9º ANO

CORREÇÃO DO CAP. 8 - ERA VARGAS

I- RETOMANDO
1- ELEIÇÕES E MOVIMENTO DE 1930

  • QUEM DISPUTOU AS ELEIÇÕES DE 1930 - JÚLIO PRESTES (SP) X GETÚLIO (RS) COM VICE JOÃO PESSOA PELA ALIANÇA LIBERAL
  • QUAL ERA O PROGRAMA DE VARGAS - VOTO SECRETO, INCENTIVO A INDÚSTRIA NACIONAL E APROVAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS.
  • COMO VARGAS REAGIU A VITÓRIA DA SITUAÇÃO - MARCHOU EM DIREÇÃO AO RJ PARA TOMAR O PODER
  • QUAL O DESFECHO DO MOVIMENTO DE 1930 - UMA JUNTA MILITAR TOMOU O PODER E ENTREGOU A VARGAS, LÍDER DO MOVIMENTO CIVIL DE 1930.

2- A - VOTO SECRETO PARA MAIORES DE 18 ANOS,O QUE DIFICULTAVA A PRÁTICA DA CORRUPÇÃO QUE ACONTECEU NAS DÉCADAS ANTERIORES.

3- 

  • INTEGRALISTAS - SE INSPIRAVAM NO FASCISMO, QUERIAM UM GOVERNO AUTORITÁRIO, MILITARIZADO, PARTIDO ÚNICO.
  • ALIANCISTAS - COMUNISTAS, GOVERNO POPULAR, NACIONALIZAR EMPRESAS ESTATAIS, REFORMA AGRÁRIA E SUSPENDER PAGAMENTO DE DÍVIDA EXTERNA.
  • O QUE HÁ EM COMUM NOS DOIS - USAVAM VIOLÊNCIA, AÇÕES ARMADAS E FRACASSARAM NO SEU INTENTO. 

4- ALTERNATIVA D. 
FORJADO PELAS LIDERANÇAS INTEGRALISTAS, FOI UTILIZADO POR VARGAS COMO JUSTIFICATIVA PARA A INSTAURAÇÃO DO ESTADO NOVO.

5- ALTERNATIVA E
VARGAS SERIA O HOMEM CAPAZ DE EXERCER O PODER DE MODO INTELIGENTE E CORRETO

6- 
A- INDICAM QUE NA ÚLTIMA DÉCADA DA PRIMEIRA REPÚBLICA AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA ERAM SUPERIORES ÀS DA INDÚSTRIA.
B- ENQUANTO AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA CAÍAM AS DA INDÚSTRIA CRESCIAM MUITO, ATINGINDO 11,2% AO ANO.
C- AS TAXAS DE CRESCIMENTO DA AGRICULTURA SE MANTIVERAM ENQUANTO AS DA INDÚSTRIA DIMINUÍRAM MAIS QUE A METADE. APESAR DISSO, CONTINUARAM 3 VEZES MAIORES QUE A AGRICULTURA.
D- CONCLUSÕES - 1- NA DÉCADA DE 20 A AGRICULTURA OCUPAVA LUGAR DE DESTAQUE NA ECONOMIA DO BRASIL. 2- DURANTE O GOVERNO VARGAS, A INDÚSTRIA CRESCEU MAIS QUE A AGRICULTURA, LIDERANDO A ECONOMIA DO BRASIL.
D- A INDUSTRIALIZAÇÃO NO GOVERNO VARGAS SE DEVEU A FATORES EXTERNOS (GRANDE DEPRESSÃO E SEGUNDA GUERRA) E INTERNOS ( EMPRÉSTIMO À INDÚSTRIA COM JUROS REDUZIDOS, REDUÇÃO D IMPOSTOS SOBRE BENS INDUSTRIAIS, FIM DOS IMPOSTOS INTERESTADUAIS E FIXAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO)

II- LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA
VOZES DO PASSADO

A- "UM OPERÁRIO É UM  BOM ....BRASILEIRO QUE TRABALHA."
B- PROVAVELMENTE ESTÁ SE REFERINDO AOS DIREITOS TRABALHISTAS ADQUIRIDOS NA ERA VARGAS.
C- SIM, A LINGUAGEM É MUITO FÁCIL E DIDÁTICA, POR ISSO O PÚBLICO ALVO ERA A CLASSE TRABALHADORA.
D- PROCURA TRANSMITIR A IDEIA DE QUE O BOM BRASILEIRO É AQUELE QUE TRABALHA E DEFENDE A ORDEM; O OPERÁRIO E O SOLDADO SÃO BONS BRASILEIROS; QUEM TEM DIREITOS TRABALHISTAS JÁ NÃO É TÃO POBRE;BRASILEIROS, SEJAM PATRÕES OU EMPREGADOS, SÃO TODOS IGUAIS. O BRASIL É MAIOR QUE OS BRASILEIROS.

III- INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA
A- FÉRIAS, PENSÃO POR INVALIDEZ, REMUNERAÇÃO ADEQUADA.
B- ELE É DESCRITO REPRESENTADO COMO PROTETOR DOS TRABALHADORES. OS VERSOS SÃO: " FOI ELE O TEU PROTETOR/ O HOMEM QUE NESSE MUNDO/ TRABALHOU EM TEU FAVOR
C- AMBOS COMPARAM A VIDA DO TRABALHADOR ANTES E DEPOIS DE VARGAS. ANTES DE VARGAS : VIOLÊNCIA E AUSÊNCIA DE DIREITOS TRABALHISTAS. APÓS VARGAS: DIREITOS TRABALHISTAS E GETÚLIO COMO PROTETOR DOS OPERÁRIOS.
D- SIM. BASTA VER A VITÓRIA EXPRESSIVA DE VARGAS NAS ELEIÇÕES DE 1950.


QUESTÕES DE REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA  - CAP.4 E 5      ETAPA 2 / 2017
A PROVA SERÁ DIA 9/5/2017
9º ANO
1- EXPLIQUE O SIGNIFICADO DE VOTO DE CABRESTO.
2- O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?
3- O QUE FOI O CONVÊNIO DE TAUBATÉ? QUAIS OS ESTADOS QUE PARTICIPARAM ?
4- O QUE CONTRIBUIU PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL?
5- POR QUE O BRASIL RECEBEU IMIGRANTES NO INÍCIO DA REPÚBLICA? ESSES IMIGRANTES VINHAM DE ONDE?
6- EXPLIQUE AS CAUSAS, DESENVOLVIMENTO E CONSEQUÊNCIAS DA REVOLTA DE CANUDOS.
7- O QUE FOI A REVOLTA DO CONTESTADO? ONDE ACONTECEU?
8- CARACTERIZE O CANGAÇO. QUAL A IMPORTÂNCIA DE LAMPIÃO NO CANGAÇO BRASILEIRO. COMO LAMPIÃO AGIA COM OS COMERCIANTES E FAZENDEIROS ?
9- QUAIS AS CAUSAS E QUEM LIDEROU A REVOLTA DA CHIBATA?
10- QUAIS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS FÁBRICAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA?


REVOLUÇÃO RUSSA - ACESSE A AULA AQUI

QUESTÕES PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
ETAPA 2
CAP. 4 E 5


1- EXPLIQUE O SIGNIFICADO DE VOTO DE CABRESTO.
2- O QUE FOI A POLÍTICA DOS GOVERNADORES?
3- O QUE FOI O CONVÊNIO DE TAUBATÉ? QUAIS OS ESTADOS QUE PARTICIPARAM ?
4- O QUE CONTRIBUIU PARA A INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL?
5- POR QUE O BRASIL RECEBEU IMIGRANTES NO INÍCIO DA REPÚBLICA? ESSES IMIGRANTES VINHAM DE ONDE?
6- EXPLIQUE AS CAUSAS, DESENVOLVIMENTO E CONSEQUÊNCIAS DA REVOLTA DE CANUDOS.
7- O QUE FOI A REVOLTA DO CONTESTADO? ONDE ACONTECEU?
8- CARACTERIZE O CANGAÇO. QUAL A IMPORTÂNCIA DE LAMPIÃO NO CANGAÇO BRASILEIRO. COMO LAMPIÃO AGIA COM OS COMERCIANTES E FAZENDEIROS ?
9- QUAIS AS CAUSAS E QUEM LIDEROU A REVOLTA DA CHIBATA?
10- QUAIS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS FÁBRICAS BRASILEIRAS NO INÍCIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA? 






CORREÇÃO DA REVISÃO
CAP.1  - PARA A AVALIAÇÃO CONTÍNUA
ETAPA 1 / 2017

ROTEIRO: CAP. 1 – INDUSTRIALIZAÇÃO E  IMPERIALISMO

1- QUAIS AS TECNOLOGIAS APLICADAS NA INDÚSTRIA NA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? COMENTE SOBRE CADA UMA.
- AÇO - MAIS BARATO E RESISTENTE QUE O FERRO.
USADO NA INDÚSTRIA DE ARMAS , CONSTRUÇÃO CIVIL E PARA FAZER MÁQUINAS.
- DÍNAMO: GERADOR DE ELETRICIDADE À LONGAS DISTÂNCIAS

2- QUAIS AS MUDANÇAS NOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DURANTE A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
-TRANSPORTE- FERROVIA, LOCOMOTIVA E BARCO A VAPOR
- COMUNICAÇÕES: TELÉGRAFO E TELEFONE

3- O QUE ERAM OS TRUSTES, CARTÉIS E HOLDINGS?
- TRUSTES - ASSOCIAÇÃO DE VÁRIAS EMPRESAS EM UMA
- CARTEL - VÁRIAS EMPRESAS INDEPENDENTES QUE DIVIDEM O MERCADO ENTRE SI
- HOLDING -SURGE DA ASSOCIAÇÃO DE VÁRIAS EMPRESAS E POSSUI A MAIOR PARTE DAS AÇÕES .

4- O QUE AS POTÊNCIAS IMPERIALISTAS BUSCAVAM EM OUTROS CONTINENTES? QUAIS OS CONTINENTES INVADIDOS POR ESSAS POTÊNCIAS?
- EUA, GRÃ-BRETANHA, FRANÇA E JAPÃO. 
- CONTINENTES: ÁFRICA, ÁSIA, EUROPA E OCEANIA

5- O QUE SÃO TEORIAS RACISTAS?
TEORIAS EUROPEIAS QUE DIZIAM QUE OS EUROPEUS ERAM SUPERIORES AOS OUTROS POVOS.

6- O QUE FOI A MISSÃO CIVILIZADORA DOS EUROPEUS?
OS EUROPEUS SE ACHAVAM NA OBRIGAÇÃO DE LEVAR A CIVILIZAÇÃO PARA OS DEMAIS POVOS.

7- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO FRANCÊS NA ÁFRICA.
- 1830- COMEÇARAM A OCUPAR A ARGÉLIA
- OBRIGARAM A POPULAÇÃO A TRABALHAR PARA ELES
- FORAM ENVIADOS MISSIONÁRIOS E EDUCADORES PARA TRANSMITIR A CULTURA OCIDENTAL

8- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO BELGA NA ÁFRICA.
- 1884- O REI DA BÉLGICA INVADE O CONGO
- EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA DO POVO DO CONGO
-OS BELGAS ENRIQUECEM COM A PRODUÇÃO DE BORRACHA E MARFIM
- ESCRAVIZAVAM A POPULAÇÃO DO CONGO

9- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO BRITÂNICO NA ÁFRICA.
- BRITÂNICOS ERAM OS LÍDERES NA ÁFRICA
- ESTABELECERAM UM PROTETORADO NO EGITO
- TRAVARAM A GUERRA SANTA CONTRA OS MUÇULMANOS NO SUDÃO

10- QUAIS OS MOTIVOS DAS REVOLTAS AFRICANAS?
- PARA PRESERVAR SEU TERRITÓRIO, SUA CULTURA E SE LIVRAR DA EXPLORAÇÃO E MAUS TRATOS DOS EUROPEUS.

11- O QUE FOI A REBELIÃO ASHANTI?
- ACONTECEU NA COSTA DO OURO (GANA)
- DUROU 10 ANOS (1890-1900)
- CAUSA: DEPOSIÇÃO DE CHEFES LOCAIS PELOS BRITÂNICOS
-O GOVERNO BRITÂNICO EXIGIU QUE SEU REPRESENTANTE SE SENTASSE NO TAMBORETE DE OURO, DESRESPEITANDO AS TRADIÇÕES LOCAIS.
- DEPOIS DE INÚMERAS BATALHAS OS BRITÂNICOS GANHARAM

12- QUAIS TERRITÓRIOS AFRICANOS DOMINADOS PELOS PORTUGUESES?
- PORTUGAL - GUINÉ, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E AS ILHAS DO CABO VERDE.

13- QUAIS AS DUAS COLÔNIAS CONQUISTADAS PELA ALEMANHA NA ÁFRICA?
- ALEMANHA- ÁFRICA DO SUDOESTE ALEMÃO E ÁFRICA OCIDENTAL ALEMÃ. 

14- O QUE FOI A CONFERÊNCIA DE BERLIM? QUAL SEU PROPÓSITO? O QUE OS REPRESENTANTES COMBINARAM NESSA CONFERÊNCIA?
- 28/02/1885
- OBJETIVO: COMBINAR REGRAS PARA A LIVRE NAVEGAÇÃO NOS RIOS CONGO E NÍGER E OCUPAÇÃO DE TERRAS NO LITORAL AFRICANO.

15- COMENTE SOBRE O IMPERIALISMO DOS BRITÂNICOS NA ÍNDIA.
- SÉCULO XVII
- COMPRAVAM TECIDOS DOS INDIANOS
REVENDIAM NA EUROPA COM ALTO LUCRO
1750- SE APOSSAM DA ÍNDIA
-AUMENTAM OS IMPOSTOS DOS TECIDOS
- VENDEM TECIDOS INGLESES PARA OS INDIANOS QUE ERAM OBRIGADOS A COMPRAR


16- O QUE FOI  REVOLTA DOS SIPAIOS?
- CAUSA: ABUSO DE AUTORIDAE DOS BRITÂNICOS NA ÍNDIA
- INGLESES GERARAM POBREZA E FOME NA ÍNDIA
- 1857: INGLATERRA X ÍNDIA
- INGLESES VENCEM E ASSUMEM O PODER NA ÍNDIA
- RAINHA VITÓRIA PROCLAMADA IMPERATRIZ DA ÍNDIA

17- QUAIS AS CAUSAS DA OCUPAÇÃO BRITÂNICA NA CHINA?
- INTERESSE NA SEDA, CHÁ E PORCELANA
- VENDA DE ÓPIO PARA A CHINA

18- COMO O JAPÃO SE TORNOU UMA POTÊNCIA CAPITALISTA?
- COM O AUMENTO DAS RELAÇÕES COM O OCIDENTE, LIDERANÇAS JAPONESAS DEFENDIAM A INCORPORAÇÃO DE AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA EUROPA. 
- OUTRA PARTE DOS CHINESES VIAM ISSO COMO SUBMISSÃO AOS EUROPEUS.
- HOUVE GUERRA CIVIL
- OS QUE QUERIAM A MODERNIZAÇÃO GANHARAM
- O PODER DO IMPERADOR É FORTALECIDO
- O PODER DOS SENHORES RURAIS DO JAPÃO É ENFRAQUECIDO
- INICIA-SE A ERA MEIJI





CORREÇÃO DA REVISÃO 2º ANO MÉDIO

ROTEIRO: MÓDULO 6 - H 16

SLIDE PARA AJUDAR NOS ESTUDOS







SOBRE SIMÓN BOLÍVAR CLIQUE AQUI

1- SOBRE A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA RESPONDA:
COMO SE ORGANIZAVAM OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA DO NORTE?

-ORGANIZAVAM-SE EM POVOS DE INÚMERAS TRIBOS DE CAÇADORES E COLETORES
- A MAIORIA CONHECIA A CULTURA DO MILHO.
- DIVISÃO DO TRABALHO ERA PELO GÊNERO
- MULHERES: COLETA E AGRICULTURA
- HOMENS: CAÇA E PESCA, GUERREIROS QUE USAVAM FLECHAS, LANÇAS E MACHADOS DE PEDRA.
- VIVIAM EM ALDEIAS
- HAVIA ALGUNS QUE ERAM NÔMADES OU SEMINÔMADES
- NÃO EXISTIA NOÇÃO DE PROPRIEDADE DE TERRA

2- QUAIS OS FATORES QUE POSSIBILITARAM A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA DO NORTE?

- PROCESSO DE CERCAMENTO DOS CAMPOS
- EXCEDENTE POPULACIONAL DE CAMPONESES
- GRANDE NÚMERO D REFUGIADOS
- A DINASTIA STUART FUNDOU A COMPANHIA DO COMÉRCIO DE LONDRES, EMPRESA PRIVADA RESPONSÁVEL PELA OCUPAÇÃO DA REGIÃO
- ESTADO SE APROXIMOU DA BURGUESIA.

3- DIFERENCIE AS COLÔNIAS DO NORTE E DOS SUL DOS EUA.

NORTE (POVOAMENTO): MÃO-DE-OBRA LIVRE, FAMILIAR, PEQUENA PROPRIEDADE, POLICULTURA.
SUL ( EXPLORAÇÃO) : MONOCULTURA EXPORTADORA (PLANTATION), LATIFÚNDIO, MÃO-DE-OBRA ESCRAVA, MAIS DEPENDENTE DA INGLATERRA

4- O QUE FOI A GUERRA DOS 7 ANOS? CAUSA? OBJETIVO? RESULTADO?

CAUSA: DISPUTA DE TERRITÓRIOS COLONIAIS NA AMÉRICA ENTRE FRANÇA X INGLATERRA.
OBJETIVO: A POSSE DE TERRAS
RESULTADO: INGLESES VENCERAM POR CONTA DO APOIO DA METRÓPOLE 

5- QUAIS OS IMPOSTOS COBRADOS PELOS INGLESES ÀS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE? DESCREVA-OS.

  • A Lei do Açúcar, que acabava com o contrabando de melaço para a fabricação de rum e protegia os plantadores ingleses das Antilhas;
  • A Lei do Selo, determinando que nas colônias só se podia usar o papel timbrado, vendido por agentes ingleses;
  • O imposto sobre o chá, cobrado também sobre o vidro, o chumbo, o papel e a tinta importados;
  • A Lei dos Alojamentos ou hospedagem:  obrigava os colonos a alojar soldados ingleses em suas casas.
  • A Lei da Moeda:proibia a emissão de papéis de crédito na colônia,utilizados como moeda corrente.
6- O QUE FOI O MASSACRE DE BOSTON EM 1770?

SOLDADOS INGLESES ATACARAM CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS QUE PROTESTAVAM EM FRENTE AO QUARTEL INGLÊS.

7- QUAIS AS INFLUÊNCIAS DOS COLONOS PARA ATINGIREM SEU SONHO D LIBERDADE?

ILUMINISMO E LIBERALISMO

8- DESCREVA OS 2 CONGRESSOS CONTINENTAIS DA FILADÉLFIA.

1º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - OS COLONOS ROMPEM COM A INGLATERRA. A INGLATERRA CONCEDEU ALGUMAS REGALIAS ÀS COLÔNIAS MAS AUMENTAM A PRESENÇA DE SOLDADOS INGLESES NAS COLÔNIAS.

2º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - REUNIU AS 13 COLÔNIAS. ESTAVAM DIVIDIDOS ENTRE TER MAIS LIBERDADE DE AÇÃO E ROMPER COM A INGLATERRA.

9- QUAL A IMPORTÂNCIA DE THOMAS JEFFERSON NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA?

AUTOR DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA AMERICANA.
É CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DOS EUA.

10- CARACTERIZE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

- PEGARAM EM ARMAS PARA CONFIRMAR SUA INDEPENDÊNCIA
- BUSCARAM APOIO DE FRANCESES E ESPANHÓIS ( INIMIGOS DA INGLATERRA)
- ORGANIZARAM O EXÉRCITO CONTINENTAL
- LÍDER: GEORGE WASHINGTON
-AÇÕES ISOLADAS DE GRUPOS ARMADOS
- 1781- VENCEM A BATALHA DE YORKTOWN NA VIRGÍNIA
- 1783- ASSINAM O TRATADO DE PARIS: INGLATERRA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

11- DESCREVA OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLA NA AMÉRICA.

VICE-REINO DO PRATA: 
- SÉCULO XIX - ESSENCIALMENTE RURAL
- FAZIAM LIVRE COMÉRCIO COM A INGLATERRA
- PROPRIETÁRIOS DE TERRA SE REVOLTAM CONTRA A INTERVENÇÃO ESPANHOLA
- CAUDILHISMO: GOVERNO MILITAR DURANTE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA
- 25/05/1810 O VICE-REINO DO PRATA É FINALIZADO
- INÍCIO DA REPÚBLICA ARGENTINA EM BUENOS AIRES
- HOUVE REVOLUÇÃO LIBERAL DAS ELITES CRIOLLAS
-1811- PARAGUAI DECLARA INDEPENDÊNCIA
- PARAGUAI FOI FECHADO AO EXTERIOR,NACIONALIZOU BENS DA IGREJA, MONOPOLIZOU MADEIRA E ERVA-MATE, CONFISCOU PROPRIEDADES ESPANHOLAS.
- PARAGUAI POSSUÍ UMA PEQUENA INDÚSTRIA NACIONAL
-1815- ESPANHA TENTA RECOLONIZAR A REGIÃO
- O CONFLITO ARMADO SE MANTEVE
- 1816- PROCLAMADA A INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA E URUGUAI.

* CAPITANIA GERAL DA VENEZUELA E VICE-REINO DE GRANADA.

- LÍDER: FRANCISCO DE MIRANDA
- 1811 - CONGRESSO GERAL DA VENEZUELA
- PROCLAMAM A INDEPENDÊNCIA
- ESPANHA DECLARA GUERRA À VENEZUELA
- MIRANDA SE RENDE AOS ESPANHÓIS 
- SIMON BOLÍVAR CONSIDERA MIRANDA UM TRAIDOR
- MIRANDA É ENTREGUE AOS ESPANHÓIS E MORRE EM CÁDIZ EM 1816.
- 1813- SIMÓN BOLÍVAR FORMA UM EXÉRCITO E REINICIA A LUTA
- BOLÍVAR TEVE AUXÍLIO DA INGLATERRA
- 1819 - INDEPENDÊNCIA DA GRÃ-COLÔMBIA ( VENEZUELA, COLÔMBIA, PANAMÁ E EQUADOR) 
- BOLÍVAR TORNA-SE PRESIDENTE DA GRÃ-COLÔMBIA
- 1826 - CONGRESSO DO PANAMÁ PARA FORTALECER ALIANÇAS E A SOBERANIA NACIONAL.
- FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E ACORDO DE PAZ COM A ESPANHA.
- 1830 - GRÃ-COLÔMBIA CHEGA AO FIM
- BOLÍVAR É DEPOSTO E CAÇADO.

* INDEPENDÊNCIA DO CHILE
- LÍDER: BERNARDO O´HIGGINS
- 1808- CHILE INDEPENDENTE DA ESPANHA
- 1814- ESPANHÓIS RETORNAM AO CONTROLE DA REGIÃO
- SAN MARTIN LIDEROU OS ARGENTINOS QUE SE UNIRAM AOS CHILENOS
- CONSEGUIRAM A INDEPENDÊNCIA
- CHILE EM CRISE ECONÔMICA
- CHILE EXPANDE FRONTEIRA PARA O NORTE QUE PERTENCIA À BOLÍVIA
- GUERRA DO PACÍFICO: CHILE X BOLÍVIA
- CHILE VENCEU
- BOLÍVIA PERDEU ACESSO AO OCEANO PACÍFICO

*VICE-REINO DO PERU
- LÍDER: SAN MARTIN
- SAN MARTÍN INVADIU LIMA
- PERU INDEPENDENTE
- FIM DA MITA E ESCRAVIDÃO
- INAUGUROU ESCOLAS
- RESISTÊNCIA ESPANHOLA E CRIOLLA CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO PERU
- SAN MARTÍN E BOLÍVAR SE REÚNEM NO EQUADOR PARA DECIDIR O DESTINO DO PERU
- SAN MARTIN PARTE PARA LONDRES
- 1824 - BOLÍVAR CONSEGUE DERROTAR OS ESPANHÓIS
-CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO PERU

* VICE-REINO DA NOVA ESPANHA (MÉXICO)
- PARTICIPAÇÃO DE CAMPONESES
- LÍDER: MIGUEL IDALGO (REGIÃO NORTE)
- REVOLTA RADICAL E VIOLENTA
- MORELOS REBELA-SE AO SUL
- HIDALGO FOI MORTO
- MORELOS EXECUTADO EM 1815
- 1815 OUTRO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA
- APOIO DA ELITE
- DUAS TENDÊNCIAS EM PROL DA INDEPENDÊNCIA
- UMA TENDÊNCIA QUERIA A REVOLUÇÃO PACÍFICA
-OUTRA TENDÊNCIA QUERIA A REPÚBLICA E RUPTURA COM A ESPANHA
- 1821- AUGUSTÍN DE ITURBIDE PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
- 1822- AUGUSTÍN SE PROCLAMOU IMPERADOR
- FOI DEPOSTO E FUZILADO
- 1824 É PROCLAMADA A CONSTITUIÇÃO DO MÉXICO
- MÉXICO SE TORNA REPÚBLICA PRESIDENCIALISTA.

* REVOLUÇÃO NO HAITI
- PARTICIPAÇÃO DE ESCRAVOS
- QUERIAM LIBERTAR-SE DA FRANÇA
- PREGAVAM O FIM DA ESCRAVIDÃO
- LÍDERES: ESCRAVOS E LIBERTOS ( TOUSSAINT LOUVERTURE)
- INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA
- 1801- TOUSSAINT DECLARA A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- LIBERTOU TAMBÉM SANTO DOMINGO (COLÔNIA ESPANHOLA)
- ABOLIRAM A ESCRAVIDÃO
- PROMULGARAM UMA CONSTITUIÇÃO
- FRANÇA INTERFERE E PRENDE TOUSSAINT
- 1804- JEAN-JACQUES DESSALINES DECLARA INDEPENDÊNCIA DA PARTE OCIDENTAL DO HAITI
- 1820  INSTALA-SE UM GOVERNO REPUBLICANO
- 1825 -  FRANÇA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS MARCAM A HISTÓRIA DO HAITI ATÉ HOJE.




9º ANO

CAP. 1 - 

A INDUSTRIALIZAÇÃO E O IMPERIALISMO

RETOMANDO

1- a) Ela mostra um enorme polvo cuja cabeça é um homem de cartola; o polvo de 13 braços, estende sua dominação sobre vários países (Egito, Índia, Canadá, Jamaica, Ilha de Malta...)

b) Representa a Inglaterra mostrada na charge como um polvo com cabeça humana estendendo seus tentáculos em direção a outros países.

c) A charge é uma crítica ao imperialismo inglês ;a cobiça desmedida da Inglaterra é representada na charge por um personagens cujos tentáculos avançam em direção as áreas cobiçadas. Repare que as mãos do polvo pousam sobre os mapas de determinados países (Egito, Índia, Canadá, Jamaica, Ilha de Malta...)

d) No contexto marcado pela expansão das potências europeias em direção a Ásia e à África, com o objetivo de conquistar mercados produtores de matéria-prima e consumidores de manufaturas. 

2- 
a) V,V,F,V

3- 
a) Leopoldo II da Bélgica
b) O artista critica o rei belga pela exploração de trabalho africano e pelos crimes cometidos no Congo. Repare as cabeças dos africanos dispostas em forma de círculo em torno do rei.

4- 
a) Desenvolvimento do comércio e civilização da África; a livre navegação nos rios Congo e Níger; o bem-estar moral e material das populações aborígenes; regulamentação dos territórios que viessem a ser obtidos nas costas da África.
b) As fronteiras misturavam culturas e línguas diferentes e separavam povos que tinham grande identidade cultural e isso contribuiu para eclosão de guerras entre os próprios africanos ; algumas se prolongam até nossos dias.
c) No documento não se traduz o significado de bem-estar moral e material das populações nativas. Não era esse o foco da Conferência de Berlim. 

5- 
a) Os domínios europeus na África em 1910.
b) A Grã-Bretanha era a potência com maior número de domínios na África.
c) A Espanha.
d) Na África do fim do século XIX somente a Líbéria, na costa ocidental e a Abssínia ( Etiópia), na costa oriental, eram nações livres.

LEITURA E ESCRITA EM HISTÓRIA

LEITURA DE IMAGEM

a) Dois europeus agarram o mundo na tentativa de dominá-lo.Ambos vestidos à moda dos conquistadores europeus do século XIX. O loiro carrega uma espada na cintura, uma espingarda e um canhão nas costas. O outro não possui armas mas um livro no bolso traseiro da calça. 

b) Ele está interessado no continente africano.
c) Astúcia representada pelo livro e a força pelo canhão.
d) O uso de armas facilitou a conquista europeia na África e Ásia e o discuso da missão civilizadora serviu para justificar a conquista. 

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS

VOZES DO PASSADO

a) Quem fala é Wogobo, um rei , autoridade máxima para o povo Mossi.
b) Conclui-se que o rei africano recusou a oferta de ajuda dos franceses por considerar que essa ajuda encobriria a real intenção deles: matá-los e se apropriar do país.
c) Fatores responsáveis pela partilha da África pelos europeus : superioridade bélica, desenvolvimento tecnológico e científico, estudo da geografia e dos costumes dos povos da África e a aliança dos europeus com parte das lideranças africanas. 









PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

RIVALIDADES IMPERIALISTAS – Principal causa da guerra
- Durante o século XIX
- Disputa de território colonial
- Conflito mundial: alvo militar e civil

POLÍTICA DAS ALIANÇAS
- 1907 – Europa dividida
- Dois blocos militares antagônicos
- Potências Centrais : Alemanha, Itália, Império Autro-Húngaro e Império Turco-Otomano
- Tríplice Entente: Grã-Bretanha, França e Rússia

TENÇÃO NOS BÁLCÃS
- Pan-eslavismo -   união dos territórios sérvios
- A Sérvia se aliou à Rússia
- Japão e EUA se tornam potências regionais com pretensões expansionistas
- Paz Armada: Corrida Armamentista

A PAZ ARMADA
- Desde 1871 Europa estava em paz. (Alemanha ganha da França)
- Inicia uma corrida armamentista das potências europeia.
- Serviço militar obrigatório
- Fabricação de armas em larga escala
- As nações estavam unidas em defesa mútua
- Bastava um pretexto para a guerra

O ASSASSINATO DE FRANCISCO FERDINANDO
- 28/06/1914 – o herdeiro do trono (Francisco Ferdinando) austo-húgaro foi assassinado a tiros
- O assassino era Gravilo Princip – um patriota sérvio
- O império Austro-Húngaro responsabiliza os sérvios pelo crime
- Sérvia X Império Austro- Húngaro
- Reação em cadeia das potências

AS FASES DA GUERRA – 3 fases

1-A guerra de movimento

- de agosto a novembro de 1914
- Alemanha X Bélgica
- Através da Bélgica chegam em Paris
- Alemanha X França
- Inglaterra ajuda a França ( Batalha do Marne)
- Nenhum dos lados teve vitória definitiva
- A guerra estacionou

2- A guerra de trincheiras

- os exércitos buscavam vencer os inimigos por meio do desgaste
- 640 km de trincheiras
- Desde o mar do norte até fronteira França e Suíça
- Frente oriental – Alemanha vencia a Rússia
- Alemanha perdeu para o Japão várias de suas colônias

VER PÁGINAS 34 E 35

NOVAS ARMAS:
- metralhadora
- gases venenosos
- lança-chamas
- submarinos
- tanque
-avião

O COMBATE CORPO A CORPO TORNOU-SE RARO

VER PAG. 36 E 37


ITÁLIA MUDA DE LADO – 1915
- milhares de mortos nas trincheiras
- países que entraram na guerra:  Itália, Romênia e Grécia (do lado da Grã-Bretanha)
- Do lado da Alemanha: Bulgária e Império Turco-Otomano
- EUA entram na guerra – motivo: alemães afunda navio dos EUA
- Brasil – teve navio afundado pelos alemães

PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA GUERRA

- enviou cruzados, contratorpedeiros, navio auxiliar e rebocador
- aviadores para ficar do lado de pilotos britânicos e franceses
- oficiais para o exército francês
- 86 médicos

3- Uma nova guerra de movimento

- 1918 – Alemanha sela paz com russos
- Alemanha ataca a frente ocidental
- recomeça a guerra de movimento
- a Entente reage e vence os alemães ( segunda Batalha do Marne)
- a população exige a saída do Imperador Guilherme II da Alemanha
- Novembro de 1918 – é proclamada a República na Alemanha
- Alemanha se rende

O SALTO DA GUERRA
- Novas armas para matar
- 9 milhões e 200 mil mortos
- 20 milhões de mutilados
- dezenas de milhares de órfãos e refugiados
- Woodrow Wilson – presid. Dos EUA , propôs acordo de paz (14 pontos- cada povo escolheria seu destino)
- o acordo não foi aprovado

TRATADOS DE PAZ
- Tratado de Versalhes: punição a Alemanha
- Alemanha deveria devolver Alsácia-Lorena à França
- cederia aos vencedores direitos as colônias ultramarinas
- entregar para a França a exploração de minas e carvão na bacia do Rio Sarre.
- pagar 33 bilhões de dólares de indenização
- proibida de ter aviação militar, canhões e submarinos
- entregou parte de seus navios mercantes
- exército limitado a 100 mil homens.
- Japão conquistou colônias alemãs na Ásia e se tornou potência regional
- aliados da Alemanha perderam territórios originando novos estados.
Ex: Tchecoslováquia, Áustria, Hungria e Iugoslávia

LIGA DAS NAÇÕES
- 28/04/1919- sugestão dos EUA
- Sede em Genebra-Suíça
- Garantir paz mundial
- EUA, Alemanha e Rússia não participaram (enfraqueceu a liga)
- 1931-  Japão invade Manchúria (província chinesa)
- a Liga das Nações não conseguiu impedir




Nenhum comentário:

Postar um comentário