sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nazismo - 9º ano







 Entre 1918 e 1938, o mundo viveu um período chamado “entreguerras”: vinte anos que separaram as duas grandes guerras mundiais. Com o fim da Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha, derrotada, encontrava-se em uma profunda crise. Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. Esse tratado, além de responsabilizar a Alemanha pela Primeira Guerra, proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões; obrigava a devolução de territórios conquistados e a redução do exército alemão, além de exigir o pagamento de uma indenização aos países vitoriosos, pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revanchismo, revolta, por parte da população que estava se sentindo humilhada. No final da guerra, o regime monárquico do Kaiser (imperador) caiu, dando início a “República de Weimar”.
Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do trabalhador se viram ameaçados. Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo. A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.
Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, oriundas da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executados. Hitler não gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra só foi desastrosa por conta da traição dos judeus marxistas. Além do ódio contra outras etnias, Hitler também defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais. E comunistas, é claro. Para executar suas ordens, foram criadas as Seções de Assalto (S.A), as Seções de Segurança (S.S.) e a Gestapo (polícia secreta).

Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Rapidamente o partido cresceu. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Com a crescente do partido, o presidente alemão Hindenburg, amedrontado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, sem abrir mão do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (império) e se proclamou Führer (líder, em alemão). Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.
Uma figura fundamental na difusão do nazismo foi Joseph Goebbels. Hábil orador, cineasta e agitador, Goebbels foi nomeado ministro da propaganda nazista. Além de censurar os veículos de imprensa, Goebbels fazia filmes que alienavam a população, com promessas de um mundo melhor, com a supremacia ariana. Controlava o rádio, a televisão e os jornais, divulgando seus filmes e discursos panfletários em prol do nazismo.
Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra. Hitler, colérico, enviou toda a tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas, o exército alemão tentou a última cartada: em junho de 1941 invadiu a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler, cercado pelo exército vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se com um tiro na cabeça.


Agora responda:
1-  Quais as causas e consequências do Nazismo?
2- Quais as principais ideias nazistas?
3- Comente sobre Hitler. Fale um pouco de sua vida e suas idéias.
4- Na sua opinião, o Nazismo trouxe algo de positivo para o mundo? Justifique.
5- O que eram os campos de concentração?
Veja mais AQUI


Propaganda Nazista para o Mundo Árabe veja AQUI

10 comentários:

  1. leonam cesario 1717 de maio de 2011 18:39

    1)Foi a primeira querra mundial , e com isso todos viram que a querra não erá o melhor jeito de resolver os problemas.Como comsequemcia varios nazistas mortos.

    2)1. Um corpo oficial de doutrinas que abarca todos os aspectos da vida individual e social na pretensão de criar um estágio final e perfeito da humanidade; bem como na conquista do mundo tendo em vista uma sociedade nova.

    2. Um partido político conduzido por um líder autoritário, que supostamente reúne a elite social e os intelectuais (jornalistas, escritores, cineastas, compositores musicais), os quais sistematizam em planos a ação política e se encarregam da formulação e divulgação do apelo passional ideológico.

    3)Ditador, cruel e brilhante demagogo, Adolf Hitler foi o responsável pela maior guerra da história. Embora se tenha passado muito tempo desde o dia em que a sua vida e os seus fanáticos sonhos se pereceram sob as ruínas d Berlim, a sua escura sombra ainda se projecta sobre o mundo.

    4)Não , por que , o nazismo so trouse distruição e comflitos entre todo o mundo , o nazismo foi uma das piores épocas , por causa de hitler um grande ditador que pensava em dominar o mundo.

    5)É um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.

