quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como estudar História.








Ah! Não gosto de História! É uma chatice! Pra que estudar velharias! Já passou! Além disso, é só decoreba! Se você pensa dessa forma, realmente fica difícil e desmotivador estudar História. 
Veja de outra forma. História é uma ciência, como todas as outras. Tem um objeto próprio: o processo de evolução da humanidade. Quando a gente não estuda o passado, tem dificuldade de entender o presente e não sabe para onde está indo. 

Seja como for, você precisa estudar História! Estudar significa, em primeiro lugar, compreender, analisar, interpretar e tirar conclusões. Memorizar é decorrência disso. 


Boa parte do estudo de História depende de leitura. Compreender as informações de um texto, seja qual for - artigo de jornal e revista, capítulos de livros ou questões de provas, não depende apenas da capacidade de entender o significado de palavras ou frases, mas exige principalmente a capacidade de compreender idéias. Sim, ler é compreender idéias.


Para ter uma boa compreensão de textos de História, faça uma primeira leitura lenta e atenciosa do texto inteiro. Em seguida, por alguns minutos, relembre o que leu, contando para si mesmo (em silêncio ou em voz alta, como lhe agradar melhor). Ao fazer isso, perceba que algumas coisas sua mente já memorizou e ao mesmo tempo levantou dúvidas sobre outras. Volte então ao texto e faça uma segunda leitura, lenta e por partes. Nessa leitura, assinale as palavras-chaves e destaque as idéias importantes. Após isso, faça um resumo, cuidando para utilizar o menor número possível de palavras ou expressões. Então passe a fazer os testes propostos sobre o assunto estudado.

Dicas básicas para estudar História
  • Estudar é trabalho – tenha isso bem claro em sua mente;
  • Como qualquer trabalho, estudar também pode ser prazeroso, quando se tem o gosto pelo saber;
  • participe das aulas, tenha o seu própio material e não esqueça de anotar e sublinhar algo curioso, mencionado pelo professor;
  • Use sempre o dicionário;
  • Entender o processo histórico, isto é, o que liga um fato a outro e como eles fazem parte de uma determinada conjuntura;
  • Decorar resumos somente após ter compreendido a matéria;
  • Estudar em voz alta pode um jeito legal, se você for do tipo auditivo ou sinestésico;
  • Escrever palavras-chave ou pequenas frases enquanto estuda é outra forma que ajuda bastante;
  • Buscar informações além da sala de aula – filmes, revistas, internet etc.



25 comentários:

  1. Eu concordo com o que foi citado no texto, que a história é uma ciência e deve ser tratada como as outras matérias, e que história é interessante se você compreender bem, pois estudamos o passado para entendê-lo e fazer um futuro melhor. Estudar história pode ser realmente legal se nos interessarmos, ainda mais porque todos nós temos história, seja ela qual for, e a história está sempre presente em nossas vidas.
    Nome: José Guilherme Costa Gonçalves
    Série:8º Ano
    Escola: Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  2. Estudar historia, para alguns é uma coisa nova de um conteúdo velho. Você aprende sobre seus antepassados e até a sua vida.
    E esse texto fala, exatamente, o que a maioria dos alunos fazem (decoram) só para passar de ano, mas muitos deles não sabem que se só decorarem não iram adquirir conhecimento para a vida. Outra coisa é que aquele assunto decorado será importante no seu futuro.

    ResponderExcluir
  3. professora me desculpe mas essa postagemde cima é minha
    nome: Lucas Morais do Nascimento
    Série:9º ano
    Escola:Instituto Frei Joâo Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  4. Bom na minha opinião, é sim importante estudar história pois, mesmo como se diz no texto pode ser apenas uma (velharia), mas não é bem assim pois é importante ter o conhecimento devido para que no futura nada possa lhe prejudicar.Além disso é preciso lembrar sempre no lado bom das coisas, que podem ajudar e muito no seu desenvolvimento quanto a matéria.É bom saber que historia faz parte de nossa vida pois o que ja se passou em nossa vida também é historia a (historia de nossa vida).E sem esquecer que se você estudar com uma professora chamada Isabel Aguiar o estudo se torne bem melhor,AINDA MAIS QUANDO SE TEM A OPORTUNIDADE DE SE ESTUDAR HISTORIA JUNTO COM A TECNOLOGIA.


    Rosely Souza Felix.
    8ano
    Instituto Frei João Pedro de Sexto.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião o objetivo principal do estudo da História não é fazer reviver o passado,mas sim procurar compreendê-lo inserido em seu tempo.O estudo de História busca um melhor entendimento do presente,e nos faz refletir sobre os acontecimentos do passado.

    Mariana 8º ano
    IFJPS

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, estudar história é uma arte, pois busca um melhor entendimento do presente, da realidade diária, por meio do conhecimento e da reflexão sobre os acontecimentos do passado. Estudar história mostra também o estudo do seres humanos e suas relações com o mundo e seu tempo.

    José Victor Abreu Penha (¨`•.•´¨) 8 ano - Instituto Frei João Pedro de Sexto

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que estudar história é muito importante porque além da gente ver as coisas que aconteceram no passado a gente pega essas coisas e trasmite para a nossa vida agora e nos ajuda a viver melhor sabendo que algumas coisas de hoje são melhores que as de antigamente e algumas coisas de antigamente são melhores que as de hoje... E é isso ,que gostar da historia não só porque ela é uma materia mas também por termos o interesse de saber o que aconteceu a muito e muito tempo atrás.

