Ensino Médio



GABARITO DAS PROVAS PARCIAIS

1º ANO

1- B
2- E
3-B
4-C
5-D
6-C
7-A
8-A
9-E
10-C

2º ANO

1-E
2-E
3-B
4-A
5-D
6-E
7-E
8-C
9-C
10-C





ATENÇÃO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO!!

PARA LOCALIZAR O CONTEÚDO PARA SEUS ESTUDOS DESÇA A PÁGINA ATÉ ENCONTRAR A IDENTIFICAÇÃO DA SUA TURMA. 

BONS ESTUDOS!!




REVISÃO PARA A PARCIAL

1º ANO

MÓDULO 1 – H1 E H2
1- Caracterize o ofício do historiador.
R- O historiador se utiliza de fontes históricas que podem ser materiais e imateriais. Podem ser documentos oficiais, roupas, obras de arte, artefatos arqueológicos , entre outros. Baseado nessas fontes, o historiador diferencia os fatos que são cruciais e quais fenômenos são repetidos no tempo e enraizados.

2- Quais as correntes de análise histórica?
Positivismo – produz fielmente os acontecimentos, priorizando eventos e fatos marcantes, valorizando heróis. Somente grandes dirigentes, políticos e militares eram sujeitos históricos. Essa doutrina foi elaborada pelo filósofo francês Auguste Comte.

Materialismo dialético e histórico – análise marxista iniciada no século XIX e passando pelo século XX. Idealizada pelo pensador alemão, Karl Marx. A história é analisada a partir da luta de classes . Ex: ricos X pobres, operários X burgueses...

Escola dos Analles- idealizada por Lucien Febvre e Marc Bloch. Ampliaram a concepção de documentos histórico possibilitando o entrosamento de outras disciplinas: Sociologia, Psicologia, Geografia...

3- O que são linguagens históricas?
Formam a memória social e coletiva. Expressam relações de poder, trabalho, sociais, culturais , étnicas e religiosas.

4- Defina as seguintes teorias:
Criacionismo – ligada a uma visão religiosa e mística sobre a origem da vida. No mundo ocidental está ligada à Bíblia. Essa teoria é aceita por cristãos, islâmicos e judeus.
Evolucionismo – de cunho científico, elaborada por Charles Darwin no século XIX. A teoria afirma ter ocorrido um lento desenvolvimento das espécies à medida que se adaptavam ao ambiente. Isso se chama, Seleção Natural.

5- O que é Pré-história?
Segundo a tradição Positivista, da evolução humana até a invenção da escrita é o que se chama de pré-história.

6- Como iniciou a história humana?
- no início havia hominídeos que lutavam pela sobrevivência
- andavam eretos, bípedes, visão binocular, polegar opositor
- tudo isso facilitou o desenvolvimento humano

7- Caracterize:
Paleolítico:
- Idade da Pedra Lascada
- 10.000 a.C.
- viviam em pequenos grupos
- eram nômades
- eram caçadores
- domínio do fogo
- há 200 mil anos surge o homo sapiens
- desenvolveram objetos de madeira e pedra.
- há cerca de 100 mil anos surge o homo sapiens sapiens
- modelo anatômico semelhante aos homens e mulheres atuais
-  se interessavam por artes e rituais fúnebres

Neolítico:
- 1000 a 4000 a.C.
- sedentários
- divisão de tarefas
- desenvolvimento da agricultura
- Idade da Pedra Polida
- elaboração de artefatos mais resistentes
- aumento da produção agrícola
- noção de propriedade
- divisão social dentro dos grupos

Idade dos Metais
- utilizavam ferro, cobre e bronze
- aumento populacional
- formação de cidades e Estados

8- Quais as hipóteses para a ocupação do homem pré- histórico na América?



(estima-se que o homo sapiens esteja na América à aproximadamente 50 mil anos.)
- o homem americano teria surgido na região da Patagônia
- entraram pelo continente pelo Estreito de Bering
- grupos humanos chegaram em canoas proveniente do Pacífico

9- Comente sobre o esqueleto humano mais antigo da América.




- viveram na América há aproximadamente 11 mil anos
- esqueleto encontrado no município de Lagoa Santa ( MG) em 1975
- ele foi apelidado de Luzia em alusão ao fóssil encontrado na Etiópia em 1974 chamado de Lucy.
10- Cite sítios arqueológicos importantes encontrados no Brasil.
- Sítio de São Raimundo Nonato no Piauí
- Monte Alegre no Pará
-Caverna da Pedra Pintada no Pará

11- Caracterize a civilização da Mesopotâmia.




- Mesopotâmia significa terra entre rios
- os rios eram Tigre e Eufrates
- conheciam engenharia, arquitetura, matemática
- construíam diques e aquedutos
- havia a região alta ( região de montanha, seca e quente, pouca agricultura)
- baixa Mesopotâmia ( região plana , com alagamentos e solo fértil)
- sem proteção natural era fácil a invasão territorial de povos de fora
- cidades: Uruk e Ur
*povos que habitavam:
- sumérios (tinham cidade-estado autônomas, governadas pelo patesi, língua e religião comuns , criaram a escrita cuneiforme)
- acádios- herança semita, praticavam pastoreio e eram nômades. Sofreram invasões.
- formou-se o império babilônico
- Hamurábi que criou um código escrito – Código de Hamurábi (Lei do Talião, olho-po-olho , dente-por-dente)


12- Caracterize os assírios.
- únicos povos da Mesopotâmia que não foram dominados pelos babilônicos
- eram guerreiros
-dominavam a metalurgia
- praticavam o comércio e a pecuária
- Assurbanipal criou a biblioteca de Nínive (capital do império)
- os povos dominados venceram os assírios

13- Comente sobre a sociedade egípcia antiga.




- situado no nordeste da África
- Rio Nilo
- o deserto do Saara contribuiu para a formação de agrupamentos humanos
-eram agricultores (trigo e cevada)
- viviam em comunidades chamadas nomos
- governados por nomarcas
- havia o alto Egito e o baixo Egito
- com a unificação do alto e baixo Egito surge o faraó
- política teocrática (o faraó era o próprio deus)
- fases: antigo, médio e novo império
- Antigo Império: obras públicas, pirâmides
- pirâmides tinham a função de guardar o corpo do faraó
- capital do antigo império- Mênfis
- 42 regiões governadas por nomarcas
Médio Império: capital Tebas, surtos migratórios,
Novo Império: expansão de fronteiras e domínio do povo hebreu, faraó Amenófis institui o culto monoteísta para diminuir o poder dos sacerdotes
- Tutankhamon, com 10 anos de idade, coloca fim ao monoteísmo, morreu aos 19 anos.
VEJA MAIS NAS PÁGINAS 22 À 26 DO MÓDULO 1 – H2

14- Caracterize o povo hebreu.

SAIBA MAIS SOBRE O POVO HEBREU AQUI


- ancestrais dos judeus
- monoteístas
-viviam dispersos na Síria e Mesopotâmia
- desenvolveram sua civilização na Palestina ( Oriente Médio)
- rio Jordão
- regiões de solo pobre praticavam o pastoreio
- para os judeus , os hebreu se originaram de Noé, filhos de Sem que era filho de Noé , por isso são chamados de semitas
- livro do Gênese traz sua história, Antigo Testamento
- livro da Torá também tem a história dos hebreus
- os patriarcas foram responsáveis por fundar a nação hebraica
- patriarcas: Abraão , Isaac, Jacó
- foram escravizados no Egito
- Êxodo: fuga do cativeiro egípcio
- Moisés recebeu a tábua dos 12 mandamentos
- na Palestina lutaram contra os filisteus
- filisteus tinham mais poder bélico e venceram
- 12 tribos se unificaram sob o domínio de juízes
- essa unificação gerou a Monarquia , Era dos Reis
- 3 grandes reis: Saul, Davi e Salomão
- Saul fundou a monarquia hebraica
- o Rei Davi expulsou os filisteus e ampliou fronteiras
- Davi uniu o território de Israel com capital em Jerusalém
- Salomão consolidou o reino dos hebreus
- Salomão morre e o reino é dividido ( cisma hebreu) : Reino de Israel e Reino de Judá
- Israel – 10 tribos do norte e capital Samaria
- Judá- 2 tribos do sul e capital Jerusalém
- a divisão do reino facilitou invasões
- assírios conquistaram Israel
- Nabucodonossor II conquistou Judá
- Ciro( rei dos persas) restabelece o Reino de Judá, conquista a Babilônia e liberta os hebreus
- hebreus voltam à Jerusalém e reerguem seu templo
- Diáspora judaica – a busca da terra prometida
- 1948 a ONU cria o Estado de Israel

15- Caracterize os Fenícios.



- não tinham império
- viviam do comércio marítimo
- havia cidades-estado independentes
- solo pobre para a agricultura , por isso viviam do comércio marítimo
- desenvolveram Astronomia e Matemática
- comercializavam tecidos de cor púrpura
- criaram o alfabeto que foi aperfeiçoado pelos gregos e romanos e usamos até hoje
- usavam papiro
- moedas de cobre
- cidades mais importantes: Biblos, Tiro e Cartago (norte da África)

16- Caracterize os Persas.




- indo-europeus
- ocupavam o atual Irã
- foi um dos maiores impérios do mundo em limites territoriais
- Ciro uniu a região: medos e persas
- governou por 19 anos
- dominou a Mesopotâmia
- libertou os hebreus
- estendeu território até a Fenícia
- respeitava a diversidade cultural e religiosa dos povos dominados
-  Cambises conquistou o Egito
- Dário I, construiu estradas e uma moeda nacional
- dividiu o império em 20 satrapias, subordinadas aos fiscais do rei
- Guerras Médicas: Persas X Gregos. Persas perderam
- Persas perderam terras para os macedônios
- Pérsia ocupada por povos islâmicos séc. VII
- Pérsia foi invadida por turcos e mongóis
- Pérsia passou a se chamar Irã


17- Quais os países do Oriente Médio atual que correspondem às regiões da Antiguidade Oriental, representadas pela Mesopotâmia?
Mesopotâmia: Iraque/Iraque
 Fenícia:  – Arábia
 Palestina -  Israel
Pérsia: Síria





REVISÃO 
2º ANO 

CORREÇÃO DA REVISÃO 2º ANO MÉDIO

ROTEIRO: MÓDULO 6 - H 16

SLIDE PARA AJUDAR NOS ESTUDOS


SOBRE SIMÓN BOLÍVAR CLIQUE AQUI

1- SOBRE A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA RESPONDA:
COMO SE ORGANIZAVAM OS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA DO NORTE?

-ORGANIZAVAM-SE EM POVOS DE INÚMERAS TRIBOS DE CAÇADORES E COLETORES
- A MAIORIA CONHECIA A CULTURA DO MILHO.
- DIVISÃO DO TRABALHO ERA PELO GÊNERO
- MULHERES: COLETA E AGRICULTURA
- HOMENS: CAÇA E PESCA, GUERREIROS QUE USAVAM FLECHAS, LANÇAS E MACHADOS DE PEDRA.
- VIVIAM EM ALDEIAS
- HAVIA ALGUNS QUE ERAM NÔMADES OU SEMINÔMADES
- NÃO EXISTIA NOÇÃO DE PROPRIEDADE DE TERRA

2- QUAIS OS FATORES QUE POSSIBILITARAM A COLONIZAÇÃO INGLESA NA AMÉRICA DO NORTE?

- PROCESSO DE CERCAMENTO DOS CAMPOS
- EXCEDENTE POPULACIONAL DE CAMPONESES
- GRANDE NÚMERO D REFUGIADOS
- A DINASTIA STUART FUNDOU A COMPANHIA DO COMÉRCIO DE LONDRES, EMPRESA PRIVADA RESPONSÁVEL PELA OCUPAÇÃO DA REGIÃO
- ESTADO SE APROXIMOU DA BURGUESIA.

3- DIFERENCIE AS COLÔNIAS DO NORTE E DOS SUL DOS EUA.

NORTE (POVOAMENTO): MÃO-DE-OBRA LIVRE, FAMILIAR, PEQUENA PROPRIEDADE, POLICULTURA.
SUL ( EXPLORAÇÃO) : MONOCULTURA EXPORTADORA (PLANTATION), LATIFÚNDIO, MÃO-DE-OBRA ESCRAVA, MAIS DEPENDENTE DA INGLATERRA

4- O QUE FOI A GUERRA DOS 7 ANOS? CAUSA? OBJETIVO? RESULTADO?

CAUSA: DISPUTA DE TERRITÓRIOS COLONIAIS NA AMÉRICA ENTRE FRANÇA X INGLATERRA.
OBJETIVO: A POSSE DE TERRAS
RESULTADO: INGLESES VENCERAM POR CONTA DO APOIO DA METRÓPOLE 

5- QUAIS OS IMPOSTOS COBRADOS PELOS INGLESES ÀS 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE? DESCREVA-OS.

  • A Lei do Açúcar, que acabava com o contrabando de melaço para a fabricação de rum e protegia os plantadores ingleses das Antilhas;
  • A Lei do Selo, determinando que nas colônias só se podia usar o papel timbrado, vendido por agentes ingleses;
  • O imposto sobre o chá, cobrado também sobre o vidro, o chumbo, o papel e a tinta importados;
  • A Lei dos Alojamentos ou hospedagem:  obrigava os colonos a alojar soldados ingleses em suas casas.
  • A Lei da Moeda:proibia a emissão de papéis de crédito na colônia,utilizados como moeda corrente.
6- O QUE FOI O MASSACRE DE BOSTON EM 1770?

SOLDADOS INGLESES ATACARAM CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS QUE PROTESTAVAM EM FRENTE AO QUARTEL INGLÊS.

7- QUAIS AS INFLUÊNCIAS DOS COLONOS PARA ATINGIREM SEU SONHO D LIBERDADE?

ILUMINISMO E LIBERALISMO

8- DESCREVA OS 2 CONGRESSOS CONTINENTAIS DA FILADÉLFIA.

1º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - OS COLONOS ROMPEM COM A INGLATERRA. A INGLATERRA CONCEDEU ALGUMAS REGALIAS ÀS COLÔNIAS MAS AUMENTAM A PRESENÇA DE SOLDADOS INGLESES NAS COLÔNIAS.

2º CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA - REUNIU AS 13 COLÔNIAS. ESTAVAM DIVIDIDOS ENTRE TER MAIS LIBERDADE DE AÇÃO E ROMPER COM A INGLATERRA.

9- QUAL A IMPORTÂNCIA DE THOMAS JEFFERSON NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA?

AUTOR DA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA AMERICANA.
É CONSIDERADO UM DOS FUNDADORES DOS EUA.

10- CARACTERIZE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

- PEGARAM EM ARMAS PARA CONFIRMAR SUA INDEPENDÊNCIA
- BUSCARAM APOIO DE FRANCESES E ESPANHÓIS ( INIMIGOS DA INGLATERRA)
- ORGANIZARAM O EXÉRCITO CONTINENTAL
- LÍDER: GEORGE WASHINGTON
-AÇÕES ISOLADAS DE GRUPOS ARMADOS
- 1781- VENCEM A BATALHA DE YORKTOWN NA VIRGÍNIA
- 1783- ASSINAM O TRATADO DE PARIS: INGLATERRA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DOS EUA.

11- DESCREVA OS PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ESPANHOLA NA AMÉRICA.

VICE-REINO DO PRATA: 
- SÉCULO XIX - ESSENCIALMENTE RURAL
- FAZIAM LIVRE COMÉRCIO COM A INGLATERRA
- PROPRIETÁRIOS DE TERRA SE REVOLTAM CONTRA A INTERVENÇÃO ESPANHOLA
- CAUDILHISMO: GOVERNO MILITAR DURANTE AS GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA
- 25/05/1810 O VICE-REINO DO PRATA É FINALIZADO
- INÍCIO DA REPÚBLICA ARGENTINA EM BUENOS AIRES
- HOUVE REVOLUÇÃO LIBERAL DAS ELITES CRIOLLAS
-1811- PARAGUAI DECLARA INDEPENDÊNCIA
- PARAGUAI FOI FECHADO AO EXTERIOR,NACIONALIZOU BENS DA IGREJA, MONOPOLIZOU MADEIRA E ERVA-MATE, CONFISCOU PROPRIEDADES ESPANHOLAS.
- PARAGUAI POSSUÍ UMA PEQUENA INDÚSTRIA NACIONAL
-1815- ESPANHA TENTA RECOLONIZAR A REGIÃO
- O CONFLITO ARMADO SE MANTEVE
- 1816- PROCLAMADA A INDEPENDÊNCIA DA ARGENTINA E URUGUAI.

* CAPITANIA GERAL DA VENEZUELA E VICE-REINO DE GRANADA.

- LÍDER: FRANCISCO DE MIRANDA
- 1811 - CONGRESSO GERAL DA VENEZUELA
- PROCLAMAM A INDEPENDÊNCIA
- ESPANHA DECLARA GUERRA À VENEZUELA
- MIRANDA SE RENDE AOS ESPANHÓIS 
- SIMON BOLÍVAR CONSIDERA MIRANDA UM TRAIDOR
- MIRANDA É ENTREGUE AOS ESPANHÓIS E MORRE EM CÁDIZ EM 1816.
- 1813- SIMÓN BOLÍVAR FORMA UM EXÉRCITO E REINICIA A LUTA
- BOLÍVAR TEVE AUXÍLIO DA INGLATERRA
- 1819 - INDEPENDÊNCIA DA GRÃ-COLÔMBIA ( VENEZUELA, COLÔMBIA, PANAMÁ E EQUADOR) 
- BOLÍVAR TORNA-SE PRESIDENTE DA GRÃ-COLÔMBIA
- 1826 - CONGRESSO DO PANAMÁ PARA FORTALECER ALIANÇAS E A SOBERANIA NACIONAL.
- FIM DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E ACORDO DE PAZ COM A ESPANHA.
- 1830 - GRÃ-COLÔMBIA CHEGA AO FIM
- BOLÍVAR É DEPOSTO E CAÇADO.