    ResponderExcluir
  2. 1.O Nazismo surge no periodo pos-primeira guerra mundial, a Alemanha estava literamente arrasada com o tratato de Versalhes, a economia estava em crise os alemães humilhados e o estado era fraco, ai vem o Nazismo, um regime totálitario declaradamente anti-comunista (um dos motivos para a perseguição dos judeus), os nazistas impuseram a culpa da crise atual aos comunistas e teve apoio da população.
    Resumidamente o nazismo propunha o nacionalismo exacerbado, a supremacia do estado a exatalção da guerra (recuperar as perdas que o tratado de versalhes impôs), e após a crise de 29 o partido facista foi crescendo, e ganhando apoio popular e isso foi suficiente para Hittler chegar ao poder e impor suas ideias (lembrando que Hittler chegou ao poder legalmente).

    2. o anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político

    3. foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido por Partido Nazi ou nazista, uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.No período de 1939 a 1945 Hitler liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia já as duas tropas que defendiam o Führerbunker (a francesa Charlemagne e a norueguesa Nordland). Segundo testemunhas, Adolf Hitler já teria admitido que havia perdido a guerra desde o dia 22 de abril, e desde já passavam por sua cabeça os pensamentos suicidas.

    4. Na minha opinião trouxe apenas destruição, preconceitos entre outras coisas...

    5. Os campos de concentração são utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra. Não integram os sistemas penitenciários, onde são detidas pessoas condenadas por infringir a legislação de um país. São quase sempre instalações provisórias, com capacidade para abrigar grande quantidade de pessoas, normalmente prisioneiros de guerra, que, no melhor dos casos, podem vir a servir como moeda de troca com o inimigo, ou permanecer presas até a resolução do conflito. No terreno são dispostos, organizadamente, barracões para dormitórios, refeitórios, escritórios e finalidades complementares.

    - Mirella Veríssimo, 22. ;D

    ResponderExcluir
  3. 1-nazismo - era formado pro Hittler e as causas eram era conseguir novas terras. e ele matava os Judeus, para ter uma raça pura Alemã.

    2- O ideário nazista, prometendo prosperidade e o fim da miséria do povo alemão, alcançou grande popularidade com a crise de 1929. Os nazistas organizavam grandes manifestações públicas onde o ataque aos judeus, marxista, comunistas e democratas eram sistematicamente criticados. Prometendo trabalho e o fim das imposições do Tratado de Versalhes, os nazistas pareciam prometer ao povo alemão tudo que ele mais precisava. Em pouco tempo, grupos empresariais financiaram o Partido Nazista.


    3-Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 — Berlim, 30 de abril de 1945), por vezes em português Adolfo Hitler, foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP), também conhecido por Partido Nazi ou nazista , sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os Sozi. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.

    4-Nenhum ponto positico, apenas mortes, racismo, assassinatos, vergonha, humilhação, falta de amor no mundo.

    5-Os campos de concentração são utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra. Não integram os sistemas penitenciários, onde são detidas pessoas condenadas por infringir a legislação de um país. São quase sempre instalações provisórias, com capacidade para abrigar grande quantidade de pessoas, normalmente prisioneiros de guerra, que, no melhor dos casos, podem vir a servir como moeda de troca com o inimigo, ou permanecer presas até a resolução do conflito. No terreno são dispostos, organizadamente, barracões para dormitórios, refeitórios, escritórios e finalidades complementares.Dessa forma, multiplicaram os campos de concentração para que esses trabalhassem para o governo sem remuneração, de forma que os abrigavam e depois os exterminavam. Para os campos de concentração também foram os padres que se opuseram ao nazismo. Todas as pessoas, até mesmo as crianças, passaram a odiar os judeus e seus descendentes. Levaram, aproximadamente, seis milhões de judeus aos campos de concentração, conduzindo-os à morte.


    Aluna:Mylena Alves da Silva nº24

    Colégio: IFJPS

    ResponderExcluir
  4. 1. Caos, na Alemanha, após a I Guerra Mundial; sentimentos de humilhação em conseqüência da derrota e desejos de “revanche”; excessiva severidade, talvez do tratado de Versalhes (como se a Alemanha tivesse sido a culpada exclusiva da guerra); inflação catastrófica de 1923. (Em agosto, um dólar custava um milhão de marcos. Em novembro, a cotação chegou a dois milhões e meio de marcos – por dólar); militarismo; ardente nacionalismo; medo do bolchevismo (nas eleições de 1923, os comunistas obtiveram seis milhões de votos, ou seja: 1/7 do total); profunda depressão econômica. Mais de oito milhões de desempregados.

    2.Anti-parlamentarismo, opangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o anti-semitismo, o anticomunismo, o totalitarismo e a oposição ao liberalismo econômico e político.

    3. Ditador, cruel e brilhante demagogo, Adolf Hitler foi o responsável pela maior guerra da história. Embora se tenha passado muito tempo desde o dia em que a sua vida e os seus fanáticos sonhos se pereceram sob as ruínas d Berlim, a sua escura sombra ainda se projeta sobre o mundo.
    Convencido de que a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial fora provocada pelos judeus e pelos comunistas, Hitler retornou da frente de guerra com a ideia de restaurar a glória do Império alemão. Depois de alguns fracassos, fundou o partido nazista e começou a sua vertiginosa escalada em direção ao poder, apoiado por um movimento de massas que acreditava cegamente nas promessas de esplendor para o Terceiro Reich: a supremacia da raça ariana e a conquista do mundo.
    Nomeado chanceler da Alemanha, em 1933, em poucos anos Hitler mudou o mapa da Europa. Depois que as suas hábeis manobras diplomática renderam todos os seus frutos, o Fuhrer lançou-se ao ataque pelas armas. Foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

    4.Na minha opinião,não trouxe algo de positivo,pois foi um período de muita guerra,preconceito,destruição em que afetou todo o mundo.

    5. Campos de concentração era formada por alemães considerados inimigos do nazismo: comunistas, social-democratas, ciganos Roma, Testemunhas de Jeová, homossexuais e pessoas acusadas de exibir um comportamento "anti-social" ou fora dos padrões sociais. Estas instalações eram chamadas de campos de concentração porque nelas os detentos ficavam fisicamente "concentrados".

    *IFJPS
    *Thaynnah Ferreira n°28 9° ano *--*

    ResponderExcluir
  5. 1- Tudo aconteceu após a segunda Guerra-mundial, com todo o caos, que tomava conta da Alemanha.
    2- Anti-parlamentarismo, o pangermanismo, o racismo, o coletivismo, a eugenia, o antissemitismo, o anti-comunismo e o totalitarismo.
    3- Hitler foi um ditador, cruel, porém brilhante.
    4- Acredito que não, pois trouxe mais preconceito e destruição.
    5- Um centro de confinamento militar.

    amaysleliima. 4

    ResponderExcluir
  6. 1ª_O nazismo foi consequencia da revolta de hitler devido as ruins situações da alemanha.hitler conseguio 6.371.000 votos ara o nazismo,e obviamente foi eleita esses votos corresonderam a 18% a mais da media de votos.Foi com o nazismo que hitler provocou a 1ª e a 2ª guerra mundial.

    9ºano nº:11
    2ª_Os nazista tinham como principais objetivos,impor a raça ariana como a raça mais otencial do mundo,acabar com os problemas alemãos como trazer lucros para as empresas e etc.

    3ª_Hitler tinha ideias que objetivavam fazer a alemanha crescer e tornala principal potencia mundial.Com isso fez de tudo para crescer socialmente,com tudo as grandes pessoas viam Hitler como a importancia e o crescimento no futuro.hitler formou o nazismo,formou um exercito construindo aviões e armas escondido pois o tratado de versalhes impedia a alemanha de construir esse tipo de arma e que seu exercito não podia chegar a mais de 100.000 homens.Hitler cresceu e sua indgnação com o estado em que a alemanha se encontrava também cresceu e com isso hitler provocou duas guerras mundias com o intuito de expandir o territoria alemão e por sua raça segundo ele demoninada raça ariana como a mais importante e unica no mundo.

