terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

COLONIZAÇÃO INGLESA, FRANCESA E HOLANDESA NA AMÉRICA





COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA

A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.

Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.

Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.

Diante das considerações apresentadas, fica claro que o fator determinante para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos está ligado a fatos históricos. A forma de ocupação é raiz das condições atuais dos países do continente.



De acordo com o que foi estudado e com o texto acima, qual a relação entre o tipo de colonização e os fatores determinantes para o desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países americanos? Dê sua visão crítica sobre o assunto, exemplificando e tirando suas conclusões. ( Mínimo 15 linhas)

7 comentários:

  1. CARLA LETICIA MELO BRITO 8°ANO I.F.J.P.S26 de fevereiro de 2013 às 14:53

    1= a relação que ouve foi que a América O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento.é ouve tambem varias de suas riquesasaEm suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.

    ResponderExcluir
  2. CARLA LETICIA MELO BRITO 8°ANO I.F.J.P.S26 de fevereiro de 2013 às 15:00

    continuação

    alem de haver ampla conquista do território é as perseguições religiosas e politicas.pois tambem teve muitas guerras como a revolução inglesa.

    ResponderExcluir
  3. Natália Sousa 8º ano I.F.J.P.S27 de fevereiro de 2013 às 21:19

    1-A relação que ocorreu foi que os países latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.
    Já os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes.Assim esses países como Estados unidos e Canadá se tornaram grandes potências mundiais.

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Kethelly gostaria de saber se posso copiar a mão os textos sobre "colonização Inglesa, Francesa e Holandesa na América" para fazer um trabalho de escola.

    Estudo no 7° ano

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Kethelly e gostaria de saber se eu posso usar seus textos sobre " Colonização Inglesa, Francesa e Holandesa na América; se vc me autorizar a usar seus textos vou usa-los da seguinte maneira vou usar em um trabalho feito da seguinte maneira escrito a mão em uma folha e entregar para a minha professora e história o trabalho

    Eu estudo no 7° ano, tenho 13 anos.

    ResponderExcluir