sábado, 23 de dezembro de 2023

PRÁTICAS DE SALA DE AULA COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

 





PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM IA - TURMA DO 9 ANO - 
OUTUBRO DE 2023


Trabalho usando IA por alunos do 9B - tema: Malcon X
Equipe: Samilly, Juliana, Lissa, Sophia do Carmo e Maria Ester




trabalho sobre Martin Luther King Jr. Da dupla Samuel Mesquita
 e Sophia Ferreira do 9° ano B.




TEMA : NELSON MANDELA
ALUNOS: 9º A Larinny Lorena e Brenda Gomes




9B - ALUNAS: YASMIN E MARINA





















---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


MEMES DOS ALUNOS DO 8 ANO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE TIRADENTES: A SEMELHANÇA ENTRE A IMAGEM DE TIRADENTES E JESUS NÃO É MERA COINCIDÊNCIA. 24/04/23


Você sabia que a imagem de Tiradentes foi construída com o intuito de transformá-lo em herói nacional? Os estudantes Davi Mesquita, Antônio Kauan e a Rebeca explicaram hoje como isso aconteceu. #metodologiasativas #aprendizagemmaker #história #educação




Meme de Maria Letícia Barros

















ALUNA: SABRINA




EQUIPE-
Paulo de Tasso Santiago Amorim
Ana Cecília Ferreira de Souza
Ana Beatriz Costa Duarte







AUTOR DO MEME ACIMA: DERECK CLÁUDIO





---------------------------------------------------------------------------------------------------------------






AULA DE HISTÓRIA SOBRE EGITO ANTIGO - 
22/03/23 - COLÉGIO AGNUS SUL -
 TURMA 6º ANO







APRENDA A FAZER UM LAPBOOK E TURBINE SEU APRENDIZADO DE HISTÓRIA




PRODUÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS
TURMA DO 7 ANO  / 2023




TURMA DO 9 ANO FAZ RÉPLICAS DE CARTAS DE SOLDADOS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL / 2023





TEATRO EM LIBRAS - VISITA AO ICES - ANO 2012

Alunos do 7 ano do colégio Instituto Frei João Pedro de Sexto - em 2012



PRIMEIRA EXPERIÊNCIA USANDO CELULAR COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM 2013 - CLICA AQUI

Alunos do 7 ano do colégio Instituto Frei João Pedro de Sexto em 2013



FATO OU FAKE - PLANO DE AULA


Objetivos

ACESSE PARA SABER SE AS 8 NOTÍCIAS SÃO FATO OU FAKE AQUI


O termo “fake news” é muito utilizado, porém pouco estudado. Esta aula leva o aluno a entender as nuances da desinformação, explorando as causas e consequências do fenômeno contemporâneo da poluição informacional. Queremos estimular a prática habitual da leitura cuidadosa e reflexiva, e o hábito de “interrogar” a informação ao invés de simplesmente consumi-la, avaliando seu propósito e qualidade e utilizando mecanismos básicos de checagem. Também levamos o aluno a refletir sobre seu papel no combate à desinformação.

ACESSE AQUI PARA MAIS SOBRE CHECAGEM DE FAKE NEWS 

Roteiro de aula

ATIVAÇÃO

Discussão: Pergunte o que os alunos conhecem sobre o fenômeno das “fake news”. Como definiriam o termo? Conhecem algum exemplo recente? Depararam-se com alguma informação falsa? O que fizeram? Acham que são pessoalmente afetados pela circulação de desinformação?

DESENVOLVIMENTO

1. Apresentação: apresente os slides da aula para explorar os tipos de desinformação e o que há por trás de cada um; discuta as estratégias de avaliação apresentadas – do simples bom senso e cautela até a análise de autoria, propósito, contexto etc.

2. Atividade: Imprima um kit de notícias para cada grupo. Alunos recebem o kit com 6 a 8 notícias e, em 15 minutos, utilizando seus celulares, precisam determinar se são confiáveis. Várias estratégias são possíveis: determinar a fonte, buscar palavras-chave ou o título no Google, buscar alguma organização ou personagem mencionados no texto. Procure enfatizar estratégias de leitura lateral, ou seja, navegar pela internet para buscar evidências da confiabilidade de determinado site, e não apenas avaliar o próprio site. Utilize o protocolo dos 4 movimentos (nos slides da aula) para guiar as perguntas.

FECHAMENTO: Solicite que cada integrante do grupo fale sobre o que aprendeu com a atividade e o que fará daqui para frente quando se deparar com o que considera uma desinformação.

ATIVIDADES ADICIONAIS : Caso tenha mais tempo, você pode aprofundar o plano de aula e o debate a partir das seguintes sugestões: Fundamental 2: É difícil criar uma informação falsa? Além do conceito de autoria, experimente explorar classes gramaticais e textos jornalísticos por meio de uma atividade divertida (disponível nos Materiais da Aula abaixo). Ensino Médio: Por que pessoas boas espalham informações ruins? Explore o conceito de “viés de confirmação” (disponível nos Materiais da Aula abaixo).







--------------------------------------------------------------
PALAVRAS CRUZADAS POR ASSUNTO
CLIQUE SOBRE O ASSUNTO E BAIXE O ARQUIVO


PRÉ HISTÓRIA E ANTIGUIDADE
IDADE MÉDIA E MODERNA
IDADE CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA DO BRASIL
AMÉRICA E ÁFRICA
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MEMES
  • MEMES 7 ANO - REFORMA PROTESTANTE  - CLIQUE AQUI
  • AUDIOVISUAL DOS ALUNOS DO 6 AO 8 ANO - CLIQUE AQUI
  • MEMES NA SALA DE AULA  - CLIQUE AQUI
  • MEMES SOBRE REVOLUÇÃO FRANCESA - 8 ANO - ANO LETIVO 2022 - CLIQUE AQUI
  • DICAS E MOTIVOS PARA USAR CELULAR EM SALA DE AULA  - CLIQUE AQUI
  • APRENDA A TRABALHAR A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA EM SALA DE AULA - PÓS PANDEMIA  - CLIQUE AQUI
  • TECNOLOGIA E ENSINO DE QUALIDADE PRECISAM ANDAR JUNTOS CLIQUE AQUI
  • MAPAS MENTAIS FEITOS PELOS ALUNOS  - CLIQUE AQUI
  • PRODUÇÃO AUDIO-VISUAL DOS ALUNOS SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA  - CLIQUE AQUI


EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
PARTE 1- CLIQUE AQUI





ANA CECÍLIA   - 6A  - VÍDEO SOBRE INDÍGENAS













 

MARIA ESTER  - OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA - 7 ANO





NATAN - 9 ANO - EXPLICANDO A REVOLUÇÃO FRANCESA E A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL




Eduardo Onofre - 6 ano - vídeo sobre os africanos






PODCAST - 1 - POVOS INDÍGENAS PODCAST


PODCAST 2  - ILUMINISMO PODCAST2

DICA: PARA POSTAR O LINK DOS PODCASTS BASTA BAIXAR OS ÁUDIOS NO GOOGLE DRIVE E COPIAR O LINK E TRAZER PARA O BLOG.  ISSO SERVE TAMBÉM PARA VÍDEOS. 


 



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VÍDEO  / SEM ÁUDIO - TEMA: Astecas, Maias, Incas e Tupis

Aluno: Kauan Serpa  - 8 ano


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

POVOS PRÉ COLOMBIANOS 
Aluno : Francisco Mendes - 8 ano


---------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Aluno : Davi Campos - 8 ano - ASTECAS, MAIAS , INCAS E TUPIS



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 


SLIDE SOBRE CULTURA MAKER - Aluno: João Levi - 8 ano

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------




ARTHUR DE OLIVEIRA PINHEIRO - 9 ANO



MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA - 9 ANO



ARTHUR  - 9 ANO





ISABEL POSSIDÔNIO - 9 ANO































JOSÉ RUBENS - 9 ANO







LUIZ EDUARDO MATIAS - 9 ANO




HISTÓRIA EM QUADRINHOS SOBRE A 
REVOLUÇÃO FRANCESA 



DAVI MONTEIRO 6B – MAPA MENTAL DESENHADO
SOBRE ESCRAVIDÃO NO BRASIL


ANDRÉ SIEBRA 9 ANO - MEME DESENHADO



Karina Bento - 6B - infográfico sobre indígenas

*************************************************

DICA

SEGUE AGORA UM TUTORIAL QUE ENSINA COMO VOCÊ POSTAR E HOSPEDAR SEUS DOCUMENTOS POWER PONT, IMAGNES , PDF , ENTRE OUTROS , DE FORMA GRATUITA. O LINK DESSES DOCUMENTOS PODEM SER DISPONIBILIZADOS EM BLOGS OU SITES , DO JEITO QUE FIZ ABAIXO.


*************************************************


SAMUEL SILVA DE ARAÚJO  - 6 A - CULTURA INDÍGENA CLIQUE AQUI

JOÃO LUCAS  - 6 B - POWER PONT SOBRE POVOS INDÍGENAS - CLIQUE AQUI


ÁUDIOS

DAVI MESQUITA  - 6B - ÁUDIO SOBRE CULTURA -  CLIQUE AQUI


********************************************************************************








































Nenhum comentário:

Postar um comentário