6º ANO






CAP. 1 - HISTÓRIA E FONTES HISTÓRICAS. CLIQUE AQUI 

CAP. 2 - CULTURA PATRIMÔNIO E TEMPO -  CLIQUE AQUI


CAP. 3 - OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA -  CLIQUE AQUI 

CAP. 4 - A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

CAP. 5 - OS INDÍGENAS: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

CAP. 6 - MESOPOTÂMIA

CAP. 7 - O EGITO ANTIGO E O REINO DE KUSH




CORREÇÃO DAS QUESTÕES 
DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO 
PARCIAL DA ETAPA 2 - DIA 15/05/2018

6º ANO
OBS.: TODAS AS RESPOSTAS ESTÃO NO CAPÍTULO 4
RESOLVA AS QUESTÕES NO CADERNO

1- COMO OS PRIMEIROS POVOADORES HUMANOS CHEGARAM AO CONTINENTE AMERICANO?

RESPOSTA (PAG. 75) EXISTEM 2 HIPÓTESES: 
HIPÓTESE 1 - CHEGARAM POR TERRA ATRAVESSANDO O ESTREITO DE BERING SITUADO ENTRE A SIBÉRIA E O ALASCA. ISSO ACONTECEU PORQUE O NÍVEL DO MAR BAIXOU E FORMOU-SE UM CAMINHO DE TERRA E GELO QUE LIGAVA A AMÉRICA A ÁSIA. 

HIPÓTESE 2 - CHEGARAM PELO MAR, VINDOS DA OCEANIA. ATRAVESSARAM O PACÍFICO NAVEGANDO DE ILHA EM ILHA EM PEQUENAS EMBARCAÇÕES. 


2- EXISTIAM ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS NO BRASIL? QUAIS?

RESPOSTA (PAG. 78) - SIM. PREGUIÇA GIGANTE, MASTODONTE, MACRAUQUÊNIA E O TIGRE-DE-DENTE-DE-SABRE 


3- QUEM ERAM OS POVOS DA LAGOA SANTA?

RESPOSTA (PAG. 79) - VIVERAM ENTRE 8 E 4 MIL ANOS ANTES DE CRISTO, ERAM BAIXOS, MAGROS E COMIAM PEQUENOS ANIMAIS, FRUTOS, PEIXES E CARAMUJOS GRANDES QUE VIVIAM NOS RIOS. VIVIAM POUCO , MUITOS MORRIAM NA INFÂNCIA, POUCOS ATINGIAM OS 30 ANOS DE IDADE. 


4- QUEM ERAM OS HOMENS DO UMBU? ONDE VIVIAM? O QUE ELES DESENVOLVERAM?
RESPOSTA: (PAG. 80) VIVIAM NAS FLORESTAS DO SUL E SUDESTE DO BRASIL, ERAM HABILIDOSOS EM TRABALHOS COM PEDRAS. FAZIAM VÁRIOS OBJETOS COM PEDRAS, COMO: FACAS, ANZOIS E PONTAS DE FLECHAS. FORAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL A USAREM O ARCO E FLECHA E A BOLEADEIRA QUE ERA UMA ARMA COM 3 BOLAS DE PEDRAS LIGADAS ENTRE SI POR CORDAS DE COURO. 

5- HÁ MAIS DE 7 MIL ANOS OS POVOS DA REGIÃO AMAZÔNICA JÁ PRODUZIAM ALEMENTOS? QUAL?

RESPOSTA (PAG. 82) : SIM. PLANTAS MEDICINAIS E CORANTES, MAS O MAIS IMPORTANTE FOI O CULTIVO DA MANDIOCA. COM A MANDIOCA PRODUZIAM FARINHA, BEIJU E TAPIOCA. 


6- COMENTE SOBRE O DIA A DIA DOS AGRICULTORES E CERAMISTAS DA AMAZÔNIA.

RESPOSTA (PAG. 82/83):  OS AGRICULTORES FAZIAM ALIMENTOS COM A MANDIOCA E OS CERAMISTAS USAVAM A CERÂMICA PARA FAZER VASOS, URNAS FUNERÁRIAS, ESTATUETAS, PRATOS, JARROS, ETC. 


7- A FARINHA DE MANDIOCA SERVE PARA FAZER QUE TIPOS DE ALIMENTOS? (PESQUISE EM OUTROS LIVROS, COM FAMILIARES OU NA INTERNET)

RESPOSTA (PAG. 82) - FARINHA, BEIJU E TAPIOCA.

8- ESTUDAR A NOSSA PRÉ-HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE. EXPLIQUE QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO.

RESPOSTA: Nesse diversificado período, podemos observar a luta travada pelos primeiros homens em seu processo de adaptação às hostilidades impostas pela natureza. Ao longo desse processo de dominação, também é possível ver que estes sujeitos da história não estavam somente preocupados em garantir a sua sobrevivência. Por meio da pintura rupestre, podemos dialogar com os comportamentos, valores e crenças que surgem nesse remoto tempo.

Sem dúvida, as restrições e a limitação das fontes disponíveis dificultam bastante a compreensão do tempo pré-histórico.


9-  ONDE SE LOCALIZA O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A HUMANIDADE?

RESPOSTA (PAG. 76)  - LOCALIZA-SE EM SÃO RAIMUNDO NONATO, NO PIAUÍ. ESSE SÍTIO ARQUEOLÓGICO COMPROVA A PRESENÇA HUMANA NA AMÉRICA HÁ PELO MENOS 50 MIL ANOS. 




CORREÇÃO DA REVISÃO 
PARA A SISTEMÁTICA DA ETAPA 1

01 -   Quais os tipos de fontes históricas? Dê 2 exemplos de cada uma.
·         ESCRITAS (CÉDULAS DE IDENTIDADE, DIÁRIOS, LEIS) – PAG. 16
·         VISUAIS (FOTOGRAFIAS, PINTURAS, DESENHOS, CARTÕES-POSTAIS) – PAG. 16
·         ORAIS (CANTIGAS, LENDAS E ENTREVISTAS) – PG. 17
·         DA CULTURA MATERIAL (BRINQUEDOS, VESTIMENTAS, MÓVEIS).
 PG. 17

02 -  Explique a teoria CRIACIONISTA  e identifique qual a principal fonte de estudo dessa teoria.
O CRIACIONISMO DEFENDE QUE A VIDA E TODA MATÉRIA EXISTENTE SÃO RESULTADOS DA AÇÃO DIRETA DE UM CRIADOR.
A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO É A BÍBLIA. – PAG. 51

03- Explique a teoria EVOLUCIONISTA e identifique o seu idealizador. 

II    IDEALIZADO POR CHARLES DARWIN, O EVOLUCIONISMO AFIRMA QUE O SER HUMANO E TODOS OS SERES VIVOS SÃO RESULTADO DE UM LONGO PROCESSO DE EVOLUÇÃO. – PAG. 53

04- Identifique os séculos das datas abaixo.
 (APRENDA A CALCULAR O SÉCULO NA PAG. 36)

   1255 – XIII
       22 -  I
   1879 - XIX
   1500 - XV
   2000 - XX
   1485 - XV

05- Explique o que é CULTURA e PATRIMÔNIO CULTURAL. Dê exemplos.
PAG. 28 E 29 - CULTURA É TUDO QUE É FEITO PELOS HOMENS , OU RESULTADO DO TRABALHO DELES E DE SEUS PENSAMENTOS.
EXEMPLOS: CULTURA MATERIAL – BICICLETA, TABLET, MOCHILA.
CULTURA IMATERIAL – BRINCADEIRAS, FESTAS, RITUAIS RELIGIOSOS

PAG. 31 - PATRIMÔNIO CULTURAL  É O CONJUNTO DOS BENS MATERIAIS, IMATERIAIS E NATURAIS DE UM PAÍS OU DE UM POVO. PATRIMÔNIO É TUDO QUE CRIAMOS E QUEREMOS PRESERVAR . EXEMPLO: MONUMENTOS, OBRAS DE ARTES, FESTAS,COMIDAS, SABERES....


06- Quais as formas e os instrumentos de medição do tempo?
PAG. 34 – RELÓGIO DE SOL, AMPULHETA, RELÓGIO MECÂNICO E RELÓGIO DIGITAL.

07- Explique a diferença entre o calendário judeu, muçulmano e cristão.
PAG. 35 – OS JUDEUS CONTAM O TEMPO A PARTIR DA CRIAÇÃO DO MUNDO, QUE PARA ELES SE DEU NO ANO 3760 ANTES DE CRISTO.
OS MUÇULMANOS CONTAM O TEMPO A PARTIR DA IDA DO FUNDADOR DA SUA RELIGIÃO, MAOMÉ, DA CIDADE DE MECA PARA MEDINA. ESSE FATO OCORREU EM 622 DEPOIS DE CRISTO.
OS CRISTÃOS ESCOLHERAM O NASCIMENTO DE CRISTO PARA O INÍCIO DA CONTAGEM DO TEMPO.

08-  O que é o tempo histórico?
PAG. 37 - É O TEMPO RESULTANTE DA AÇÃO DOS SERES HUMANOS SOBRE A TERRA. O TEMPO RELACIONADO À HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

09- Os seres humanos pertencem a ordem dos primatas. Defina o que são PRIMATAS.
PAG. 55 – MAMÍFEOS COM CAPACIDADE DE AGARRAR E PERCEBER VISUALMENTE A DISTÂNCIA EM QUE UM OBJRTO SE ENCONTRA. OS PRIMATAS DERAM ORIGEM AOS HOMINÍDEOS QUE SÃO INDIVÍDUAOS COM CARACTERÍSTICAS HUMANAS.

10- Caracterize o Período Paleolítico, Período Neolítico e a Idade dos Metais.
PAG. 58/59 – PALEOLÍTICO – CAÇADORES E COLETORES, FAZIAM INSTRUMENTOS DE TRABALHO COM PEDRAS (PEDRA LASCADA), USAVAM ROUPAS, ERAM NÔMADES, DOMINOU O FOGO.

PAG. 59 A 61 - NEOLÍTICO – PERÍODO DA PEDRA POLIDA, AGRICULTURA, DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS, ERAM AGRICULTORES E PASTORES.SEDENTÁRIOS, DESENVOLVERAM A CERÂMICA E AUMENTOU A POPULAÇÃO. DIVISÃO DO TRABALHO

PAG. 64/65 – METALURGIA, USAVAM COBRE PARA FAZER ARMAS E INSTRUMENTOS AGRÍCOLAS. FABRICAVAM O BRONZE (COBRE+ESTANHO). AQUECIAM E DERRETIAM METAL, APERFEIÇOARAM INSTRUMENTOS DE GUERRA. AUMENTARAM A CAPACIDADE DE SE ALIMENTAR E DE SE PROTEGER.

11- O que são pinturas rupestres?
PAG. 49 – PINTURAS FEITAS EM ROCHAS FEITAS POR HOMENS PRÉ-HISTÓRICOS. ESSAS PINTURAS REPRESENTAM O COTIDIANO, PESSOAS OU ANIMAIS.




CORREÇÃO DOS CAP. 1 ,2 E 3







CORREÇÃO CAP. 3









CORREÇÃO CAP. 4 - A PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA










QUESTÕES DE REVISÃO PARA 
PROVA PARCIAL DIA 23/02/18


CAPÍTULO 1

1- O QUE A HISTÓRIA ESTUDA?
2- O QUE SÃO PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS HISTÓRICAS? DÊ EXEMPLOS.
3- O QUE É HISTÓRIA?
4- QUAIS OS TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS? DÊ EXEMPLO DE CADA UMA.
5- QUAIS AS OUTRAS ÁREAS QUE PODEM AJUDAR O CONHECIMENTO HISTÓRICO?
6- QUEM FAZ HISTÓRIA?


CORREÇÃO DO CAP. 1
RETOMANDO
1-
A- IMAGEM 1 - FOTO EM PRETO E BRANCO
IMAGEM 2 - FOTO COLORIDA
B- IMAGEM 1- CLASSE SOMENTE DE MENINAS
IMAGEM 2 - CLASSE MISTA , COM MENINOS E MENINAS
C- IMAGEM 1 - AUSÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
IMAGEM 2 - A EXISTÊNCIA DE PROJETOR MULTIMÍDIA COMA SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO DA AULA.

2- TANTO A FOTO 1 QUANTO A 2, AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE PEGA-PEGA, MAS AS IMAGENS SÃO DE ÉPOCAS DIFERENTES; NOTE QUE ESSA BRINCADEIRA CONTINUA SENDO PRATICADA HOJE EM DIA.

3- MUDANÇAS - TRANSFORMAÇÕES
PERMANÊNCIAS - O QUE NÃO SE MODIFICA NEM COM O PASSAR DO TEMPO
HISTORIADOR - PROFISSIONAL QUE ESCREVE SOBRE O PASSADO E O PRESENTE COM BASE EM FONTES HISTÓRICAS
FONTES HISTÓRICAS - VESTÍGIOS OU PISTAS DEIXADOS PELOS SERES HUMANOS NA SUA PASSAGEM PELA TERRA.
SUJEITO HISTÓRICO - TODOS NÓS( EU, VOCÊ, O PROFESSOR...), INSTITUIÇÕES (IGREJA, CÂMARA DOS DEPUTADOS, EXÉRCITO...)

4-
1- FONTE MATERIAL
2- FONTE MATERIAL
3- FONTE ESCRITA
4- FONTE VISUAL
5- FONTE ORAL
6- FONTE VISUAL

5- PESSOAL

6- SIM, O TRABALHO DO HISTORIADOR É SEMELHANTE AO DE UM DETETIVE. AO INVESTIGAR UM CASO , O DETETIVE USA VESTÍGIOS DEIXADOS PELOS ENVOLVIDOS , POR EXEMPLO, UM FIO DE CABELO. O HISTORIADOR AGE DA MESMA FORMA: UTILIZANDO TODOS OS VESTÍGIOS OU PISTAS DISPONÍVEIS PARA CONSTRUIR UM CONHECIMENTO.

7- PESSOAL


II- INTEGRANDO COM ... LÍNGUA PORTUGUESA

1- OS BLOCOS FORAM ARRASTADOS POR TRABALHADORES BRAÇAIS, HOMENS COMUNS, PERSONAGENS ANÔNIMOS DA HISTÓRIA.