* INDEPENDÊNCIA DO CHILE
- LÍDER: BERNARDO O´HIGGINS
- 1808- CHILE INDEPENDENTE DA ESPANHA
- 1814- ESPANHÓIS RETORNAM AO CONTROLE DA REGIÃO
- SAN MARTIN LIDEROU OS ARGENTINOS QUE SE UNIRAM AOS CHILENOS
- CONSEGUIRAM A INDEPENDÊNCIA
- CHILE EM CRISE ECONÔMICA
- CHILE EXPANDE FRONTEIRA PARA O NORTE QUE PERTENCIA À BOLÍVIA
- GUERRA DO PACÍFICO: CHILE X BOLÍVIA
- CHILE VENCEU
- BOLÍVIA PERDEU ACESSO AO OCEANO PACÍFICO

*VICE-REINO DO PERU
- LÍDER: SAN MARTIN
- SAN MARTÍN INVADIU LIMA
- PERU INDEPENDENTE
- FIM DA MITA E ESCRAVIDÃO
- INAUGUROU ESCOLAS
- RESISTÊNCIA ESPANHOLA E CRIOLLA CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO PERU
- SAN MARTÍN E BOLÍVAR SE REÚNEM NO EQUADOR PARA DECIDIR O DESTINO DO PERU
- SAN MARTIN PARTE PARA LONDRES
- 1824 - BOLÍVAR CONSEGUE DERROTAR OS ESPANHÓIS
-CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO PERU

* VICE-REINO DA NOVA ESPANHA (MÉXICO)
- PARTICIPAÇÃO DE CAMPONESES
- LÍDER: MIGUEL IDALGO (REGIÃO NORTE)
- REVOLTA RADICAL E VIOLENTA
- MORELOS REBELA-SE AO SUL
- HIDALGO FOI MORTO
- MORELOS EXECUTADO EM 1815
- 1815 OUTRO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA
- APOIO DA ELITE
- DUAS TENDÊNCIAS EM PROL DA INDEPENDÊNCIA
- UMA TENDÊNCIA QUERIA A REVOLUÇÃO PACÍFICA
-OUTRA TENDÊNCIA QUERIA A REPÚBLICA E RUPTURA COM A ESPANHA
- 1821- AUGUSTÍN DE ITURBIDE PROCLAMOU A INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
- 1822- AUGUSTÍN SE PROCLAMOU IMPERADOR
- FOI DEPOSTO E FUZILADO
- 1824 É PROCLAMADA A CONSTITUIÇÃO DO MÉXICO
- MÉXICO SE TORNA REPÚBLICA PRESIDENCIALISTA.

* REVOLUÇÃO NO HAITI
- PARTICIPAÇÃO DE ESCRAVOS
- QUERIAM LIBERTAR-SE DA FRANÇA
- PREGAVAM O FIM DA ESCRAVIDÃO
- LÍDERES: ESCRAVOS E LIBERTOS ( TOUSSAINT LOUVERTURE)
- INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA
- 1801- TOUSSAINT DECLARA A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- LIBERTOU TAMBÉM SANTO DOMINGO (COLÔNIA ESPANHOLA)
- ABOLIRAM A ESCRAVIDÃO
- PROMULGARAM UMA CONSTITUIÇÃO
- FRANÇA INTERFERE E PRENDE TOUSSAINT
- 1804- JEAN-JACQUES DESSALINES DECLARA INDEPENDÊNCIA DA PARTE OCIDENTAL DO HAITI
- 1820  INSTALA-SE UM GOVERNO REPUBLICANO
- 1825 -  FRANÇA RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
- PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS MARCAM A HISTÓRIA DO HAITI ATÉ HOJE.




3º ANO 


ASSUNTO DO SIMULADO DA PRIMEIRA ETAPA
MÓDULO 2 - H4


A CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA




VEJA SOBRE A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL AQUI




Um comentário: