9º ano

MAIO DE 2014
ASSUNTO:
CAP. 5 - PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL







TEMAS PARA A RECUPERAÇÃO

* REDEMOCRATIZAÇÃO, FIM DA URSS E GLOBALIZAÇÃO


VEJAM VÍDEOS SOBRE OS TEMAS

FIM DA URSS




GLOBALIZAÇÃO







4º BIMESTRE



1- Explique os 5  motivos que levaram ao enfraquecimento da URSS.
2- Explique como os acordos diplomáticos e o desarmamento nuclear contribuíram para o fim da Guerra Fria.
3- Quais os episódios que explicam a reorganização da política e da economia mundialnas 2 ultimas décadas do século XX?
4- Quais os motivos que levaram ao fim da Ditadura Militar?
5- Qual o significado da palavra REDEMOCRATIZAÇÃO?
6- Comente sobre o governo Sarney do ponto de vista: social , político e econômico.
7- Quais os planos econômicos praticados no governo Collor ?  Quais seus objetivos? Funcionaram? Por que?
8- Quais as acusações recebidas por Collor no Caso PC Farias?
9- Como estava a economia do Brasil no Governo Itamar Franco? Comente.
10- O Plano Real foi criado no governo de qual presidente?
11- Qual o principal motivo para a eleição de FHC a presidência?
12- Do ponto de vista social, que conflito chamou mais atenção no governo FHC?
13- Quais as justificativas de FHC para privatizar as empresas públicas brasileiras?
14- Qual a principal característica do governo Lula?
15- Quais as políticas sociais do gov. Lula? Comente.
16- O que foi o escândalo do MENSALÃO no gov. Lula?
17- Qual o significado do programa PAC?
18- Quais os motivos que contribuíram para a reeleição de Lula?
19- Por que a eleição de Dilma foi um marco na História do Brasil?
20- Qual o objetivo da Comissão da Verdade criada no governo Dilma?

GLOBALIZAÇÃO
1- QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO GLOBALIZAÇÃO?
2- O QUE SIGNIFICA RELAÇÕES MULTIPOLARES DE PODER?
3-QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA CHAMADA NOVA ORDEM MUNDIAL?
4- QUAIS A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA ATUALIDADE?
5- QUAL A RELAÇÃO ENTRE O FIM DA GUERRA FRIA E A GLOBALIZAÇÃO?
6- A QUE SE REFERE O TERMO BRICS?
7- DESTAQUE OS PRINCIPAIS PRODUTOS NAS DIVERSAS FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

8- O QUE SIGNIFICA DIZER QUE O ATUAL SISTEMA EDUCACIONAL MUNDIAL ESTÁ PREPARANDO OS ESTUDANTES PARA PROFISSÕES QUE AINDA NÃO EXISTEM?















ASSUNTO AULA 1: DINÂMICAS DO PERÍODO POPULISTA NO BRASIL ( 1945-1964)
Clique no link da aula, estude e resolva as questões propostas.





3º BIMESTRE
2013


 AULA 1
ASSUNTO: GUERRA FRIA  ( Clique no link com o tema da aula , estude e resolva as questões propostas)












ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA DO SEGUNDO BIMESTRE DE 2013.


UNIDADE 3
CAPÍTULO 1 – FASCISMO E NAZISMO
CAPÍTULO 2 – CRISE DE 1929
CAPÍTULO 3 – SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

UNIDADE 4
CAPÍTULO 1 – ERA VARGAS





QUESTÕES DE REVISÃO DO COLÉGIO SERÁFICO - 
2º BIMESTRE - RESOLVIDAS.

1- Caracterize o período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) .
- Crise do capitalismo, crise do Liberalismo e da Democracia. Polarização ideológica entre Fascismo e Comunismo.

2- "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion ) O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos. Qual o resultado dessa crise para a economia e a política dos EUA?
Desemprego, fome , migração, falência industrial, etc.

3- De que forma a crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina ?
Abalando as oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.


4- O Entre Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Aponte os problemas econômicos que aconteceram nesse período? Comente.

A Crise de 1929 iniciada nos EUA espalha-se pela Europa em países capitalistas que dependiam dos EUA economicamente.

5- A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Quais as medidas desse programa?

O Estado intervém na economia, controle na emissão de moedas , investimentos em setores básicos da economia industrial e na criação de emprego.

6- Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique os principais fatores que geraram a Crise de 1929.

Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.

7- Qual o  fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial ?
A invasão da Polônia por tropas Nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados declarando guerra ao 3º Reich.

8- Com o final da 2ª Guerra Mundial, os países vitoriosos procuraram criar vários mecanismos internacionais que buscassem o desenvolvimento do planeta de forma mais harmônica. É dessa época a criação do FMI. Explique o que é o FMI e qual sua finalidade.

FMI- FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
Finalidade- ajudar os países membros financeiramente, quando em dificuldades.


9- Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Comente sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial.
 Demonstra a instabilidade política do Pacífico e do Sudeste Asiático antes dominados pela França e  Inglaterra , e alvo, na 2ª Guerra de interesses norte americanos e japoneses.

10- Qual a origem do Fascismo e do Nazismo?

Do desenvolvimento de partidos nacionais , com pregações em favor de um executivo forte e totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a 1ª Guerra.



QUESTÕES DE REVISÃO DO COLÉGIO I.F.J.P.S.



1- Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Destaque as principais causas.
crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

2- A que ideologia se refere o texto abaixo? Explique.
“Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.”
Nazifascismo: O nazifascismo propunha a construção de um Estado forte, centralizado, nacionalista, anticomunista, antiliberal e autoritário. Para chegar ao poder e se manter nele, lançou mão da violência e da propaganda, apoiou-se numa política de massas e foi representado por um líder carismático.

3- Caracterize a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929.
Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias

4- Qual o objetivo do New Deal? Explique.

Ø Esse plano econômico abriu portas para que o Estado tivesse
Ø participação direta na economia nacional.
Ø  Entre outras ações o New Deal estabelecia o controle na emissão de valores monetários,
Ø o investimento em setores básicos da indústria e
Ø a criação de políticas de emprego.
Ø Dessa maneira, o governo de Roosevelt buscou uma recuperação econômica segura e gradual.

5- Interprete a frase: "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

6- O que foi o Plano Marshall?
um dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.

7- Quais as principais causas da Segunda Guerra Mundial?
O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.

8- O que foi o Estado Novo?
Ø O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
Ø O Golpe de Estado de 1937
Em janeiro de 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Porém, alegando a existência de um suposto plano comunista (Plano Cohen) e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Vargas contou com o apoio de grande parte da população (principalmente da classe média com medo do comunismo) e dos militares. Começou assim um período ditatorial.
Ø Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs um nova constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.

9- O governo de Vargas teve como principal característica o POPULISMO.
Explique o significado do termo e dê exemplo de como ele era aplicado no governo Vargas.
Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

10- Cite 5  leis da Constituição de 1934. 
1.    a manutenção dos princípios básicos da carta anterior, ou seja, o Brasil continuava sendo uma república dentro dos princípios federativos, embora o grau de autonomia dos estados fosse reduzido;
2.    separação dos poderes, com independência do executivo, legislativo e judiciário; além da eleição direta de todos os membros dos dois primeiros. O Código eleitoral criado para a eleição da Constituinte foi incorporado à Constituição;
3.    criação do Tribunal do Trabalho e legislação trabalhista, incluindo o direito à liberdade de organização sindical;
4.    possibilidade de nacionalização de empresas estrangeiras e do estabelecimento do monopólio estatal sobre determinadas indústrias;
5.    disposições transitórias determinando que o primeiro presidente da República seria eleito pelo voto indireto da Assembleia Constituinte.

No dia seguinte à promulgação da nova Carta, Getúlio Vargas foi eleito presidente constitucional do Brasil. Iniciava-se a Segunda etapa do governo.






QUESTÕES DE REVISÃO DO COLÉGIO I.F.J.P.S.
2º BIMESTRE


1- Fascismo e nazismo têm em sua origem algumas causas comuns. Destaque as principais causas.
crises econômico-sociais com as consequentes greves, tumultos e agitações que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas.

2- A que ideologia se refere o texto abaixo? Explique.
“Morrer pela Pátria, pela Ideia (...) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (...). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.”
Nazifascismo: O nazifascismo propunha a construção de um Estado forte, centralizado, nacionalista, anticomunista, antiliberal e autoritário. Para chegar ao poder e se manter nele, lançou mão da violência e da propaganda, apoiou-se numa política de massas e foi representado por um líder carismático.

3- Caracterize a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929.
Os camponeses ficaram arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias

4- Qual o objetivo do New Deal? Explique.
Ø Esse plano econômico abriu portas para que o Estado tivesse
Ø participação direta na economia nacional.
Ø  Entre outras ações o New Deal estabelecia o controle na emissão de valores monetários,
Ø o investimento em setores básicos da indústria e
Ø a criação de políticas de emprego.
Ø Dessa maneira, o governo de Roosevelt buscou uma recuperação econômica segura e gradual.

5- Interprete a frase: "Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." (Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).
A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial que contribuíram para alimentar os antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Entre esses problemas identificamos crescente nacionalismo econômico, aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

6- O que foi o Plano Marshall?
um dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.

7- Quais as principais causas da Segunda Guerra Mundial?
O surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.

8- O que foi o Estado Novo?
Ø O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
Ø O Golpe de Estado de 1937
Em janeiro de 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Porém, alegando a existência de um suposto plano comunista (Plano Cohen) e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Vargas contou com o apoio de grande parte da população (principalmente da classe média com medo do comunismo) e dos militares. Começou assim um período ditatorial.
Ø Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs um nova constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.

9- O governo de Vargas teve como principal característica o 

POPULISMO.

Explique o significado do termo e dê exemplo de como ele era 

aplicado no governo Vargas.

Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

10- Cite 5  leis da Constituição de 1934. 
1.    a manutenção dos princípios básicos da carta anterior, ou seja, o Brasil continuava sendo uma república dentro dos princípios federativos, embora o grau de autonomia dos estados fosse reduzido;
2.    separação dos poderes, com independência do executivo, legislativo e judiciário; além da eleição direta de todos os membros dos dois primeiros. O Código eleitoral criado para a eleição da Constituinte foi incorporado à Constituição;
3.    criação do Tribunal do Trabalho e legislação trabalhista, incluindo o direito à liberdade de organização sindical;
4.    possibilidade de nacionalização de empresas estrangeiras e do estabelecimento do monopólio estatal sobre determinadas indústrias;
5.    disposições transitórias determinando que o primeiro presidente da República seria eleito pelo voto indireto da Assembleia Constituinte.

No dia seguinte à promulgação da nova Carta, Getúlio Vargas foi eleito presidente constitucional do Brasil. Iniciava-se a Segunda etapa do governo.




ASSUNTOS ESTUDADOS


ASSUNTO: ERA VARGAS ( Clique no link, estude e resolva as questões propostas)

ASSUNTO: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - ( Clique no link, estude e resolva as questões propostas)

AULA DO DIA 09/05/13 - A CRISE DE 1929 ( Clique no link, estude e resolva as questões propostas)

AULA DO DIA 25 DE ABRIL 2013 - NAZISMO E FASCISMO  ( Clique no link , estude e resolva as questões propostas.)

AULA DIA 22 DE ABRIL DE 2013 - NAZISMO E FASCISMO ( Clique no link , estude e resolva as questões propostas.)

AULA DO DIA 09 DE ABRIL -  AULA 1 DO SEGUNDO BIMESTRE.
ASSUNTO REVOLUÇÃO RUSSA. ( Clique no link , estude e resolva as questões propostas.)










QUESTÕES DE REVISÃO - 1º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE HISTÓRIA – 1º BIMESTRE
FUNDAMENTAL 2
Proª Isabel Aguiar
TURMA: 9º ano
1- Caracterize a República da Espada e quem foram seus presidentes. Comente sobre o governo de cada um deles.

2- Explique como funcionava a política dos governadores através de um gráfico. Depois produza um texto explicando o gráfico que você elaborou.

3-  Caracterize os seguintes movimentos:
CANUDOS
CONTESTADO
REVOLTA DA VACINA
4- Como os movimentos populares na República Velha eram vistos pelo governo e pelo exterior?

5-  Por que os trabalhadores não tinham participação efetiva na política da Primeira República brasileira? Justifique.

6-  O que foi o Movimento Modernista? Qual sua relação com a Semana de Arte Moderna?

7- Qual a participação de Tarsila do Amaral no Movimento Modernista brasileiro?

8-  Quais as causas da Primeira Guerra Mundial? Quais as alianças formadas? ( indique os  países que fizeram parte dessas alianças)
9-  Quais as instabilidades políticas e econômicas que geraram a Primeira Guerra Mundial?

10-  Quais as consequências da Primeira Guerra e por que os EUA se tornaram a grande potência mundial?

11-  Explique os motivos do Imperialismo no século XIX. Quais os continentes foram “redistribuídos”?  Por que Imperialismo também pode ser chamado de Neocolonialismo?

12-  Elabore um quadro explicando as diferenças entre Colonialismo do século XVI  e o Neocolonialismo do século XIX.



PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (Clique no link sobre o tema, veja os videos, estude e resolva as questões propostas no blog)

POST COMPLEMENTAR.
ASSUNTO:  NAZISMO ( Veja também na postagem o filme Olga completo)
VEJA OUTRO FILME INTERESSANTE SOBRE O TEMA: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO.

AULA 11/03/13 - SERÁFICO - IMPERIALISMO ( Clique no link do assunto estudado e resolva as questões propostas no blog seguindo as regras de postagem)

AULA 01/03/13 - IFJPS -









QUESTÕES SOBRE:

MOVIMENTO TENENTISTA E  REVOLUÇÃO DE 1930 


1- "Meu pai era um gigante, caçador de léguas, um feroz domador de onças pretas, terror do mato, assombração das borboletas... ...Hoje sou gente grande. Sou comissário de café. Tenho viadutos encantados. Minha cidade é esse tumulto colorido que aí passa levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!" (Cassiano Ricardo, poesia Brasil-Menino, em MARTIM CERERÊ, 1928)
a) A partir do texto, explique o processo econômico que propiciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.
b) De que maneira o passado e o presente de São Paulo se fundem nesses versos?

2- "Não se pode refletir sobre o lugar da violência na história brasileira, sem destacar três tipos de movimentos sociais que, em épocas diferentes, se manifestaram em conflito com os governos: as revoltas dos negros, os movimentos messiânicos e o banditismo." (Henri H. Keith, CONFLITO E CONTINUIDADE NA SOCIEDADE BRASILEIRA.)
a) Relacione os nomes de Zumbi, Antônio Conselheiro e Lampião aos nomes dos movimentos sociais que lhes correspondem.
b) Caracterize, sucintamente, o movimento social em que se destacou Antônio Conselheiro.

3- "Diante do meu charuto muito doutor de lei ficou menor do que um anão de circo de cavalinho" (Ponciano de Azeredo Furtado, personagem criado por José Candido de Carvalho, em O CORONEL E O LOBISOMEM). Tomando como referência o texto, identifique o fenômeno nele retratado e explique suas raízes e permanências.

4- Em março de 1897, assim se pronunciou o jornal carioca O PAIZ sobre o movimento de Canudos: "O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade constituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento armado que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...). Não há quem a esta hora não compreenda que o monarquismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil." (citado por Euclides da Cunha em OS SERTÕES)
a) Quais os temores existentes no Brasil com relação ao movimento de Canudos?
b) Que motivos levaram os sertanejos da Bahia a aderirem àquele movimento?

5- "Peri tinha vencido; era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros. (...). Os guerreiros chegaram e disseram: Peri, chefe dos goitacás, filho de Ararê, tu és o mais valente da tribo e o mais temido do inimigo; os guerreiros te obedecem." (O GUARANI, José de Alencar) "Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português" (ERRO DE PORTUGUÊS, Oswald de Andrade)
a) Como é caracterizado o índio em cada um dos textos anteriores?
b) A que movimentos culturais estão associadas essas duas visões de índio? Caracterize esses movimentos.

6- "O Exército Brasileiro, ligado ao advento e à consolidação da forma republicana de governo, cresceu e passou a abrigar em suas fileiras elementos provenientes das classes médias. Os tenentes, ao contrário da alta oficialidade solidária aos reclamos da oligarquia, passaram a constituir grupo coeso na identificação dos interesses mais gerais da nação." A partir do texto, discorra:
a) acerca da posição assumida pelos oficiais de baixa patente em relação aos vícios da vida republicana;
b) sobre as principais reivindicações do movimento tenentista.

7- "Tens que combater três inimigos: a sacristia, o capital e o quartel. O primeiro é a noite, o segundo é a fome, o terceiro é a morte." (Jornal A QUESTÃO SOCIAL, publicado em Santos em 1896.) Explique esta afirmação dos operários socialistas brasileiros do final do século XIX.


SEMANA DE ARTE MODERNA.

1- Qual a relação da Semana de Arte Moderna de 1922 com a implantação da República no Brasil?
2- Caracterize a Semana de Arte Moderna.
3- Destaque um artista modernista , pesquise sobre sua vida e obra e dê sua visão crítica com relação ao trabalho desenvolvido por ele ou ela.
4- Dê sua visão crítica com relação ao texto. Clique AQUI , leia. Do que se trata o texto? Quem é o personagem de destaque do texto? Por que ele é visto como ANTI-MODERNISTA?




REVOLTAS POPULARES NA REPÚBLICA VELHA.

ERA VARGAS - REVOLUÇÃO DE 1930.

SEMANA DE ARTE MODERNA.

ATENÇÃO!!


LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE FREI JOÃO PEDRO ONLINE. LEI AQUI.


Para os alunos do  IFJPS que ainda não tem o livro coma  história de Frei João Pedro, cliquei AQUI e leia sobre ele , depois faça um resumo e entregue sexta dia 22 de fevereiro de 2013, ok?




















AULA 1



1- REPÚBLICA VELHA  ( VÍDEO, SLIDE E QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS)

VÍDEOS SOBRE REPÚBLICA VELHA. 

VEJA LISTA DE FILMES HISTÓRICOS.

2-UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. ( LER E PRODUZIR RESUMO CRÍTICO DE 15 LINHAS)

3- ATIVIDADES SOBRE REPÚBLICA VELHA. ( Referentes a aula do dia 31/01/12)


1-      Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. Quais os primeiros presidentes dessa nova fase da História do Brasil? Caracterize seus governos.
2-      Caracterize a Política dos Governadores?
3-      "Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e eficaz de sua política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano". Nicolau Sevcenko.  A revolta da vacina.
De acordo com o texto, como foram vistos : a Revolta da Vacina, o movimento de Canudos e o do Contestado ?
4-      Os movimentos messiânicos eram mais comuns do Brasil do que imaginávamos. Além de Canudos, várias revoltas envolvendo seguidores destes movimentos eclodiram durante a primeira metade de século passado. Como o Messianismo foi possível?
5-      O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Defina CORONELISMO.
6-      “A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos.”  Comprove através de exemplos, de acordo com suas leituras sobre o tema.
7-      Embora fossem movimentos ligados a questão agrária e a falta de justiça no campo Canudos e o Cangaço possuem finalidades distintas. Identifique  a  diferenciação dos objetivos do Cangaço e de Canudos.
8-      Os vaqueiros e os peões do interior escutavam o Conselheiro em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos... Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo ao ano 1900? Ele respondia (...) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (...). Mario Vargas Llosa
O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto acima, liderou a Revolta de Canudos em 1897. Aponte os  principais fatores da revolta.
9-      “Canudos ficava num cenário que lembrava as paisagens descritas na Bíblia: uma região árida repleta de caatingas, rodeada por cinco serras ásperas e atravessada por um rio, o Vaza-Barris. Decidido a permanecer naquela autêntica fortaleza natural, e isso não deve ter escapado à percepção de Conselheiro, ele e seu grupo entraram em ação para construir uma comunidade onde estivessem livres do incômodo das autoridades religiosas católicas e políticas, bem como das leis republicanas, dos "coronéis", dos juízes, dos impostos, da justiça arbitrária, da política etc”.
-   (COSTA, Nicola S. Canudos – Ordem e Progresso no Sertão. São Paulo, Moderna, 1990.)
-   O movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em grande parte sem solução.
A) Cite e justifique dois motivos pelos quais o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e religiosas".

ATIVIDADE 4 - PESQUISE SOBRE AS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS, RELACIONANDO O PERÍODO DA REPÚBLICA VELHA E O BRASIL ATUAL. ( Entregar até quinta 07/02/13. Se quiser pode postar a pesquisa aqui no blog, logo abaixo nos comentários, é só identificar o tema e seu nome, turma e colégio.)


AULA  - SEMANA DE ARTE MODERNA. LEIA SOBRE O ASSUNTO E RESOLVA AS QUESTÕES PROPOSTAS.


ATIVIDADE 5 - DO LIVRO- FAZER RESUMO DO CAPÍTULO 1 E RESOLVER TODAS AS QUESTÕES DO CAPÍTULO 1.
DATA DE ENTREGA:
COLÉGIO SERÁFICO- 14/02/13
IFJPS - 15/02/13


23 comentários:

  1. professora eu queria saber como surgui o monaquia

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    1. O regime monárquico desenvolveu-se como uma extensão lógica da liderança absoluta de chefes tribais Primitivos. Muitos dos primeiros monarcas, tais como os do Egipto antigo, reivindicavam que governaram por direito divino. Entretanto, na propagação da monarquia européia durante a Idade Média, a liderança geralmente recaía sobre o nobre que poderia mais eficazmente reunir e comandar um exército.

      A maior parte das monarquias é dinástica e hereditária, com o trono do país passando do pai para o filho mais velho quando o rei morre ou abdica. No passado, monarcas tomavam a decisão final absoluta sobre seus assuntos, severamente limitando a liberdade pessoal e econômica de todos os cidadãos, à exceção da nobreza e da aristocracia.

      As monarquias existiram na maioria dos países da Europa por séculos, mas o descontentamento de cidadãos da burguesia, nobreza, clero e das classes mais baixas acabou crescendo, causando diversas revoltas e revoluções que derrubaram muitas delas. Em meados do século XIX, o poder dos monarcas europeus já tinha sido limitado, abrindo caminho para sistemas de governo mais participativos, como as monarquias parlamentaristas, as repúblicas parlamentaristas e as repúblicas presidencialistas.

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  2. Professora Isabel gostei muito do Seu Blog !!!!!

    Poor : Gustavo Lucas 9° Ano (2013)

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    1. Professora aonde eu encontro aquelas perguntas para responder, que até que você passou hoje na última aula ? Quero Ajuda !!! :(

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    2. A última aula que eu digo é a de quinta-feira dia 31.01.13 !!!

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    3. Gustavo Lucas, as questões foram postadas hoje dia 02/02/13. Verifique logo acima. Lá conta a data do dia 31/01/13 , que foi o dia da nossa última aula. ok?

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    4. Ok ! Professora muito obrigado por sua atenção com todos, mais não precisa porque eu pedi ajuda para um colega da minha classe e me ajudou a encontrar as perguntas para responder mas mesmo assim muito obrigado!!!!

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    5. Porque eu tinha pedido ajuda para uma pessoa da minha classe, ai ela me ajudou a encontrar as perguntas muito obrigado e tenha uma ótima semana !!!!

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  3. Professora essas questões podem ser entregue até que dia?pois meu computador esta no concerto e estou no computador da minha amiga...
    Poor:Thays Helena 9 ano(Colegio serafico)

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    1. Thays Helena as questões são pra ser entregue na quinta-feira desta semana (dia --> 07.02.2013) a professora disse que era para entregar nessa data o prazo era esse !!!!

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  4. 1 resposta Os três primeiros foram, Marechal deodoro da Fonseca, depois veio Floriano Peixoto, em terceiro Prudente

    Morais, o Governo de Marechal Deodoro da Fonseca foi muito conturbado pelo qual sofreu crises economicas e algumas

    revoltas provocadas no povo pela sua forma de governo "mandão", o governo de Floriano Peixoto foi marcado pela tentativa

    de procurar apoio da população da epoca e basicamente melhorou um pouco o governo, que estava sofrendo varias crises

    economicas, chegou a abaixar os impostos em alguns produtos, depois veio o governo de Prudente Morais, que era uma

    pessoa não militar e ele começou o que chamamos de politica do café com leite, era basicamente como se o Brasil só tivesse

    dois estados, São Paulo e Minas Gerais, que tinham os produtos que mais eram exportados do Brasil na epoca, o café e o

    leite, esse governo não explorou nada além disso, apenas o café e o leite.

    2 resposta : A politica inicial, foi uma politica economica que dava dinheiro para as industrias se fixassem no Brasil,

    fazendo com que as industrias pagassem seus funcionarios fazendo aumentar o mercado consumista dando um incentivo as

    industrias, sem esperar que a inflação aumentasse de maneira tão elevada e isso fez com que começasse as crises

    economicas no primeiro governo, no segundo foi mais conservador, em relação a economia e tratou de abaixar mais os

    impostos, até reduzir a zero em alguns produtos, mas isso não foi o suficiente e fez com que viesse o terceiro governo com a

    politica do café com leite, constituida em 2 estados São Paulo e Minas Gerais em uma parceria que eles eram os maiores

    estados do país pela sua produção de café e leite, e também eram os politicos que mandavam em tudo no Brasil, e

    também tinham formas de controlar os votos, pois as pessoas não tinham escolha já que se votassem em outro candidato

    iriam apanhar.

    3 resposta : Foram termos semelhantes, era como se ele tivesse fazendo uma comparação, com um movimento rural, e um

    movimento na cidade, as mesmas situações apenas em contextos diferentes

    4 resposta : O Messianismo se tornou famoso no movimento dos Canudos a partir dai surgiu o Contestado, e esse tipo de

    movimento fazia bastante sucesso no Brasil naquela epoca, as pessoas ficavam admiradas com a fé já que não tinham

    acesso a remedios.

    5 resposta : O coronelismo era uma forma de dizer que o governo era governado de forma autoritaria.

    6 resposta : O governo feito no Brasil no seu inicio, e até hoje, é um governo para pessoas ricas, sim melhorou muito mas

    antigamente o Brasil já começou devendo, e isso fazia também com que o imperio não conseguisse dividir as riquezas do

    país, e também tinham pouco dinheiro, o pouco que tinham era usado apenas para a grande sociedade, e a grande

    maioria não era uma população rica.

    7 resposta : O cangaço tinha como objetivo, roubar os ricos, e fazendeiros com boa qualidade de vida, para se beneficiar o

    que não devia ser muito estranho na epoca, já que a desigualdade social, fazia com que criasse uma revolta nas pessoas.
    e já os Canudos, queriam apenas a igualdade social, que nunca foi estabelecida no Brasil.

    8 resposta : Basicamente a desigualdade social, porém o não só isso, o Nordeste era muito descriminado pelo resto do país e

    é até hoje fruto daquele tempo, o fato é que no Nordeste tudo que tinha era apenas miseria, desgraça por cima de desgraça

    e isso revoltou a todos, mas ninguem tomava uma iniciativa e a primeira pessoa que tomou foi o Antonio Conselheiro que

    fez com que muitos apoiassem a ele, em busca de igualdade no país.

    9 -

    10 -

    11 A) : 1 Porque se ele continuasse a crescer como estava crescendo iria chegar ao poder.
    2 Pelo modo dele de ver as coisas, e também as medidas que ele tomava, e viria a tomar.

    Aluno : Humberto M. Cassiano, 9 Ano, Seráfico

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  5. Instituto Frei João Pedro de Sexto
    Henrique Gabriel Albuquerque N°11
    9°ano-IFJPS

    MOVIMENTO TENENTISTA E REVOLUÇÃO DE 1930

    Q1-
    a)A questão da quantidade de fábricas na capital.
    b)A produçao de Café.
    Q2-
    a)A revolta dos negros se relaciona com Zumbi, pois esta é a sua cor.Os movimentos messiânicos eram liderados por um líder religioso, e religioso têm ligação com a palavra “conselheiro”.O banditismo se relaciona à lampião, porque ele era um cangaceiro.
    b) Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos[1] foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
    Q3-O charuto dele ficou bem pequeno.
    Q4-
    a) Temia-se que os monarquistas tentassem a tomada do poder, contra a jovem República.
    b) A fome, a miséria e a exploração por parte da família real em exigir o pagamento de impostos.
    Q5-
    a) Era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros.
    b) __________________
    Q6-
    a)__________________
    b) As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas.

    Q7- É na sacristia que os sacerdotes se paramentam para realizarem as missas,se relaciona à noite. Capital é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço,só que na verdade todos passam fome. Um Quartel General ou um QG popularmente conhecido por essa sigla, é um local para coordenar um determinado número de policiais, batalhões, companhias, etc... ,e tudo isso é relacionado a guerra e morte.

    SEMANA DE ARTE MODERNA.

    Q1- Era o ano do primeiro centenário da independência, e os jovens queriam redescobrir o Brasil, libertando o Brasil da influencia estrangeira.
    Q2- Foi realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1992, no teatro municipal de São Paulo, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música.
    Q3- Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciou suas composições.
    Q4- O texto fala sobre Monteiro Lobato. E o escritor passou a ser visto como anti-modernista depois de se posicionar contra o os modernistas. Ele defendia o nacionalismo e tinha dificuldades de aceitar essa nova concepção.

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  6. Nome: F.co Igor Sousa Lopes
    Escola: Instituto Frei joão Pedro de Sexto
    Prof(a): Isabel Aguiar
    Série: 9° ano
    Movimento Tenentista e Revolução de 1930

    1:
    a.A questão da quantidade de fábricas na capital.
    b.A produção de Café.
    2:
    a.A revolta dos negros se relaciona com Zumbi, pois esta é a sua cor.Os movimentos messiânicos eram liderados por um líder religioso, e religioso têm ligação com a palavra “conselheiro”.
    b.Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos[1] foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro.
    3.O charuto dele ficou bem pequeno.
    4:
    a.Temia-se que os monarquistas tentassem a tomada do poder, contra a jovem República.
    b.A fome, a miséria e a exploração por parte da família real em exigir o pagamento de impostos.
    5:
    a.Era o primeiro de sua tribo, e o mais forte de todos os guerreiros.
    b.__________
    6:
    a.__________
    b.As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana.
    7.É na sacristia que os sacerdotes se paramentam para realizarem as missas,se relaciona à noite. Capital é um fator de produção que representa o potencial de produção, ou seja, o poder ou a capacidade de algo ser transformado em um bem ou serviço,só que na verdade todos passam fome.

    Semana de Arte Moderna

    1.Era o ano do primeiro centenário da independência, e os jovens queriam redescobrir o Brasil.
    2.Foi realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1992, no teatro municipal de São Paulo, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano
    3.Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil.
    4.O texto fala sobre Monteiro Lobato. E o escritor passou a ser visto como anti-modernista depois de se posicionar contra o os modernistas.

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  7. Nome: João Batista de Freitas Filho 9° ano IFJPS

    1:
    a)A quantidade de fábricas da região
    b)A produção de café esteve sempre presente


    2)
    a) A revolta dos negros está relacionada com Zumbi, pois este era negro e protegia os escravos. Os movimentos messiânicos estão relacionados com Antônio Conselheiro, pois este era bastante religioso, e o banditismo está relacionado com Lampião que comandava os cangaceiros.
    b) A guerra de canudos foi a guerra entre o Exército Brasileiro e o povo da região de canudos, liderado por Antônio conselheiro.

    3: Pois a lei estava diminuindo ,igual ao seu charuto, com as fraudes eleitorais como o voto de cabresto e a política Café com Leite.

    4:
    a) Se temia que as pessoas que eram monarquistas tivessem acesso ao poder contra a República.
    b) A família real que os exploravam com os impostos, a miséria e a fome.

    5:
    a) No primeiro, o índio era tratado como o mais forte e valente de sua tribo, no segundo, era tratado como um ser ignorante e irracional.
    b) Ao motivos das pessoas indígenas e as que respeitam a sua cultura e ás pessoas que não respeitam a cultura indígena e que apoiava os colonizadores.

    6:
    a-----------------------------------------
    b)As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana.

    7:
    Isso fazia referência a três poderes, a religião (igreja) que era a sacristia, o capitalismo representado pelo capital e o quartel que era as guerras.

    SEMANA DE ARTE MODERNA:

    1: Pois era o ano do primeiro centenário da independência, e os joves queriam "redescobrir o Brasil".

    2: Era uma semana, que começou em 1992 que tinah como objetivo de recuperar a cultura e a arte brasileira.

    3:Heitor Villa-Lobos se tornou conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil.

    4: O texto está falando sobre o escritor Monteiro Lobato e como ele passou a ser considerado anti modernista apenas por estar contra os modernistas.

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  8. Professora Isabel Aguiar qual é essa atividade do blog , por que não consigo encontrar e também me esqueci.
    Ass. Yago Medeiros de Souza 9ºano do Serafico

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  9. Oi boa tarde?! Professora Isabel encarecidamente peço que envie para meu e-mail o trabalho sobre revolução soviética pois não consigo encontrar..
    att. Roberto Luna
    professor de reforço do aluno Yago Medeiros do 9º ano do colégio Seráfico

    e-mail: roberto_luna_@hotmail.com

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  10. aluno:Yago Medeiros de Souza
    ano: 9ºano colégio Serafico

    Revolução Russa
    1- Explique a importância para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
    R= Foi responsável pela implantação do socialismo em um estado nacional.

    2- Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
    R= O absolutismo (ditatorial) do imperador – czar Nicolau, a crise econômica: a fome e a miséria do povo e a derrota da Rússia pelo Japão na Guerra da Manchúria.

    3- O que eram os Sovietes?
    R= São conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria.

    4- Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido.
    R= Os dois defendiam o regime socialista, e tinham apenas diferencas no seu modo de execucao. Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.
    Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e só depois o socialismo.

    5- De qual maneira a 1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução Russa? Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.
    R= A relação é que a rússia entrou na guerra mesmo estando ruim na situação, quando ela perdeu, teve que sair correndo, o Czar já tava fraco, esse foi o fim dele, foi a maior mancada dele, que fez com que o povo se revoltasse, querendo a saída dele, ai então permitindo uma revolução.

    6- Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa .
    R= A Revolução de Fevereiro de 1917 (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
    A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.

    7- O que foi a NEP executada por Lenin?
    R= A NEP foi à política econômica seguida na União Soviética após o abandono do comunismo de guerra (praticado durante a guerra civil), em 1921 e a coletivização e re-nacionalização forçada dos meios de produção com a ascensão ao poder de Staline, em 1928.

    8- Diferencie as idéias de Stalin das de Trotsky.
    R= Stalin propunha que a revolução socialista deveria se propagar pelo mundo rapidamente, antes mesmo de se firmar na URSS. Enquanto Trotsky defendia que o socialismo deveria primeiro se estabelecer na União Soviética e só depois se alastrar pelo mundo e de forma democrática.

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Respeite as diferenças. Lembre-se: todos são iguais perante a lei. Preconceito é crime. Seja legal.

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