9º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA 
PROVA PARCIAL DIA 23/02/18

P.S.: AS QUESTÕES ESTARÃO CORRIGIDAS AQUI NO BLOG NO DIA 22/02/18

CAPÍTULO 1

1- QUAIS AS NOVAS TECNOLOGIAS DESCOBERTAS NA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? 
2- COMENTE SOBRE AS DESCOBERTAS NAS COMUNICAÇÕES E NOS TRANSPORTES NA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
3- EXPLIQUE O QUE É: TRUSTE, CARTEL E HOLDING.
4- O QUE AS GRANDES POTÊNCIAS BUSCAVAM NA ÁFRICA, ÁSIA, AMÉRICA E OCEANIA?
5- QUAIS AS TEORIAS RACISTAS DO SÉCULO XX?
6- COMENTE SOBRE A ATUAÇÃO DOS PAÍSES EUROPEUS NA ÁFRICA E A REAÇÃO DOS AFRICANOS.
7- QUAIS OS OBJETIVOS DA CONFERÊNCIA DE BERLIM?
8- QUAIS AS MUDANÇAS NEGATIVAS OS INGLESES FIZERAM NA ÍNDIA EM BENEFÍCIO PRÓPRIO?
9- O QUE FOI A REVOLTA DOS SIPAIOS?
10- COMO OS BRITÂNICOS DESTRUÍRAM A ECONOMIA DA CHINA?
11- O QUE FOI A GUERRA DO ÓPIO?
12- EXPLIQUE O TRATADO DE NANQUIM.
13- QUAIS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO JAPÃO APÓS O CONTATO COM O OCIDENTE?


CAP.1 - INDUSTRIALIZAÇÃO E IMPERIALISMO - CLIQUE AQUI

CAP.2 - A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - CLIQUE AQUI

CORREÇÃO DO CAP. 1

I- RETOMANDO
1-
A- ELA MOSTRA UM ENORME POLVO CUJA A CABEÇA É DE UM HOMEM DE CARTOLA; O POLVO DE 13 BRAÇOS, ESTENDE SUA DOMINAÇÃO SOBRE VÁRIOS PAÍSES, COMO EGITO, ÍNDIA, CANADÁ, JAMAICA, ILHA DE MALTA, ETC.
B- ELE REPRESENTA A INGLATERRA, MOSTRADA NA CHARGE COMO UM POLVO COM CABEÇA HUMANA ESTENDENDO SEUS TENTÁCULOS EM DIREÇÃO A OUTROS PAÍSES.
C- A CHARGE É UMA CRÍTICA AO IMPERIALISMO INGLÊS;A COBIÇA DESMEDIDA DA INGLATERRA É REPRESENTADA NA CHARGE POR UM PERSONAGEM CUJOS TENTÁCULOS AVANÇAM EM DIREÇÃO ÀS ÁREAS COBIÇADAS; REPARE QUE AS "MÃOS" DO POLVO POUSAM SOBRE O MAPA DE DETERMINADOS PAÍSES, COMO EGITO, ÍNDIA, CANADÁ, JAMAICA, ENTRE OUTROS.
D- NO CONTEXTO MARCADO PELA EXPANSÃO DAS POTÊNCIAS EUROPEIAS EM DIREÇÃO À ÁSIA E ÁFRICA, COM O OBJETIVO DE CONQUISTAR MERCADOS PRODUTORES DE MATÉRIA-PRIMA E CONSUMIDORES DE MANUFATURADOS.


2- V.V.F.V

3-
A- O PERSONAGEM CRITICADO É O REI LEOPOLDO II, DA BÉLGICA.
B- O ARTISTA CRITICA O REI BELGA PELA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO AFRICANO E PELOS INÚMEROS CRIMES COMETIDOS NO CONGO REPARE NAS CABEÇAS DE AFRICANOS DISPOSTAS NA FORMA DE UM CÍRCULO EM TORNO DO REI.

4-
A- O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO E DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA, A LIVRE NAVEGAÇÃO NOS RIOS CONGO E NÍGER; O BEM-ESTAR MORAL E MATERIAL DAS POPULAÇÕES ABORÍGENES; A REGULAMENTAÇÃO DOS TERRITÓRIOS QUE VIESSEM A SER OBTIDOS NAS COSTAS DA ÁFRICA.
OBS.: NENHUM LÍDER AFRICANO FOI CONVIDADO A PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DE BERLIM.
B- ESSAS FRONTEIRAS MISTURAVAM CULTURAS E LÍNGUAS DIFERENTES, E SEPARAVAM POVOS QUE TINHAM GRANDE IDENTIDADE CULTURAL, O QUE CONTRIBUIU PARA A ECLOSÃO DE GUERRAS ENTRE OS PRÓPRIOS AFRICANOS; ALGUMAS DELAS SE PROLONGARAM ATÉ OS NOSSOS DIAS.
C- NO DOCUMENTO, NÃO SE TRADUZ O SIGNIFICADO DE BEM-ESTAR MORAL E MATERIAL DAS POPULAÇÕES NATIVAS. COMO SE SABE, NÃO ERA ESTE O FOCO DA CONFERÊNCIA D BERLIM.

5-
A- OS DOMÍNIOS EUROPEUS NA ÁFRICA EM 1910.
B- A GRÃ-BRETANHA ERA A POTÊNCIA COM MAIOR NÚMERO D DOMÍNIOS NA ÁFRICA.
B- A ESPANHA.
C- NA ÁFRICA DO FIM DO SÉCULO XIX SOMENTE A LIBÉRIA, NA COSTA OCIDENTAL, E A ABSSÍNIA (ETIÓPIA), NA COSTA ORIENTAL, ERAM NAÇÕES LIVRES.

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

VOZES DO PASSADO

A- QUEM FALA É WOGOBO, UM REI, AUTORIDADE MÁXIMA DO POVO MOSI. (ESSE REI TINHA FORÇA PARA FAZER CUMPRIR A AMEAÇA FEITA AO CAPITÃO FRANCÊS)
B- A LEITURA PERMITE CONCLUIR QUE ESSE LÍDER AFRICANO RECUSOU A OFERTA DE AJUDA DOS FRANCESES POR CONSIDERAR QUE ELA ENCOBRIA A REAL INTENÇÃO DELES: MATÁ-LO E SE APROPRIAR DE SEU PAÍS. (ESSE TIPO DE RESISTÊNCIA FOI BASTANTE COMUM EM TODA A ÁFRICA)
C- ENTRE OS FATORES RESPONSÁVEIS PELA PARTILHA DA ÁFRICA PELOS EUROPEUS PODEMOS CITAR: A SUPERIORIDADE BÉLICA (EX: METRALHADORA DE TIRO RÁPIDO); O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO (EX. NAVIO A VAPOR) E CIENTÍFICO (EX.: DESCOBERTA DO QUININO - A quinina é uma substância natural retirada da casca de uma planta medicinal conhecida como Cinchona calisaya ou Quina-amarela, utilizada para complementar o tratamento da malária, eliminando os protozoários da doença. A quinina, normalmente, é vendida na farmácia sob a forma de cápsulas) ; ESTUDO DA GEOGRAFIA E DOS COSTUMES DOS POVOS DA ÁFRICA; A ALIANÇA DOS EUROPEUS COM PARTE DAS LIDERANÇAS AFRICANAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário