sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O ESTADO MODERNO





O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel, que no início de 1500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força. Entre as características do Estado Moderno estão:
Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.
Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII

A partir de duas formas o Estado Moderno pode ser visto
Enfoque Liberal: constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. Esse enfoque nos mostra que o Estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro. Sendo uma instituição política que, por estar acima dos interesses das classes sociais, é responsável pelo aperfeiçoamento do corpo social no seu conjunto.
Enfoque Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado. Segundo esse enfoque, o Estado é uma instituição política controlada por uma classe social dominante, e que representa, o predomínio dos interesses dessa classe sobre o conjunto da sociedade, embora estes se apresentem como interesses universais, de toda sociedade. Esse enfoque foi constituído em cima da crítica ao enfoque liberal de Estado.

Concepção Liberal do Estado
As transformações que ocorreram no século XIV, XV e XVI, com o advento do capitalismo mercantil e a superação do modo de produção feudal, ocasionou a redefinição do Estado. Foram profundas mudanças nessa nova sociedade, e o Estado precisou se tornar forte e centralizado. Surgiu inicialmente, o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal. O Estado Absolutista era defendido por Thomas Hobbes, que foi seu grande representante teórico. Sua teoria procurava as origens no Estado, sua razão de ser, sua finalidade. Para Hobbes, o Estado soberano significava a realização máxima de uma sociedade civilizada e racional. Ele defendeu que em estado natural, sem o jugo político do Estado, os homens viveriam em liberdade e igualdade segundo seus instintos. Somente o Estado, um poder acima das individualidades, garantiria segurança a todos. O egoísmo, a crueldade e a ambição, próprios de cada homem, gerariam uma luta sem fim, levando-os à destruição. Percebendo que desta forma seriam destruídos, os homens fazem um pacto, um contrato, que impede a sua ruína e vise o bem geral. Com esse contrato, criou-se um Estado Absoluto, de poder absoluto. Jonh Locke é o teórico da Revolução Liberal inglesa. Para Locke, o homem é livre no estado natural, porém, temendo que um homem tentasse submeter o outro a seu poder absoluto, os homens delegaram poderes a um Estado, através de um contrato social, para que esse assegurasse seus direitos naturais, assim como, a sua propriedade. Para ele, o Estado pode ser feito e desfeito como qualquer contrato, caso o Estado ou o Governo não o respeitarem. Enquanto que para Hobbes, o contrato resulta num Estado Absoluto. Para Jean-Jacques Rousseau, fundador da concepção democrática – portuguesa, a sociedade civil também nasce através de um contrato social, no qual os homens não podem renunciar aos princípios da liberdade e igualdade. Para Rousseau, o contrato constitui somente a sociedade. Ao povo pertence a soberania. Ele ressalta que não há liberdade onde não existe igualdade, vê no surgimento da propriedade a origem de todos os males da humanidade.

O Estado Absolutista
O absolutismo é a primeira forma de Estado moderno. A formação dos Estados absolutistas não teve o mesmo percurso em todos os países europeus, e nem ocorreu de forma tranqüila. Fortes conflitos entre países, entre burguesia e aristocracia, entre católicos e protestantes, entre camponeses e senhores e entre Estado e sociedade civil marcaram a constituição do mundo capitalista. Mas em pouco tempo quase toda a Europa era absolutista, a França é apontada como a nação que vivenciou em sua forma mais plena.

O Estado Liberal
O Estado Liberal apresenta-se como desdobramento lógico da separação entre o publico e o privado ou pessoal. A revolução da burguesia transformou radicalmente a sociedade feudal na Europa, exigindo uma nova forma de Estado, que rompeu com a ordem hierárquica das corporações, dos laços sanguíneos e dos privilégios e criou uma estrutura de poder político capaz de manter e ampliar suas conquistas. Em 1787 foi aprovada a primeira constituição liberal, que tinha como princípios à liberdade, a igualdade e a fraternidade, lema da Revolução Francesa de 1789.

O Liberalismo Econômico
Ser burguês liberal no século XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia. Adam Smith, o pai do liberalismo econômico, afirma existir uma lógica interna, uma razão própria, na produção das mercadorias. Haveria um ordenamento perfeito, quase natural, no funcionamento das atividades econômicas. A intervenção de qualquer elemento externo seria, portanto, dispensável. Uma mercadoria só seria produzida se existisse necessidade para o seu consumo, ou seja, o consumidor é a peça – chave.

O Liberalismo Político
A teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo, cada um cuidava da sua vida, mas a administrá-lo em condições de igualdade. Para que não ficasse apenas uma pessoa mandando em tudo, se criou uma divisão de poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A teoria liberal tem uma forte inspiração democrática, caracterizada pelos princípios de igualdade e da participação. Em razão da própria natureza da ordem liberal, que dissemina a desigualdade entre os cidadãos, a igualdade de participação constitui-se na grande contradição do liberalismo. O partido político seria uma espécie de veículo que levaria a sociedade civil ao Estado.

Pense e responda:
1-      Explique como surgiu o Estado Moderno.
2-      O Estado Moderno pode ser visto de duas formas. Quais? Explique.
3-      Explique a concepção Liberal do Estado.
4-      Quais as diferenças entre o Estado Absolutista e o Estado Liberal? Explique.
5-      Explique o Liberalismo Econômico e o Político.

25 comentários:

  1. o estado moderno surgiu apartir do desnvolvimento capitalista mercantil .

    ResponderExcluir
  2. pode ser visto :enfoque liberal interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. Esse enfoque nos mostra que o Estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro. e atraves do enfoque marxista que fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado. Segundo esse enfoque, o Estado é uma instituição política controlada por uma classe social dominante.

    ResponderExcluir
  3. no estado absolutista a uma certa restriçao ao povo ,tudo passa a ser mandado pelo rei! e ja no estado libel a uma certa ``liberdade`` por parte do povo , que passa ter direito apessoal!

    ResponderExcluir
  4. QuéziaMoraes 3ºF tarde J.A nº 2720 de agosto de 2010 às 16:38

    1) O estado surgiu na metade de seculo XV com o desenvolvimento do capitalismo mercantil,com a superação do modo de produção feudal ocasionou redefinição do ESTADO.Ocorreram várias mudanças pois o estado precisava se tornar mais forte e centrado.

    2)Enfoque Liberal: constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo.
    Enfoque Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    ResponderExcluir
  5. tiago moreira 3°F n°3620 de agosto de 2010 às 16:42

    1° O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel,

    2° Liberal: constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo.
    Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    ResponderExcluir
  6. kessiana sousa 3ºF Nº1720 de agosto de 2010 às 16:44

    1ª)Surgil a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha,a partir dai veiu varios mercadores e surgil as feiras.

    2ª)Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.
    Distinção entre Estado e sociedade civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII

    3ª)

    ResponderExcluir
  7. Thays Priscila de Araújo Sousa - N°34 - 3°F20 de agosto de 2010 às 16:45

    1.O Estado MOderno nasceu a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e depois na Itália, onde surgiu o primeriro teórico,chamado Nicolau Maquiavel. Ele refletia sobre a formação dos Estados Modernos, em 1500 ele falou que os EStados Modernos fundam-se da força.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo Oliveira, N°: 30, 3° Ano F - J.A, Tarde20 de agosto de 2010 às 16:46

    1° - O Estado Moderno surgiu na com desenvolvimento do capitalismo mercantil na França, Inglaterra e Espanha, e depois na Itália. Segundo Nicolau Maquiavel os Estados Modernos fundam-se na força.

    2° - Enfoque Liberal: é uma interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo.

    Enfoque Marxista: baseia-se na existência de uma sociedade de classe com interesses antagônicos, o que impede a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    ResponderExcluir
  9. Larissa Lima de Almeida n-18 3-F20 de agosto de 2010 às 16:46

    1- O estado moderno surgiu na metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. O primeiro teórico a surgir sobre a formação dos estados modernos foi na Itália.

    2- Enfoque Liberal:é feito pela burguesia em varios momentos do desenvolvimento do capitalismo.

    ResponderExcluir
  10. Douglas Fabricio n° 09 3F20 de agosto de 2010 às 16:46

    1. O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e Itália. E foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel. E a partir de duas que o estado moderno pode ser visto: Enfoque Liberal, Enfoque Marxista

    2. ENFOQUE LIBERAL: é uma interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. O enfoque liberal mostra que o Estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro.

    ENFOQUE MARXISTA: está relacionada com a existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    DOUGLAS FBRICIO N° 09 3F

    ResponderExcluir
  11. Antonia Rayane Soares de lima 3F N:4220 de agosto de 2010 às 16:47

    1 - O estado Moderno nasceu no século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos.

    ResponderExcluir
  12. 1-O estado moderno, surgiu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil em paises como França, Inglaterra e Portugal. A burguesia que crescia muito, seria inevitável que uma união entre essas sociedades, não causasse a criação desses paisas que na verdade eram comandados pela burgesia que aumentava cada vez mais.

    2-Estado absolutista, erma reinos governados por uma burguesia que se destacava dentre as outras sociedades desse determinado estado moderno, um exemplo, pode ser a dinastia dos Stewart da Inglaterra. Mas isso tudo ocorreu com fortes conflitos entre paises, burguesia e aristrocacía. Pode se dizer que a França ora o pais que vivenciou mais esssa experincia na Europa.
    A outra forma é o estado Liberal, era a dissolução do publico e do privado, uma espécie de igualdade entre toda as classes como na França do sec.XVIII, onde ocorreu a primeira revoluçao liberal da história.

    3-

    ResponderExcluir
  13. luiz Henrique 3 ano F José de Alencar20 de agosto de 2010 às 16:47

    1. O estado moderno surgiu a partir do desenvolvimento do capitalismno mercantil ou seja a partir do momento em que a atividade comercial começou a se desenvolver.
    2. Estado absolutista e Estado liberal,o absolutista ocorreu a custa de fortes conflitos entre a burguesia e a aristocracia e entre a igreja catolica e a protestante. Já o estado liberal foi a separação do publico do privado

    ResponderExcluir
  14. Maria Dirlane martins Garcia. n 25 3 F20 de agosto de 2010 às 16:47

    01- O Estado Moderno surgiu através do desenvolvimento do capitalismo mercantil em alguns paízes da Europa(França, Inglaterra, Espanha, Itália.)


    02-O Estado Moderno pode ser visto como:
    Enfoque liberal-constitui-se de uma interpretação realizada pela burguesia a partir do desenvolvimento do capitalismo.

    ResponderExcluir
  15. 1º)O estado moderno surgiu na metade do séc. xv a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a frança,inglaterra e espanha e mais tarde itália.

    ResponderExcluir
  16. RAQUEL QUEIROZ 3ºF Nº28

    RESPOSTAS
    1-O estado Moderno surgiu na metade do séc.15 apoś o desenvolvimento do capitalismo mercantil,surgiram varias mudanças no governo em relação as autoridades e com isso foi surgindo a burguesia ,uma sociedade diferente e separada das outras.
    2-ESTADO ABSOLUTISTA: houve uma formaçao de estados absolutistas, mas nao foi muito tranquilo houve divisões e conflitos ,mesmo assim quase toda a Europa era absolutista.
    ESTADO LIBERAL:é a separação do publico do privado ou pessoal.houve revolução da burguesia e outros movimentos.Em 1787 foi aprovada a primeira constituição liberal, que tinha como princípios à liberdade, a igualdade e a fraternidade.

    ResponderExcluir
  17. Eduardo Cavalcante N° 10 . 3º Ano F. J.A20 de agosto de 2010 às 16:49

    1ºO Estado Moderno nasceu na segunda metade do séc. XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo nos países como a Espanha, Inglaterra e França, e depois tarde na Itália, foi na Itália que surgiu a primeira teória para refletir sobre a formação dos Estados Modernos,foi teorico Nicolau Maquiqvel que falou que os Estado Modernos fundam-se na força.
    2º O Enfoque Liberal:que constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. Sendo uma instituição política que, por estar acima dos interesses das classes sociais, é responsável pelo aperfeiçoamento do corpo social no seu conjunto.
    Enfoque Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    ResponderExcluir
  18. Eudla Melo 3º F tarde20 de agosto de 2010 às 16:50

    1- O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel, que no início de 1500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força.

    2-Estado absolutista: a formação desse seatado não teve o mesmo precurso em todos os países e nem foi tranquilo, foi marcado por muitos conflitos entre senhores e servos, etc. A França foi a que vivenciou de forma mais plena o absolutismo.
    Estado Liberal: o estado liberal é a separação entre o público do pessoal.

    ResponderExcluir
  19. João Paulo Loiola nº16 3º F20 de agosto de 2010 às 21:27

    1º Otermo Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália.

    2º O Enfoque Liberal, que constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo e o ESTADO ABSOLUTISTA houve uma formaçao de estados absolutistas, mas nao foi muito tranquilo houve divisões e conflitos ,mesmo assim quase toda a Europa era absolutista.

    3ºForam as transformações que ocorreram no século XIV, XV e XVI, com o advento do capitalismo mercantil e a superação do modo de produção feudal, ocasionou a redefinição do Estado.

    4ºO absolutismo foi a primeira forma de Estado moderno. A formação dos Estados absolutistas não que teve o mesmo percurso em todos os países europeus, e nem ocorreu de forma tranquila e o Estado Liberal foi uma coisa mas liberada com hoje em dia.

    5ºO Liberalismo Econômico foi que ser burguês liberal no século XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia.Político foi a teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo, cada um cuidava da sua vida, mas a administrá-lo em condições de igualdade.

    ResponderExcluir
  20. Thays Priscila de Araújo Sousa - N°34 - 3°F25 de agosto de 2010 às 21:38

    1.O Estado MOderno nasceu a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha, e depois na Itália, onde surgiu o primeriro teórico,chamado Nicolau Maquiavel. Ele refletia sobre a formação dos Estados Modernos, em 1500 ele falou que os EStados Modernos fundam-se da força.

    2.Enfoque Liberal e Enfoque Marxista.
    -Enfoque Liberal:constitui-se de uma interpretação realizada pela burguesia a partir do desenvolvimento do capitalismo.
    -Enfoque Marxista:fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    3.A concepção Liberal do Estado deu-se por um conjunto de transformações,que ocorreram devido ao capitalismo mercantil ocasionando a
    redefinição do Estado.Surgiu inicialmente, o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal.

    4. -Estado absolutista: O absolutismo é a primeira forma de Estado moderno. A formação dos Estados absolutistas foi marcada por fortes conflitos entre países, entre burguesia e aristocracia, católicos e protestantes, camponeses e senhores e entre Estado e sociedade civil.
    -Estado Liberal:O Estado Liberal apresenta-se como a separação entre o publico e o privado ou pessoal.A revolução da burguesia transformou a sociedade feudal na Europa, exigindo uma nova forma de Estado.Em 1787 foi aprovada a primeira constituição liberal, que tinha como princípios à liberdade, a igualdade e a fraternidade.

    5. -Liberalismo Econômico: Era caracterizado pelo burguês liberal do século XVIII, que recusava qualquer intervenção estatal na economia.Adam Smith afirma existir uma lógica interna na produção das mercadorias.Uma mercadoria só seria produzida se existisse necessidade para o seu consumo.
    -Liberalismo Político:A teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida,cada um cuidava da sua vida.Para que não ficasse apenas uma pessoa mandando em tudo, se criou uma divisão de poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

    ResponderExcluir
  21. Maria Dirlane Martins Garcia. Nº 25 3º F27 de agosto de 2010 às 11:42

    Continuação da 02- Enfoque Marxista- segundo esse enfoque, o Estado é uma instituição política controlada por uma classe social dominante.
    03-Surgiu inicialmente o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal. O primeiro era defendido por por Thomas hobbes. para ele o Estado Soberano significava a realização máxima de uma sociedade civilizada e racional: somente o Estado, um poder acima das individualidades, garantiria segurança a todos. O segundo era defendido por Jonh Locke. Para ele o Estado pode ser feito e desfeito como qualquer contrato, caso o Estado ou Governo não o respeitem.
    04-Estado Absolutista:
    *Primeira forma de Estado Moderno.
    *Não teve o mesmo percurso em todos os países europeus.
    *Houve fortes conflitos envolvendo países, católicos e protestantes, Estado e sociedade, entre outros.
    *França foi a nação que vivenciou em sua forma mais plena.
    Estado Liberal:
    *Separação entre o público e o privado ou pessoal.
    *Rompeu com a ordem hierárquica das corporações sanguíneas e dos privilégios.
    *Tinha como princípios a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
    05-Liberalismo Econômico:
    *Ser burguês liberal significava recusar qualquer intervencionalismo estatal na econômia.
    Liberalismo Político:
    *A teoria liberal do estado fundamentoliza se na competição de uma sociedade dividida. Nele se criou uma divisão de poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

    ResponderExcluir
  22. Junior Façanha N°01 - 3ª J - Noite12 de setembro de 2010 às 22:11

    1) O estado surgiu na metade de seculo XV com o desenvolvimento do capitalismo mercantil,com a superação do modo de produção feudal ocasionou redefinição do ESTADO.Ocorreram várias mudanças pois o estado precisava se tornar mais forte e centrado.

    2)Enfoque Liberal: constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo.
    Enfoque Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.

    3)A concepção Liberal do Estado deu-se por um conjunto de transformações,que ocorreram devido ao capitalismo mercantil ocasionando a
    redefinição do Estado.Surgiu inicialmente, o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal.

    4)O absolutismo foi a primeira forma de Estado moderno. A formação dos Estados absolutistas não que teve o mesmo percurso em todos os países europeus, e nem ocorreu de forma tranquila e o Estado Liberal foi uma coisa mas liberada com hoje em dia.

    5)O Liberalismo Econômico foi que ser burguês liberal no século XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia.Político foi a teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo, cada um cuidava da sua vida, mas a administrá-lo em condições de igualdade.

    ResponderExcluir
  23. Tamara Martins 2h Tarde
    1-O estado moderno surgiu a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha,e depois de algum tempo Italia.
    2-Enfoque Liberal =constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo.Enfoque Marxista = fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado.
    3-O Estado Liberal apresenta-se como desdobramento lógico da separação entre o publico e o privado ou pessoal.ele tem interesses em promover a igualdade fraternidade ea liberdade.
    4-O estado absolutista ele queria o poder sobre a pessoa tanto no pessoal como publico e privado,ja o liberalismo nãoo ele separa o pessoal publico e privado por isso que houve uma grande resistencia ao absolutismo.
    5-liberalismo economico,significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia.o consumidor era quem mandava so fazia produtos que o consumidor prescisasse.liberalismo politico =A teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo, cada um cuidava da sua vida, mas a administrá-lo em condições de igualdade.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Encontrei aqui tudo o que procuro. Parabens obrigada

    ResponderExcluir