    •Rayline Maria da Silva Barbosa
    •Intituto Frei João Pedro de Sexto
    •8º ano

    ResponderExcluir
  8. prof estuda com vc é muito bom pq vc é muito engraçada.
    tb quero ser professor mas nâo de historia. um bom resto de dia e até amanhâ

    OBS:gostei do que vc boto so bre o cefet

    rodrigo
    9ano
    escola: instituto frei joâo pedro de sexto

    ResponderExcluir
  9. Nome do aluno:Davy da Silva Honorato 8ºano
    Colégio:I.F.J.P.S.

    Hoje em dia é preciso sempre estudar um pouco de história para a gente saber e compreender o nosso passado.
    Quando você for estudar história para compreender melhor,você:ler,reler,e marcar as palavras chaves e fazer um pequeno resumo do que você entendeu.E assim você aprendeu melhor.

    ResponderExcluir
  10. Colégio:I.F.J.P.S.
    Nome:Mylena Alves da Silva 9°ano.


    Nesse texto fala das dificultades de estudar história e dos objetivos.História não é só estudar para a prova e,sim,compreender,analisar e interpretar.É muito importante estudar história para sabermos o passado do nosso país e dos outros.E nos ajuda a enteder o mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  11. Colégio:I.F.J.P.S.
    Nome:Thaynnah Ferreira da Silva 9°ano.

    Esse texto nos influênciou muito,pois para nós estudar história era uma coisa muito decoreba e após a leitura do texto ficamos sabendo que a história é uma ciência e tem como objetivo o processo de evolução da humanidade.Com as dicas que havia no texto ficou mais fácil de estudar história,pois além de você aprender para toda a vida,você entende o processo histórico.

    ResponderExcluir
  12. Bom gostei bastante do texto,pois e curto e você ja consegue ter uma introduçao bem prazerosa do q e historia.Realmente estudar coisas antigas e bastante chato mas e bem verdade que se você não tiver nenhuma noçao do pasado você não vai compreender o futuro.

    Nome: Suiane Lino
    Colegio:CEG

    ResponderExcluir
  13. nome:ana virgilia
    serie:9° ano tarde
    escola:ernesto gurgel
    professora eu concordo embora eu não goste muito da materia eu concordo com o ponto de visata de que nós so vamos entender o presente se nós soubermos o que aconteceu no passado.

    ResponderExcluir
  14. É gostei do texto,aprendi métodos de estudar que eu desconhecia,é interessante de ler.Não sou muito chegada a História mais posso aprender a gostar .

    Nome: Lidia Bezerra Dantas
    Colégio: CEG
    8 ano

    ResponderExcluir
  15. eg;maria beatriz eu gostei muito desse texto pois eu ja gostava de historia pois agora gosto ainda mais e aprendi que nao e decoreba e tambem e muito interessantede ler.

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito desse texto pois ele nos ensina métodos que facilitam para estudar história descobri que não e decoreba e de hoje em diante passei a amar historia achei interessante e aconselho a todos a ler.
    escola:ceg
    nome:Maria Thays
    8ano

    ResponderExcluir
  17. Esse texto é muito importante para nos aprendizar o nosso estudo sobre a hstória do Brasil.Antes eu pensava que História só presisava decorar e pronto,mas agora eu aprendir e vou estuda bastante.
    ESCOLA:CEG
    NOME:Francisco Italo
    8ano

    ResponderExcluir
  18. gostei muito do texto pois atravez dele percebi que a historia é muito rica e interesante,agora fica mais facio aprende
    Nome:julia
    ceg
    8ano

    ResponderExcluir
  19. Mylena Ellen de Sousa Freitas. - CEG.

    Gostei muito do texto. De fato, para compreendermos melhor o presente, é preciso que analisemos os fatos do passado. Afinal, tudo tem uma história e um porquê. História pode até parecer tediante para alguns, mas se tivermos interesse, e nos esforçarmos um pouco, fica bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  20. pedro virgilio
    9° ano-tarde
    ceg
    eu acho que é verdade isso que o texto fala,mais particulamente eu não gosto muito de historia,veremos se daqui pro final do ano eu comece a mim intereçar mais.

    ResponderExcluir
  21. O TEXTO ME MOSTOU QUE HISTÓRIA SE TORNA CHATA PELA MANEIRA QUE ESTUDAMOS ,MAS QUE COM SIMPLES DICAS ELA PODE SE TORNA BEM DIVERTIDA. REBECA MAGALHÃES 9 ANO ERNESTO GURGEL

    ResponderExcluir
  22. nome:luana
    colégio:ernesto gurgel
    série: 9 ano
    corcondo tudo que a tia falou pois é muito importante estudar História por que se a gente não aprender po passado concerteza não vamos entender o presente!

    ResponderExcluir
  23. uehjkshjksdkk
    joao da silnva 9 ano ceg

    ResponderExcluir
  24. nome:Rebeca monte Rebelo
    colégio Ernesto Gurgel
    Este texto é bom porque já começa mostrando o comportamento dos adolescentes em relação a historia,depois mostra a importância dela nas nossas vidas e como estuda-la de um jeito melhor e mais fácil dando-nos varias dicas.
    PS: Muito obrigada pela chance!!!

    ResponderExcluir
  25. nome:Kamila Batista
    colégio Ernesto Gurgel
    muito legal esse texto,pois fala a importancia da historia para nossas vidas e nos dá dicas.

    ResponderExcluir