em detalhe a casca e as folhas das árvores, as rugas no rosto, expressões que revelam fé, e assim por diante.

b- LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
a) O texto é assinado por Carlos Magno que na época era imperador de um vasto império.
b) Assinou-o em 796, com a intenção de solidificar sua aliança com o Papa
c) O texto trata de deveres de Carlos Magno e seus guerreiros para com o Papa e do Papa com ele. Carlos Magno deveria defender com armas a Igreja e os valores cristãos. E o Papa deveria orar pelo sucesso do exército de Carlos Magno.
d) A aliança com a Igreja Católica foi decisiva para ampliar o Império Carolíngio, pois motivou e legitimou a luta que Carlos Magno e seus guerreiros vinham desenvolvendo para conquistar terras e almas para o Cristianismo.

c - CRUZANDO FONTES
a) Sim, Carlos Magno foi coroado imperador no dia do Natal, data importante para o Cristianismo, na Basílica de São Pedro, sede do catolicismo, e pelas mãos do papa a maior autoridade da Igreja Católica.
b) A coroação consolidou a aliança entre Carolíngios e a Igreja, facilitando a expansão do império e da fé católica.
c) A imagem reforça e ilustra o texto.Representa a coroação de Carlos Magno, que é o assunto principal do texto.


INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA

a) Trata-se de uma visão negativa, pois o significado de trevas é falta de conhecimento.
b) Hamlet a imagina como uma época em que as pessoas tenham paz, segurança e vivam felizes.
c) Sim, ele sugere que a mesma barbárie na época da Idade Média ainda está presente no mundo atual.
d) Sim, a violência vivida entre as pessoas está entre os problemas mais graves da humanidade atualmente.
  
VOCÊ CIDADÃO

RESPOSTA PESSOAL

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