    4ª_Acho que não mas o que eu conheço hoje que foi consequencia daquela epoca é o aparelho de bronzeamento artificial pois o povo alemão por trer a pele muito branca,sofria com o sol,entçao foi feito o aarelho de bronzeamento aetificial para que eles se bronzeasem e a pele sofrer menos no sol.

    5ª_É um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.

    9º nº11 IFJPS

    ResponderExcluir
  7. nome:raphael carvalho nº:25 I.F.J.P.S.

    1-

    2-defender a superioridade da raça ariana e a doutrina do "espaço vital" nacional necessário aos alemães, um espaço territorial mínimo, que, para um povo desta grandeza, siginificava controlar toda a Europa.

    3-foi um nazsita,posteriormente um ditador alamão,filho de funcionário de alfândega,foi um racista muito ruim pois não gostava de pessoas que não estavam com ele.

    4-não pois trouxe muito racismo porque e muitas mortes

    5-foi um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.

    ResponderExcluir
  8. nome: Mariana Florêncio Rubens. nº: 20
    Instituto Frei João Pedro de Sexto. série: 9º ano.

    1- Quais as causas e consequencias do Nazismo?
    Causas: A instabilidade financeira da Alemanha, a carência do povo e o sentimento de injustiça.
    Consequências: O começo da segunda guerra mundial, mortes, avanços tecnológicos.

    2- Quais as principais idéias nazistas?
    Estabelecer a superioridade da raça "ariana", se vingar pelo que foi designado a eles pelo tratado de Versales.

    3- Comente sobre Hitler. Fale um pouco de sua vida e suas idéias.
    Hitler nasceu em 20 de abril de 1889. Em 1923, Hitler, indignado com as péssimas condições que os alemães enfrentavam, oriundas da derrota na guerra, tentou um golpe de Estado em uma cervejaria, na Alemanha. Sem sucesso, foi preso. Na prisão, escreveu um livro que se tornaria a cartilha para o nazismo: “Mein Kampf” (Minha luta). Nesse livro, Hitler defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que a Alemanha só se reergueria quando os povos se unissem “num só povo, num só império, num só líder”. Outras etnias, como judeus e negros, deveriam ser executados. Hitler não gostava de judeus, pois afirmava que a Primeira Guerra só foi desastrosa por conta da traição dos judeus marxistas. Além do ódio contra outras etnias, Hitler também defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais. E comunistas, é claro. Para executar suas ordens, foram criadas as Seções de Assalto (S.A), as Seções de Segurança (S.S.) e a Gestapo (polícia secreta).
    Os alemães viam em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava. Rapidamente o partido cresceu. Agricultores, jovens, soldados, em todas as classes, tornaram-se adeptos do novo partido. Com a crescente do partido, o presidente alemão Hindenburg, amedrontado, ofereceu o cargo de chanceler a Hitler, que instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Em agosto de 1934, o presidente Hindenburg morreu e Hitler assumiu o cargo máximo, sem abrir mão do seu cargo antigo. Criou o Terceiro Reich (império) e se proclamou Führer (líder, em alemão). Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”.
    Uma figura fundamental na difusão do nazismo foi Joseph Goebbels. Hábil orador, cineasta e agitador, Goebbels foi nomeado ministro da propaganda nazista. Além de censurar os veículos de imprensa, Goebbels fazia filmes que alienavam a população, com promessas de um mundo melhor, com a supremacia ariana. Controlava o rádio, a televisão e os jornais, divulgando seus filmes e discursos panfletários em prol do nazismo.
    Em 1939, teve início a Segunda Grande Guerra. Hitler, colérico, enviou toda a tropa alemã. Depois de inúmeras derrotas, o exército alemão tentou a última cartada: em junho de 1941 invadiu a União Soviética. Apesar das vitórias iniciais, Hitler não contava com o rigoroso inverno e suas tropas foram surpreendidas, ficando cercadas por tropas russas. Sem comida, sem água e enfrentando um frio congelante, o exército alemão foi derrotado. Hitler, cercado pelo exército vermelho, em seu bunker (esconderijo militar), suicidou-se com um tiro na cabeça.

    4- Na sua opinião, o Nazismo trouxe algo de positivo para o mundo? Justifique.
    Sim algumas mas em compensação trouxe muito sofrimento e muitas mortes e desgraça.

    5- O que eram os campos de concentração?
    Onde os judeus ficavam presos.

    ResponderExcluir
  9. Daniel Sousa n° 08 I.F.J.P.S

    1- Causas : A Alemanha espva passando pro uma crise financeira , com uma economia que não tinha padrão
    Consequênsias : Mortes , guerras , pois Hitler lutava para que alemanha fosse uma potencia mundial.

    2- O Nazismo tinha como principal ideia a supremacia da raça ''Ariana'' e inpor aos Alemães um certo amor a patria

    3-Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.
    As suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objectivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta). Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto. A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetida a Solução Final, enquanto certos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militares.

    4- Sim,mudou muito a consepição de todo mundo sobre um qualquer (Hitler) chegar ao poder de forma tão rapida , mas imfelizmente esse regime nazista trouxe muito sofrimento , conflitos e guerras .

    5-Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazista construiu cerca de 20.000 campos para aprisionar sua milhões de vítimas. Os campos eram utilizados para várias finalidades: campos de trabalho forçado, campos de transição (que serviam como estações de passagem), e como campos de extermínio construídos principalmente, ou exclusivamente, para assassinatos em massa. Desde sua ascensão ao poder, em 1933, o regime nazista construiu uma série de centros de detenção destinados ao encarceramento e à eliminação dos chamados "inimigos do estado".

    ResponderExcluir
  10. Mirna Maria - 23
    IFJPS - 9° ano

    01.
    O Nazismo tinha o devido objeto de fazer os arianos "donos do mundo" .
    O mesmo foi causado pela perda da Alemanha na Primeira Guerra Mundial , com isso as crises econômicas .
    Suas consequencias foram : milhares de vidas perdidas ,morreram , negros , judeus , testemunhos de Jeova , homossexuais e marxistas ; além de causar mais estragos na propria Alemanha e na sua economia .

    02.
    AS principais ideias nazistas se formaram a partir do pensamento , onde a raça ariana era superior a todas as outras existentes ; os contrarios e denominados "fracos" deveriam morrer dolorosamente nos campos de concentração , e o revanchismo pelo o que foi designado os alemães no Tratado de Versales .

    03.
    Hitler sobreviveu sem ferimentos graves a 42 atentados contra sua vida.[9] Devido a isso, ao que tudo indica, Hitler teria chegado a acreditar que a "Providência" estava intervindo a seu favor. A última tentativa de assassiná-lo foi o atentado de 20 de julho de 1944, onde uma bomba, preparada para simular o efeito de um explosivo britânico,[10] explodiu a apenas dois metros do Führer. O atentado foi liderado e executado por von Stauffenberg, coronel alemão condenado à morte por fuzilamento. Tal atentado não o impediu de, menos de uma hora depois, se encontrar em perfeitas condições físicas com o ditador fascista italiano Benito Mussolini.
    Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker), em Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia já as duas tropas que defendiam o Führerbunker (a francesa Charlemagne e a norueguesa Nordland). Segundo testemunhas, Adolf Hitler já teria admitido que havia perdido a guerra desde o dia 22 de abril, e desde já passavam por sua cabeça os pensamentos suicidas.

    04.
    Não. Hitler conseguil apenas afundar ainda mais a memoria de milhares de alemãos e acrescentar o preconceito de forma exagerada .

    05.
    Eram grandes terrenos que se viam cercados de arames ferpados e militares nazistas , que concentravam os "inimigos de estado" da Alemanha :testemunhos de Jeova , negros , judeus , marxistas , homossexuais , enfim , todos que eram contrarios aos pensamentos e ações de Adolf Hitler e seus seguidores .

    ResponderExcluir