2- PEDREIROS, SOLDADOS, TRIPULAÇÃO DO NAVIO, ENTRE OUTROS.

3- PESSOAL

4- NESSA FRASE, "LER" TEM O SENTIDO DE INTERPRETAR A REALIDADE, PERCEBER O QUE ACONTECE.

5- ELAS NOS PERMITEM CONCLUIR QUE A HISTÓRIA É FEITA POR TODOS NÓS, E NÃO SÓ PELOS GRANDES PERSONAGENS.


23 comentários:

  1. 1-É as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da alimentação, da construção de moradia, do lazer, entre outras.

    2-É aquilo que, mesmo com passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. Exemplos disso são as construções presentes em algumas cidades brasileiras, como Ouro Preto, São Luís, Goiás e Salvador. Repare que elas são muitos antigas e que presevam diversas características da época em que foram feitas. As permanências também pode ser percebidas em brincadeiras como AMARELHINA...

    3-São os vetigios (escritos, imagens, objetos e etc.) produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de FONTES HISTÓRICAS.

    4-Visuais, orais e da cultura material. Cédulas de identidade, diários e leis são exemplo de fontes escritas. Fotografias , pinturas , desenhos e cartões-postais são exemplo de fontes visuais. Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de Fontes Orais.

    5-???????????

    6-Nao. Pois a mulher não tinha espaço na sociedade antigamente, já hoje em dia ela já é mais respeitada.

    7-?????

    8-O Calendário Cristão(UNICO ACHADO NO LIVRO, PROF.)é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, há fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer. No casa dos acontecimentos anteriores ao nascimento de Cristo, ao lado da data, colocamos a abreviatura a.C.

    9-CULTURAL= o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, praticas[...], que remetem à identidade desse povo a preservação do patrimônio cultural significa principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados[...].

    10-Pra começa vamos explicar o que é O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é uma autarquia do Governo do Brasil, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país. Cuja missão é preservar o patrimônio CULTURAL brasileiro.

    11-Significa um ato administrativo realizado pelo poder publico nos níveis federal, estadual e municipal, visando preservar um bem cultural e impedir a sua destruição ou descaracterização.

    12- Porque é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a parti do nascimento de Jesus Cristo.

    Escola Josefina, Nome : Eric Moreira Saraiva, 6º ANO, Chamada :09

    ResponderExcluir
  2. Tia isabel vc é a melhor prof do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tia Isabel. A professora Lídia mandou eu visitar o seu blog e hoje eu visitei e gostei muito. Você é a melhor professora. Samir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maria eduarda sexto ano26 de janeiro de 2018 20:24

      Muito legal prof gostei muito

      Excluir
    2. maria eduarda sexto ano26 de janeiro de 2018 20:25

      beijos prof

      Excluir
  4. Olhei o blog hoje e adorei professora!!! Marcello Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Prof amei seu blog vc e a melhor tia isabel 😘 maria clara sexto ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professora gostei muito do blog aproveitei e tou dando uma estudada para a próxima prova preciso melhorar a nota a minha meta é tirar 2 em tudo kkkkk (Ou 1.8)Obrigado por me ensinar novas coisas Fui!!!

      Assiando:Pedro Everton Macedo Uchoa:6 ano

      Excluir
    2. Obrigada Pedro Everton! Visite o blog sempre que você precisar! Um abraço!

      Excluir
  6. Ameii seu blog tia muito criativo
    (isadora 6 ano)

    ResponderExcluir
  7. oi tia isabel sou do 6 sexto ano patronato adorei o blog me ajudou bastante obrigada!!!! Yasmim Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isadora! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada Yasmim Souto! Que bom que você gostou! Um abraço!

      Excluir
  8. Obrigada Maria Clara! Que bom que você gostou! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. oi tia Isabel,gostei muito do seu blog,vai me ajudar muito nos estudos,até porque eu quero tirar boas notas e aprender os conteúdos.Beijos!


    (Renata 6 ano :)

    ResponderExcluir
  10. Tia Isabel sou Yasmin do 6 ano cadê a correção na revisão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, a correção da revisão já está online. Boa sorte!

      Excluir
  11. Adorei seu blog tia foi muito útil para estudar.
    Ana Lívia sexto ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lívia, fico feliz por vc ter gostado do blog. Volte sempre!! Bjs.

      Excluir
  12. professora porque a senhora não faz em cantinho de desenhos dos alunos .seria legal


    Yan da Silva Freitas 8ºano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia Yan! Pode mandar seus desenhos para o e-mail isabelaguiar3@yahoo.com.br ou me entregar em sala de aula que eu publico. Mas tem que ser desenho que tenha relação com os assuntos de História.

      Excluir